Havana Bichon: descrição da raça e as sutilezas do conteúdo
O desejo de ter um animal de estimação está presente em todos os moradores das grandes cidades. O desapego da natureza, o estresse constante e o aumento do emprego afetam negativamente a saúde das pessoas. Ao longo dos anos, os animais de estimação ajudaram seus donos a lidar com a depressão e a solidão, além de proporcionar muitas emoções positivas. Os cães são especialmente populares.
Os criadores criaram um grande número de raças que diferem em tamanho, cor, caráter e requisitos de manutenção. Muitas vezes, a pequena área dos apartamentos urbanos não permite raças de cães de grande porte que requerem muito espaço livre. Os cinologistas recomendam prestar atenção às raças em miniatura, para uma vida confortável, da qual um cantinho aconchegante será suficiente. Uma dessas raças é o Havana Bichon.
História de origem
O Havana Bichon é uma pequena raça cubana que é o símbolo deste país. As suas raízes remontam à Idade Média, quando viajantes espanhóis e italianos trouxeram consigo para a ilha de Tenerife um pequeno cão de origem desconhecida, cujo acasalamento com cães de colo e poodles provocou o surgimento de uma nova espécie. Apenas vários séculos depois, o animal foi trazido para Cuba, onde ganhou enorme popularidade.
Ao mesmo tempo, a crise cubana provocou uma extinção em massa do animal na ilha. Mas graças aos emigrantes cubanos, que continuaram a criar o Bichon havaiano já nos Estados Unidos, a raça sobreviveu até hoje. No território europeu, o animal se popularizou apenas no século XX.Havanese passou a ter uma participação ativa em várias exposições e concursos, onde frequentemente ganhava prêmios.
O animal popular foi reconhecido pelos criadores de cães do mundo todo e entrou em um registro canino especial.
Características da raça
Havanese é uma raça decorativa que se destina a ser mantida em um apartamento. A altura máxima deste animal é de 30 cm, e seu peso não ultrapassa 5 kg. Os animais possuem uma pelagem longa, que pode ser dos seguintes tons:
- Preto;
- Branco;
- prata;
- ouro;
- Ruivo;
- creme;
- misturado.
O efeito de volume é obtido através de um subpêlo fofo e arejado.
O animal aristocrático tem um físico compacto e alongado e um esqueleto ósseo forte. O tórax volumétrico é caracterizado por uma forma protuberante e costelas semicirculares. No pescoço comprido existe um crânio redondo e proporcional, que se funde suavemente com o focinho.
O focinho tem uma mandíbula forte, nariz grande e lábios escuros. Grandes aurículas são penduradas em forma e direcionadas para baixo. Os globos oculares são de cor escura e formato expressivo, além de uma borda preta na região palpebral. Os membros fortes e retos são pequenos e paralelos, e os pés são grandes com almofadas escuras. A cauda é enrolada em um anel.
A expectativa de vida dos cães desta raça é de no mínimo 15 anos. O número médio de filhotes em uma ninhada é 4, mas um filhote pode nascer, ou nove de uma vez.
Antes de comprar um Havana Bichon, os proprietários devem prestar atenção não só à descrição da besta, mas também às suas seguintes características:
- tendência a doenças genéticas;
- baixa resistência a várias doenças;
- a necessidade de usar roupas no inverno;
- cuidadoso e prolongado cuidado com a lã.
Caráter e comportamento
O Havanese Bichon é uma das raças mais amantes do homem, que tem um desejo constante de estar perto do dono e participar ativamente de todas as suas atividades. A presença de uma vontade constante de brincar e a ausência total de agressões tornam o amigo de quatro patas indispensável na sociedade de crianças de diferentes idades. O animal reage com calma aos abraços excessivos dos bebês, além de envolvê-los em diversas atividades infantis.
Os especialistas recomendam prestar atenção a esta raça para pessoas solitárias, famílias com crianças e pessoas que estão constantemente em casa. Mas as pessoas ocupadas, que muitas vezes ficam até tarde no trabalho e não vão poder se dedicar muito ao animal, devem se recusar a comprar. A solidão frequente pode provocar o desenvolvimento de depressão e depressão na besta.
As principais características do personagem desta raça:
- altas habilidades intelectuais;
- boa natureza e gentileza;
- sociabilidade;
- estado psicoemocional estável;
- aprendiz rápido;
- execução precisa de comandos;
- despretensão;
- intolerância à solidão;
- adaptação rápida às novas condições.
