Breton Epagnol: descrição da raça e cultivo
A raça apontadora Breton Epagnol também é chamada de Epanyol Breton. Os criadores de cães devem sua criação a criadores franceses. Na Europa, e especialmente na França, é incrivelmente comum. Principalmente porque seu tamanho é o menor entre os policiais. Além disso, todas as melhores qualidades do padrão estão nele. Além disso, o cão é muito tranquilo, disposto às pessoas e pensa bem. Tudo isso faz do Breton um cão muito popular.
História da aparência
O Epagnole Breton foi obtido pela primeira vez no século 18, e um spaniel e um setter foram usados para a reprodução. O cão apontador francês foi chamado de bretão por analogia com a área onde esta espécie foi registrada pela primeira vez. O cão espetacular rapidamente ganhou as telas de artistas e tapeçarias populares na época. Quanto à fixação documental, este acontecimento data de meados do século XVIII, altura em que se descrevia a caça com cães de pequeno porte, com um tipo de lã alongado. Ao mesmo tempo, notou-se a incrível obediência de tais cães.
O século 19 foi marcado pela importação maciça de raças de cães de caça ingleses durante o período em que a caça doméstica era proibida. Entre eles estavam ponteiros, setters, spaniels, que cruzavam aleatoriamente com bretões. Essas metamorfoses levaram a uma melhora significativa na qualidade da raça. Sua distinção era seu talento de alta classe e excelente velocidade de pesquisa. A popularidade da raça começou a crescer.
No século 20, a população bretã estava em um estado deprimente, felizmente, os criadores de cães entusiastas franceses conseguiram preservá-la e restaurá-la.No período de 1904 a 1908, ocorreram os seguintes eventos: a primeira apresentação no fórum expositivo, a organização do clube e a adoção da norma. Atualmente, os cães são criados não só na Europa, mas também no continente americano, mas na raça mais popular do país, onde ocupa uma das posições de liderança em termos de número de indivíduos.
Os especialistas acreditam que este seja o tipo de cão francês mais famoso do mundo, pois aparecem em filmes e programas de TV famosos. Em 2010, os adestradores de cães fundaram o livro genealógico bretão na Rússia.
Características da raça
O padrão e as características desta raça são claramente marcados. Breton é reconhecido como o menor representante de policiais cabeludos. Pertence ao grupo de cães de caça, seção de policiais continentais. Descrição do cão:
- cauda curta ou sem cauda;
- Atarracado e de constituição proporcional, o corpo é largo, o esqueleto é harmoniosamente desenvolvido, não há massa;
- a cabeça é larga, o focinho é ligeiramente alongado;
- a cor dos olhos é permitida apenas marrom na versão escura ou clara;
- lóbulo do nariz com canto, no tom da roupa do cão;
- as orelhas são muito longas;
- a cauda é engrossada, localizada ao longo da linha do dorso, cortando até 10 cm de comprimento;
- a lã é colada na pele, de tipo denso, não muito comprido, sedoso ao toque, cachos um pouco, há penas no dorso;
- a cor de acordo com a norma pode combinar tons de vermelho, castanho, preto com branco neve, há também representantes tricolores;
- a altura máxima do cão é 51 cm;
- o peso corporal varia de 10 a 15 kg.
O cão é esguio, parece enérgico e esguio, lembra um pouco um levantador. O principal uso da raça é a caça, o cão corre a galope, podendo correr longas distâncias sem se cansar. As melhores características da raça são reconhecidas:
- excelentes habilidades de caça, paixão;
- instintos perfeitamente desenvolvidos;
- alta inteligência;
- adapta-se bem a diferentes condições climáticas: calor, chuva, frio;
- é fácil para eles recuperarem, é um instinto inato;
- apesar de seu propósito de caça, eles são freqüentemente usados como guardas;
- um excelente companheiro para uma pessoa, se dá bem com as pessoas.
Os cachorros podem começar a trabalhar muito cedo, alguns representantes - a partir dos 4 meses. Eles vivem até 14 anos
Caráter e comportamento
O caráter aberto do Breton Epagnol, sua sociabilidade, amor pela comunicação, lealdade e incrível trabalho duro conquistou o coração de muitos criadores de cães. Esses cães adoram um estilo de vida ativo, são enérgicos, portanto, eles podem ficar entediados em reclusão, com falta de mobilidade. O cão precisa de mudanças frequentes de impressões. São abordados por donos afetuosos, calmos, mas rigorosos, que se empenharão de forma consistente para educar o cão, sem agressão e irritação. Apesar de toda a sua obediência, um bretão precisa de uma mão firme.
O cão certamente pagará cem vezes mais pelo investimento e pelo tempo despendido, os próprios cães são muito receptivos ao carinho, equilibrados, amigáveis, muito gentis. Eles adoram brincar, são bons em pensar, trabalhadores e obedientes. Percebe-se com muita facilidade uma mudança nas condições, não pertencem à conversa fiada, latem apenas a negócios.
Uma educação rude pode transformar um cão em uma criatura assustada e caçada, um cão desta raça é extremamente sensível. Além disso, ao criar um cão, não é necessária grosseria, pois o epagnol adora aulas, treina e lembra perfeitamente os comandos.
Os cães são incrivelmente inteligentes, podem tomar decisões por si próprios e suas habilidades de raciocínio são excelentes. Os representantes desta raça ocupam sempre lugares altos nas competições e exposições, pois sabem como se apresentar na perfeição.
O principal talento do bretão é a caça e o desporto, o pilão está tão ansioso por merecer o incentivo do dono que só se mostra sempre do melhor. Alerta e calmo, o epagnol em casa destaca-se pela sua tranquilidade, voltado para o ser humano. O cão é muito otimista, alegre, enérgico, bem humorado. O principal é poder manter a atividade nas mãos e permitir que ele gaste toda a energia extra.
Os bretões são leais aos seus mestres, mas também não são agressivos para com os estranhos, são bastante amigáveis. Como guarda, esta é uma raça polêmica, nem todos os representantes podem ser usados para esses fins, é necessário um treinamento especial aqui desde os primeiros dias de aparição na casa. Se o cão for socializado de acordo com as qualidades da raça, ele se dará muito bem com os hóspedes da sua casa, brincar com as crianças.
Esses cães são considerados um dos melhores companheiros devido à sua calma e gentileza, eles não gostam da solidão, então você não deve deixá-los por muito tempo. Os especialistas recomendam o Breton como o primeiro cão, por ser obediente e bem treinado, assim como para quem pretende participar em concursos e exposições.
Em princípio, os cães são adequados para qualquer família, desde que tenham muita atividade física, a atividade do bretão é muito elevada.
Seu tamanho pequeno e cuidado despretensioso, facilidade de manutenção, tornam-nos muito versáteis, mas ao mesmo tempo são muito difíceis para os animais em um apartamento e em áreas urbanas. O cão precisa de esforço, longas caminhadas, corrida livre, que só podem ser proporcionados pela vida no campo. Apenas caminhar com eles não é suficiente, pois se a atividade do cão não for satisfeita, ele começará a ficar entediado, procurará diversão, estragar as coisas, surgirão problemas de comportamento. Os cães não realizados ficam nervosos, ansiosos, tímidos, a qualidade da raça deteriora-se.
Com outros cães, o bretão se dá bem, apesar de trabalharem sozinhos, eles não são conflitantes na matilha. Eles não são dominantes por natureza, o ciúme é estranho para eles. Portanto, entre os bretões, quase não há valentões, agressores, eles são bastante brandos.
Uma grande vantagem da raça é a maior inteligência, o cão está no topo das raças mais inteligentes, é capaz de resolver problemas complexos e entende uma pessoa perfeitamente.
Manutenção e cuidados
As regras de cuidado do Breton Epanyol proporcionam ao animal uma bela aparência, excelente saúde, bom humor e desenvolvimento. Os especialistas recomendam incluir as seguintes medidas na lista de procedimentos de cuidados obrigatórios.
- Asseio. Os bretões não despem muito ativamente, portanto, escovar o pêlo não é um procedimento muito difícil; no entanto, é necessário pentear o cão regularmente. Se isso não for feito, o casaco ficará emaranhado e esteiras. O corte só é necessário antes dos fóruns de exibição.
- Tomando banho. Aqui as opiniões dos especialistas divergem, alguns acreditam que é necessário lavar o cão semanalmente, outros que os procedimentos de água mensais são suficientes. Portanto, concentre-se na necessidade de limpeza do cão, no amor pela água, na estação do ano, no humor. O principal é usar produtos especiais de limpeza e tosa para cães.
- Cuidado com os olhos. É necessário realizar diariamente, além de limpar o caminho lacrimal com um pano úmido, almofada de algodão. Se a sujeira entrar em contato com os olhos, use um líquido anti-irritante especial.
- Cuidado com a boca... Inclui a limpeza dos dentes, pastas e escovas especiais, compra de brinquedos contra o tártaro, ossos comestíveis para a limpeza da cavidade oral.
- Cuidado de ouvido. É necessário fazer um exame diário, pois os cães são propensos a doenças nas aurículas. Para quaisquer sintomas alarmantes, você precisa consultar um veterinário para aconselhamento.
- Cortando as garras. É realizado conforme necessário, uma vez que um cão ativo em seu ambiente natural arranca suas próprias garras. Se isso não acontecer, você precisa aparar as garras com garras, lixá-las.
Alimentando
As medidas de cuidado também incluem a organização da dieta correta. É ele quem contribui para o desenvolvimento adequado do cão, sua boa saúde. A nutrição bretã deve consistir em alimentos de qualidade premium, alimentar o cão na mesa é estritamente proibido.Os especialistas recomendam alimentar os cães com comida pronta, pois a comida caseira não é capaz de fornecer ao cão a quantidade necessária de nutrientes e oligoelementos. O cozimento próprio pode causar problemas de saúde, um desequilíbrio de substâncias importantes para a vida.
BAs misturas de rações prontas e secas são mais adequadas para retons e os produtos naturais são completamente removidos da dieta. As exceções incluem frutas e vegetais frescos da estação. É muito importante fornecer ao seu animal água potável disponível gratuitamente, 24 horas por dia. Apesar da opinião de criadores de cães sobre os benefícios dos ossos, a maioria dos especialistas proíbe categoricamente sua inclusão na dieta. Não só tubulares, mas também ossos comuns levam a bloqueios intestinais, podem feri-los, prejudicar os dentes, levando à sua ranger.
A raça, apesar de sua atividade, pode ganhar excesso de peso, pois é capaz de comer em excesso. É por isso é tão importante organizar adequadamente os alimentos, excluir da dieta alimentos cujos benefícios são duvidosos.
É necessário fornecer ao bretão dois alimentos diários contendo proteínas, as porções da quantidade recomendada de alimento devem ser desiguais, é especialmente importante que os cachorros recebam proteínas na alimentação.
Educação e treinamento
Os proprietários de cães bretões notam unanimemente a excelente capacidade de treinamento da raça. Com um esquema de criação bem estruturado, uma atitude afetuosa para com o cão com persistência e severidade moderada, dão resultados surpreendentes. O cão torna-se um verdadeiro amigo, um excelente companheiro de uma pessoa, de sua família, se o estilo de vida da pessoa for bastante ativo e ela não tiver preguiça de exercitar o cão em parques e florestas.
Se você mora em um apartamento na cidade, vale a pena passear com o cachorro duas vezes ao dia por cerca de uma hora, e você precisa de exercícios físicos, de agarramento, de caminhada livre sem coleira. É obrigatório levá-lo para a natureza pelo menos uma vez por semana, onde o cão tem a oportunidade de correr livremente, brincar o suficiente no campo, floresta, bosque.
Ensinar um cão a comandos é muito fácil se você mostrar consistência e diligência. O treinamento começa aos 7 meses de idade, embora as habilidades mais básicas devam ser incutidas a partir dos dois meses de idade, após o desmame da mãe. Depois de 8 meses, você pode começar a ensinar a trabalhar com caça, os cachorros bretões estão prontos para o trabalho desde muito cedo, há representantes que aprendem habilidades de caça ainda antes dos seis meses de idade. O manuseio do jogo deve incluir as seguintes habilidades:
- imobilidade durante o rastreamento, postura e alagamento das aves;
- pesquisar de forma cruzada, ou seja, movendo-se em um ritmo muito rápido, ora para a direita, ora para a esquerda a uma distância de 80 m;
- aprender a reação correta aos tiros;
- comando para trazer o jogo;
- a capacidade de encontrar presas na água, os cães desta raça amam a água, não têm medo dela, nadam bem.
Os bretões são cães muito dóceis e compreensivos, todo treinamento deve ser organizado de maneira respeitosa e calma. Em nenhum caso o cão deve ser espancado e gritado com ele, tais técnicas apenas irão estragar todo o processo de treinamento. Além de treinamento, Breton precisa de educação, socialização. Neste caso, o cão vai se comportar muito bem, se dar bem com crianças e outros animais de estimação.
Saúde
Em termos de saúde, os bretões têm poucas dúvidas, já que a raça se distingue pela boa imunidade, resistência e um corpo forte e forte. Para que a forma e a saúde do cão estejam impecáveis, é preciso fazer os procedimentos de escovação na hora certa, organizar uma alimentação balanceada. É muito importante fazer a vacinação em dia, para levar a cabo medidas preventivas de carácter antiparasitário, tanto externas como internas. Os problemas de saúde mais comuns que o spaniel francês tende a incluir:
- lúpus (eritematoso sistêmico);
- infecções de ouvido;
- epilepsia;
- displasia das articulações dos cotovelos e pélvis.
A observação regular de um veterinário, buscando ajuda ao primeiro sinal de algum problema de saúde, salvará seu animal de graves consequências. Em nenhum caso não se automedique, pois as doenças negligenciadas são mais difíceis de tratar.
Para as características da raça, veja o vídeo a seguir.