Cães

Cão à bolonhesa: características, caráter, escolha e cuidado

Cão à bolonhesa: características, caráter, escolha e cuidado
Contente
  1. Descrição
  2. Prós e contras da raça
  3. Traços de caráter
  4. Como escolher?
  5. Regras de conteúdo

Os cães são legitimamente considerados um dos tipos de animais de estimação mais exigidos, porque são essas criaturas fofas que agem como verdadeiros amigos do homem, companheiros leais e confiáveis ​​em qualquer situação da vida.

Recentemente, os cães de raças em miniatura tornaram-se especialmente populares. Não agradam a todos, no entanto, quem se apaixonou sinceramente por cães decorativos nunca poderá trocar a amizade com eles por outra coisa. O Bolognese (cachorro de colo italiano) é considerado um representante particularmente fofo entre muitos de seus outros irmãos. Considere algumas características dos cães de colo e as condições de detenção de que precisam.

Descrição

Bolonhês (ou cão de colo italiano) é um cão em miniatura que foi criado na Idade Média, na Itália. A província de Bolonha é considerada o berço do animal, que deu origem ao nome da raça.

O padrão oficial para as características básicas do bolonhês apareceu em 1995. Segundo seus critérios, trata-se de um cão de pequeno porte, mas atarracado. A altura média do animal na cernelha não chega a 30 centímetros, o peso varia de 4 a 7 quilos. O crânio é de forma oval, de tamanho médio. O focinho representa 40% do volume de todo o crânio. O nariz dos cães de colo é sempre preto, bastante grande.

Os olhos são colocados direitos, podem ser médios ou grandes. As orelhas são bastante rígidas na base, inseridas altas, longas e caídas. As mandíbulas dos bolonheses são bem desenvolvidas, os dentes de nascença são brancos, muito fortes. Esta raça tem uma mordedura em tesoura.

O corpo de um cão de colo italiano tem a forma de um quadrado. A área do peito é bastante larga e os quadris são ligeiramente arqueados.A cauda é sempre dobrada atrás das costas, as patas dianteiras são retas, estão bem conectadas ao corpo, ou seja, os ossos do úmero são bem desenvolvidos, assim como as almofadas, que permitem aos cães se moverem da forma mais confortável possível.

Deve-se notar que a lã dos representantes desta raça não é lisa, mas fofa e até encaracolada... É mais curto no rosto do que no resto do corpo, mas em todos os lugares é macio e muito agradável ao toque. Quanto à cor, então na maioria das vezes há cães de colo com lã branca, às vezes pode dar um tom um pouco amarelado. Além disso, a pelagem de uma raça semelhante de cachorro pode ter uma cor cinza. Como todos os cães de cor clara, os cães de colo têm caminhos marrons sob os olhos.

Exteriormente, o Bichon Frise é semelhante ao bolonhês. O cão em miniatura é tão macio e fofo. Mas acredita-se que se tratam de raças diferentes, apesar da forte semelhança.

Prós e contras da raça

As principais vantagens do lapdog incluem os seguintes recursos:

  1. O cão é muito pequeno em tamanho, mesmo nas suas características está escrito que é em miniatura. Conseqüentemente, a raça é ideal para morar em um apartamento de médio porte na cidade.
  2. Cachorros de bebê têm uma saúde realmente boa e uma boa imunidade. Se contraírem qualquer infecção inofensiva, o corpo rapidamente se livra da doença.
  3. Esses cães são fáceis de treinar. Eles têm um alto nível de inteligência, o que lhes permite entender os comandos humanos sem esforço. Os cachorrinhos têm um caráter gentil e amigável, o que atrai ainda mais as pessoas.
  4. Cachorros são extremamente apegados às pessoas. Eles certamente encontrarão uma linguagem comum com todos os membros da família. Esta raça gosta especialmente de crianças, então os pais não devem se preocupar.

Agora vamos dar uma olhada nas principais desvantagens que os proprietários desta raça percebem. Eles são insignificantes, mas para alguns podem ser importantes.

  1. A timidez é notada inicialmente ao se comunicar com futuros proprietários ou com estranhos. O cão pode até se defender, mas é só no início, até que o animal se acostume.
  2. Os cães de colo imediatamente sentem uma atitude hostil em relação a eles. O cão pode se ofender e até mesmo se vingar.
  3. Esta raça é extremamente difícil de tolerar a solidão. Portanto, pense bem antes de comprar um cãozinho de estimação, decida se você não pode ficar até tarde no trabalho e passar a maior parte do tempo com ele.
  4. O custo dos cães de colo é bastante alto em comparação com outras raças de cães.

Traços de caráter

Os representantes da raça à bolonhesa podem ser chamados de cães de companhia. Eles sempre se esforçam para estar mais próximos da pessoa, para se comunicar mais com todos os membros da família. Na sociedade, cães de colo geralmente se comportam com calma e até mesmo com inteligência. As raízes aristocráticas os ajudam nisso. Claro, a manifestação desse recurso depende da formação, à qual os proprietários devem prestar o máximo de atenção possível.

O cãozinho italiano precisa de atenção extra, caso contrário, parecerá desnecessário. Há casos em que um cão até caiu em depressão se ficou sozinho por muito tempo.

Se você é uma pessoa que não gosta de um estilo de vida ativo, o cachorrinho com certeza o ajudará a se tornar um. O bolonhês precisa sempre se divertir, correr, pular, levar brinquedos para o dono. Se você comparar esses cães com representantes de outras raças, por exemplo, com o Toy Terrier, o Pinscher Miniatura ou o Yorkshire Terrier, então eles não são tão brincalhões.

