Cães

Collie barbudo: características da raça, alimentação e cuidado

Collie barbudo: características da raça, alimentação e cuidado
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Como escolher um cachorrinho?
  5. Condições de detenção e cuidados
  6. Alimentando
  7. Educação e treinamento

Animais de estimação são doadores de energia das pessoas, alimentando seus donos com energia positiva e bom humor, e às vezes livrando-se de doenças perigosas. Os cães são os mais populares há muitos anos. Animais leais, honestos e afetuosos estão sempre prontos não só para divertir o dono, mas também para proteger. A International Cynological Association possui um grande número de cães que diferem em tamanho, cor e condições de detenção.

Ao escolher um animal de estimação, os criadores de cães novatos dão preferência a raças bem conhecidas, mas os adestradores de cães recomendam não se apressar em fazer uma escolha e estudar cuidadosamente o maior número de variedades possível. Freqüentemente, espécies pouco conhecidas merecem mais atenção. Uma dessas raças é o collie barbudo.

História de origem

Collie barbudo - cães de pastoreio, que pertencem aos cães pastor escoceses. Animais inteligentes, resistentes, fortes e trabalhadores são freqüentemente chamados de birdies ou barbudos. As raízes desta raça remontam a séculos e ainda não existe um consenso sobre a sua origem.

Algumas fontes nos remetem ao distante século 16, quando o Lowland Sheepdog foi assimilado na Escócia, e já no início de 1900, os criadores introduziram uma nova raça - o Bearded Collie. Outra evidência histórica sugere o aparecimento desta espécie como resultado do cruzamento do Rough Collie e do Bobtail.

A raça recebeu o reconhecimento oficial da English Kennel Federation apenas em 1945, e da americana - em 1980.No território da CEI, o homem barbudo foi reconhecido apenas em 1990, mas permaneceu indevidamente não reclamado e impopular até hoje.

Descrição da raça

Exteriormente, o birdie é muito semelhante a um enorme cão de colo. Os padrões desta raça, em primeiro lugar, prevêem uma proporção proporcional de todas as partes do corpo, uma mudança nesses parâmetros afeta negativamente o reconhecimento dos indivíduos.

O peso máximo de um adulto pode chegar a 30 kg, e a altura ultrapassa os 50 cm. O animal não tem diferenças sexuais pronunciadas. O corpo do cão tem uma forma retangular padrão com peito largo e convexo, mas graças à pelagem longa, o animal aparece curto e atarracado.

O crânio largo tem uma testa plana e uma placa nasal reta. Toda a superfície do focinho é coberta por um sistema muscular bem desenvolvido. As dobras labiais pigmentadas cobrem completamente a forte mandíbula, que contém todos os elementos dentários.

O nariz quadrado tem passagens nasais redondas e abertas, pintadas de preto. As normas da norma permitem a presença de narinas claras em indivíduos cuja lã seja colorida em cores claras. Olhos inteligentes e atentos têm uma postura ampla e o olhar está sempre voltado para a frente. Uma característica distintiva da raça é a presença de cílios e sobrancelhas grossas. As aurículas em estado de calma estão sempre direcionadas para baixo, mas em caso de perigo, o animal sempre as levanta.

Membros fortes e retos têm um sistema muscular desenvolvido e zonas articulares pronunciadas. As almofadas carnudas com pele densa dão ao seu animal estabilidade e força extra. A cauda deve ser o mais proporcional possível a todo o corpo e direcionada para baixo.

Atenção especial deve ser dada à descrição da pelagem longa e espessa, que forma uma espessa barba, bigode e sobrancelhas na região do focinho. É graças a esses elementos que o animal recebe seu nome incomum. Os padrões da raça exigem um cabelo macio e um subpêlo denso, volumoso e denso. Os criadores rejeitam indivíduos que têm maior ondulação e pêlos.

Uma característica distintiva desta raça é mudança na cor da lã nos primeiros anos de vida. A pelagem escura dos bebês recém-nascidos clareia gradualmente ao longo de vários anos e assume sua tonalidade final apenas aos cinco anos de idade.

Os cinologistas observam que os bebês negros podem mudar completamente de cor, mas os vermelhos e marrons apenas clareiam um pouco.

Lista de tons de cores clássicos:

  • Cinza;
  • Preto;
  • Ruivo;
  • Marrom;
  • vermelho acastanhado;
  • bege.

As patas, pescoço, peito, barriga, cauda e uma pequena área na testa e focinho podem ser pintados de branco.

    Como qualquer outro animal de estimação, os animais barbudos têm características positivas e negativas.

    Vantagens:

    • energia;
    • alto desempenho estético;
    • alegria;
    • sociabilidade;
    • devoção;
    • despretensão;
    • atenção;
    • estabilidade emocional.

      Desvantagens:

      • independência;
      • independência;
      • intolerância à solidão;
      • exatidão no cuidado do casaco;
      • mobilidade excessiva.

      Caráter e comportamento

        O collie barbudo é um cão amigo. O animal tem uma disposição gentil, leal e paciente, e suas altas habilidades intelectuais permitem que ele entenda com precisão o dono e execute seus comandos. Um animal obediente responde positivamente aos pedidos de todos os membros da família. O latido sonoro de um animal de estimação bem-humorado é um sinal de saudação e alegria ao conhecer o dono, mas não um aviso de perigo.

        O animal de estimação brincalhão e animado gosta muito da companhia de crianças, com as quais pode brincar bastante e correr com o coração. No entanto, as brincadeiras com crianças muito novas devem ser estritamente supervisionadas. Um cão móvel e grande pode acidentalmente prejudicar o bebê.

        A fera sociável tem uma atitude muito negativa em relação à solidão e ao esquecimento. Estando sozinho por muito tempo, o cão começa a se sentir triste, entediado e pode ficar deprimido. Sofrendo de tédio e solidão, o bichinho pode bagunçar a casa e mostrar excesso de atividade e adequação à vista do dono. Dada essa característica do animal, pessoas com alto índice de emprego deveriam se recusar a comprar esta raça.

        Na comunicação com os demais moradores da casa, o barbudo opta por parcerias e condições confortáveis ​​de convivência. Mesmo na sociedade de pequenos animais, o cão não mostra superioridade dominante. Apesar da presença de um instinto predatório, o animal não mostra agressividade para com os gatos e habitantes emplumados do quintal. Toda a sua atenção se concentra apenas na busca lúdica deles e em provocá-los a brincar.

        Um animal inteligente, mesmo em condições de divertimento, nunca perde a vigilância e mantém sempre a ordem no território que lhe é confiado. Essas habilidades permaneceram com ele desde o desempenho das tarefas de pastoreio, que consistiam na necessidade de monitorar e ajustar constantemente um enorme rebanho.

        Como escolher um cachorrinho?

        Para criar um animal forte e saudável, é necessário não só equipar corretamente a vida do animal e equilibrar seu cardápio, mas também escolher o filhote certo. Devido à baixa popularidade desta raça, não é possível adquirir um homem barbudo em todos os viveiros. A maioria dos criadores mora em grandes cidades e centros regionais. O custo de filhotes de raça pura com passaporte e cartão de imunização pode surpreender até criadores de cães profissionais.

        A idade mais adequada para comprar cachorros e mudá-los para outra casa é 7 semanas. É neste momento que o animal começa a adquirir independência e é capaz de responder aos comandos do dono. Outro fator que desempenha um papel importante na compra aos 2 meses de idade é é a estabilização da tonalidade. A pelagem dos bebês recém-nascidos muda de cor durante o processo de crescimento e a cor final pode desapontar o dono.

        Características de um cachorro saudável:

        • focinho plano e largo;
        • membros amplamente espaçados;
        • atividade;
        • um bom apetite;
        • falta de sinais óbvios de doença;
        • pelagem lisa e brilhante;
        • ludicidade;
        • curiosidade.

        De grande importância na compra de um animal de estimação é o estado sanitário do local de residência e a qualidade da ração utilizada. Se houver desvios ainda menores, os especialistas recomendam abandonar a compra.

        Sinais de um cachorro doente:

        • barriga inchada;
        • odor desagradável;
        • membros deformados;
        • claudicação;
        • a presença de pragas cutâneas;
        • sujeira na região anal.

        Condições de detenção e cuidados

          Um animal despretensioso não requer maior atenção e cuidados especiais, mas, mesmo assim, os donos devem entender que um casaco longo e espesso precisa de procedimentos de higiene oportunos.

          • A fim de evitar o emaranhamento dos pelos e a formação de emaranhados, os experientes criadores de cães recomendam que se proceda a uma penteabilidade completa todos os dias, sem faltar uma única zona. Os cabelos longos se perdem muito rapidamente, o que leva à formação imediata de densos caroços de lã, que posteriormente devem ser cuidadosamente desmontados à mão ou tosquiados, porém, os cortes aparados da lã pioram significativamente os indicadores estéticos externos do animal. Para pentear de alta qualidade, você precisa comprar escovas e pentes especiais.
          • Para evitar odores desagradáveis, o animal deve ser banhado mensalmente com produtos de higiene especiais. Muitas donas de casa recolhem lã penteada após o banho e fazem roupas de inverno quentes com ela, que podem não apenas aquecer, mas também curar várias doenças. Após cada alimentação, o animal precisa limpar a barba, na qual permanecem restos de comida.
          • Para prevenir o desenvolvimento de processos inflamatórios, é aconselhável examinar as orelhas, olhos e nariz uma vez a cada sete dias e, se necessário, limpá-los com cotonetes ou discos especiais.
          • Para evitar que o cabelo entre nos olhos, muitos donos prendem os cachos da cabeça em um pequeno coque ou rabo, o que torna o animal ainda mais atraente.
          • Para prevenir o desenvolvimento de placa dentária, os dentes do animal devem ser limpos diariamente com pastas especiais, e ossos artificiais ajudarão a formar a mordida correta.
          • Todos os meses, você deve examinar as patas do animal e ajustar o comprimento das placas ungueais com pinças especiais.
          • Ao adquirir esta raça, cada proprietário deve levar em consideração sua finalidade original e, levando em consideração essas informações, organizar o espaço de moradia do barbudo. Os genes do cão pastor estão predispostos à proteção de grandes territórios, portanto, não é apropriado alojar um animal grande em pequenas instalações. As condições mais confortáveis ​​para o cão são uma grande gaiola ao ar livre no pátio de uma casa privada com uma cabina acolhedora e calorosa. Apesar da resistência e resistência do animal a baixas temperaturas, durante geadas severas, os especialistas recomendam transferi-lo para um galpão aquecido.
          • Para manter a boa forma física, além das caminhadas diárias, o homem barbudo precisa de viagens regulares à natureza, onde em espaços abertos pode correr com o coração e gastar todo o suprimento de energia acumulado.

            Se as normas de manutenção e regras de higiene não forem seguidas, o animal pode desenvolver as seguintes patologias:

            • doenças do sistema músculo-esquelético;
            • ruptura da glândula tireóide;
            • vermelhidão da pele alérgica, erupções cutâneas e comichão;
            • violação dos órgãos da visão.

            Vacinações oportunas e visitas regulares a instituições médicas ajudarão a reduzir a taxa de incidência. Se surgirem problemas, é estritamente proibido usar remédios populares que podem piorar o estado do cão e levar a consequências desastrosas.

            Alimentando

              Um animal despretensioso não precisa de uma dieta especial. O principal para o animal é consumir a quantidade máxima necessária de proteínas, gorduras e carboidratos. O cão pode receber esses componentes tanto de rações industriais quanto de produtos naturais.

              Ao escolher os ingredientes naturais do menu, você deve se concentrar nos seguintes produtos:

              • carne de gado;
              • vitela;
              • frango;
              • carne de peru;
              • carne de coelho;
              • mingau;
              • legumes;
              • verdes;
              • óleo vegetal.

                Uma vez por semana, o barbudo deve ser mimado com peixes, ovos e queijo cottage. Para manter o equilíbrio de vitaminas e minerais, seu animal de estimação precisa dê regularmente complexos vitamínicos especiais.

                Se o proprietário não tiver a oportunidade de preparar uma refeição completa todos os dias, os especialistas aconselham o uso de misturas alimentares prontas de alta qualidade, que não devem conter corantes, conservantes, intensificadores de sabor e estabilizadores.

                Para prevenir diarreia e distúrbios alimentares o cão deve receber comida ao mesmo tempo ao longo de sua vida. O cão deve ter acesso constante a água limpa e fresca, e em nenhum caso deve haver comida velha e “perdida” nas tigelas.

                É expressamente proibido alimentar o cão com alimentos da mesa comum, pastéis doces, chocolates, frutas cítricas, molhos, maioneses, temperos quentes, ossos de frango e enlatados, além de alimentos fritos, salgados, defumados e em conserva.

                Educação e treinamento

                Para que o cachorro adquirido agrade aos seus donos não só com a sua bela aparência, mas também com o seu comportamento, criadores de cães experientes recomendam iniciar o processo de adestramento e adestramento desde os primeiros dias de permanência do cão na casa. A principal dificuldade deste procedimento reside na presença de uma independência e independência pronunciadas. Um animal tem sua própria opinião sobre muitas situações e coisas, que podem ir contra as exigências do dono, e somente a autoridade de uma pessoa pode levar a uma execução clara de comandos.

                A demora na execução do comando não significa que o animal não o entendeu - apenas que o animal analisa a situação e compara seus desejos com as exigências do dono. O incentivo oportuno e regular com palavras gentis e guloseimas saborosas pode acelerar esse processo.

                Os adestradores de cães proíbem categoricamente o uso de punição física, gritos e grosseria durante o treinamento. A besta guarda rancor contra o dono e geralmente se recusa a contatá-lo.

                Um animal energético precisa de atividade física regular que irá satisfazer todas as suas necessidades atléticas.

                Se o proprietário não tiver as habilidades profissionais de um treinador e tempo suficiente, os especialistas recomendam entrar em contato com treinadores profissionais que não só corrigirão o comportamento do animal, mas também serão capazes de incutir e desenvolver as habilidades de um guia ou acompanhante para o atleta.

                Um animal de estimação não é apenas uma fonte de alegria e positividade, mas também um objeto de constante atenção e cuidado. O novo membro da família adquire o estatuto de inquilino de pleno direito do apartamento, que tem as suas próprias necessidades e desejos. Antes de comprar um bebê, você deve estudar cuidadosamente as condições de sua manutenção, dieta e traços de caráter. Os criadores de cães iniciantes devem entender que um cachorro não é um brinquedo que pode ser descartado a qualquer momento. A vida e a saúde de um caroço fofinho dependem totalmente das ações do dono, cuja principal tarefa não é enganar as esperanças de um amigo devoto.

                Para mais informações sobre as características da raça, veja o próximo vídeo.

                sem comentários

                Moda

                a beleza

                casa