Dogue de Bordeaux: descrição da raça, natureza e sutilezas do conteúdo
O Dogue de Bordéus é frequentemente escolhido tanto pelos frequentadores de exposições internacionais como pelas pessoas comuns que sonham com um animal de estimação. Esta raça é bastante difícil e estabelecer relações com um cão de briga prévio só é possível com uma pessoa calma e de caráter forte... Além disso, o cão não gosta de solidão e, portanto, não é adequado para workaholics que estão ausentes de casa o tempo todo. Ao adquirir um mastim, é importante saber com antecedência sobre a natureza do futuro animal de estimação, as condições para cuidar dele e as regras de alimentação.
Origem da raça
Dogue de Bordeaux, também conhecido como mastim francês, tem uma origem muito vaga. Os adestradores de cães têm até três versões, e nenhuma delas ainda é oficial. De acordo com a primeira teoria, os mastins se separaram dos buldogues. O segundo conecta o Dogue de Bordeaux com os Mastins tibetanos. Finalmente, a terceira, a mais famosa e popular teoria, afirma que os mastins de Bordéus descendem dos lutadores antigos Alanos, comuns entre os franceses.
Uma das raças de caça mais antigas da França foi bem descrita em um livro publicado por Gaston de Foix no século XIV. Os ancestrais dos mastins franceses eram usados para atrair javalis e outros animais de grande porte, proteger o gado, transportar carne e participar de covas de cachorro. Os grandes dinamarqueses daquela época eram divididos em três variedades, muito diferentes na aparência. Não apenas a cor ou o tamanho da cabeça podem ser diferentes, mas até a mordida. O próprio nome "Dogue de Bordeaux" criou raízes apenas em 1863, e antes disso a raça sempre foi chamada de "Mastim Francês".
O primeiro clube da raça Dogue de Bordeaux foi formado em 1924.O estabelecimento foi criado com o objetivo de repor o número de cães, que foi significativamente reduzido após a Primeira Guerra Mundial. A próxima queda significativa nos números ocorreu após a Segunda Guerra Mundial., já que alimentar cães bastante grandes em tempo de guerra provou ser uma tarefa impossível. Muitos grandes dinamarqueses foram adormecidos pelos próprios proprietários. A restauração da raça começou a ser realizada ativamente na década de 1950. Na década de 1990, a raça ganhou fama em todo o mundo e passou a ser ativamente importada para outros países.
Descrição
Características do Dogue de Bordeaux contém principalmente informações sobre a aparência dos cães. Embora os cães modernos tenham mantido algumas das características de seus ancestrais excessivamente agressivos, eles parecem um pouco diferentes. Filhotes de Mastiff Francês têm características suaves que se tornam mais pronunciadas com o tempo. O cão parece enorme e musculoso, mas bastante atarracado. O peso dos machos pode chegar a quase 90 quilos e sua altura é de 68 centímetros. Já as fêmeas têm dimensões praticamente iguais: a altura chega a 66 centímetros na cernelha.
Pelas normas, o peso do macho não pode ser inferior a 50 quilos e o das fêmeas não pode ser inferior a 40 quilos. Os mastins franceses vivem de 10 a 12 anos, até um máximo de 14 anos, o que não pode ser chamado de longa vida.
No exterior, costuma-se distinguir três classes de mastins franceses. O primeiro é o padrão show, que significa animais com características de conformação ideais. Esse cão participa de exposições e também é usado para reprodução. A segunda classe é chamada de padrão-brid. Os cães desta classe apresentam pequenos desvios do ideal e, portanto, também são usados para reprodução. Finalmente, existe a classe padrão para animais de estimação. Esses cães não são usados para o desenvolvimento da criação e raramente participam de exposições, uma vez que não há sentido para isso. O Dogue de Bordeaux é simplesmente um animal de estimação, membro da família leal e inteligente.
Os especialistas identificam 7 indicadores externos individuais, que determinam a classe do animal. Os músculos das bochechas e maçãs do rosto devem ser desenvolvidos, e os olhos, localizados sob a testa saliente, devem ser bem espaçados. As orelhas ficam bem próximas ao focinho, idealmente atingindo o final da linha dos olhos. O lombo do cão é largo e poderoso, e o tórax é 20-30 centímetros de circunferência mais alto que a altura. Finalmente, o desenvolvimento suficiente da intuição e das expressões faciais é importante.
De acordo com os principais padrões da raça, o peso varia de 45 quilos no caso das fêmeas de médio porte até 90 quilos nos machos mais poderosos. A altura na cernelha atinge de 58 a 68 centímetros. A cor pode ser exclusivamente vermelha, e o aspecto geral é mais consistente com a descrição clássica dos representantes da raça.
Personagem
O caráter do cão, surpreendentemente, é bastante calmo e comedido. O Dogue de Bordeaux é inteligente e sinceramente dedicado aos seus proprietários. Ele não tolera a separação e ficar sozinho por muito tempo, fica muito entediado com isso e está sempre pronto para proteger seus donos. mas o principal dono do mastim ainda é um - seu cachorro escolhe algo da família, na maioria das vezes dando preferência a uma pessoa de caráter calmo. Com o "chefe" da família, o cão está em pé de igualdade, e o resto dos habitantes do apartamento é ligeiramente paternalista, amigável e até terno. Mastiff gosta de se comunicar com crianças e está sempre pronto para passar o tempo em jogos, mas não muito ativo.
O cão pode ser agressivo com estranhos, mas não vai atacar sem motivo. O cão pode latir alto, mas esse "gesto" deve ser considerado um aviso. É importante mencionar que os grandes dinamarqueses são considerados uma ameaça direta para as pessoas sob a influência do álcool., portanto, o próprio cheiro de álcool etílico pode servir como um sinal para um ataque.Os Mastins Franceses vivem com bastante conforto com outros animais de estimação e, com treinamento adequado, até com cães do mesmo sexo. No entanto, a amizade com os animais não se estende aos animais de estimação de outras pessoas.
O treinamento é realizado levando em consideração as características do personagem. Depois de receber o comando, o cão vai primeiro pensar sobre isso, mas depois vai começar a executá-lo. Neste momento de reflexão, será completamente sem sentido dizer-lhe outra coisa. Os grandes dinamarqueses são resistentes, mas um pouco preguiçosos e teimosos. Tendo descoberto o ponto fraco de seu dono, o cão começará a usá-lo sem uma pontada de consciência. O treinamento desta raça terá sucesso se você não usar métodos rudes e gritar, mas usar a motivação certa.
Aparência
Segundo a norma, o Dogue de Bordeaux é um cão grande. Sua cabeça é grande, seu peito é largo e seu corpo é bastante robusto. O focinho parece enrugado devido às muitas dobras em ambos os lados. O nariz curto é ligeiramente voltado para cima e a mandíbula inferior se projeta para a frente. Orelhas delicadas são coroadas com bordas curvas. Olhos ovais e largos variam em cor do preto ao lindo marrom. A expressão no rosto parece infeliz, o que, aliás, não fala nada sobre as verdadeiras emoções do cão. A cauda tem forma de meia-lua e os próprios membros são poderosos e estáveis. A cor do Mastim Francês é vermelha, mas a tonalidade também varia do claro, quase amarelo, ao marrom escuro. A máscara é pintada de preto ou tijolo. A pelagem do cão é espessa, monótona, mas geralmente manchas brancas são encontradas no peito.
Recomendações de seleção
Os Dogue de Bordéus são adquiridos desde tenra idade, quando se parecem com uma charmosa barriga gorda de pêlo brilhante. Conhecendo-os no berçário, é importante ver como os bebês se movem. Um cão saudável não tem problemas para subir nas patas que não se trançam ou se separam. É necessário verificar a presença de passaporte veterinário, bem como as vacinas afixadas. Além disso, é importante que tenham se passado 10 dias desde a última vacinação.
O filhote deve ter 3 meses - os especialistas não recomendam tirá-lo da mãe antes. Ao escolher entre uma mulher e um homem, você precisa pensar se suas próprias qualidades de liderança são suficientes para o treinamento. O dono deve claramente dominar o relacionamento com um filhote macho independente, mas a menina, embora mais obediente, muitas vezes mostra-se astuta.
No caso de estar prevista a participação em exposições com um mastim, a escolha não pode basear-se apenas na aparência do animal e nas próprias emoções. É necessário estudar o padrão da raça, verificar a documentação dos pais, avaliar várias ninhadas e é melhor fazer a compra com um especialista. A creche deve ter um histórico comprovado e um número suficiente de “graduados” bem-sucedidos. Ao inventar um apelido para um Dogue Alemão, é melhor dar preferência a nomes que soem orgulhosos e que personifiquem todas as qualidades positivas desta raça. O preço de um cachorro pode variar de $ 500 a $ 1200. Os fatores determinantes são gênero (mulheres são sempre mais caras que homens), pedigree, conformidade com o padrão e outros indicadores.
O que e como se alimentar?
Um cão adulto aceita perfeitamente tanto comida natural quanto ração pronta. No primeiro caso, a dieta é composta por carnes magras, por vezes fibrosas, miudezas, cereais e vegetais, frescos e cozidos. De carne bovina, frango e peru são adequados, além disso, tendões e cartilagens não devem ser excluídos da dieta. Algumas vezes por semana, o mastim deve ser alimentado com peixes do mar, mas sempre cozido e apedrejado. A adição de leite desnatado ou queijo cottage, bem como ovos crus é incentivada.
A lista de vegetais para um mastim é bastante extensa. Inclui alimentos como repolho, beterraba, repolho e abóbora.É melhor não dar batatas ao cão, uma vez que esta raiz é pouco absorvida pelo organismo. A porção deve satisfazer as necessidades alimentares do cão, mas não em excesso, para não provocar o desenvolvimento de doenças. Será conveniente cozinhar mingaus para o seu animal de estimação e adicionar carne com vegetais crus e finamente picados.
A alimentação com ração seca só é possível com a compra de um produto de alta qualidade vendido em loja especializada. Os produtos devem ser projetados especificamente para raças grandes e ser saturados com todas as vitaminas e minerais essenciais. A quantidade de comida oferecida por dia é determinada de acordo com o tamanho do animal, sua atividade, idade, estado de saúde e funcionamento do trato gastrointestinal. Quando o Dogue de Bordeaux fica com sobrepeso, é necessário reduzir a quantidade de porções e aumentar a quantidade de atividade física.
Surpreendentemente, eles comem bastante mastins de Bordeaux - uma porção de 200 gramas é o bastante para eles. A superalimentação, nesse caso, acaba sendo extremamente perigosa, pois o excesso de peso prejudica os órgãos internos. Decidido o tipo de alimento, deve-se continuar a observá-lo, em nenhum caso misturando alimentos secos com produtos naturais.
É importante que o Dogue Alemão sempre tenha acesso a água potável limpa, que é melhor estabilizada por 6-8 horas. Além disso, é recomendado que os filhotes recebam complexos vitamínicos, óleos vegetais e outros aditivos úteis, por exemplo, farinha de ossos.
Os cães adultos geralmente são alimentados duas vezes ao dia, enquanto os bebês precisam de 3 a 4 refeições por dia. Pensando na dieta, você deve seguir a fórmula: 30 gramas de proteína por quilo de peso animal. Ao mesmo tempo, cerca de 30% dos pratos devem ser compostos por cereais, frutas e vegetais. A lista de alimentos proibidos para esta raça inclui doces, farinha, peixes de rio, cogumelos, ossos tubulares e pratos com abundância de sal e especiarias. Em geral, vale a pena seguir uma dieta bastante monótona e até enfadonha, cujas principais características são a leveza e a utilidade.
Como cuidar bem disso?
É costume manter o Dogue de Bordeaux em uma casa ou apartamento. Se os donos pretendem instalar o cão na rua, o canil deve ser aquecido durante todo o ano. No entanto, é melhor ir à rua para fazer caminhadas, treinar e correr. O piso do local onde o cão vai dormir em casa deve ser moderadamente quente, já que o frio afeta negativamente as articulações do cão. Não é permitido trancar o cão no aviário.
Recomenda-se pentear o animal todas as semanas. Para tal, utiliza-se uma escova especial dura ou luva de silicone ou borracha. O mastim cai moderadamente, pois a pelagem é bastante curta. Graças ao penteado, ele remove os pelos encravados e as células mortas da pele.
Depois de comer, é melhor para o mastim limpar as dobras do rosto. Isso pode ser feito facilmente com um pano comum ou um pano úmido. Periodicamente, é importante examinar o estado dos olhos e das pálpebras, bem como limpá-los com um algodão embebido em uma mistura de chá e água potável aquecida. Não se esqueça dos dentes - palitos especiais para mastigar são perfeitos para a higiene.vendidos em lojas especializadas. Além disso, os dentes podem ser limpos com uma escova especial e pasta de dente. As garras são aparadas mensalmente ou quinzenalmente com a utilização de uma garra guilhotina, e a lâmina afiada é lixada. Após uma caminhada, os especialistas aconselham lavar as patas e até revestir com óleo vegetal.
É comum limpar as orelhas até 3 vezes por semana com um cotonete embebido em loção, mas ainda é melhor verificá-las diariamente. Se o proprietário detectar vermelhidão, inflamação ou excesso de enxofre, você deve consultar um médico imediatamente.Recomenda-se avaliar o estado das almofadas de animais que estão propensas a rachar de vez em quando. Freqüentemente, não faz sentido dar banho em seu cão, pois escová-lo a seco é o suficiente. Alguns procedimentos de água completos são a norma aprovada por especialistas. A frequência do banho também é determinada com base no nível de contaminação do cão. Você deve usar um shampoo veterinário especial e água morna, pois a água quente pode ressecar a pele.
Aliás, não se esqueça que o Dogue de Bordeaux tolera muito as altas temperaturas, então você deve dar um passeio no verão com uma garrafa de água. Os mastins franceses não gostam de passatempos excessivamente ativos, portanto, a atividade física deve ser média. Em princípio, uma caminhada rápida duas vezes ao dia é suficiente para prevenir a obesidade. É imprescindível que você leve seu animal de estimação com focinho. Durante as atividades ao ar livre, é importante evitar os saltos de altura, pois o animal fere facilmente as articulações e ligamentos.
Os cuidados com o Dogue de Bordeaux também incluem vacinas regulares, que podem prevenir doenças graves. É importante tratar a lã de carrapatos e pulgas, após consultar um especialista na escolha do produto.
Separadamente, você deve falar sobre a saúde de seu animal de estimação. Dogue de Bordeaux são propensos a certas doenças. Uma característica do crânio causa problemas respiratórios, como falta de ar. É importante que o cão não superaqueça e não passe muito tempo na estação quente. Além disso, existem alergias, displasia das articulações do quadril ou cotovelo e, na idade adulta, o aparecimento de tumores, até o câncer. As mulheres costumam ter dificuldades durante o parto. No entanto, a maioria dos problemas ainda é resultado de cuidados inadequados ou da falta de vacinação em tempo hábil.
Como educar e treinar?
A criação e o treino dos cachorros Dogue de Bordeaux começam a partir do segundo ou terceiro mês de vida. A primeira etapa é o processo de socialização. O cão precisa se acostumar com a guia, focinho e coleira. É importante levá-la para as ruas movimentadas e movimentadas, deixá-la interagir com pessoas e animais. Além disso, é importante para o cão inspirar confiança no mundo ao seu redor. O dono é aconselhado a levar de vez em quando o animal nos braços, sacudi-lo, acariciá-lo e criar emoções positivas.
O treinamento direto das equipes ocorre gradativamente. As primeiras aulas devem ser simples e de curta duração, então sua duração e complexidade devem ser aumentadas. O treinamento deve alternar com jogos ativos e deve ser recompensado com guloseimas se a tarefa for concluída com sucesso. Ao trabalhar com um filhote, é importante ter calma, paciência e disposição para esperar., enquanto o animal pondera o que o dono quer dele. Idealmente, um programa de treinamento deve ser pensado com um profissional que também pode ajudar a construir uma relação de longo prazo e mutuamente benéfica entre humanos e animais.
As características negativas do Mastiff francês incluem obsessão excessiva, então você deve tentar erradicá-la. Além disso, uma boa solução seria evitar que o animal pule sobre uma pessoa, colocando as patas no peito, pois, tendo atingido o peso de dezenas de quilos, isso criará um grande incômodo. Levar o cão a fazer algo é considerado um fracasso. Será muito mais eficaz tentar interessá-la ou motivá-la. Durante o treinamento, a pessoa não deve levantar a voz, usar rudeza ou tom áspero. Um animal, sentindo-se negativo, começa a se sentir mal, sua motivação cai drasticamente. Se o animal for indulgente, ele precisa ser repreendido em um tom calmo e, então, se oferecer para repetir o comando.
Um dos componentes importantes do treinamento é ensinar a andar com calma na guia, sem arrastar o dono para frente. Em nenhum caso vale a pena também encorajar a agressão, pois é quase impossível lidar com um cão incontrolável que perdeu a paciência.
Reprodução
A chave para criar cachorros Dogue de Bordeaux é a presença de uma boa fêmea reprodutora. Ela deve ser saudável, grande e puro-sangue. Indicadores como ancestrais proeminentes e linhagem adequada também são importantes. O criador deve aprender o padrão de cor e ser capaz de aplicá-lo. Além da aparência e saúde do cão, seu caráter também é importante. Você não deve confiar, por exemplo, em um cachorro muito atraente, mas estúpido ou covarde.
Em geral, a principal condição para o sucesso da criação de representantes dessa raça é o estudo preliminar de uma grande quantidade de informações, a capacidade de buscar dados, verificar fontes confiáveis e ser crítico com elas. Ainda assim, deve-se mencionar que a criação de animais grandes e às vezes agressivos deve ser realizada por uma pessoa que tenha não apenas conhecimento suficiente, mas também experiência. Há relativamente pouco tempo, uma tragédia ocorreu na região de Moscou, quando foi o Dogo de Bordeaux que atacou e mordeu sua amante até a morte. Apesar de a mulher ser uma profissional que frequenta exposições internacionais e recebe prêmios, ainda assim aconteceu um terrível incidente.
Avaliações
Em relação ao Dogue de Bordeaux, seus proprietários costumam falar positivamente, comentários negativos são muito difíceis de encontrar. Uma das críticas diz que a cooperação com um criador de confiança permitiu escolher um cão leal e inteligente que adora comunicar-se com os donos e brincar, mas ao mesmo tempo se mostra perfeitamente em várias exposições. O mastim de três anos até faz amizade com o gato e dorme com ele. A amizade com outros animais de estimação, aliás, é bastante mencionada. Outra dona de casa diz que uma menina que mal completou um ano não só a ama, mas está sempre disposta a protegê-la de problemas. Entre as qualidades positivas da raça destacam-se a calma, a inteligência e a devoção.
Cuidar de um Mastim Francês é muito simples. Ele não come tanto quanto pode parecer, anda com calma e não corre em pássaros ou bicicletas, não late sem motivo e está perfeitamente localizado mesmo em um apartamento comum de uma pequena área. A principal desvantagem, segundo os proprietários, é a baba que o animal deixa em abundância. Alguns, porém, reclamam do alto custo dos próprios filhotes, do alto custo da comida e da muda. As caminhadas diárias não apresentam dificuldades particulares para os proprietários, uma vez que os mastins não necessitam de esforço físico excessivo. Alguns donos chegam a chamá-los de cães mais preguiçosos, capazes de dormir 24 horas por dia.
Os donos que moram em casas particulares, no verão, às vezes transferem o cachorro para a barraca e permitem que ele circule livremente pelo local como atividade, o que acaba sendo suficiente para o animal. No inverno, o Dogue Alemão é levado para dentro de casa e levado para uma caminhada pela manhã e à noite. No caso de animais de estimação mostrarem caráter e não obedecerem, é melhor entrar em contato com um adestrador.
Para informações sobre como treinar adequadamente o Dogue de Bordeaux, veja o próximo vídeo.