Freqüentemente, os proprietários percebem modéstia e timidez excessivas no caráter de seus cães de colo. Provavelmente, isso se deve à falta de socialização. Desde a primeira infância, um cão deve ser ensinado a se comunicar com os outros, mais frequentemente para trazê-lo “para dentro das pessoas” e apresentá-lo a outros animais. Somente neste caso o cão poderá viver uma vida plena e ativa.

Podemos dizer com segurança que bolinhos não vão dar conta do papel de um cão de guarda.

Isso fica claro tanto em termos de tamanho quanto de elegância excessiva desses cães.Também em seu caráter não há agressividade, o que é uma qualidade importante para um cão chamado a proteger. Os cachorrinhos percebem ruídos e gritos negativamente.

Como escolher?

Você pode comprar um cachorrinho de estimação em viveiros especializados nesta raça em particular. Sem dúvida, é importante prestar atenção ao comportamento do cão. Ela deve ser ativa, curiosa, disposta a brincar. Você pode verificar o apetite do cachorro: claro, deve ser bom.

A organização, juntamente com o filhote, deve fornecer a você um pedigree e um passaporte veterinário.

Como mencionado acima, o custo de um filhote é bastante alto. Um filhote de cachorro de classe média pode ser comprado por cerca de 30.000 rublos. Se falamos de representantes de exposições da raça, seu preço pode chegar a 70.000 rublos.

Regras de conteúdo

Desde os primeiros dias de vida numa nova casa, é importante habituar o cão a um local onde se possa fazer as suas necessidades. O cão não deve ser levado para passear até que todas as vacinações tenham sido concluídas. Para a bandeja, você precisa encontrar imediatamente um determinado local e é aconselhável não trocá-lo mais. Ele deve ter os lados baixos para que o filhote não tenha medo e facilmente pise neles.

Enquanto o animal for muito pequeno, depois de dormir e depois de comer deve ser trazido para a bandeja e segurado levemente para que não fuja e faça as coisas necessárias. A bandeja deve ser coberta com um pano absorvente. Depois de um tempo, o animal vai se acostumar com o lugar sozinho e vai poder fazer tudo sozinho. O principal é que ele sempre tem acesso à bandeja.

2 semanas após a última vacinação, você pode levar o cão para fora.

É importante levar em consideração que os cães de colo são bastante tímidos, portanto para passear é melhor escolher lugares onde praticamente não haja pessoas e onde o cão possa se sentir livre.

Nutrição

Claro, todos os cães gostam de comer. E cachorros de colo não são exceção. Porém, é com essa raça que você precisa ter cuidado e tentar não superalimentar. Também é melhor não dar comida à mesa, isso pode levar a distúrbios do trato digestivo do animal.

Para um desenvolvimento e maturação bem-sucedidos, os cachorros precisam de fósforo para entrar no corpo, essa substância tem um efeito benéfico no cérebro e no tônus ​​muscular. Durante os primeiros 5 meses, a alimentação do animal deve ser repetida 4 vezes, e na idade adulta - 2 vezes ao dia.

Se você deu preferência a alimentos, é importante considerar que as bolonheses são suscetíveis a alergias. Nesse sentido, é melhor escolher um alimento premium ou aquele que é chamado de hipoalergênico.

Se você optou por alimentar o seu cão com comida caseira, é importante prestar atenção a vários recursos. A carne representa cerca de metade da dieta de um cão. Isso pode ser carne magra ou frango. O trigo sarraceno, a aveia e o arroz gostam especialmente dos cereais à bolonhesa. Uma vez por semana, o cão precisa comer vegetais, para uma melhor assimilação, você pode tratá-los com água fervente.

Além disso, uma vez por semana, o animal precisa ser alimentado com ovos de codorna.

Higiene

Atenção especial deve ser dada aos procedimentos de higiene para manter o cão com aspecto limpo e atraente.

  • Cães de colo italianos são bastante longos e muito macios. Ela pode muitas vezes ficar emaranhada, então o cachorro ficará desarrumado. Todos os dias é necessário pentear o pêlo do cãozinho de estimação com um pente de metal com dentes arredondados. É importante proceder com cautela sem danificar a pelagem ou a pele do cão. Se de repente você se deparar com uma caneca, use um bálsamo especial e desembaraça-a.
  • Proprietários experientes aconselham cães de colo de banho duas vezes por mês. Para isso, o shampoo para raças de cães de pêlo comprido é adequado. É bom se contiver algum elemento para a prevenção de doenças de pele. Você também pode usar shampoo seco, mas não exagere.
  • Todos os dias você precisa limpar os olhos do cãozinho de estimação com guardanapos, porque uma pelagem longa o suficiente pode irritar as membranas mucosas.Você também deve verificar regularmente se há sujeira ou infecção nos ouvidos e limpá-los uma vez por semana.
  • A limpeza dos dentes costuma ser realizada uma vez por semana com pastas especiais. Ossos pequenos comprados na loja de animais também podem ser usados ​​para ajudar seu cão a escovar os dentes.
  • Precisa tomar cuidado com as garras e corte-os à medida que crescem novamente com um cortador de garra especial, agindo com muito cuidado.

Treinamento

Os cães de colo italianos têm grande inteligência, por isso o processo de criação geralmente ocorre sem dificuldades, o cão aceita o treinamento de habilidades básicas com alegria.

Os cachorrinhos memorizam facilmente os comandos do dono, porém, para o melhor resultado, são necessárias repetições frequentes do material aprendido. O dono deve falar com o animal em voz calma e amigável, e cada ação deve ser acompanhada de um saboroso incentivo. O forte impacto físico está fora de questão.

Se de repente o animal for culpado, como punição, você pode privá-lo de jogos por um tempo.

O Bolognese é um cão de companhia que não só não vai deixar você ficar entediado, mas também vai decorar a sua casa, pois é muito bonito. Resta encontrar contato e conquistar a confiança do animal.

Para as características da raça, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa