Bloodhounds: descrição, alimentação e cuidados
O Bloodhound é um grande cão de caça com uma história antiga que remonta a séculos. Ela é conhecida como uma excelente rastreadora, capaz de capturar os odores mais sutis, então esses cães sempre serviram às pessoas.
Com suas dobras e contornos "fluidos" do focinho, eles se parecem com Bassets, mas sua tez é completamente diferente - eles são mais altos e musculosos.
Vamos falar sobre as características desta raça, conhecida desde tempos imemoriais e até hoje procurada em todo o mundo.
História
Bloodhound tem outros nomes que soam muito majestosos: "royal hound", "St. Hubert's dog", "purebred hound" ou "blood hound". Obviamente, o nome desta raça originou-se do inglês “blood”, mas existe uma outra versão associando o nome da raça à sua capacidade de encontrar presas pelo cheiro de sangue. Foi ela quem herdou as características marcantes do antigo cão de caça, mas foi aprimorada por meio de um trabalho de seleção.
Todos os cães têm uma longa história, e as primeiras menções sobreviventes de cães semelhantes a sangues datam do século VII. A raça foi cruzada com outras o tempo todo, e na forma de hoje esses cães foram criados no século 13 na Bélgica. Os monges do mosteiro de St. Hubert os criaram para capturar caçadores que operavam nas florestas.
Na caça, suas habilidades eram usadas para capturar uma grande caça: lobo, veado, lince, que não está ao alcance de todos os cães de caça.
Foram os representantes desta raça que guardaram o palácio do rei inglês Henrique VIII.
Eles pegaram criminosos perigosos, o que prestou um grande serviço aos policiais. Entre eles está o lendário Nick Carter, que participou da captura de 600 infratores.
No século 18, os cães ajudaram os americanos a capturar escravos fugitivos. Foi difícil se esconder deles, porque graças ao seu instinto fenomenal, os animais os encontraram até mesmo a cem ou dois quilômetros de distância. Mas na Rússia sua popularidade não era tão alta.
Sabe-se que os Bloods foram guardados por Pedro I e Pedro II, então a raça foi esquecida, e somente no século passado eles voltaram a se interessar por ela e começaram a popularizá-la em nosso país. Hoje, cães de raça pura são encontrados em todo o mundo, embora esta raça não esteja entre as mais populares.
Edwin Bru é considerado o pai dos cães de caça modernos. O primeiro padrão da raça pertence a ele. O primeiro Bloodhound Club foi estabelecido em 1897.
Descrição da raça
A aparência característica do Sangue não permite que se confunda com ninguém. Considere as principais características do aparecimento desta raça.
Padrão
A altura na cernelha desses cães é bastante grande. Nos homens, esse indicador é de 68 cm, e nas mulheres - 62 cm (mais ou menos quatro centímetros). Os machos pesam na faixa de 46-54 kg, as mulheres 40-48 kg. A expectativa de vida da raça é 12 anos... Mas com muito cuidado, esse tempo pode aumentar.
A cabeça dos Bloods é quase quadrada, o que é claramente visível quando você vê o perfil do cão. As dobras das bochechas e da testa pendem fortemente para baixo, especialmente quando a cabeça está baixa, e nos homens essa característica é mais notável.
Os lábios dos cães são macios e bastante grandes, enquanto o inferior é menor. O nariz é grande, tem um lobo preto ou marrom para combinar com a cor dos lábios.
As mandíbulas de um cão geralmente têm uma mordedura em tesoura ou uma mordida reta. Os olhos variam em tons de castanho claro a castanho escuro. A vermelhidão das pálpebras é bastante aceitável, é fácil perceber devido às pálpebras caídas.
As orelhas são inseridas bem baixas, se você as sentir, parece que são aveludadas - elas têm uma superfície tão agradável. Graças ao pescoço forte, mas ao mesmo tempo suficientemente longo, os Bloodhounds farejam incansavelmente o chão, perseguindo a sua presa. A cauda desta raça é mantida reta na altura do dorso, ligeiramente dobrada.
É bom que a pele fique enrugada apenas na face do cão, não deve haver muitas dobras na região do corpo.