Os criadores de cães novatos durante uma caminhada devem monitorar constantemente o animal de estimação e não deixá-lo fora de seu campo de visão. Um animal brincalhão e ativo pode ser prejudicado não apenas por transeuntes, mas também por cães grandes, confundindo seu desejo de se comunicar com agressão na direção deles.
O animal reage positivamente a viagens longas e se sente confortável em transportadoras especiais para cães.
Durante as férias perto de corpos d'água, o animal acompanhará seus donos não apenas em caminhadas, mas até mesmo na água.
Escolhendo um cachorrinho
Para que um animal cresça saudável e forte, é necessário não apenas seguir as regras de cuidado e alimentação, mas também adquirir filhotes saudáveis e fortes. Os criadores recomendam comprar um cão com 2 meses de idade. A realocação anterior de um animal de estimação afetará negativamente sua condição mental e física.Os especialistas recomendam que você entre em contato com criadores profissionais ou canis especializados que criam cães de raça pura para compra. O animal selecionado deve possuir passaporte e cartão de imunização, além de possuir as seguintes características:
- atividade;
- ludicidade;
- aumento do interesse no mundo circundante;
- a presença de globos oculares claros e transparentes sem muco e pus;
- ausência de sinais de doenças de pele;
- ter as proporções corporais corretas;
- um bom apetite;
- curiosidade;
- a presença de pigmentação escura na região das pálpebras e nariz;
- a presença de membros fortes, fortes e regulares;
- falta de claudicação e dor durante o afago.
Criadores de cães experientes desaconselham entrar em contato com vendedores não verificados, bem como comprar um animal de estimação por um preço insuficientemente baixo. Deve-se prestar atenção ao comportamento do filhote e ao meio ambiente e aos produtos usados para a alimentação. Se houver desvios mínimos dos padrões sanitários e higiênicos, a transação deve ser abandonada.
Freqüentemente, criadores profissionais não apenas ajudam a fazer a escolha certa e falam sobre todas as complexidades de cuidar e alimentar o animal, mas, por um longo período, continuam visitando novos donos e verificando as condições do cão.
O que você precisa para cuidados e manutenção?
Antes de trazer um filhote para casa, você deve estudar cuidadosamente as regras de sua manutenção e as complexidades de cuidar dele. Havanese pertence a raças despretensiosas, mas ainda precisa de uma certa atenção. Mesmo os proprietários de apartamentos pequenos podem ter um animal de estimação decorativo, o principal é dar ao animal um local aconchegante para dormir e descansar sem correntes de ar e ruídos estranhos, de preferência no canto mais afastado do apartamento. Os animais de estimação preferem descansar em espreguiçadeiras macias, que podem ser substituídas por cestos de vime ou casas especiais para cães pequenos. Esses itens de interior podem ser adquiridos em lojas especializadas ou feitos independentemente de materiais de sucata.
A área para refeições pode estar localizada perto da casa de dormir e na cozinha compartilhada. Deve haver sempre um recipiente com água limpa e fresca ao lado da tigela de comida, bem como um pires de comida seca para lanches entre as refeições.
Um elemento indispensável dos utensílios de jantar são travas confiáveis que evitam que os recipientes de comida e água se virem.
Para que o animal doméstico não se aborreça em momentos de solidão, os donos não devem esquecer os brinquedos de borracha especiais, que não só divertem o animal, mas também fortalecem a mandíbula e os dentes. O Havana Bichon precisa de 2 caminhadas diárias ao ar livre. A exposição prolongada ao ar pode cansar o animal e ele certamente pedirá suas mãos. Antes de sair para a rua com clima frio e chuvoso, seu animal de estimação deve estar vestido com roupas especiais que evitem que o animal congele e desenvolva resfriados.
As principais medidas para cuidar de um cão são o corte do cabelo e o ajuste do comprimento das lâminas ungueais. O animal não precisa de remover completamente os pelos, mas é necessário cortar regular e oportunamente os pelos das patas e entre os dedos, cujo comprimento excessivo irá interferir na movimentação do animal.
Pentear é uma rotina diária obrigatória. A medida é para evitar que a lã caída se espalhe pelo apartamento e roupas dos proprietários. É necessário aumentar o número de penteados durante o período de troca do cabelo, bem como nos primeiros dias após as regas, quando a intensidade da queda de cabelo aumenta. Para que o amigo de quatro patas se habitue à escovagem e ao penteado diário, os especialistas recomendam que este procedimento seja realizado com muito cuidado e comece desde os primeiros dias de permanência do amigo de quatro patas na casa.
Para evitar a propagação de odores desagradáveis, bem como o aparecimento de pragas cutâneas, o cão deve ser banhado todos os meses com champôs especiais para animais. O uso de condicionadores dará ao pêlo um brilho e um aroma agradável. Os olhos, ouvidos e dentes do seu animal de estimação requerem atenção diária. A área dos olhos deve ser enxaguada diariamente com água limpa e morna, e as aurículas não só devem ser examinadas e limpas com cotonetes, mas também retiradas a lã, que obstrui os canais auditivos e reduz a acuidade auditiva.
Todos os meses, os donos devem examinar a boca e os dentes do cão, que devem ser limpos com pasta de dente especial e escova. Todos os suprimentos necessários podem ser adquiridos em lojas de animais. A correção das placas ungueais deve ser realizada com pinças especiais conforme necessário.
O não cumprimento dos requisitos sanitários e higiênicos pode provocar o aparecimento das seguintes patologias:
- doenças dos olhos e ouvidos;
- distúrbios do sistema músculo-esquelético.
A vacinação ajudará a prolongar a vida de um amigo de quatro patas e a prevenir o aparecimento de patologias perigosas. As vacinas modernas protegerão a besta das seguintes doenças:
- praga;
- raiva;
- leptospirose;
- coronavírus;
- tricofitose;
- parainfluenza;
- enterite por parvovírus.
Para vacinar um cão, é necessário entrar em contato com uma clínica veterinária especializada.
Alimentando
O sistema nutricional e a alimentação balanceada têm impacto direto na saúde do animal, no estado de sua pelagem e na expectativa de vida. Esta raça é despretensiosa não só no conteúdo, mas também na dieta, que pode ser de 3 tipos:
- alimento seco;
- Produtos naturais;
- alimentação mista.
Na compra de rações prontas, deve-se dar preferência apenas a rações de alta qualidade, feitas com produtos naturais e que não contenham corantes, conservantes e estabilizantes, e que correspondam também à idade do animal. Esses produtos devem conter os seguintes ingredientes:
- Turquia;
- salmão;
- carne de pato;
- truta;
- carne de cordeiro.
Ao alimentar um animal de estimação com produtos naturais, os seguintes produtos devem estar presentes no cardápio diário:
- eu no;
- miudezas;
- vegetais (cenoura, abóbora, abobrinha);
- frutas (maçãs);
- um peixe;
- queijo tipo cottage;
- kefir;
- iogurte;
- ovos (galinha, codorna);
- gordura de peixe;
- óleo de salmão;
- verdes;
- mingau (arroz, aveia).
Não devemos nos esquecer dos complexos vitamínicos especiais que fornecerão ao corpo do animal todos os microelementos necessários.
É estritamente proibido dar ao seu animal os seguintes produtos:
- alimentos fritos, defumados, salgados e enlatados;
- açúcar e sal;
- ketchup, maionese e molhos;
- produtos instantâneos;
- temperos;
- citrino;
- tomates;
- chocolate;
- confeitaria;
- ossos finos de frango;
- ervilhas e feijões;
- salsichas e salsichas.
Educação e treinamento
Para que um animal de estimação agrade não só com a aparência, mas também com a obediência, desde os primeiros dias de sua permanência na casa, é necessário iniciar o processo de educação e treinamento. Animais inteligentes dominam rapidamente todos os comandos e começam a entender o dono perfeitamente. Com um treinamento de longo prazo, esta raça é capaz de trazer coisas sob demanda, superar obstáculos, realizar manobras e também ligar e desligar dispositivos de iluminação. Esta característica dos animais é freqüentemente usada por trabalhadores de circo, envolvendo cães em apresentações circenses e apresentações inteiras.
O estudo dos comandos e regras de conduta deve ser realizado durante o jogo e não deve ser de natureza instrutiva. Recompensas regulares com guloseimas e elogios por comandos corretos e bom comportamento manterão seu animal de estimação totalmente envolvido no processo de aprendizagem.
Os criadores de cães iniciantes devem saber que o aparecimento de um havanese na casa trará não só uma grande quantidade de emoções positivas e divertidas, mas também uma série de certas dificuldades associadas ao cuidado e alimentação do animal. Os trabalhadores que passam a maior parte do tempo fora de casa ficam melhor comprando, mas famílias com crianças, prontas para dedicar tempo ao treinamento e comunicação com um animal de estimação, podem parar sua atenção nesta raça sem medo.
No próximo vídeo você poderá aprender mais sobre a raça Havanese Bichon.