Furminators para cães: tipos, como escolher e usar corretamente?
Todos os que têm cães constantemente morando em casa estão familiarizados com a situação quando os animais começam a muda. As consequências desse processo são deprimentes. O pelo de cachorro está por toda parte: no chão, nos tapetes, nos móveis, nas roupas, no ar e, pior ainda, pode até entrar em um prato de comida. As famílias são constantemente assombradas pelo pensamento de quando isso vai acabar. O estado de saúde do animal também está preocupado, pois o subpêlo obsoleto deve ser removido em tempo hábil.
Furminator é uma invenção patenteada da profissional americana Angie Porter., uma novidade da moderna indústria pet, um auxiliar insubstituível na luta contra a onipresente lã.
O que é e para que serve?
Esta é uma ferramenta para pentear os pêlos que caíram do pelo do animal quando ele está trocando de pêlo. É usado para cuidar de cães com subpêlo denso e pronunciado. Não é adequado para animais de estimação de pêlo liso (praticamente sem subpêlo). Os cães de pêlo curto podem ser penteados com modelos de furminator especialmente concebidos para eles, se o subpêlo não for removido com um dispositivo especial - uma luva dura.
É uma escova especial com dentes finos de aço inoxidável duráveis. Substitui várias ferramentas diferentes para pentear os pêlos dos cães (escovas, impermeáveis, penteadeiras). Os cabelos sem vida não brilham, caem em pedaços, ficam emaranhados. A lã velha está pendurada em tufos, um cachorro desgrenhado e despenteado parece um vira-lata. Com o advento do furminator, ficou muito mais fácil resolver o problema da lã em casa e dar uma aparência nobre ao casaco de pele de cachorro.
Com um furminator é possível:
- remova os cabelos velhos com rapidez e sem dor;
- pentear eficientemente o cabelo de qualquer comprimento em cães;
- evita o aparecimento de novos emaranhados na lã;
- distribua uniformemente a graxa natural sobre a pelagem (aparecerá um brilho saudável da pelagem);
- reduzir significativamente a duração da eliminação (até 90%) e o tempo de escovação da pelagem do cão.
Esse dispositivo é relevante tanto para cães de exposição quanto para cães de quintal simples.
Este é um verdadeiro achado para donos de animais de estimação. Um cão penteado não faz calor nos dias quentes de verão, pois os pelos mortos não interferem na intensa troca de calor e na respiração normal da pele. No frio do inverno, o cão não sente frio, porque lã nova de alta qualidade cresce sem obstáculos. Escolhendo um furminator como assistente, o dono encontrará uma casa limpa e seu cão receberá todos os cuidados com uma pelagem brilhante e saudável.
Princípio de operação
O design do furminator é simples e funciona como um ancinho em miniatura. O elemento principal é um forte pente de aço com dentes afiados, fixado em um cabo ergonômico confortável que não escorrega na mão. O botão embutido acima dos dentes permite que você tire instantaneamente o cabelo penteado do dispositivo. Ao pentear, os dentes não cortam o subpêlo, mas agarram os pelos mortos e puxam-nos para a superfície, e os pelos protetores escorregam livremente entre os dentes.
Este dispositivo simples permite pentear até 90% da lã velha em 2-3 aplicações em um curto espaço de tempo (apenas 7-10 dias).
Este efeito não foi alcançado com nenhuma das outras adaptações utilizadas anteriormente pelos criadores de cães.
Dimensões (editar)
A escolha da categoria do tamanho da ferramenta depende da raça do cão:
- Categoria Grande - para raças grandes de pêlo comprido (lâmina 10-13 cm, peso 23-41 kg, lã mais de 5 cm);
- Categoria média - para raças médias (lâmina 6-7 cm, peso 9-23 kg, lã dentro de 5 cm);
- categoria pequena - para raças pequenas de pêlo curto (lâmina 3-4,5 cm, peso até 9 kg, lã até 5 cm).
Visão geral dos fabricantes
As empresas concorrentes oferecem todos os tipos de modelos de dispositivos para diferentes tipos de lã e tamanhos de animais. Hoje, os mais demandados no mercado da indústria pet são diversos fabricantes de furminadores.
- FURminator Ink (América) - a empresa possui uma patente de invenção do furminator. Produz produtos de alta qualidade. Lâminas de aço inoxidável autoafiáveis para uma longa vida útil. Existem duas categorias na linha: Classic - modelos confiáveis e simples desde o início da produção, e DeLuxe - desenvolvimentos modernos e avançados com lâminas autolimpantes e um cabo confortável. Os produtos são caros.
- Empresa Trixie (Alemanha) produz análogos de produtos originais. Eles diferem dos originais no design e na largura da área de trabalho, eles têm dentes oblíquos. O custo é mais barato que os originais.
- Foolee e Vivog (França) estabeleceram uma reputação sólida para si próprios. Os produtos Foolee têm 5 opções para cães de diferentes tamanhos, desde pequenas raças decorativas a cães muito grandes. A Vivog fabrica 2 linhas de ferramentas: clássicas simples e avançadas. Os produtos são relativamente baratos.
- Furminators Kudi (China). Os pentes clássicos são produzidos sob esta marca. A novidade do desenvolvimento é uma lâmina "dois em um", que permite primeiro preparar a lã para pentear (basta pentear), e depois usar o mecanismo rotativo para mudar o modo e começar a pentear o subpêlo. O conjunto inclui 4 lâminas de diferentes comprimentos.
Como escolher?
Os proprietários escolhem uma escova furminator para cães para um animal específico, levando em consideração o tamanho dos dentes. Quanto mais curto o pêlo, mais curtos são os dentes. Conseqüentemente, quanto mais comprida for a pelagem do cão, mais longos serão os dentes. A escolha da frequência dos dentes depende da densidade da pelagem: quanto mais espessa a pelagem, menos frequente os dentes, e para uma pelagem mais clara, escolha um pente com dentes frequentes. A largura do pente depende do tamanho do cão. Obviamente, nunca ocorreria a ninguém manusear um cão de raça pequena com uma ferramenta grande ou arranhar um cão enorme com um dispositivo escasso.
Para animais de estimação de grande porte, é aconselhável adquirir dois furminators - um grande para coçar grandes áreas do corpo e um pequeno para as pernas, cauda e orelhas.
Uma ferramenta de qualidade deve ter dentes arredondados sem serrilhados que não danifiquem a pele se tocada acidentalmente para eliminar o risco de machucar o cão ao pentear. Na hora de escolher, deve-se ter em mente que produtos com botão autolimpante e função de troca de lâmina embutida vão durar menos que os monolíticos, mas a maioria dos compradores opta pela conveniência indiscutível dessas funções, concordando com algumas perdas na durabilidade .
Alguns modelos modernos de furminadores são equipados com dispositivo de massagem, mas os adestradores de cães não recomendam apressar-se em comprá-los, já que os cães realmente não precisam de massagem, e efeitos adicionais na pele e sons incomuns de um dispositivo vibratório deixam os animais nervosos.
Preparação
O cão deve estar preparado para pentear com o furminator. Na maioria dos casos, pentear e escovar não é um procedimento favorito dos cães, por isso é aconselhável ensiná-los desde a infância. Isso é feito gradualmente de forma lúdica. Para começar, você precisa escovar levemente ao longo do crescimento da pelagem do filhote, tentando não agarrar ou puxar os pelos.
Se o filhote estiver assustado, você precisa acariciá-lo e acalmá-lo e, se ele aceitou a tentativa com calma, incentive-o com sua guloseima favorita. Assim o animal vai se acostumar rapidamente com o procedimento e, é bem possível que no futuro isso lhe traga prazer.
À medida que cresce, o cãozinho se aproxima do dono ao ver uma ferramenta em suas mãos e permite que ele penteie a lã com calma.
Se um cão adulto vai ser tratado pela primeira vez, é muito importante que se proceda à primeira penteabilidade sem sintomas traumáticos, para que ao avistar o furminator o animal não tenha medo e ansiedade. Mesmo que seja um cachorro de quintal grátis com pedaços de lã emaranhada e emaranhados, é melhor começar com o dispositivo na lã algumas pinceladas, sem prosseguir com outras ações. Assim o cão vai entender que nada de desagradável acontece com o aparecimento do furminator nas mãos do dono.
Em casos avançados, você deve primeiro selecionar os espinhos cravados e sementes de plantas da lã, e cortar os farrapos e emaranhados pesados com uma tesoura. Examine cuidadosamente a pele do animal em busca de abrasões, mordidas, erupções cutâneas e feridas não cicatrizadas. É aconselhável comprar o pet, deixar a pelagem e o subpêlo secarem completamente, desembaraçar os pelos com um pente comum e só depois usar o furminator.
