Cães

Basenji: descrição da raça, regras de manutenção e educação

Basenji: descrição da raça, regras de manutenção e educação
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição da raça
  3. Traços de caráter
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Vida útil
  6. Como escolher um cachorrinho?
  7. Manutenção e cuidados
  8. Críticas do proprietário

Basenji é um cão especial. Um animal gracioso e gracioso pode se tornar um companheiro alegre e amigo dedicado. A singularidade da raça reside na incapacidade de latir, o que, combinado com uma aparência espetacular e caráter amigável, torna os animais de estimação desejáveis ​​para os criadores de cães.

A raça pode ser chamada de rara, os filhotes Basenji são bastante caros. Portanto, antes de fazer uma escolha a favor de tal animal de estimação, vale a pena considerar todos os prós e contras. Você aprenderá sobre os traços de caráter e as nuances de afastar um cão incomum deste artigo.

História de origem

A raça é muito antiga. Surpreendentemente, por milhares de anos isso não mudou nada. De acordo com as escavações, esses cães viviam no antigo Egito. Isso é evidenciado pelos desenhos e estatuetas encontrados representando esses animais. Também se sabe que múmias muito semelhantes aos modernos animais de estimação dos cães foram encontradas na tumba de Tutancâmon.

mas A África ainda é considerada o berço de um cão único... Foi de lá que os animais foram transportados para o Egito. Os nativos usavam animais para caça. Acredita-se que o silêncio do Basenji está intimamente relacionado ao seu uso anterior.

Os egípcios tratavam os cães com respeito. Eles acreditavam que os animais são capazes de proteger os humanos das forças do mal.

Após o declínio da antiga civilização egípcia, animais de estimação silenciosos permaneceram em demanda.

Eles eram apreciados por sua inteligência, coragem, dedicação e valiosas qualidades de caça.

O resto do mundo aprendeu sobre os cães maravilhosos nos anos 90 do século XIX. Primeiro foram trazidos para a Inglaterra, depois para a América. A popularidade da raça aumentou rapidamente.Na década de 40 do século XX, os animais já participavam ativamente de mostras de prestígio, estrelando filmes. Eles foram tomados como animais de estimação por pessoas que ocupavam uma posição elevada na sociedade. Entre eles estavam membros da realeza (princesa de Mônaco e outros).

A raça chegou à Rússia em 1997. Todos os animais trazidos eram de alta classe. Seus descendentes de hoje não são inferiores em características aos indivíduos de prestigiosos berçários estrangeiros. Porém, apesar disso, o número de representantes da raça em nosso país ainda é pequeno.

O principal valor dos cães silenciosos é que eles foram criados pela própria natureza.

Aparência elegante, perspicácia, caráter peculiar - tudo isso é o resultado da seleção natural. Até a devoção ao homem se originou em Basenji sem a intervenção dos criadores. Portanto, os proprietários estão especialmente interessados ​​em vigiar o animal, para encontrar uma linguagem comum com ele.

Os nomes da raça no dia a dia são diferentes. Congo Terrier, bush, africano, cachorro egípcio - essas não são todas as opções. Para muitos, a raça ancestral ainda parece misteriosa.

No entanto, a popularidade de animais de estimação incomuns está crescendo gradualmente, cada vez mais criadores de cães os conhecem e permanecem cativados por seu charme.

Descrição da raça

Basenji são pequenos cães graciosos. No entanto, apesar de sua graciosidade, eles têm uma constituição atlética e pernas fortes.

Sinais externos distintos incluem rugas divertidas na testa, que aparecem com interesse ou excitação, e uma cauda enrolada em um donut.

O crescimento dos meninos na cernelha chega a 43 cm, as meninas chegam a 40 cm e o peso de um animal adulto varia de 9,5 a 11 kg. Vamos considerar outras características da raça de acordo com o padrão.

  • Cabeça. O crânio é ligeiramente achatado e de tamanho médio. O focinho é alongado e afilado em direção ao nariz. As rugas podem ser vistas na testa (são especialmente pronunciadas na fase de filhote). As orelhas são pequenas, em forma de V e eretas. Na cabeça, são bastante altos, ligeiramente inclinados para a frente. O nariz é preto. Os olhos são lindos, castanhos escuros, amendoados. O look é inteligente, expressivo.
  • Quadro. O corpo é harmonioso, bem equilibrado. O pescoço é de comprimento médio, proporciona boa visibilidade e uma postura régia. As costas são retas. A barriga é esgalgada. A cauda é pequena, inserida alta, se curva em um anel e repousa sobre o dorso.
  • Extremidades. As pernas são longas, musculosas, retas, proporcionam rapidez e facilidade de movimentos, excelente coordenação motora. As patas são equipadas com almofadas grossas e garras curtas.

