Fatos interessantes, engraçados e pouco conhecidos sobre cães
O cachorro há muito e com firmeza toma seu lugar ao lado do homem. Ela é uma "guarda" incorruptível, amiga devotada, assistente confiável e companheira atenciosa. A vida de um amigo de quatro patas é cercada de muitos contos. Alguns deles contêm informações reais, outros são mais como contos de fadas, surpreendendo pessoas conhecedoras com sua irrealidade.
Principais fatos surpreendentes
Vamos conhecer os fatos mais surpreendentes da vida dos animais de estimação, conhecidos do grande público, e também aqueles que você desconhecia.
- O cão mais alto do mundo é o Dogue Alemão. A altura de um animal adulto na cernelha é de mais de 80 cm. Um dos representantes da raça, um cão chamado Gibson, está listado no Guinness Book of Records como o mais alto. O comprimento do corpo, do nariz à cauda, é de 2 m 15 cm.
- Hoje, o maior cão do mundo é o Dogue Alemão Azul George., cuja altura na cernelha é 1,1 m, comprimento do corpo - 2,21 m, peso - 110 kg.
- Os chihuahuas são os menores cães com grande coragem. O nome da raça vem do nome do estado mexicano de onde vêm os cães. O chihuahua chamado Millie é reconhecido como o menor cão. Sua altura não ultrapassava 9 cm e seu peso aos 2 anos era de apenas 400 g.
- São Bernardo são os representantes dos cães mais pesados do mundo.
- O cão mais musculoso, Big Wendy, vem dos cães Whippet. Seus músculos volumosos foram formados devido a genes defeituosos. Apesar de sua aparência severa, ela é muito gentil e adora deitar no colo de seus donos.
- Cães galgos São os corredores de curta distância mais rápidos. A velocidade máxima registrada pelo cachorro chamado Star foi de 67 km / h.
- Se você quer ter o cão mais inteligente, volte sua atenção para os representantes da raça. poodle, doberman, pastor alemão, labrador ou husky.
- O mais difícil de aprender galgo afegão.
- A raça de cão mais rara e menos conhecida é o Chinook. Em 1981, quando decidiram renovar a raça, havia apenas 12 indivíduos entre seus representantes. Ainda hoje, a raça está à beira da extinção. Os cães esquimós estão na mesma posição.
- Raças oficiais de cães em todo o mundo existem 703.
- Cães podem rir, emitindo uma espécie de bufo, e eles podem reconhecer essa "risada" até mesmo na gravação e reagir a ela de acordo.
- Os cães domésticos são tão estressados quanto seus donos. O estresse provoca problemas de estômago em um terço dos cães.
- A família em que vive o amigo de quatro patas é seu rebanhoonde o dono será um líder respeitado por sua força e autoridade. O cão terá todo o gosto em executar comandos e será responsável pela protecção da família e do território. Pelo mesmo motivo, na metade dos casos, o cão doméstico vai dormir na mesma cama que os donos, mesmo que seja proibido. Instinto, você não pode discutir com ele.
- Se você quiser ter um cachorro silencioso, que não vai incomodá-lo por latir, pegue um filhote de cachorro Basenji... Os representantes desta raça não latem, mas cantarolam melodiosamente, mas mesmo isso é muito raro ouvir deles.
Informações científicas interessantes
Além de diversas informações sobre raças de cães e seu comportamento, existem evidências científicas, documentadas.
Origem
Todos sabem que o cachorro é o primeiro animal selvagem domado pelo homem. Em 1975, os arqueólogos encontraram os restos mortais mais antigos de cães domésticos do mundo no território da Sibéria nas montanhas de Altai, na caverna Razboinichya. A idade dos ossos foi estimada em 33,5-34 mil anos.
Existem duas versões de domesticação. Primeiro: as pessoas domesticavam especialmente um animal silvestre, que a princípio servia para ajudar na caça, e só então o cão passou a ser não só um ajudante, mas também um companheiro. De acordo com outra versão, ninguém domesticou os cães de propósito, todo o processo aconteceu naturalmente. Os lobos começaram a se instalar mais perto dos assentamentos humanos por causa da oportunidade de se banquetear com os restos das carcaças dos animais mortos, em consequência do que houve uma gradual domesticação. As descobertas de ossos de lobo falam a favor disso. Os restos mortais de lobos antigos encontrados perto de acampamentos humanos têm mais de 100 mil anos.
Os ancestrais exatos dos animais de estimação são desconhecidos. Há sugestões de que os cães descendem de lobos ou chacais, uma vez que as espécies modernas desses animais cruzam facilmente com os cães. Também existe a suposição de que havia uma espécie intermediária - o lobo-chacal, que mais tarde se tornou um cão doméstico.
Quarenta milhões de anos atrás, havia uma besta no planeta que parecia uma doninha moderna. Essas criaturas viviam em árvores e em buracos. No processo de evolução, esses animais se tornaram os progenitores de lobos, chacais e cães. Além disso, devido à grande variedade de raças que diferem em aparência e tamanho, existe a possibilidade de que os cães sejam originários de ancestrais diferentes.
Um cachorro e um lobo têm cerca de 80 cromossomos semelhantes em seu DNA, e a composição de seus dentes permite que comam mais do que apenas carne. Mas algumas espécies de cães, cujos cromossomos diferem do lobo em mais da metade, têm uma estrutura de mandíbula projetada para consumir apenas carne. O código genético dos cães é dividido em quatro grupos. O primeiro, o mais antigo, é semelhante ao lobo, enquanto os próximos três foram obtidos e fixados por seleção. Conjuntos de genes mais "modernos" são responsáveis pelo que o cão faz de melhor: caçar, guardar ou pastorear o gado. Shar Pei, Pekingese e huskies siberianos têm a mais longa história de raças de cães modernos.
Propriedades do organismo
Há muito se sabe que os cães são daltônicos devido à falta de cones em suas retinas que são responsáveis pela percepção do espectro vermelho e laranja.Mas os cães são melhores em distinguir todos os tons de cinza do que nós. A estrutura do olho do cão é tal que ele percebe melhor os objetos em movimento. Cientistas realizaram um experimento e descobriram que um cão pode ver uma pessoa imóvel a uma distância de no máximo 250 metros, enquanto ele pode ver uma mão acenando a uma distância de 1,5 km. O ângulo de visão é de cerca de 250 ° para a maioria dos cães e 270 ° para cães de caça. Em um cão, ao contrário de uma pessoa, existe uma terceira pálpebra para proteger os olhos. Ele está localizado no canto interno dos olhos e serve para limpar a superfície.
A audição em cães é muito mais sutil do que em humanos. Um animal de estimação é capaz de distinguir sons com frequência de até 40 kHz (ultrassom), enquanto uma pessoa tem limite de 20 kHz. Graças à sua boa audição, o cão distingue bem a música e capta com sensibilidade a mais leve dissonância. Em 1/600 de segundo, um cão é capaz de determinar a origem de um som a uma distância 4 vezes maior que o limite humano.
O nariz úmido de um cachorro é a principal ferramenta para encontrar comida, companheiro e comportamento social. O cão é capaz de dividir o fluxo geral de odores em componentes para isolar o necessário. A sensibilidade do cheiro é tal que o cão pode captar bilionésimos da substância desejada. A umidade no nariz ajuda a capturar e navegar melhor os odores. A impressão do nariz de um cachorro é única para cada indivíduo e pode ser usada como um identificador, assim como as impressões digitais humanas.
Os cães regulam a temperatura do corpo por meio da língua. Portanto, focinhos apertados que impedem que a língua de fora podem levar à morte do cão por superaquecimento. Uma forma interessante que o cão usa para matar a sede: ele bebe água com a língua enrolada em forma de colher invertida. Em nossa opinião, isso é inconveniente, mas tudo lhe convém.
O suor dos cães é secretado pelas almofadas das patas, por isso se acumulam microorganismos, cuja atividade vital cria um cheiro semelhante ao de chips. Se você sentiu o âmbar característico, não repreenda o animal, mas simplesmente lave suas patas.
A audição sensível e o olfato apurado permitem que o cão sinta as menores flutuações na atmosfera, para que nossos amigos de quatro patas possam prever o tempo. Os cães têm dois conjuntos de dentes. O primeiro conjunto, filhote, contém apenas 28 dentes e é totalmente substituído em cinco meses. Um cão adulto possui 42 dentes, dos quais 22 estão localizados na mandíbula inferior.
Um cachorro usa 18 tipos de músculos para mexer as orelhas. Os cães Lundehund têm 6 dedos, enquanto outras espécies têm 4, e o quinto dedo do pé, lucrativo, pode estar localizado em diferentes alturas e geralmente não tem nenhum efeito no movimento do cão. Algumas raças requerem a remoção de dedos lucrativos pelos padrões. Ao nascer, os filhotes de chihuahua têm uma "fontanela" macia na coroa, como a de um bebê humano.
Chocolate e passas podem causar grandes danos ao corpo de um cão, mesmo em pequenas quantidades. Esses dois produtos causam doenças graves, pois não são decompostos pelo corpo do cão.
Inteligência
Os cães podem contar até cinco e realizar as ações matemáticas mais simples dentro desses limites, seu desenvolvimento mental corresponde à inteligência de uma criança de 2 a 5 anos. Portanto, você não deve exigir ações lógicas do animal de estimação, mas ninguém cancelou a engenhosidade e a experiência de vida que nossos amigos de quatro patas costumam usar.
Os cães sabem atravessar a rua corretamente. Eles simplesmente não usam sinais de trânsito para isso, embora olhem nessa direção. O sinal para iniciar o movimento é o comportamento das pessoas na transição, as ações dos motoristas que diminuem a velocidade e a distância até o carro. Os cães vadios da cidade sabem não só atravessar correctamente a rua, mas também utilizar os serviços do metro, deslocando-se de uma zona da cidade para outra em busca de comida.
Homem e cachorro são geneticamente relacionados. Isso se expressa não apenas no fato de termos muitos genes comuns, mas também na percepção de sinais verbais dados por humanos por cães.Os cientistas realizaram um experimento no qual filhotes de cachorro e lobo estavam envolvidos. Dois recipientes fechados foram colocados na frente das crianças, um dos quais continha comida. O experimentador mostrou com movimentos corporais em qual deles a iguaria estava armazenada. Os filhotes perdem para os filhotes, já que para eles entender uma pessoa não é uma habilidade importante para a sobrevivência.
Os cães, como muitos animais de estimação, amam música clássica. Eles percebem o rock negativamente, mas os amantes da música quadrúpedes não percebem a música pop como música. Embora haja exceções a qualquer regra.
Habilidades engraçadas e incomuns de animais de estimação
Um cachorro dirigindo não é mais uma maravilha. Na Nova Zelândia, três cães foram ensinados não apenas a dirigir em linha reta, mas também a fazer curvas.
Há muito tempo foi notado que com o tempo, os cães e seus donos tornam-se semelhantes não apenas em caráter, mas também adquirem uma semelhança externa... Os cães experimentam emoções semelhantes às humanas. Eles sabem ficar tristes, felizes, com raiva, amar e muito mais, e seus "pugs" expressivos transmitem toda uma gama de sentimentos às pessoas. Os cães, como os humanos, entendem o que estão apontando. Nenhum outro animal na Terra percebe este gesto corretamente.
Não ignore o fato de que seu animal de estimação pode sentir emoções negativas dirigidas a você, mesmo que sejam sutis.
Observe mais de perto como seu cão de estimação reage aos amigos que chegam. Afinal, não é à toa que dizem que um cachorro não corre para uma pessoa boa. Os cães sabem determinar quando o dono voltará para casa e se alegrar com antecedência com sua aparição, mesmo que isso aconteça em horários diferentes.
A devoção do cão desafia qualquer descrição. Pense nos filmes White Bim, Black Ear ou Hachiko, baseados em histórias reais. O cão pode determinar o câncer no dono em um estágio inicial., o principal é entender a tempo os sinais dados por um amigo fiel. Se você teve um dia difícil ou foi arruinado, então acaricie seu animal de estimação, e tudo de ruim irá embora, o fardo das preocupações será removido e o humor vai melhorar. O cachorro da casa é o melhor psicoterapeuta. Ele vai ouvir, acariciar, apoiar e não vai incomodar com conselhos e moralidade.
Os cães pedem a mesma comida que os humanos comem porque confiam na opinião do dono. Se você está gostando de um prato, seu cão certamente pedirá uma mordida.
Poucas informações conhecidas sobre cães
Vamos nos familiarizar com alguns alguns fatos bastante interessantes sobre cães que poucas pessoas sabem.
- Paul McCartney no final da música A day in the Life gravou uma combinação ultrassônica especialmente para seu amado cachorro.
- O Pastor Alemão Rin-Tin-Tin é o primeiro cão-ator a estrelar 22 filmes. O cão assinou todos os contratos com o estúdio cinematográfico de forma independente, deixando uma impressão da pata no documento.
- Na China antiga, o imperador usava um cachorro pequinês na manga, que ele poderia lançar inesperadamente na cara do atacante como último recurso.
- No século 11, um cachorro chamado Saur governou o reino norueguês por três anos.
- Coleiras com pontas foram inventadas pelos gregos antigos para proteger o pescoço de um cachorro das garras de um lobo.
- Os donos de cachorros na Índia podem aproveitar as vantagens de um serviço de namoro dedicado, criado para animais de estimação de quatro patas. Os serviços de casamenteiros da Internet para cães eram muito procurados.
- Em Hong Kong, uma loja de animais permitiu que os cães fossem levados para um período de experiência para que os futuros donos pudessem tomar a decisão certa. Como resultado, as vendas de filhotes aumentaram cinco vezes e apenas cerca de 10% dos animais alugados voltaram.
- A amizade não é apenas entre homem e cachorro, mas também entre cães e outros animais. Os representantes mais famosos dessa amizade são o cão cego Bucks e seu guia Goose Buttons. Há vários anos, esse casal coexiste. Os botões ajudam o amigo com deficiência a caminhar, mostrando a direção do movimento e protegendo-o de obstáculos.
Você pode enumerar interminavelmente vários fatos curiosos da vida do primeiro amigo de uma pessoa, mas é melhor cuidar do seu animal de estimação.Você pode fazer muitas novas descobertas e adicionar suas próprias notas à lista.
Para fatos interessantes sobre cães, veja o próximo vídeo.
Eu não conhecia esses fatos.
Eu tenho um amigo pianista, então ele ensinou o cachorro a uivar ao som da música, embora antes o cachorro vivesse com outros donos e não soubesse o que era música. Em geral, os cães são criaturas leais, procuram se adaptar aos interesses de seu dono e amigo.