Lã suja empoeirada obstruirá rapidamente o instrumento; um procedimento de alta qualidade não funcionará.
Como usar?
Furminator é fácil de usar, pode ser usado tanto por um tratador profissional quanto por um criador amador comum de cães. Antes de iniciar o trabalho, é necessário posicionar corretamente o pente na altura do subpêlo, sem tocar a pele com a lâmina. Conduza lenta e suavemente o dispositivo ao longo do crescimento do cabelo na direção da cernelha - a cauda, o centro das costas - a parte inferior do abdômen, tentando fazer movimentos longos e contínuos.
Afiar as lâminas afiadas permite remover pequenos fragmentos emaranhados, mas se sentir a mão um obstáculo ao deslizamento normal da ferramenta, é melhor parar e verificar a lã, cortar a touceira engrossada com uma tesoura e continuar o procedimento. Aproximadamente a cada meio minuto, é necessário apertar o botão reset da lã penteada para que a eficiência do aparelho não diminua.
Com extremo cuidado, você deve coçar as áreas sensíveis do cão - a cauda, o abdômen, a superfície interna das patas traseiras. Recomenda-se conversar afetuosamente com o cão, repetindo frequentemente o nome. A voz calma do proprietário acalma o animal de estimação.Pode ser necessário um ajudante para segurar o cão, pois ele pode girar e tentar escapar.
Outras partes do corpo que os cães estão acostumados a permitirem o manuseio sem problemas.
Cães de pêlo curto e pêlo médio são penteados da cernelha à cauda e de cima a baixo, da parte de trás ao ventre. Cães de pêlo comprido são penteados em camadas em filas começando de baixo... Depois de passar a próxima linha, pegue a próxima camada acima e repita o procedimento. Penteie gradualmente todo o cabelo até o centro das costas de um lado, penteie da mesma forma o outro lado do animal. Se o cão estiver calmo e não resistir, em apenas meia hora será possível pentear o dono do cabelo mais rico com um furminator corretamente selecionado. Em casos avançados, o procedimento levará cerca de uma hora.
A velocidade de processamento ao longo do tempo está associada a sensações agradáveis em cães acostumados, eles ficam com calma durante todo o processo. Recomenda-se coçar os animais uma vez por mês para profilaxia e, durante o período de muda, com muito mais frequência, 2 a 3 vezes por semana, diariamente, se necessário. Após o procedimento, o instrumento deve ser cuidadosamente lavado com água morna e sabão neutro, bem seco e fechado com capa protetora.
Deve-se notar que entre os animais de estimação existem indivíduos, que qualquer procedimento higiênico leva a um estado de estresse.
Cada vez que uma tentativa de pentear o cão causa medo nele, ele resiste ativamente e tenta com todas as suas forças se esquivar. Se o seu cão for um desses, você não deve forçá-lo, prejudicando a psique do animal. A solução será convidar um tratador profissional que tenha permissão para usar sedativos leves. O especialista arruma o casaco com calma enquanto o cão dorme.
Qualquer forma você não pode deixar um cão assim sem cuidados na esperança de que ele mude sozinho; o excesso de um subpêlo velho e despenteado criará problemas de saúde para o animal e seu dono.
Avaliações
A julgar pelas avaliações em fóruns temáticos, a conveniência e eficiência do uso de furminators para raças de pêlo comprido está fora de dúvida. Modelos especialmente projetados também são eficazes para cães de pêlo curto. Os compradores observam que com o uso do furminator, a aparência de seus bichinhos ficou mais bem cuidada e bonita, a lã adquiriu brilho e maciez vivos e saudáveis, não precisando ser cortada.
Mesmo os cães de quintal não consanguíneos, com os devidos cuidados com um furminator, transformam-se em animais de estimação de aparência nobre. A manutenção da casa se tornou muito mais fácil. Alguns anfitriões afirmam em seus comentários que com o advento deste maravilhoso dispositivo em casa e seu uso correto no cuidado de um cachorro, os pelos do vôo desapareceram completamente.
Das deficiências, os compradores notam o alto preço da ferramenta, mas os materiais de alta qualidade, a durabilidade e a eficácia do uso dos modelos originais justificam o custo.
Como escolher o furminator certo, veja o vídeo abaixo.