O pêlo dos animais é muito curto, macio e brilhante. Ele se ajusta perfeitamente ao corpo. Esses cães não têm subpêlo, então eles congelam no clima da faixa do meio.

Já a uma temperatura de +5 graus Celsius, o animal precisa ser isolado com roupas.

Quanto à cor, existem várias opções aceitáveis. Os mais comuns são pretos, castanhos ou vermelhos com manchas brancas. As patas, o tórax, o pescoço e a cauda são geralmente brancos como a neve nesses casos. E também tem um tricolor. As tricolores podem ser pretas, vermelhas (marrons) e brancas. Raros, mas muito bonitos são os cães tigrados. Nesse caso, a tonalidade vermelha é complementada por listras pretas.

É importante notar que os especialistas distinguem 2 subespécies de Basenji, com tamanhos diferentes. A variedade plana é representada por indivíduos maiores com lã de cor clara. Floresta - cães curtos (abaixo de 40 cm) de tons mais escuros.

Por que é chamado de "homem silencioso"?

Como já foi mencionado, esses cães únicos não sabem latir. No entanto, suas cordas vocais funcionam. Os animais às vezes rosnam e fazem vários sons interessantes, que lembram cantar, suspirar ou bufar.

Uma bela lenda relaciona-se com os cães que não latem. Segundo ela, nos tempos antigos, uma matilha de cães selvagens ouviu acidentalmente o segredo de uma das tribos dos nativos.

Para preservá-la, os animais juraram ficar em silêncio para sempre.

Traços de caráter

Basenji é muito ativo e temperamental. Eles são caçadores por natureza. Apesar de hoje os representantes desta raça serem mantidos como companheiros, é impossível ignorar a necessidade dos animais realizarem uma grande quantidade de energia.

Para a saúde de um animal de estimação, é importante passear com regularidade e por muito tempo, para se envolver em atividades e jogos interessantes.

Animais de estimação silenciosos são bem-humorados. Eles são afetuosos, leais. Os cães podem ser indiferentes a estranhos, mas amam seus donos.

A raça é adequada para famílias com crianças.

Eles tratarão todas as pessoas da casa com ternura. Porém, deve-se ter em mente que o animal tem um caráter, portanto, não desejará desempenhar a função de um brinquedo vivo. Mas ele pode se tornar um amigo fiel.

Com outros cães, os indivíduos que não mordem também encontram facilmente uma linguagem comum. Em condições naturais, esses animais vivem em bandos, por isso são muito sociais. Mas o animal de estimação irá considerar animais menores (gatos, hamsters, furões e assim por diante) como "presas". É extremamente difícil mudar essa situação. Basenji é inteligente, tem uma boa memória.

Eles são fáceis de treinar, mas são muito obstinados ao mesmo tempo.

Vivendo na selva, os cães se tornaram muito independentes. Apesar do amor e do respeito pelo dono, às vezes eles podem não obedecer se não gostarem de alguma coisa. Além disso, se você deixar o cachorro sem vigilância por muito tempo, ele pode começar a ser travesso, se divertindo.

A curiosidade e a inquietação podem colocar um animal de estimação em uma situação desagradável. Ele pode escapar, deixando-o fora da coleira enquanto caminha. Por exemplo, ele pode ser levado por um cheiro interessante, um carro que passa ou um gato passando. Neste último caso, o “caçador” começará a perseguição, ignorando o chamado do dono e quaisquer outras circunstâncias.

Portanto, é importante ficar de olho no seu amigo de quatro patas, especialmente se você estiver caminhando em um lugar desconhecido.

Os especialistas dizem que todo cão sem latir também pode ter traços de personalidade. Mas com cada um deles, você pode estabelecer uma forte conexão emocional.

O principal é tratar o seu pet com amor e respeito, mostrar paciência e compreensão.

Vantagens e desvantagens

A incapacidade do Basenji de latir é definitivamente uma vantagem para os criadores de cães que vivem em edifícios de vários andares. Mas, por outro lado, essa qualidade não permite que o cão se torne um verdadeiro guarda. Claro, os animais têm ótimos instintos. Quando estranhos aparecem, eles se levantam e fazem um estrondo de descontentamento. Mas não será capaz de assustar ninguém.

A obstinação é outra desvantagem dos animais de estimação silenciosos.

Sem controle firme, os animais são agressores.

E também esta característica às vezes se manifesta em desobediência e recusa em obedecer a comandos. Por causa disso, alguns criadores se referem a Basenji como "cães-gatos".

A dificuldade de caminhar é outro problema.

  • Sem roupa, o cão só pode sair na estação quente.
  • É necessário um monitoramento constante. Mantenha seu animal de estimação na coleira perto da estrada e em áreas movimentadas. Nesse caso, as caminhadas devem ser longas e ativas (pelo menos 1-1,5 horas, duas vezes ao dia).

Esses cães precisam de estresse físico e mental diário. Eles precisam correr, jogos divertidos.

Se você não permitir que animais de quatro patas joguem fora toda a sua energia durante uma caminhada, eles começarão a causar transtornos para os donos em casa.

Outro ponto importante é o mau hábito natural dos cães de pegar algo na rua e comê-lo. Se você não monitorar o comportamento do animal, pode prejudicar sua saúde.

Em casa, o criador de cães também enfrentará dificuldades na criação. A inteligência não impede os cães de tentarem sentar-se mais confortáveis ​​e mais altos. Se você é contra o cachorro deitado no sofá, e ainda mais na cama, terá de ser paciente para incutir certas regras de comportamento em seu amigo de quatro patas.

Basenji não gosta de água.

Conseqüentemente, fazer com que um cão faça tratamentos com água é muito difícil. No entanto, os animais são muito limpos.Eles apoiam a higiene lavando seus rostos como gatos. Além disso, os cães africanos não cheiram, o que também pode ser acrescentado à lista dos seus méritos.

Então, essa raça é muito peculiar, não vai agradar a todos.

Porém, se você é um criador de cães experiente, uma pessoa ativa, com uma visão positiva da vida e um caráter forte, esse animal de estimação pode se tornar um verdadeiro amigo e companheiro para você, capaz de elevar seu ânimo a qualquer momento.

Vida útil

Em média, os representantes desta raça vivem até 12-15 anos.

Os animais raramente ficam doentes, mas ainda assim podem ocorrer problemas.

Portanto, o dono do cão deve monitorar cuidadosamente sua saúde e, se necessário, tomar medidas e consultar um médico.

Considere uma lista de doenças que afetam mais comumente esses cães.

  • Patologia renal. Os primeiros sinais: sede intensa, micção frequente. Se iniciada, a doença pode levar à perda maciça de peso, perda de massa muscular e desidratação completa. Como resultado, o animal corre risco de morte. O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível. A doença é de natureza genética. Geralmente aparece quando o cão atinge os 5-7 anos de idade.
  • Hipotireoidismo Sinais da doença: excesso de peso, diminuição da temperatura corporal, deterioração do estado da pelagem e da pele, inchaço.
  • Problemas de visão hereditários (geralmente visto em adultos).
  • Indigestão, envenenamento. Para minimizar tais incidentes, é importante fornecer ao cão uma alimentação balanceada de qualidade e certificar-se de que ele não apanha nada na rua. É aconselhável comprar permanganato de potássio, uma solução de óxido de magnésia, apomorfina, sal de Glauber para um armário de remédios caseiros. Claro, é necessário descobrir com antecedência em que casos e como esses medicamentos devem ser usados.

    Também é importante que seu animal seja vacinado de acordo com o cronograma estabelecido. Recomenda-se periodicamente a realização de tratamento anti-helmíntico.

    Como escolher um cachorrinho?

    É melhor comprar um filhote dessa raça rara e cara em um canil.

    As tentativas de economizar dinheiro e comprar um animal de suas mãos podem ser desastrosas para você.

    Na melhor das hipóteses, o cão pode não ser de raça pura. Na pior das hipóteses, você pode ser vendido um cachorro doente. Em canis, no entanto, eles dão a garantia de que você terá um cão de raça pura saudável.

    Os filhotes estão prontos para mudar para uma nova casa após atingirem 1,5 meses de idade. No entanto, é melhor escolher entre bebês de 2 meses.

    Se você for oferecido para comprar cachorros com 1 mês de idade, isso deve alertá-lo.

    Criadores profissionais não fazem isso.

    Ao escolher um filhote, você deve prestar atenção à sua aparência. A mordida deve estar correta. Não deve haver secreção nos ouvidos e olhos. A boca deve ser rosada. O nariz deve ser preto, os olhos claros, com um brilho saudável nos olhos.

    Dê preferência a um bebê ativo, não muito magro ou com sobrepeso.

    Se o filhote estiver letárgico ou desajeitado, isso indica problemas de saúde. Observe o comportamento dos mais pequenos. Preste atenção ao relacionamento deles um com o outro. Tente identificar o cachorrinho mais amigável.

    Esse cão se tornará um amigo afetuoso e leal no futuro. Se possível, olhe para os pais dos filhotes. Eles devem ser bem tratados e educados. Se os cães são agressivos e inadequados, é possível que as mesmas características possam aparecer no futuro em seus filhos.

    Esteja ciente de que você deve receber todos os documentos importantes.

    Este é um passaporte veterinário, um cartão de cachorro. O passaporte deve conter informações sobre o exame do animal de estimação para displasia.

    Não tenha medo de fazer perguntas adicionais. É importante saber como foi o parto e como nasceu o cachorro que você escolheu.

    Pergunte como seu corpo reagiu às primeiras vacinações, se foi realizado tratamento anti-helmíntico. Criadores profissionais fornecem todas as informações e conselhos sobre os cuidados futuros com seus cães.

    Se você é um criador de cães experiente, pode obter um filhote adolescente. No entanto, deve ser entendido que neste caso você terá que fazer muito mais esforço para educar seu animal de estimação e estabelecer contato com ele. Melhor levar um cão calmo e dócil. Em adultos, já é possível determinar o temperamento e o caráter predominante.

    Os preços de Basenji são bastante altos. Além disso, variam consoante a classe, o exterior do cachorro, as conquistas dos pais, o prestígio do canil.

    • Indivíduos da classe de animais de estimação são os mais baratos. Esse cachorro pode custar cerca de 15.000 rublos ou mais. Ele crescerá são, mas alguns desvios não o permitirão participar de exposições. E também você não pode usar tal cão para reprodução. Mas se você só precisa de um amigo de quatro patas, essa opção pode ser considerada.
    • A classe de raça é mais cara. Esses animais são estimados em 25.000 rublos. Eles também não são adequados para exposições, mas as deficiências do exterior desses indivíduos são invisíveis à primeira vista. Somente um profissional poderá determinar o que exatamente o animal de estimação não atende ao padrão. Para a produção de crias com pedigree, os animais desta categoria são bastante adequados.
    • A aula de espetáculo é a mais cara. O custo mínimo desse filhote é de 30.000 rublos. São animais de estimação com pedigree impecável. Ao crescer, tornam-se campeões de exposições de prestígio. Sua prole também será muito cara.

    Manutenção e cuidados

    O Basenji pode ser mantido tanto em um apartamento na cidade quanto em uma casa de campo. Cuidar do animal é simples.

    O pêlo curto não precisa ser cortado e escovado constantemente

    Apenas na infância, o pelo do animal deve ser penteado periodicamente para remover os pelos mortos.

    Basenji lava seus rostos quase como gatos. Portanto, eles sempre parecem limpos e bem tratados. Você não precisa se preocupar com a limpeza de tapetes e móveis estofados.

    Como já mencionado, Esses cães têm medo de água, por isso devem ser banhados apenas quando necessário. Talvez essa atitude em relação aos procedimentos da água esteja intimamente relacionada à memória genética dos animais. Todos conhecem o perigo de nadar nas águas da África, onde se encontram os crocodilos, e foi aí que se formou a raça. A origem africana também determina a termofilicidade dos cães.

    Eles não gostam do frio. Portanto, o local de dormir deve ser localizado longe de correntes de ar.

    Quanto a caminhar, você não pode prescindir de um guarda-roupa de cachorro pequeno.

    Exames regulares de olhos e ouvidos são procedimentos de higiene obrigatórios. Para eliminar secreções e sujeira, use cotonetes (para os olhos) e cotonetes (para as orelhas).

    As garras dos representantes desta raça não são longas, mas de vez em quando devem ser cortadas ou afiadas com uma lima especial. O procedimento é realizado 1-2 vezes por mês.

