Cão de caça buryat-mongol: história da raça, temperamento, escolha de nomes, cuidados básicos
Existem raças de cães que se destacam por sua amizade centenária com os humanos. Entre esses antigos representantes de amigos de quatro patas, deve-se citar o buryat-mongol wolfhound, cujas características únicas ainda são apreciadas por treinadores e criadores de cães.
Origem
Uma das raças de cães mais antigas é considerada o wolfhound buryat-mongol. Os ancestrais dos modernos representantes desses animais conviveram com as tribos nômades da Mongólia e da Buriácia, acompanhando-os, prestando serviço, desempenhando não apenas o papel de cão pastor, mas também atuando como um sério protetor do homem e de seu lar, protegendo -los dos ataques de predadores.
A raça tem vários outros nomes não oficiais, no dialeto local dos animais eles são chamados de "khotosho", que na tradução de Buryat significa um cachorro de quintal. E também os animais de estimação de quatro patas podem ser chamados simplesmente de wolfhounds, caucasianos, hunos ou cães tibetanos, cães pastores mongóis.
Não apenas as versões oficiais, mas também as lendas estão associadas à origem desses animais. Por isso, muitos indígenas acreditam que a ancestral dos wolfhounds, uma cadela chamada Sarama, servia ao próprio deus Indra. O animal distinguia-se pela presença de manchas de cor vermelha, 2 das quais se localizavam simetricamente acima dos olhos, à luz das quais se acreditava que o animal possuía 4 olhos. Até hoje, os cães desta raça ocupam um lugar importante no budismo, alguns povos os consideram animais sagrados.
De acordo com uma versão mais formal da formação da raça, os cães adquiriram suas qualidades por meio da seleção natural, sem intervenção humana.Em meados do século 20, o número de wolfhounds diminuiu significativamente, e como resultado a espécie foi ameaçada de extinção. O trabalho de dois cientistas-cinologistas N. Batov e M. Teregulov ajudou a preservar e aumentar ainda mais a população da raça em extinção. Em 2000, o padrão oficial para o wolfhound buryat-mongol foi adotado.
Hoje eles não estão mais ameaçados de extinção, mas esses cães ainda precisam de apoio e estudo de humanos.
Características da raça
De acordo com os requisitos estabelecidos para esta raça, o crescimento dos machos na cernelha deve ser de pelo menos 74 cm, enquanto as cadelas do wolfhound Buryat podem crescer até 66 cm. A raça é classificada como animal de grande porte: o peso de um cão adulto pode variar até 80 kg.
De acordo com os requisitos especificados na descrição do exterior, os animais de estimação de quatro patas terão uma cabeça bastante maciça com maçãs do rosto pronunciadas, membros com músculos desenvolvidos, o comprimento das patas excede os tamanhos médios. As peculiaridades do desenvolvimento do animal determinam a presença de um corpo volumoso com espartilho muscular bem desenvolvido, que não será visível devido ao pêlo espesso do animal.
As orelhas do cão são pendentes, têm uma forma triangular, os olhos devem ser ovais. Sua cor varia do âmbar ao marrom profundo. No entanto, você pode encontrar hotosho com olhos azuis, o que não é um desvio da norma. Os cães têm uma mordedura em tesoura, os dentes saudáveis devem ser de esmalte branco, próximos uns dos outros.
A pelagem dos wolfhounds é dura com um subpêlo denso. Entre os cães desta raça, existem 3 tipos principais de acordo com o comprimento da pelagem. Portanto, o wolfhound buryat-mongol pode ser:
- cabelos compridos - com comprimento de pêlo na faixa de 30 cm;
- pêlo médio - até 10 cm;
- pêlo curto - até 5 cm.
Mas, apesar da diferença no tamanho da pilha, todos os cães eliminam o mesmo. Existem várias opções para a cor do animal:
- clássico - preto com uma mancha branca no peito;
- variações de cores são permitidas: vermelho, cinza e marrom.
Animais desta raça são caracterizados por alta imunidade a muitas doenças, bem como resistência. Acredita-se que eles herdaram qualidades semelhantes de seus ancestrais: os lobos. Mas os cães grandes podem ter doenças genéticas. Dentre eles, vale destacar a displasia articular, doenças cardíacas, problemas articulares e volvo gástrico.
Os cães pertencem a fígados longos, visto que a esperança média de vida dos animais é de 20 anos, existem animais de estimação que vivem até 23-24 anos.
Vantagens e desvantagens
Os cães buryat-mongóis têm pontos fortes e fracos inerentes que precisam ser estudados por criadores em potencial de tais animais de estimação. Portanto, as vantagens dos animais incluem:
- disposição afável, apesar do tamanho grande e da aparência bastante formidável;
- os cães são muito afetuosos com seus donos;
- animais de estimação desta raça podem ser deixados com segurança com crianças pequenas;
- hotosho é inerente à devoção a seu mestre;
- os wolfhounds permanecem brincalhões até a velhice;
- os animais não mostram maior agressão a outros cães;
- animais de estimação não requerem condições especiais de manutenção, não são exigentes em termos de dieta;
- os cães respondem bem ao treinamento.
Dentre as deficiências da raça, vale destacar:
- devido ao seu grande porte e à necessidade de atividade física, não é recomendável iniciar a raça para manutenção em recinto fechado;
- alguns animais de estimação podem mostrar preguiça durante o treinamento.
Traços de caráter
Os animais desta raça demonstram uma disposição bastante dócil, possuem uma psique equilibrada. O cachorro não latirá por causa de ninharias. Para wolfhounds, o serviço ao seu dono é o significado da vida. Os animais são enérgicos, mas o hotosho se transforma de filhote em cão adulto lentamente, portanto, o mundo externo do cão adquirido deve ser introduzido aos poucos.
Os wolfhounds buryat-mongóis precisarão de um treinamento competente, caso contrário, o animal pode exibir traços de caráter negativos, como obstinação e autoconfiança excessiva. Um animal de estimação desde o nascimento demonstrará sua independência, mas o afeto e o elogio virão do seu agrado. Os animais toleram bem a solidão, mas ainda prefiro estar na companhia de uma pessoa.
Os cães desta raça têm brilho instinto de babá desenvolvido, portanto, podem perceber os filhos de seu criador como seus próprios filhos, serão pacientes com suas travessuras e se protegerão, podem passar muito tempo na companhia dos filhos. Bem sintonizado em relação a outros animais sem ciúme e agressão desnecessários, especialmente se outro animal de estimação foi comprado ao mesmo tempo que o wolfhound. Bastante indiferente aos gatos.
Como nomear?
Ao escolher como nomear um animal de estimação tão grande, você não deve considerar os apelidos banais comuns para cães de quintal. É melhor escolher entre opções orgulhosas e majestosas, mas que seja conveniente pronunciá-lo para todos os membros da família. Os wolfhounds buryat-mongóis se acostumam muito rapidamente e começam a responder ao apelido, especialmente se o animal for incentivado a isso. Os apelidos recomendados para um cachorro grande seriam:
- Des;
- Zangar;
- Khatis;
- Khan;
- Asha;
- Gerda;
- Sheikh;
- Alma;
- Nora.
Condições para manter
Como a raça é considerada orientada para o homem e os ancestrais dos wolfhounds viviam em estreita interação com as pessoas, é proibido manter os animais no quintal acorrentados. O cão deve ser tratado como um membro de pleno direito de sua família, ou seja, comunicar, dizer algo, elogiar ou apontar erros nas ações. Embora os wolfhounds tenham sido mantidos recentemente em apartamentos na cidade, as condições preferenciais para o cão permanecerão, no entanto, em domicílios particulares, onde haverá seu próprio território contíguo.
Para um animal de estimação, você pode construir um aviário espaçoso com cobertura para que o cão possa se esconder do calor do sol escaldante, bem como do mau tempo na estação fria. A Khotosho vai precisar de um estande, seu tamanho e desenho devem ser selecionados levando-se em consideração o impressionante peso e o crescimento crescente do animal.
Diante da lenta maturação, a parada final do crescimento ocorrerá próximo aos 4 anos, portanto, a atividade física regular do wolfhound se tornará obrigatória.
O que alimentar?
O wolfhound mongol Buryat pode ser alimentado com produtos industriais ou alimentos naturais. A maioria dos donos destes cães prefere fazer a dieta do cão a partir de produtos naturais. Para que a dieta seja balanceada, ela deve conter principalmente vários tipos de carnes e vísceras, que devem figurar em 2/3 no cardápio diário. Carne magra é uma prioridade, portanto para cães, você pode comprar frango, carne, coelho, miudezas.
Normalmente a carne é combinada com cereais, não há restrições neste caso, o principal é que se alternem. Os cães precisam de frutos do mar, o peixe do mar cozido é considerado a melhor opção. Os produtos lácteos fermentados são importantes durante todo o período da vida de um hotosho, mas seu teor de gordura deve ser mínimo.
O cão come todos os vegetais com apetite, mas é recomendável evitar a introdução de tomates de qualquer forma no cardápio. Várias vezes por semana, seu animal de estimação precisa receber um ovo cru.
O cachorro deve ser alimentado uma hora e meia antes ou depois de uma caminhada. As porções devem ser racionadas para evitar volvo. Se o criador considerar conveniente comprar ração industrial, então a classe premium será a opção de maior sucesso em termos de composição química. E também o animal deve sempre ter livre acesso à água.
Como cuidar?
Os criadores desses grandes animais de estimação de quatro patas devem estar cientes de que, no final da primavera, os animais começam seu processo natural de muda.Além disso, ao contrário de muitas outras raças, a mudança da lã é abundante, acompanhada pela morte de pratos inteiros. Neste momento, o dono do cão deverá acompanhar regularmente o aspecto do wolfhound, recorrendo à escovagem diária, bem como ao aparamento manual.
O processo de muda é importante para o animal, pois a densa pelagem de inverno mudará para uma mais leve, o que facilitará a sobrevivência do cão nos meses quentes de verão. Após a muda, o animal terá o suficiente 1 escovagem por semana.
Independentemente do tipo de lã do wolfhound buryat-mongol, ele precisará ser tratado regularmente contra vários parasitas da pele.
O animal não precisa de banhos frequentes, geralmente os procedimentos com água são realizados uma vez por ano. No entanto, o hotosho tem uma atitude favorável em relação à água, pelo que pode nadar em corpos de água abertos. A atenção do criador exigirá as orelhas do animal de estimação, elas devem ser examinadas freqüentemente quanto a contaminação e acúmulo de enxofre, devido ao tamanho e estrutura das aurículas, podem aparecer ácaros nelas. Portanto, os órgãos auditivos devem ser mantidos saudáveis e limpos.
Os olhos e a boca não requerem cuidados especiais. Portanto, os órgãos da visão podem ser limpos de secreções que se acumularam nos cantos dos olhos à medida que aparecem. Não é necessário escovar os dentes do seu animal, mas você pode usar escovas e pastas especializadas recomendadas para cães. Os membros merecem atenção especial nos cães de caça, nomeadamente os ergôs, que são recomendados para os animais retirarem.
Caso tal procedimento não tenha sido realizado, o dono do hotosho precisa monitorar o crescimento das garras sobre as mesmas, retirando a parte morta à medida que cresce, para evitar que a garra penetre na pele.
Avaliações
Os criadores de wolfhounds buryat-mongóis observam o fato de que os cães têm um intelecto bem desenvolvido e, portanto, ficam muito lisonjeados com qualquer elogio de membros da família. No processo de interação e contato próximo com uma pessoa, o cão demonstra um caráter agradável, obediente e lúdico. O animal de estimação não é inerente à obsessão, você pode levantar uma guarda excelente a partir dela.
Como uma característica positiva da raça, os donos de wolfhounds observam seu amor pelas crianças. No entanto, às vezes os cães são teimosos.
Para mais informações sobre as características da raça, veja o próximo vídeo.