O andar do cão ao trote tem passo uniforme, os movimentos são flexíveis e leves, o cão não se cansa por muito tempo. As patas traseiras impulsionam bem, os passos são os mesmos para as patas dianteiras e traseiras. A pele deve ser bem flexível apenas na cabeça, no resto do corpo tem boa elasticidade, mas não desgasta tão facilmente. As dobras devem ser na testa e bochechas.
Mesmo que sejam muito grandes, não prejudicam os olhos do cão de forma alguma. O corpo do cão é coberto por uma pelagem dura e curta, devido à qual o cão tolera bem a mudança dos fenômenos atmosféricos.
Na parte de baixo da cauda, o pêlo aumenta um pouco e torna-se ainda mais resistente, e a cobertura mais macia fica no focinho e nas orelhas - aí a lã é a mais macia e mais agradável ao toque.
Cor
- Preto e vermelho - geralmente as áreas escuras do corpo desses cães estão localizadas na parte superior. Existe uma opção quando o preto está concentrado na região da coluna vertebral e o resto do corpo apresenta marcas de bronzeado.
- Marrom-vermelho - as zonas de cores são organizadas de acordo com o mesmo princípio do primeiro exemplo.
- Gengibre vermelho) - neste caso, é desejável que a tonalidade mude na direção do escurecimento e não vice-versa. Manchas coloridas são indistintamente localizadas, elementos claros são possíveis em locais escuros, manchas brancas são indesejáveis.
Como sabem, nem todos os cães estão autorizados a participar nas exposições, pois podem apresentar defeitos desqualificantes. Tudo depende do grau de sua gravidade - para alguns, esse desvio é insignificante, enquanto para outros se torna um motivo de desistência do evento.
O sabujo tem os seguintes defeitos:
- desvio dos padrões;
- caráter desequilibrado (medo ou agressividade);
- íris muito clara;
- má oclusão;
- nariz e lábios claros;
- cor do nariz que não combina com a cor;
- manchas brancas nos lugares errados, assim como manchas superdimensionadas dessa cor.
Vantagens e desvantagens
Vamos falar sobre as características dessa raça, que podem ser tanto positivas quanto negativas.
Faça sua pesquisa antes de decidir se esta raça é certa para você.
Prós.
- Simpatia. Ele adora a companhia do dono, apóia suas sugestões de brincadeiras, fica sempre feliz em se aquecer nas mãos de uma pessoa, de bom grado se deixa acariciar.
- Excelente aroma. Os caçadores valorizam isso acima de tudo, porque é difícil encontrar um assistente como um sangue. Como para todas as outras pessoas, eles podem ensinar truques ao cão para encontrar alguém da família ou amigos. Claro, há pouco uso prático para isso, mas parece muito engraçado. Por exemplo, você pode pedir ao cachorro para encontrar seu pai em um grande parque e ele imediatamente seguirá a trilha.
- Charme... A aparência fofa destes cães cativa e faz você se apaixonar à primeira vista. Os olhos de Blood são um pouco melancólicos, mas muito gentis. Eles são capazes de encantar qualquer pessoa.
- Facilidade de atendimento... Os cães são naturalmente saudáveis o suficiente para que não precisem ser muito "mimados". Normalmente, uma saúde excelente não os decepciona.
Minuses.
- Desejo pela caça... Os donos de cães de caça enfrentam isso. O sangue pode repentinamente se interessar por um cheiro e sair em busca de sua fonte. Você tem que mantê-lo principalmente na coleira.
- Credulidade. É quase impossível transformá-lo em guardas. A natureza desses cães não implica proteção, eles são confiáveis e gentis com todas as pessoas. Até o treinador acha difícil convencer o Sangue de que ele deve ficar em guarda com estranhos. Ele ainda se alegrará ao ver as pessoas e não poderá fazer mal a ninguém, se necessário.
- O peso. Devido ao seu grande tamanho (e o peso de um cão grande é comparável ao de uma menina esguia), um cão pode criar muitos problemas. Claro, isso se aplica a cães mal-educados que os donos não cuidaram. Sua força é suficiente para arrastar o dono pela coleira, ignorando suas objeções.
- Teimosia. Nisso, o caçador de Bloodhound se assemelha a seus "colegas", o dachshund e o beagle, embora no caso dele não seja tão óbvio. Criá-lo como um "bom menino" ou "menina" não é tão fácil, você precisa mostrar astúcia e perseverança. E a agressão não o ajudará, tudo o que se consegue com este método é perder a confiança do cão.
Traços de caráter
A gentileza do Bloodhound o torna um favorito não só dos adultos, mas também das crianças. Ele se diverte na companhia de toda a família e não tem ciúme dos outros cães, se eles estiverem em casa.
Um convidado ou vizinho pode muito bem coçar sua orelha - o cachorro ficará feliz.
É impossível esconder nada deste cão, já que o cheiro o levará ao objeto de desejo, não importa o quão longe você retire o necessário.
Os donos de uma casa particular contemplam constantemente fossos e canteiros, pois o cão está sempre à procura de algo. Teremos que tentar explicar a ele onde você não pode cavar.
Se você adora esportes, o cão terá todo o prazer em apoiar seus bons esforços. Blood fica feliz em ir correr com o proprietário, enquanto você pode colocar patins, ele correrá de bom grado com você.
Os cães desta raça adoram grandes companhias de outras pessoas e cães. Por esse motivo, em famílias grandes, um cão de raça pura se sente o mais confortável possível. A razão está no caráter - esses cães de caça estão acostumados a viver em matilhas e se comunicam constantemente entre si e com as pessoas. Se você puder manter vários indivíduos, todos serão felizes. No entanto, outras raças geralmente não causam protestos do Sangue.
Dificuldades em manter um cão desta raça podem surgir apenas por causa de sua vociferação.
Os vizinhos não ficarão encantados com o barulho de trombetas que é característico de um cão de caça.
Para que esses momentos aconteçam o mais raramente possível, livre o hábito de latir do cão desde a infância. E mesmo neste caso, não há garantia de que ele será totalmente corrigido. O cão pode começar a latir novamente em uma situação estressante.
A propósito, devido aos latidos dos cães de caça, que são reconhecidos como fracos pelos guardas, capaz de assustar uma pessoa com más intenções.
Sua casca tem um timbre baixo com rouquidão e pode soar bastante intimidante.
Curiosamente, o Sangue não pode ser chamado de cão fiel de um proprietário.
Os cães podem se sair bem sob os comandos do instrutor que é contratado para ensiná-los. Pelo mesmo motivo, esta raça encontra bom contato com o policial que a contratou. O processo de se acostumar com uma nova pessoa não leva muito tempo para o cão.
O desejo de fazer o trabalho para o qual se destinam exerce forte influência sobre o cão, que felizmente começa a trabalhar.
Bloodhound não é muito adequado para a vida em uma cidade grande, com um dono sempre ocupado e com falta de contato com a natureza.
É muito importante para ele farejar, procurar e desvendar vestígios o tempo todo. O melhor de tudo é que os representantes desta raça se sentem vivendo fora da cidade. Há mais espaço para jogos, e seus latidos não incomodam os vizinhos que vivem através da parede.
O espaço é especialmente importante para os filhotes, pois eles precisam de espaço suficiente para correr, brincar e se desenvolver fisicamente.
O que alimentar?
Esta raça tem um apetite muito bom, como muitos cães de caça, são propensos à gula, mas vale lembrar das restrições - a quantidade de alimento consumido não deve ultrapassar 20% do seu peso corporal.
A comida deve satisfazer as necessidades do cão de todas as vitaminas e minerais. Uma dieta especialmente balanceada é importante para os filhotes, porque o que eles comem em uma idade jovem determinará sua saúde na idade adulta. Como todos os cães, Bloodhounds gostam muito de carne.
É melhor dar variedades com baixo teor de gordura, como carne, coelho ou frango, escaldando os filés com água fervente. Peixes e ovos também são perfeitamente aceitáveis e úteis na mesa do seu amigo de quatro patas.
Tal como acontece com outras raças, os especialistas recomendam alimentos premium para cães de caça. Contêm todas as substâncias necessárias e não requerem suplementação vitamínica adicional, bem como um planejamento alimentar claro de sua parte.
Você pode comprar várias guloseimas saudáveis na forma de ossos especiais na loja de animais.
Além dos produtos acima é extremamente importante alimentar seu animal de estimação com laticínios e cereais, incluindo aveia, arroz, cevada pérola, etc.
É um menu que pode preencher as necessidades do animal por proteínas, gorduras e carboidratos.
Vegetais e até frutas também são necessários para o funcionamento normal do corpo do seu animal de estimação. Sabendo da onívora dos sabujos, vale a pena tentar enriquecer sua dieta com alimentos vegetais, com certeza ele vai gostar de algo na gama de frutas que você oferece.
Com esse amor pela comida, você pode motivar seu animal a fazer bem os comandos. Por uma delicadeza, ele está pronto para muito, até mesmo para pisar na garganta de seu orgulho e se tornar um estudante diligente.
Em geral, a astúcia e flexibilidade de uma pessoa no treinamento desses cães é um ponto bastante importante, então, por causa de uma questão tão importante, você pode recorrer a truques.
Como cuidar?
Manter um cão desta raça não é tão difícil. A lã precisa ser penteada com uma escova especial apenas uma vez por semana - na mesma hora você vai massagear o cão, para que ele não resista ao procedimento, e durante a muda deverá ser feito diariamente.
É necessário lavar o cachorro apenas se houver contaminação, geralmente já fica ótimo e não cheira.
Não vale a pena secar o pelo com um secador de cabelo, seque bem com uma toalha felpuda. Assim, seu casaco de pele vai brilhar e encantar você com sua aparência saudável e bem cuidada.
As orelhas são uma característica distintiva do Sangue. Claro, eles servem como decoração, "destaque", mas ao mesmo tempo, muitas vezes se acumula poeira sobre eles. Para evitar que fiquem sujos, limpe-os com um pano úmido várias vezes ao mês. Isso dará ao cão uma aparência mais bem cuidada e servirá como prevenção de possíveis doenças do ouvido.
Os olhos expressivos do Bloodhound são seu ponto fraco, portanto, precisam de cuidados cuidadosos. As pálpebras têm um formato especial que contribui para o acúmulo de sujeira, pois o pó entra facilmente nessas dobras. Isso está repleto de desenvolvimento de inflamação e até conjuntivite. Se você notar sujeira ou vermelhidão excessiva ao examinar seu cão, limpe-a com folhas de chá fortes.
Se surgirem problemas mais sérios, como curvatura das pálpebras ou supuração, não retarde a visita ao veterinário.
Se o seu animal de estimação não anda com frequência na natureza, mas principalmente em um pátio de asfalto, então suas garras não irão triturar o suficiente. Nesse caso, o próprio proprietário precisa apará-los. Você pode encontrar facilmente acessórios para cortar unhas na loja de animais.
Esses cães enérgicos e alegres requerem atividade física. Se você não brincar com ele, ele pode encontrar algo para fazer que você não gosta de jeito nenhum.
Faça jogos ao ar livre com ele e, para torná-los mais interessantes, compre brinquedos na loja de animais. Pode ser um puxão, "prato", bola ou outras aquisições valiosas.
Com a idade, os cães desta raça podem ter problemas com o sistema músculo-esquelético, e na maioria das vezes a causa desta doença específica é o peso excessivo dos glutões de cauda.
É difícil para um cão carregá-lo e, com um estilo de vida insuficientemente ativo e alimentação excessiva, corre o risco de obesidade. A prevenção de qualquer doença é uma dieta balanceada, que enriquece o corpo do cão com vitaminas e minerais essenciais, evita que ganhe quilos extras, mas permite um aumento de energia.
Especialmente importante controlar a nutrição do cachorro, porque, ao fazer isso, você estará lançando o alicerce para a saúde dele por muitos anos. Para conselhos práticos e detalhados sobre como alimentar seu amigo de quatro patas, consulte o seu veterinário - ele irá oferecer-lhe uma dieta saudável todos os dias.
Freqüentemente, esses cães estão babando ativamente.
Esse processo é inevitável devido à estrutura do rosto e do corpo dos sabujos. Se você não quiser limpá-los do rosto do cão, e esta característica da raça o incomoda, então não comece um cão assim.
Para um dono bom e amoroso, esse problema é facilmente resolvido. Tenha lenços umedecidos para limpar o rosto do cachorro, e então esse fenômeno não será um problema.
Educação e treinamento
É possível criar um cão harmoniosamente desenvolvido a partir de um filhote apenas em um caso: você tem que ter paciência e dedicar tempo suficiente ao processo de aprendizagem. Conforme observado, a força física aplicada a esses caçadores orgulhosos e obstinados não traz resultados positivos.
Aparentemente, o Bloodhound sente sua origem nobre e, portanto, não tem pressa em servir ao dono.
Alguns donos destes cães são mesmo da opinião de que estes cães não podem ser encomendados - devem ser solicitados.
Cabe a você decidir quais táticas escolher ao lidar com esses cães, mas ainda será útil se familiarizar com os conselhos dos especialistas.
- Não gaste mais de 15 minutos praticando comandos, pois isso cansará o cão.
- A cada vez, termine a lição em um momento positivo, quando o cão obedeceu a um comando e recebeu uma recompensa na forma de uma guloseima. Isso reforçará seu reflexo positivo.
- Se a vida do seu sangue é entediante e monótona, você não o leva para parques ou outros lugares movimentados, não brinque com ele, então danos aos móveis da casa são inevitáveis. Procure organizar atividades de lazer que vão encher sua vida de impressões. Os brinquedos não são tão caros e você sempre pode fazer com que ele "encontre coisas".
Época de acasalamento
Durante o estro, o cão precisa de supervisão especial. Se os filhotes não fizerem parte de seus planos, mantenha-os na coleira enquanto caminha.
Durante o período de um surto de hormônios, o cão torna-se incontrolável e pode simplesmente fugir do dono, mesmo que normalmente sempre tenha sido obediente e obediente aos comandos.
Se a fêmea mora na área local, durante este período, mantenha-a em um aviário fechado.
Os dias de maior sucesso para um encontro romântico são 11-15.
Apesar da prontidão do cão em encontrar o macho na primeira bateria, não é recomendável fazer isso - é melhor esperar até os dois anos de idade.
Quanto aos machos, o acasalamento precoce não é menos prejudicial para eles. Portanto, é improvável que um casal tenha uma boa descendência e eles próprios podem prejudicar a saúde tanto do sistema reprodutivo quanto de todo o organismo. Antes da hora X, os cães precisam ser bem passeados, mas não devem ser alimentados.
Para começar, eles precisam ser levados para um território neutro, onde possam se conhecer e brincar, e após tal "prelúdio" o casal deve ser levado ao cachorro.
Se eles tentarem iniciar o processo já durante o conhecimento, não devem ser incomodados.
Preços para cachorros
Acontece historicamente que esta raça não é muito popular em nosso país, então conseguir um filhote pode ser problemático. Você pode comprar um bebê para a alma sem a perspectiva de exibi-lo por 30-40 mil rublos. Um cão de classe de raça que tem permissão para competir e procriar custará cerca de duas vezes mais. No entanto, esses filhotes não terão uma classificação alta o suficiente para vencer.
Os cães com mais títulos, que descendem de campeões, custarão cerca de 100 mil rublos.
Bloodhounds são caçadores natos e isso não pode ser tirado deles.
Um cão de raça pura não só agrega prestígio ao dono, como também precisa de alimentação de alta qualidade e de um regime adequado com exercícios e brincadeiras regulares.
E no caso desta raça, ele sempre vai procurar alguma coisa e enfiar o nariz curioso em todos os seus negócios. Se você está pronto para comprar este cão inteligente e gentil, mas orgulhoso, entre em contato com criadores especializados. Seu novo membro da família certamente conquistará todos os membros da família e se tornará um verdadeiro amigo para eles.
Um filme sobre a raça Bloodhound pode ser visto abaixo.