    Já foi dito sobre a ingestão regular de medicamentos anti-helmínticos. E você também deve verificar o pêlo do animal para ver se há carrapatos e outras pragas na estação quente. Uma boa solução seria usar uma coleira especial que protege contra carrapatos e pulgas.

      E, claro, caminhadas ativas e jogos ao ar livre são pré-requisitos para o desenvolvimento harmonioso e a manutenção da boa forma física do animal.

      Alimentando

      A dieta Basenji deve receber atenção especial.

      A carne magra (por exemplo, vitela) deve se tornar seu principal componente.

      Seu cachorro é dado cru. Os ossos podem ser dados ao seu animal de estimação uma vez por semana, não com mais frequência. Em pequenas quantidades, miudezas e peixes devem ser incluídos no cardápio. Cereais fervidos (arroz, aveia, trigo sarraceno) sem sal são úteis. Você também pode dar ao cachorro kefir e ovos de codorna. Quando se trata de vegetais, a cenoura ralada é o melhor complemento para sua dieta.

      É permitido alimentar os animais com ração profissional seca.

      Claro, esses produtos devem ser apenas super premium. O animal deve sempre ter acesso a água potável. Portanto, encha a tigela com ele em tempo hábil para que o animal possa beber a qualquer momento.

      Cuidado com o peso do seu cachorro.

      Você não pode superalimentá-lo, já que representantes dessa raça são propensos à obesidade.

      Além disso, é proibido alimentar o animal com doces, alimentos defumados e condimentados.

      Educação e treinamento

      Em primeiro lugar, é preciso ensinar o animal a se comportar com dignidade em casa. Basenji sobe facilmente a qualquer altura. Portanto, deixe imediatamente claro para o filhote que você não pode subir na cama se for contra ele. Além disso, não alimente seu animal de estimação em sua mesa. Qualquer que seja a expressão fofa no rosto de um cachorro tentando implorar por algo saboroso, não desista.

      Treine-o para comer em um lugar específico de sua tigela.

      Caso contrário, o animal de estimação arrastará descaradamente comida para fora da mesa.

      Não ignore o cachorro. O hooliganismo doméstico, do qual essas criaturas fofas são freqüentemente acusadas, geralmente ocorre exatamente porque o animal está entediado.

      Treinar cães africanos não é fácil. Eles estão relutantes em executar comandos. Mas a questão não é estupidez. A raça é considerada bastante inteligente. Acontece que esses animais são muito autossuficientes. Eles acreditam que sabem melhor quando se levantar, quando se sentar, onde caminhar e, em geral, como se comportar. No entanto, algum sucesso ainda pode ser alcançado.

      Gritar e punir não vai ajudar. Paciência e astúcia devem ser mostradas aqui.

      Por exemplo, ao aprender o comando "Venha para mim!" uma guia de roleta irá ajudá-lo. Não tire o animal da coleira, apenas afrouxe a fita métrica. Espere o animal percorrer uma longa distância e prenda o comprimento da guia. O cão sentirá desconforto e parará de se mover. Ao ouvir o comando, ele se virará e caminhará em sua direção.

      Isso o ajudará a dominar o chamado, limitando a liberdade de escolha do cão sem pressão física. Ao mesmo tempo, você mostrará ao seu animal quem é o responsável. Ao mesmo tempo, não se esqueça de encorajar seu amigo de quatro patas com palavras e mimos carinhosos. Isso deixará claro para ele que, pelas ações realizadas corretamente, ele receberá algum benefício para si mesmo.

      Para reduzir a vontade de seu cão sair correndo para dar uma caminhada, diga a ele que ele também pode estar interessado em ficar perto de você.

      Divirta-a com jogos, não fique entediado.

      Além de recompensas justas, o exercício regular é importante. A prática de habilidades deve ser realizada constantemente, mudando as condições e circunstâncias.

      Se o cachorro ainda fugiu, mas depois voltou, em nenhum caso não o repreenda. Além disso, o castigo físico é inaceitável. O animal não vai entender que você está insatisfeito com a fuga dele. Ele pode pensar que você está gritando porque ele voltou. Nesse caso, da próxima vez, o cão pode simplesmente não voltar.

      Se o cachorro estiver no seu caminho, não o contorne nem pise. O africano deve entender que aqui você manda e abrir caminho para você.

      É assim que a autoridade é formada. Criadores experientes fornecem outra dica valiosa. Para que o Basenji permita que você tire dele o que ele tenta constantemente comer na rua, você precisa acostumá-lo a isso desde a infância. Desde cedo, abra a boca do filhote periodicamente e pegue a comida dele. Suprima firmemente a indignação. Isso tornará sua vida mais fácil quando o cão crescer.

      É melhor passear com o cachorro silencioso em uma área especial espaçosa, longe de estradas e lugares movimentados. Aqui, a criatura inquieta será capaz de se divertir bastante até espirrar o excesso de energia.

      Roupas e acessórios

      Depois de comprar um cão incomum, você deve ir imediatamente à loja para comprar os acessórios necessários para passear. Em primeiro lugar, esta é uma coleira e uma guia.

      Os especialistas recomendam escolher uma coleira de couro chamada arenque.

      Ele se expande na garganta e se estreita nas costas. Isso reduz a pressão no pescoço e minimiza o risco de lesões. Em tal coleira, o animal não vai sufocar, mesmo se puxar a guia com força.

      Já na guia, é melhor dar preferência à fita métrica.

      O comprimento ideal do produto é de pelo menos 3 metros. Isso dará liberdade de movimento ao animal de estimação. É importante notar que os modelos de correia são mais duráveis ​​do que os modelos de corda.

      Você pode substituir a coleira por um arnês. O design permite transferir pressão para o corpo do animal. Tecidos espessos ajustáveis ​​são preferidos. Lembre-se de que a munição não deve atrapalhar a movimentação do cão e causar-lhe transtornos.

      Se você não deseja tirar o lixo do animal todas as vezes, pode sair da situação de uma maneira diferente.

      Compre um focinho para o seu animal de estimação.

      Por exemplo, um modelo de plástico seria uma boa escolha. Algumas pessoas preferem opções de metal com forro de couro. Em qualquer caso, o produto deve ser maior que a cara do cão. Graças a isso, o africano não sentirá desconforto e poderá abrir levemente a boca se desejar.

      Focinhos de tecido estreitos seguram a boca do animal com força. Eles geralmente são usados ​​para viagens em transporte público. Esta opção não é adequada para passear, uma vez que o cão não deve ficar com o focinho por mais de 30 minutos.

      Para proteção contra vento e baixas temperaturas na baixa temporada, o dono do Basenji pode comprar um cobertor. É uma capa traseira com uma parte interna macia que mantém seu animal de estimação aquecido. Em dias de chuva, é aconselhável usar capa de chuva (roupa de tecido que não deixa passar a umidade). Pode ser feito tanto na forma de manta como na forma de macacão.

      Macacões com isolamento térmico são essenciais para caminhadas de inverno.

      Cobre todo o corpo do cão, incluindo barriga, pernas, pescoço. Normalmente, essas roupas têm duas camadas. O externo é feito de um tecido de membrana que não permite a passagem de umidade. A camada interna é geralmente um velo quente e macio.

      Para evitar que o cão morra de frio nas patas, ele precisa de sapatos especiais.

      Também protege as almofadas de reagentes que costumam ser borrifados nas ruas no inverno. A parte interna dos sapatos é enfeitada com pele ou lã. Externo - feito de material resistente ao desgaste.

      Se os invernos em sua região forem rigorosos, você também pode isolar o cão com um chapéu. Alguns modelos são complementados por babador ou laço (tal produto cobre não só a cabeça, mas também o pescoço do cão). A última opção será útil se o macacão quente não tiver gola.

      Críticas do proprietário

      Com base nas opiniões dos proprietários, Basenji é uma raça difícil. Cães rebeldes e excessivamente independentes dão a seus donos muitos problemas no treinamento e na educação.

      Pode ser especialmente difícil para criadores de cães novatos.

      No entanto, praticamente não há comentários negativos.

      O fato é que as qualidades positivas de um animal de estimação se sobrepõem à sua inquietação e ao vandalismo mesquinho... Um rostinho encantador com expressões faciais únicas não deixa ninguém indiferente. Os cães são afetuosos, leais, brincalhões. É interessante observá-los, é agradável estar com eles. Para os donos que amam seu milagre africano com todas as suas falhas, o cão retribui.

      Você pode ver sobre os cães Basenji no vídeo abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa