Cães

Cães para crianças: descrição e seleção de raças

Cães para crianças: descrição e seleção de raças
Contente
  1. Requisitos
  2. Raças populares
  3. Como escolher?
  4. Características da educação

O cachorro foi um amigo fiel do homem por vários milhares de anos. Mas tê-la em uma casa com crianças é muito mais responsável do que onde vivem apenas adultos. Aqui você precisa conhecer completa e profundamente as características de raças específicas e ser capaz de escolher o animal certo.

Requisitos

Como até mesmo alguns criadores de cães experientes sabem perfeitamente bem, o ideal de um cão é deliberadamente inatingível. Não é em vão que centenas e até milhares de raças foram criadas, cada uma com seu próprio conjunto único de características. Mas, ao mesmo tempo, existem vários pontos que são estritamente exigidos ao escolher um animal de estimação para uma família com filhos. Em primeiro lugar, certamente, a ausência de qualquer agressão aos proprietários. Como mostra a prática, às vezes as crianças também são amadas por representantes de raças de guarda aparentemente severas.

Esse tipo de companheiro no quintal, no passeio, na entrada ou no elevador não permitirá que se intrometa uma criança. Mas se o cão em uma situação normal começar a se mostrar rude, cruel ou de alguma forma estranho, ele deve ser eliminado imediatamente. Esses animais são ainda mais perigosos do que dispositivos explosivos devido à sua imprevisibilidade. No entanto, mesmo que o animal comprado seja dócil, isso não garante o sucesso.

O próximo parâmetro importante são as dimensões do animal. Qualquer cachorro cresce muito mais rápido do que uma pessoa. Às vezes, é surpreendente a rapidez com que o indivíduo inicialmente em miniatura atingiu o tamanho previsto no nível genético. É importante considerar essa circunstância ao escolher uma raça em particular. Filhotes exangues podem crescer não apenas rapidamente, mas também de maneiras totalmente imprevisíveis. Mesmo veterinários experientes e adestradores de cães nem sempre podem prever o resultado desse processo.

Um grande risco é a escolha de cães muito pequenos e gigantes. Já aos 3-4 anos, as crianças podem acidentalmente machucar o "bebê". Ao mesmo tempo, os "gigantes" que cresceram às vezes ferem as próprias crianças sem más intenções. E nenhum teste de malícia ajudará aqui. Afinal, é tudo sobre as leis elementares da mecânica.

Quanto à escolha baseada no gênero, então tudo é puramente individual. É melhor consultar um especialista. Porém, com um treinamento adequado, esse fator é praticamente nivelado, já que qualquer cão pode receber qualidades adequadas. Muito mais importante é outra circunstância - os animais de estimação devem ser seguros para as crianças. Isso é expresso em:

  • ausência de doenças infecciosas;
  • a ausência de danos por parasitas;
  • propagação mínima de alérgenos.

Se a criança sofre de alergias (mesmo alergias alimentares ou sazonais - não importa), uma análise da reação potencial aos alérgenos caninos deve ser feita. Na ausência de reações negativas desse tipo, você pode escolher com segurança um animal adequado. Mas é necessária uma consulta adicional com alergistas. Mas selecionar cães exclusivamente sem pelos para crianças que sofrem de alergias é quase inútil. Às vezes, até mesmo densamente crescidos, mas pequenos indivíduos em muda são bastante seguros. Ao mesmo tempo, cães completamente "lisos" podem espalhar intensamente um alérgeno ainda mais ativo - sua própria saliva. Em termos da soma dos fatores geradores de alergia, as escolhas mais atraentes são:

  • poodles anões;
  • bedlington terriers;
  • crista chinesa;
  • shih tzu;
  • schnauzers gigantes;
  • Terriers russos.

A falta de cabelo pode até ser uma má característica. Afinal, são urgentemente necessários cães despretensiosos que possam viver em paz nas condições do clima russo. Portanto, a abordagem do tamanho da linha do cabelo deve ser cuidadosamente pensada e equilibrada. Outro requisito para os companheiros de quatro patas de crianças é o tamanho do animal. Raças muito pequenas são freqüentemente complexas em temperamento, propensas a reações histéricas a vários estímulos.

Eles geralmente carecem de postura e calma. Mas ainda existem algumas raças relativamente pequenas que sabem como se comportar com calma. Você também deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  • a reputação do criador;
  • pedigree do animal;
  • sua cor.

Raças populares

Entre as melhores raças para famílias com crianças estão consistentemente Labrador Retriever... Esta variedade está incluída na maioria das classificações temáticas. Os labradores literalmente adoram as crianças com as quais entraram em contato. O menor perigo de causar-lhes qualquer ofensa está completamente excluído. O cão é muito amigável e irradia energia diretamente. Mas é a última circunstância que limita um pouco as perspectivas desta raça. No calor do jogo, um animal de estimação de quatro patas nem sempre pode agir com contenção suficiente. Desejando sinceramente expressar suas emoções positivas e mostrar afeto, ele tira as crianças do chão. Labradores são bons para crianças de 4 a 5 anos de idade.

Universal de acordo com a idade dos proprietários golden retrievers. Eles também são bastante ativos, mas com um comportamento mais contido. Esse animal de estimação executará de bom grado qualquer comando. Ao mesmo tempo, ele se distingue pela boa inteligência e sempre poderá ajudar se descobrir um problema que está em seu poder. É comum para o Golden Retriever acompanhar a situação de toda a família. Portanto, os adultos também não se sentirão excluídos.

Outro cão adequado para crianças é Welsh Corgi (uma das variedades do grande grupo de cães pastores). Corgi são alegres e ativos. Eles podem se comportar sem medo se os proprietários estiverem em perigo. A inteligência desenvolvida e a capacidade de resolver rapidamente os problemas que surgem também irão deliciar os proprietários. Esses cães pequenos percebem as crianças como um rebanho que deve ser cuidadosamente vigiado e cuidado.É verdade que obter um corgi é recomendado para crianças maduras e bem desenvolvidas. Porém, esta raça pode causar alguns transtornos devido à sua atividade física.

Uma boa alternativa é considerada compositor irlandês... Ele também é vigoroso e inteligente, caracterizado por uma disposição afetuosa. Os "irlandeses" também são amados por sua bela aparência. Este cão trata as crianças excepcionalmente bem. É considerada a escolha ideal, independentemente da idade específica dos proprietários. Mas também São Bernardo não se mostram piores. Eles são caracterizados por uma confusão constante com "membros da matilha" menores. Calma e compostura externas não devem ser enganosas. Se necessário, o São Bernardo reagirá imediatamente a qualquer incidente.

Ele monitora continuamente tudo ao seu redor, e ai do intruso que ignorar isso. Este cão alpino tem apenas uma desvantagem - esses cães grandes e pesados ​​não são adequados para um apartamento comum na cidade. Mas se essa circunstância não assustar as pessoas, elas podem ter uma Terra Nova em vez de São Bernardo. Suas características positivas indiscutíveis são:

  • falta de malícia excessiva;
  • natureza paciente e gentil;
  • uma tendência para supervisionar as crianças.

Se a preferência for dada a raças pequenas, o pug será uma ótima escolha. Seus pontos fortes serão:

  • raciocínio rápido;
  • disposição afetuosa;
  • afeto pelos proprietários;
  • atividade relativamente baixa;
  • sociabilidade;
  • boa capacidade de aprendizagem.

Pugs são perfeitos como um presente para uma criança calma. Eles não precisam de longas caminhadas. No entanto, você terá que se comunicar com esses cães com mais frequência para que eles não fiquem entediados.

E de raças de caça merece atenção beagle... Ele se distingue por uma disposição alegre, boa natureza para com as pessoas. O Beagle deve ser comprado por quem pode lhe fornecer comunicação e jogos constantes em uma grande empresa. Outro nome de raça adequado para crianças é cocker spaniel americano... Esses cães são muito charmosos e sempre têm uma atitude positiva. Mas sua alta mobilidade pode ofuscar um pouco a situação. Ao mesmo tempo, os Cocker Spaniels são muito atraentes.

Entre os animais de tamanho médio no topo adequado para crianças Pastor alemão... Também inclui o ramo lateral - BEO. Além de excelentes qualidades de serviço, ela é muito gentil e complacente em relação aos familiares. A inteligência poderosa permite que os cães pastores distingam claramente entre situações normais e o comportamento agressivo de outras pessoas. Portanto, eles não atacam sem razão, mas se houver necessidade, eles agirão com rapidez e sem piedade.

Uma educação habilidosa tornará o pastor um guarda paciente e calmo. Ela se mostrará especialmente bem em relação às crianças e adolescentes em idade escolar. Em tal par, a divulgação das propriedades positivas da raça ocorre de forma fácil e natural, naturalmente. Mas se por algum motivo as pessoas não gostam do pastor alemão, podem optar pelo collie. Cão de gado escocês:

  • afetuoso;
  • soberbamente treinado;
  • mostra raciocínio rápido;
  • muito dedicado;
  • entra voluntariamente em jogos;
  • aprende novas habilidades e situações incomuns sem problemas.

Collie é recomendado para crianças de todas as idades. Mas também há uma nuance - você terá que controlar a atitude correta das crianças em relação a esses cães.

E dos nativos das Ilhas Britânicas, outra raça merece atenção - Yorkshire Terrier... Distingue-se pelo seu tamanho modesto, o que não impede o cão de se desenvolver totalmente intelectualmente. Deve-se lembrar que os Yorkies se distinguem por uma estrutura óssea frágil, e seu cabelo precisa ser cuidado de forma mais ativa do que na escolha de outros cães. Mas as raças, obviamente inadequadas para crianças, merecem uma discussão separada. Esses incluem:

  • dobermans;
  • Malamutes do Alasca;
  • Stafford americano;
  • bullmastiffs;
  • gosta;
  • Pequinês;
  • rouca;
  • Cães Pastores Caucasianos e do Sul da Rússia;
  • pit bulls;
  • rottweilers.

Como escolher?

Mas ao escolher uma raça de cachorro para uma criança, deve-se focar não apenas em sua adequação geral. Um ponto muito importante, especialmente quando se mantém um animal de estimação em uma casa particular, é que ele é inodoro. Mesmo com os cuidados mais ativos, com ventilação constante e mantendo a limpeza, o odor desagradável exalado pelo animal será constantemente renovado. As exceções a esta regra são as espécies nuas:

  • Cão peruano;
  • Chinese Crested;
  • Terrier americano.

No entanto, é importante entender que a ausência de cabelo não significa apenas que o cheiro vai parar de se acumular. Você terá que cuidar muito cuidadosamente da pele nua do seu animal de estimação e lavá-la constantemente. A transpiração ativa cria um cheiro diferente e não menos "agradável" do que a lã. A descarga de gordura, misturada com a poeira, se espalhará pela casa de maneira imprevisível. Um cão nu deve ser agasalhado no inverno, lubrificado com cremes especiais no verão e depilado sistematicamente.

A solução para quem deseja um animal com cheiro mínimo é escolher raças com pêlo comprido e sem subpêlo. A cauda de tais animais de estimação se parece mais com cabelo humano do que com cabelo de cachorro. Para informação: é o subpêlo dos animais que absorve ativamente sebo e começa a exalar um odor desagradável. Se não houver subpêlo, mesmo os cães molhados geralmente não cheiram mal. A mais popular dessas raças é o Yorkshire Terrier.

Mas qualquer medalha tem uma desvantagem. A estrutura especial da lã faz com que absorva com vigor os odores estranhos. Portanto, os animais deverão ser banhados pelo menos uma vez por semana. Se eles estão andando ativamente pela rua ou se o tempo quente chegar - com ainda mais frequência. Pelo mesmo motivo, você deverá monitorar cuidadosamente para que o animal não entre em lixões, aterros sanitários ou outros locais contaminados. O cão lavado terá de ser cuidadosamente seco, caso contrário, pode ficar constipado. A pelagem do Yorkshire Terrier e de cães semelhantes precisa de um penteado sistemático. Peixes pequenos também podem ser selecionados para reduzir o odor. Quanto menor o animal, menos intenso é o cheiro que ele emite.

Poodles, apesar da presença de subpêlo e pelagem bem desenvolvida, praticamente não cheiram nada. E sob a condição de lavagem frequente e precisa, o "âmbar" característico desaparecerá completamente. Filhotes para manter em famílias com um bebê merecem uma discussão separada. Muitos donos de animais simplesmente os dão em algum lugar "à parte", temendo consequências negativas para o bebê. Mas, na verdade, essas preocupações são infundadas. O principal é que o animal não seja excessivamente agressivo.

Para as crianças, você precisa selecionar animais que obedecem a seus donos sem questionar. A menor desobediência deve ser completamente erradicada. Tais manifestações por parte do cão como agressão quando:

  • pentear lã;
  • tomando banho;
  • tocar na tigela de comida;
  • limpando seus ouvidos.

Outro tópico importante para iniciantes na criação de cães é como escolher uma raça adequada para um apartamento. Na habitação urbana, os pequenos e médios indivíduos costumam ser a melhor escolha. No entanto, eles devem ser cuidadosamente selecionados de acordo com o temperamento e a intensidade da propagação dos alérgenos. Quanto maior o animal de estimação, mais significativo deve ser o território em que vive. Você terá que distribuir o local de repouso e o comedouro o mais longe possível, o que nem sempre é possível.

Mas ao escolher um cachorro para um apartamento, você também precisa prestar atenção ao temperamento. Quanto mais ativo o animal, mais vigoroso seu sistema nervoso, mais problemas ele pode ter com seus vizinhos. Teoricamente, é possível aliviar a excitabilidade excessiva com o treinamento intensivo com animais de estimação, mas raramente quando os moradores da cidade têm tempo suficiente e a área necessária para o treinamento. Portanto, um mastim, por exemplo, por causa de sua calma acaba sendo muito melhor na prática do que um spaniel.

Não é ruim manter Yorkshire terriers no apartamento.Suas vantagens são a quase completa ausência de muda, pouco apetite e nenhuma necessidade de longas caminhadas. Mas é importante lembrar que Yorkies podem atacar outros tetrápodes e pássaros, mesmo que a "presa" seja muitas vezes maior. Uma característica negativa de tais terriers é o cuidado muito difícil.

O apartamento também pode conter Basenji... Esta raça distingue-se pela sua limpeza e curiosidade. O animal está ansioso para subir mais alto. Basenji não tolera bem o contato com a água, o que pode causar uma série de problemas ao sair. Mas o baixo crescimento da raça africana a torna uma boa candidata para criação em apartamentos. A habitabilidade deste cão com outros animais de estimação é elevada, mas desde que vivam juntos desde a infância. Vale a pena lembrar sobre os seguintes recursos do Basenji:

  • a necessidade de atividade física significativa;
  • a necessidade de regular estritamente a saturação da dieta;
  • termofilicidade (por isso, é obrigatório o uso de roupas no outono e no inverno);
  • inadequado para iniciantes (devido à disposição obstinada e teimosia constante).

Basenji não está fisiologicamente adaptado para latir. Mas os representantes desta raça podem fazer muitos outros sons. Portanto, os proprietários terão que levar esse recurso em consideração com antecedência. O Pomeranian também se mostra no apartamento. Este animal é modesto em tamanho e requer relativamente pouca atividade física. No entanto, vale a pena lembrar sobre desvantagens como:

  • latidos altos;
  • a probabilidade de agressão a outros indivíduos;
  • a dificuldade de se manter no calor;
  • obediência fraca (se a educação for errada);
  • a necessidade de cuidado - trabalhando com esteiras, olhos, dentes, orelhas, garras.

Esses problemas são amplamente compensados ​​com uma abordagem competente. Portanto, a educação normal do Spitz (incluindo Pomeranian) permite que eles aprendam vários comandos e até truques. O animal vai se dar bem com outros animais de estimação. Spitz asiático não pode ser mantido no apartamento. Eles precisam ser iniciados em famílias com crianças de pelo menos 10 anos.

Se você precisa acomodar um cachorro calmo em um apartamento que não precisa de descanso ativo, então a melhor escolha seria buldogue... Esta raça é muito sonolenta, ainda mais que a dos gatos. Quando o dono sai para passear com o cachorro, o buldogue caminha ao lado dele. É claro que os filhotes às vezes brincam, no entanto, pegadinhas especiais de longo prazo são incomuns para eles. O Bulldog é tranquilo com crianças e adolescentes. É bem fácil conseguir para uma casa onde já há gatos. No entanto, deve-se lembrar que muitos Bulldogs estão inativos. Terá de fazer um grande esforço para que o cão mostre frequentemente a sua força. Buldogues roncam e salivam de vez em quando. Eles dificilmente são adequados para pessoas sensíveis e escrupulosas.

Características da educação

Apenas comprar o melhor cachorro para uma casa com um bebê dificilmente é suficiente. Se ela não for ensinada a interagir adequadamente com a criança, às vezes terá que sofrer com o fato de o animal ter ciúme de crianças para adultos. Ele não consegue entender corretamente esta situação em seu nível psicológico, portanto, é muito importante fornecer assistência total ao animal. Quaisquer que sejam as técnicas usadas, todas elas se baseiam em um ponto - determinar o lugar específico do cão na "matilha".

A primeira e mais importante regra que todos os treinadores devem levar em consideração é a recusa total de chicotear animais de estimação. Essa técnica é simplesmente ineficaz. Você não precisa ser um grande zoólogo para entender que em matilhas de cães ninguém bate uns nos outros. Portanto, o cão não será capaz de reconhecer corretamente o que exatamente é necessário. Como resultado, sua psique é prejudicada apenas significativamente, e isso pode afetar adversamente o comportamento em relação às crianças e até mesmo aos adultos.

Lobos e cães selvagens usam outro canal de comunicação de forma bastante eficaz. Os líderes da matilha mordem os indivíduos de baixo escalão no pescoço ou simplesmente os jogam nas costas.Esses métodos de expressar queixas são facilmente compreendidos pelos animais. Fingir uma mordida é muito simples: esticar os dedos e bater vigorosamente com a ponta do pescoço. Você precisa golpear pelo lado superior, onde a pele é áspera e densa.

Mas acontece que a reprodução da picada não ajuda. O cachorro continua a ser travesso. Em seguida, uma nova "mordida" é aplicada, mas a mão não é removida e o animal é jogado de costas. As primeiras tentativas serão obscurecidas pela resistência. Você pode superá-lo segurando o animal pelo pescoço até que ele se acalme completamente. Exteriormente, aos olhos de um amador, parece muito agressivo. No entanto, os adestradores de cães há muito estabeleceram que os cães estão bastante adaptados a essa forma de exposição e não sentem dor. O próximo ponto a lembrar ao comprar um animal para uma família é ele não pode estar em sofás, camas, cadeiras e poltronas, em outros móveis... Ele pode ser usado única e exclusivamente por pessoas.

É necessário incutir no cão outro hábito desde o início: na "matilha" doméstica as pessoas comem primeiro e só depois os cães. Mas, ao mesmo tempo, é inaceitável, claro, interromper sua dieta normal. Também é necessário traçar uma linha clara entre o animal e seus donos em outro aspecto - quando os donos comem, é proibido sentar ao lado deles e implorar por comida. Devemos recusar categoricamente de servir a nós mesmos qualquer coisa da mesa.

Não é incomum ver adultos se alegrando com as brincadeiras entre crianças e animais de estimação. Mas os instintos do mundo animal determinam uma atitude diferente em relação ao jogo do que na comunidade humana. O que parece ser apenas um passatempo divertido é, na verdade, exercícios. E, portanto, os animais de estimação devem aprender profundamente: eles não podem, mesmo de brincadeira ou "por acaso", morder qualquer um dos membros da família. Mas o entretenimento móvel no espírito de "dar e trazer" é necessário e até desejável.

A proibição estrita também se aplica a pular sobre pessoas. Não é difícil habituar os animais a tal restrição: assim que for delineado o desejo do cão de se aproximar de uma pessoa, é necessário puxar a guia. Se as emoções forem avassaladoras, você precisa forçá-lo a pousar e segurar o animal até que ele se acalme. Você pode até imitar uma mordida no pescoço.

A pessoa mais importante em relação ao cão - o dono - é obrigada desde os primeiros minutos a fazer-lhe compreender que todos os membros da família lhe são queridos e estão sob o seu patrocínio. Quando um filhote acaba de entrar em casa, todos os que estão nela são abraçados e acariciados. É melhor realizar o mesmo procedimento em relação aos animais de estimação. O cão é mantido à distância. Se tal técnica não ajudar a desenvolver o cenário desejado, eles jogam o animal de estimação nas costas e colocam o gato ou outro cachorro em cima - isso é ainda mais preciso para cumprir uma determinada hierarquia. Os especialistas aconselham a compra de um cachorro quando a criança atinge a idade de pelo menos 1-1,5 anos. É necessário desenvolver o hábito do animal de não tocar nos brinquedos dos bebês (e vice-versa). Isso por si só o salvará de muitas situações de conflito. Você deve estar preparado para o fato de que o filhote vai crescer mais cedo do que a criança. Em algum momento, ele assumirá o papel principal neste par.

No momento em que as crianças vão para a escola (com base nos primeiros, até 2-3 anos de idade, levando um cachorro), a situação vai mudar. Eles já estarão no mesmo nível. Mas aqui muito ainda depende da posição dos próprios proprietários. Gritos com a criança, a menor violação dele na presença de um cachorro são estritamente inaceitáveis. Ao mesmo tempo, a pressão moral é quase pior do que a física (porque os animais de estimação reconhecem com muita precisão tal situação, embora a interpretem a seu próprio modo). O topo da perfeição pode ser considerado a manifestação do toque, do cuidado do toque em relação aos jovens crianças. Nessa situação, os cães guardam o sono das crianças, consolam o choro e os bebês ansiosos.

Isso significa que o animal de estimação via a criança da mesma maneira que seu próprio filhote. Mas filhotes travessos costumam ser punidos por cães mais velhos.Portanto, assim que as crianças saem da infância, será necessário acompanhar de perto a reação dos animais ao desejo de puxá-los pelo rabo, de se agarrar às orelhas. Se "o mais importante da embalagem" primeiro expressa a reação correta e a faz repetidamente, o reflexo necessário se desenvolverá gradualmente. Às vezes surge outra situação: ao ver o filho do dono pela primeira vez, o cão não reage a ele e vai longe.

As tentativas de impor a comunicação à força apenas se transformam em novos problemas. Quando chegar a hora certa, o relacionamento inevitavelmente melhorará. A pior coisa com que se lidar é o doloroso ciúme canino das crianças. Geralmente ocorre em animais que, antes do nascimento da criança, de fato ocuparam seu lugar. Nesse caso, dois extremos devem ser evitados: deixar a situação sem controle e punir severamente o cão por qualquer latido para as crianças.

As punições por si só, não apoiadas por outras medidas, só irão provocar mais raiva. O incentivo para uma atitude normal é definitivamente necessário. Se o problema se prolongar, você terá que consultar instrutores experientes. Se você usar a ajuda deles, poderá corrigir o comportamento mesmo em cães adultos. Para evitar problemas, é necessário, desde o início, selecionar a raça e um animal específico com a participação da criança.

A prática mostra que, se ele realmente gosta de um animal de estimação, a probabilidade de conflitos será muito menor. É muito importante explicar ao seu filho de forma clara e consistente que o cão tem uma rotina diária rígida. É útil para crianças e adultos cuidar do animal pela metade. Você precisa monitorar constantemente como a criança se comporta com o cachorro. Ele não deve permitir punições deliberadamente injustas e desproporcionais, crueldade sem sentido e intimidação em relação a um ser vivo.

É muito útil, mesmo antes do estabelecimento do cão, explicar de forma popular e inteligível às crianças quais são as características da psicologia e do comportamento dos animais. É necessário explicar essa psicologia mais tarde com exemplos específicos. Eles imediatamente dizem:

  • o que exatamente o animal não tolera (gestos e ações);
  • como ele reage ao comportamento obsessivo e desagradável para si mesmo;
  • quais sinais o animal dá em uma determinada situação;
  • quais são os sinais de possível agressão do animal.

Para obter informações sobre como criar adequadamente um cão para crianças, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa