Cães

Mongrels: uma descrição de cães vira-latas e as sutilezas de criá-los

Mongrels: uma descrição de cães vira-latas e as sutilezas de criá-los
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Saúde e Mente
  3. Caráter e comportamento
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Condições de detenção e cuidados
  6. Alimentando
  7. Educação e treinamento
  8. Como domar um cachorro vadio?
  9. Vida útil
  10. Como determinar a idade?
  11. Fatos interessantes

Mongrels são o maior grupo de cães do planeta. Além disso, não possuem nomes, não são classificados e são pouco estudados. Na verdade, esses são cães de rua sem pedigree e pais com pedigree. Freqüentemente, ficam com medo, ofendidos, mas muitos ficam felizes em receber apenas cachorros de quintal em casa. E não só para a proteção de moradias particulares, mas também em apartamentos, como companheiro e amigo. Mongrels, como cães de qualquer outra raça, têm seus méritos e deméritos. Antes de começar um cão, você precisa estudar suas características.

Peculiaridades

Em nosso país, os vira-latas vira-latas são muito comuns. Eles não se destacam por sua beleza especial, mas cada um deles é individual. Apesar de sua imperceptibilidade e falta de prestígio, os cães de quintal são muito apaixonados por nossos concidadãos e podem competir nisso com os campeões mais puro-sangue. Esses cães costumam ser usados ​​como vigias e companheiros. Este é um grupo versátil.

Um vira-lata é um cão nascido fora do plano, seus pais podem ser qualquer um: cães de raça pura, mestiços, mestiços. Muitos representantes do grupo quintal são semelhantes a qualquer uma das raças: cães pastores, terriers. Isso se deve ao fato de possuírem um ou outro cão puro-sangue em sua família. Os cães sem-teto nada mais são do que o produto da atitude irresponsável de uma pessoa em relação aos cães. Animais abandonados se multiplicaram vigorosamente, e uma enorme diáspora canina desabrigada se desenvolveu.

Existem até lobos no gênero de alguns vira-latas.Estes são os representantes mais perigosos do pátio: agressivos, corajosos, não orientados para a amizade com uma pessoa. Esses animais são capazes de se unir em bandos e atacar. A reprodução não controlada resultou em excelente imunidade aos cães e em números ameaçadores.

A descrição do vira-lata é bastante arbitrária, porque eles não têm um único padrão e características. Para representantes de puro-sangue, o exterior é extremamente importante, os criadores corrigem artificialmente certos genes e características. Mongrels são livres neste sentido, eles não têm absolutamente nenhuma restrição.

Eles parecem diversos, apenas diferenças condicionais podem ser distinguidas de acordo com as características regionais, altura, peso. A aparência dos vira-latas foi influenciada pela moda total da raça.

Durante a tendência dos cães de caça, huskies e pastores, os cães de quintal foram adquirindo gradativamente os traços característicos das raças. Hoje, um vira-lata pode ter uma aparência diferente: há representantes bonitos e até espetaculares, há representantes discretos e comuns. A altura e o peso dos cães variam de miniatura a grande, mas o mais comum é o de tamanho médio.

As cores praticamente não têm restrições:

  • ruivas;
  • Preto;
  • Branco;
  • cinzento;
  • fulvo;
  • duas ou três cores;
  • com malhado, manchas, manchas, marcas bronzeadas em qualquer área.

Externamente, um cão pode combinar várias características de uma determinada raça ao mesmo tempo. O tipo de pelagem pode ser curto ou longo, ondulado ou reto, grosso ou não muito longo. Mas quase todos eles têm um subpêlo bem desenvolvido que os permite não congelar na rua em qualquer clima.

Saúde e Mente

Em primeiro lugar, acredita-se que os cães vira-latas ficam mais fortes e saudáveis. Isso se deve não apenas à seleção natural sob condições de difícil sobrevivência, mas também à maior heterozigosidade. Afinal, os cães com pedigree são limitados na escolha de parceiros para a prole, portanto, na verdade, são parentes. Isso não pode deixar de deixar uma impressão em sua fisiologia, imunidade, genética. Ao mesmo tempo, não se pode falar sobre a saúde incondicional dos cães vira-latas. Eles também sofrem de uma série de doenças genéticas, anormalidades mentais. No entanto, quanto mais ancestrais diversos um cão tem em seu pedigree, mais forte é sua imunidade. Indivíduos de raça pura não podem se gabar disso.

A lista de anomalias genéticas em cães sem raça definida é muito mais curta, especialmente em comparação com raças jovens, onde o cruzamento também ocorre entre parentes próximos. Os antigos estão gradualmente eliminando o gene ruim da população. Nos pátios tudo acontece muito mais rápido, todos os genes que interferem no processo de sobrevivência são eliminados.

A seleção natural forma gradualmente cães que combinam as melhores propriedades. Não precisam ser monitorados constantemente pelo veterinário, com tratamento adequado, podem até conviver com cinomose.

Mas a obesidade é tão perigosa para os vira-latas quanto para muitas raças.

As doenças mais comuns entre os cães de quintal são:

  • doenças infecciosas;
  • doenças oculares;
  • problemas de pele.

Distúrbios do trato gastrointestinal, doenças do sangue são menos comuns. Bebês de até 2 meses e cães mais velhos são os mais suscetíveis a doenças. Independentemente da idade em que um cão da rua chega ao dono, é necessário examiná-lo. Também é importante vacinar e fazer tratamento antiparasitário.

Quanto à inteligência dos cães vira-latas, existem muitos mitos. Estudos recentes feitos por cientistas de Estocolmo mostraram que a qualidade dos cães de raça pura diminui com o tempo. A pesquisa confirmou que os desejos humanos por animais fofos, amáveis ​​e dóceis fizeram com que as leis evolutivas parassem de funcionar. Portanto, está longe de ser os mais fortes os que sobrevivem. Os princípios da moderna criação de cães levaram ao fato de que as habilidades intelectuais e comportamentais das raças diminuíram. Além disso, os cientistas conseguiram estabelecer uma alternativa entre aparência e mente.A maioria das raças ornamentais mais fofas tem a inteligência mais baixa.

Ao mesmo tempo, os adestradores de cães teimosamente continuam a afirmar que os cães de quintal são muito estúpidos em comparação com os cães com pedigree. Isso nada mais é do que um mito, uma vez que muitos vira-latas podem resistir perfeitamente à competição com representantes de muitas raças. Além disso, cerca de 80% dos vira-latas têm ancestrais nobres em seu pedigree.

Caráter e comportamento

Os cães ao ar livre não têm um padrão de comportamento bem definido. O temperamento do cão, seus traços de caráter são influenciados não só pela genética, mas também pelo meio ambiente, pelas condições de vida. Isso é especialmente importante em uma idade precoce do filhote. Proprietários de vira-latas observam as seguintes qualidades:

  • disposição calma e equilibrada;
  • a mais forte devoção e lealdade ao proprietário;
  • atividade, energia;
  • sociabilidade;
  • força física, força;
  • boa índole, mas podem ocorrer explosões de agressão;
  • as reações costumam ser imprevisíveis.

Se houver crianças em casa, você precisa pensar cuidadosamente sobre a decisão de trazer um cachorro de quintal da rua. É melhor pré-testar o animal e avaliar sua disposição.

É muito importante falar sobre a qualidade de um cão como a lealdade. Eles são incrivelmente afetuosos. Tendo se acostumado com o dono e sua família, eles permanecem fiéis a eles para sempre. Os cães de quintal costumam encontrar uma boa linguagem com crianças e outros animais. Ao mesmo tempo, estranhos causam uma reação negativa neles. Portanto, os vira-latas são excelentes vigilantes. Esse cão é um excelente protetor para todos os membros da família. O vira-lata será leal ao proprietário, independentemente da idade em que ela o tenha procurado. A mudança de propriedade torna-se extremamente difícil para eles.

Eles sentem muita saudade de casa, mesmo durante separações de curto prazo.

Vantagens e desvantagens

Ignorância da origem dos vira-latas é compensado por um grande número de vantagens:

  • um alto grau de afeto e devoção, gratidão ao dono;
  • excelente raciocínio rápido, boa inteligência;
  • boa capacidade de treinamento;
  • energia, resistência;
  • despretensão na alimentação, condições de detenção;
  • saúde excelente, imunidade a doenças;
  • vida longa;
  • excelentes qualidades de guarda e proteção;
  • não vale o dinheiro.

Existem várias desvantagens a serem consideradas:

  • a imprevisibilidade da aparência e do tamanho à medida que cresce;
  • caráter e temperamento também não são previstos;
  • incapacidade de participar de fóruns de exibição;
  • muitos vira-latas são medíocres e não muito bonitos.

Condições de detenção e cuidados

Manter um vira-lata não será um problema em qualquer ambiente doméstico - tanto em um apartamento quanto em uma casa particular. Essas são criaturas despretensiosas que se contentam com um conjunto de procedimentos de rotina.

  • Cuidado capilar. Em primeiro lugar, a pelagem deve ser escovada regularmente. A frequência deste evento depende do tipo de pelagem e subpêlo. Idealmente, pelo menos uma vez a cada 3-4 dias. Para isso, uma escova especial é usada para cães com pelos grossos ou macios. De vez em quando, se necessário, a lã é aparada para que não se formem emaranhados.
  • Procedimentos de água. Inclui a limpeza diária das patas após um passeio, se o cão ficar no apartamento. Lavar o seu cão muitas vezes não é recomendado, pois este procedimento danifica a camada protetora natural da pelagem e da pele. É o suficiente para dar banho ao vira-lata no máximo 4 vezes por ano.
  • Orelhas, olhos, cuidados com a pele. Em primeiro lugar, este é um exame regular para a presença de contaminação, inflamação. Remova a sujeira com cotonetes ou paus. Se você encontrar um processo inflamatório, pus, objetos estranhos, leve o cão ao veterinário. A pele do cão deve ser verificada para todos os tipos de formações, insetos, feridas, arranhões.
  • Cuidados com a cavidade oral. Todas as semanas você precisa verificar a boca e escovar os dentes com pastas especiais de flúor e contra o tártaro.
  • Cuidado das unhas. Normalmente, as garras são moídas contra rochas e asfalto para caminhadas, mas às vezes é necessário cortar. O procedimento não é recomendado para ser realizado mais de uma vez por mês. É necessário o uso de tantas tesouras especiais, é proibido o uso de tesouras.
  • Saúde. O cão deve ser vacinado regularmente e realizar tratamento externo e interno para parasitas.

Alimentando

Mongrels não são particularmente exigentes e caprichosos na comida, seus estômagos são adaptados a uma grande variedade de alimentos. Portanto, a alimentação pode ser organizada tanto com misturas de rações prontas quanto com produtos naturais. Recém-nascidos e cachorros de 1 mês recebem alimentação 5 a 6 vezes ao dia, em porções iguais. Após essa idade, o número de mamadas vai diminuindo gradativamente, e aos 8 meses chega a duas vezes. Se você prefere comida pronta, concentre-se no peso e na idade do cão. Comida simples e natural é ótima para vira-latas.

A dieta de um cão saudável consiste em cereais cozidos em um caldo de carne, ossos e miudezas. De vez em quando dê ao cão leite azedo, vegetais e frutas de acordo com a estação. Uma vez a cada poucos dias, você pode diversificar o cardápio com peixes do mar sem caroço, ovos cozidos. É estritamente proibido dar ao cachorro ração de sua mesa, bem como:

  • doces, pastéis;
  • salgado, apimentado;
  • produtos fumados.

Educação e treinamento

Como já notado, a inteligência dos cães vira-latas é bastante alta, é fácil treiná-los. Estudos têm mostrado que os vira-latas perdem na capacidade de treinamento apenas para raças altamente inteligentes como pastor, collie e doberman. Se você começar a criar um vira-lata a tempo, ficará surpreso com seu caráter plástico, a obediência. Nem todos os irmãos de linhagem podem se orgulhar de tais qualidades.

Quanto à utilização, estes cães são mais frequentemente utilizados como vigilantes, devido às suas excelentes qualidades de guarda. Os especialistas observam que os vira-latas são excelentes guardas, melhores do que muitas raças, com exceção de algumas raças de serviço. O raciocínio rápido e a excelente memória permitem que o vira-lata memorize rapidamente as habilidades e comandos do proprietário. Eles são bastante curiosos, por isso participam de boa vontade do processo de treinamento, aprendendo coisas novas. Nota-se que apenas raças como Border, Sheepdog, Boxer e Rottweiler estão mais interessadas em treinar.

Com tudo isso, não se pode dizer que criar um vira-lata é uma questão tão simples. A imprevisibilidade de caráter é a principal desvantagem desse grupo de cães. Se o animal não foi testado para respostas comportamentais, ele pode ser agressivo em certas situações. Se você notar algo semelhante com seu cão, será difícil educá-lo, mas é bem possível se a correção e o controle estiverem devidamente organizados.

Raciocínio não é o único mérito intelectual dos vira-latas. São dotados de excelente sensibilidade, portanto, determinam bem o humor do dono. Isso permite que eles se antecipem e levem em consideração os desejos do proprietário, sejam disciplinados, gratos.

Apesar de até uma criança treinar facilmente um cão, é necessário exercer controle sobre esse processo.

Você não pode deixar a criança sozinha com o cão até ter certeza de sua confiabilidade e respostas comportamentais adequadas. Idealmente, é bom saber algo sobre os pais do cão, para que você possa fazer uma previsão aproximada do caráter e do comportamento.

Apesar de o vira-lata aprender tudo em pouco tempo, é preciso dar o exemplo para o cão desde os primeiros dias. A demonstração de comportamento aceitável e inaceitável deve ser organizada assim que o cão entrar em sua casa. Para fazer isso corretamente, siga o seguinte algoritmo.

  • Preparação. Antes de trazer o seu cachorro ou cão para dentro de casa, prepare o seu lugar. Apesar de sua despretensão, é melhor se for confortável. No apartamento há uma cama com fronhas removíveis, na rua há uma cabine aconchegante.Também são adquiridos brinquedos, tigelas para comida e água, uma coleira, uma corrente para a rua, uma guia para passear.
  • Primeiras habilidades. Seu nome é a primeira coisa que um cachorro aprende. Além disso, desde os primeiros dias do cão, é necessário desmamar os latidos desnecessariamente, para correr na direção dos transeuntes ao caminhar. Se o seu cachorro mora em um apartamento, ensine-o imediatamente a defecar do lado de fora.
  • Primeiras equipes. É necessário iniciar o treinamento imediatamente após o ponto anterior ser totalmente dominado pelo filhote. Comandos de um tipo simples: "para mim", "fu", "sentar" e "deitar" o vira-lata aprenderá sem muita dificuldade.

Os cinologistas afirmam que, de acordo com o nível de desenvolvimento, um vira-lata na idade adulta é capaz de dominar o conhecimento de uma criança de 3 anos e entender cerca de 200 palavras. O cão pensa muito e adivinha por entoação.

Como domar um cachorro vadio?

Filhotes sem raça não são um segmento raro. Onde exatamente você decide levar cães sem pedigree realmente não importa. Pequenos vira-latas são vendidos nos mercados, por meio de recursos da Internet, podem ser alojados em abrigos de cães. No entanto, existem regras a seguir ao escolher um animal de estimação, então domesticá-lo será menos difícil.

  • Avalie a área onde o cão mora, como as condições de internação dos pais correspondem às normas sanitárias. Se tudo for negligenciado e sujo, o cão pode adoecer.
  • Preste atenção na aparência, deve ser saudável, não deve haver pus e inflamação nas mucosas. O nariz de um cão saudável está molhado e a barriga não está inflada.
  • Avalie o temperamento. Muito letárgico, apático, covarde, agressivo não é a melhor opção. Um filhote adequado é curioso, alegre, ativo, enérgico, brincalhão.

Filhotes covardes são o maior problema com a domesticação. Ao crescerem e se tornarem cães adultos, eles correrão para os transeuntes, estranhos. Será quase impossível afastá-los disso. A amizade é o primeiro sinal da saúde mental de uma criança. Ele pode ter cuidado, isso é normal, mas depois de um curto período de tempo com certeza vai mostrar interesse, cheirar, abanar o rabo. Será muito simples domar um cachorro de quintal.

Muitas vezes, os vira-latas chegam aos seus donos diretamente da rua. Se você decidir abrigar e resgatar tal cão, você precisa fazer algumas atividades. Para começar, leve o filhote ao veterinário, verifique seu estado de saúde, idade, lá ele receberá a assistência necessária e será vacinado.

Antes de pegar um cachorro, tente encontrar possíveis donos. Ela pode se perder ou ser expulsa, por exemplo, por causa de agressão, comportamento inadequado.

Na maioria das vezes, os cães nascem na rua ou acabam ali devido à atitude injusta dos donos. Depois de entrevistar os vizinhos, postar anúncios e ter certeza de que o cachorro é um empate, você visitou o veterinário, pode levá-lo para você. O algoritmo de ações, neste caso, é o mesmo de quando se compra um cachorro. Preparar um lugar para ele, alimentá-lo, dar-lhe um bom descanso, se acostumar. O cão precisa dormir e se adaptar, para se sentir seguro.

Ao dar a um cachorro para comer pela primeira vez, não sobrecarregue seu estômago, que não está acostumado com boa comida, deixe a alimentação ser modesta, fácil. Queijo cottage, caldo e mingau são perfeitos. Certifique-se de dar uma bebida ao cachorro. Não se deve começar a criar imediatamente, nos primeiros dias não adianta exigir submissão total. Um cão que caiu nas mãos de outras pessoas está sob estresse, ele precisa de tempo para se adaptar. Deixe de lado a prática, estude e brinque por um tempo.

O primeiro passo é estabelecer relacionamentos, trazê-los a um nível de confiança e amizade. Isso é conseguido por meio de um manuseio cuidadoso, alimentação regular e cuidado. Tendo esperado, assim, vários dias, você pode ir ao veterinário para avaliar o estado de saúde, psique. A vacinação, o tratamento contra parasitas deve ser realizado. Depois disso, você pode lavar o cachorro e colocar uma coleira especial para pulgas.

O treinamento competente de um cão de rua levará a uma atitude de gratidão e devoção. Mas os instintos adquiridos na rua irão se fazer sentir periodicamente, você deve controlar o comportamento do cão neste momento. Caso contrário, o cão pode fugir e ficar sem casa novamente. Para evitar que isso aconteça, não deixe seu bichinho sozinho por muito tempo, seja simpático, cuide dele.

O comportamento descrito por criadores de cães como rebelde pode ser um pouco problemático para o proprietário. Nem todos os cães de quintal são suscetíveis a isso, mas você precisa saber como se comportar nesses casos. Se entre os ancestrais do cão havia raças de caráter independente, o cão pode apresentar tais qualidades.

  • Tumulto - este é o comportamento de negação, quando o cão não obedece, o olhar é desafiador e o papel do líder é testado. É necessário antes de tudo pronunciar um comando que já foi aprendido - "não" ou "fu".
  • Puberdade. Nesse momento, o cão se torna independente, muito autoconfiante e tenta desafiar a liderança. A rebelião pode não ser muito pronunciada.
  • Gritar. Gritos com o cachorro apenas o provocam para continuar o motim. Nunca levante a voz em um cão, consistência e severidade são os melhores métodos de treinamento e educação.
  • Se o motim continuar, faça contato visual com o cão, olhe com confiança e calma. Esta é a melhor maneira de provar sua liderança. Após o cão se acalmar, o comando é repetido mais uma vez.

Se o cão obedece aos comandos, significa que o motim foi extinto. Você pode dizer que está a meio caminho do sucesso.

Morder é outro hábito inadequado dos cães de quintal. Não importa a motivação do cão - brincadeira ou agressão. Em qualquer caso, você terá que se livrar disso no processo de domesticação. Existem vários métodos para atingir este objetivo:

  • aperto no nariz, que continua até o animal se acalmar;
  • captura da mandíbula durante a tentativa de mordida, leve pressão com o dedo na área da língua;
  • a mordida de caça deve causar a cessação imediata do jogo e a expressão de sua insatisfação com o comportamento;
  • você não pode morder o cachorro de volta;
  • O não cumprimento da ordem de rescisão pode ser acompanhado por uma leve batida do jornal na parte traseira.

Para domar um cachorro da rua é preciso ter firmeza, perseverança e caráter. Você precisa estar calmo, confiante, mas consistente em suas ações. Lembre-se de que disciplina é algo para ensinar seu vira-lata o mais cedo possível. Além disso, a liderança do proprietário deve ser expressa em superioridade moral, e não em agressões e gritos.

Vida útil

Nenhum especialista dará 100% de garantia aqui. Em primeiro lugar, são muito importantes as condições em que se encontrava o cão, as condições da sua manutenção após a domesticação. Cães vadios eternamente famintos, que periodicamente se envolvem em brigas e se machucam, dificilmente viverão por muito tempo. Se um cão for levado relativamente jovem e mantido em boas condições, ele pode viver muito mais tempo do que seus nobres irmãos. Boa imunidade, imunidade a doenças tornam o vira-lata um fígado longo. Além disso, o fator de seleção natural tem efeito sobre a expectativa de vida, pois o mais forte sobrevive nas condições de rua. O endurecimento natural torna o cão mais forte e resistente.

Os relacionamentos pós-domesticação desempenham um papel importante. Nutrição deficiente, vida monótona, sentar-se constantemente em uma corrente, falta de movimento podem encurtar significativamente a vida de um cão. Cuidar de um vira-lata, embora simples, requer regularidade e cuidado. Se você deseja que o cão tenha uma vida longa e ativa, é necessário fazer uma dieta competente, que contenha todas as vitaminas e minerais necessários. Examine o animal regularmente, preste atenção ao seu comportamento. Letargia, recusa em comer são os primeiros sinais de problemas de saúde.

Em média, um vira-lata pode viver de 12 a 18 anos.

Como determinar a idade?

Descobrir a idade de um cão de rua é bastante difícil. Lembre-se de que aos seis meses o cachorro não é mais um filhote, mas sim um adolescente. É difícil determinar sua idade pela aparência de um cachorro. É melhor que o seu veterinário o faça. Ele se orientará pelos dentes - o método mais confiável:

  • até 20 dias, o cachorro não tem dente algum;
  • até 35 dias, as presas aparecem no valor de 4 peças;
  • depois de um mês e meio, aparecem os incisivos, 6 peças;
  • após os dois meses de idade - 3 mastigáveis;
  • até os 4 meses, o cão já deve ter 28 dentes, aí o leite começa a mudar;
  • em seis meses, o cão deve ter bordas e uma quinta raiz, aos 7 meses uma sexta é adicionada.

Você também pode descobrir a idade pelo processo de muda, ocorre pela primeira vez aos 4 ou 5 meses. Aos 6 meses, a pelagem torna-se madura, brilhante e macia. Aos seis meses, o olhar do cachorro amadurece.

Fatos interessantes

A falta de pertencer a uma família nobre não impede que os vira-latas alcancem fama e reconhecimento. As histórias de tais cães são refletidas na literatura, animais exangues estiveram no espaço. Monumentos são erguidos até para vira-latas. Os vira-latas mais estelares são, é claro, Belka e Strelka. Os cães-astronautas lendários voaram com sucesso para o espaço. A história da Grande Guerra Patriótica conhece um grande número de façanhas caninas, quando destemidos psi procuraram minas, explodiram tanques, arrastaram os feridos. Mikhail Bulgakov, Eduard Asadov, Anton Chekhov usaram a imagem de vira-latas para seus trabalhos brilhantes.

No próximo vídeo, você encontrará fatos interessantes sobre o vira-lata.

sem comentários

Moda

a beleza

casa