Cães bovinos australianos: história da raça, temperamento e regras de cuidado
Os cães pastor australianos, como muitas outras raças, foram criados artificialmente. Apesar do fato de as fazendas agora estarem equipadas com mais equipamentos, os cães chaleira não perderam sua popularidade (eles foram originalmente obtidos para conduzir animais), eles ainda são amados. Eles se tornaram amigos bons e leais.
Origem
Os cães pastor australianos (ou curandeiros) e os cães pastores australianos de cauda curta têm origens intimamente relacionadas. Eles se originaram no século 19 a partir de dingos e collies domesticados. Podemos dizer que este é o resultado bem-sucedido de uma experiência ousada de Thomas Hall, de New South Wales. Ele cruzou esses animais em sua fazenda e usou a prole resultante para suas necessidades. Os fazendeiros australianos precisavam de ajudantes fortes e resistentes para proteger e conduzir seus rebanhos por longas distâncias.
No entanto, até 1870, os curandeiros eram propriedade exclusiva das fazendas de Hall. Depois que o proprietário faleceu, todas as suas propriedades, incluindo a terra e os seres vivos que as habitavam, foram determinadas para leilão.
Os cães pastor foram melhorados ao longo de muitos anos de cruzamento com outras raças, entre as quais estavam principalmente Kelly e Dálmatas. Os resultados resultaram na formação de duas raças modernas. Eles eram curandeiros australianos (pastores) e pastores australianos de cauda curta.
Até o final da Segunda Guerra Mundial, os representantes dessas raças não saíram de sua terra natal. Foi só quando os soldados voltaram para a América e Canadá que os cães-chaleira foram parar em outros países, onde foram apreciados. Pastores fortes e robustos se tornaram ajudantes dos fazendeiros americanos.No final da década de 1980, os primeiros representantes dessas raças foram trazidos para a Grã-Bretanha e de lá para outros países europeus.
Esses cães apareceram na Rússia em 2004, quando uma fêmea polonesa foi trazida. Então, 7 anos depois, eles tiveram sua primeira descendência. E também em 2011, representantes da raça foram trazidos da Austrália para a Rússia.
Descrição da raça
O Australian Cattle Dog é um animal forte, robusto e resistente. Embora à primeira vista ela pareça estranha, mas depois de conhecê-la de perto, a curandeira acaba sendo hábil e ágil. Um dos sinais que indicam ser de raça pura é a predominância do comprimento do animal sobre sua altura (proporção 10: 9). O Australian Shepherd Dog pode ser chamado de compacto. A altura de tal animal geralmente não excede 50 centímetros na cernelha (nos machos), nas fêmeas - até 45–48 cm. Um peso corporal adequado para eles é de 15–23 quilogramas.
Existem duas opções para tingir a pelagem de um Kettle Dog, embora os filhotes geralmente nasçam brancos (como os dálmatas ou com manchas brancas).
- Azul claro, azul ou azul claro com salpicos. Pode ser uma lã de cor sólida ou manchas (manchas, marcas). Eles podem ser distribuídos uniformemente por todo o corpo ou em certas partes do corpo (cabeça, membros, garganta, parte externa da coxa). As marcas são de cores variadas: preto, amarelo-marrom, mostarda, azul (mais claro que o resto da cor), marrom.
- Vermelho ou vermelho com salpicos... A cor é uniforme, podendo haver manchas de vermelho, vermelho, tons de vermelho escuro na cabeça. Manchas no torso também podem estar presentes, mas são indesejáveis e podem reduzir o custo do filhote.
Importante! Podem nascer cachorros com manchas brancas. Criadores de cães experientes, pela presença de marcas, sua cor e localização, podem assumir possíveis doenças para um determinado animal.
O mais recente padrão para o pastor australiano e o cão de cauda curta foi adotado em 2012. Quaisquer alterações que não estejam incluídas nele são consideradas inválidas. Esses animais não podem participar de competições internacionais ou nacionais. De acordo com este padrão, o gado australiano e os cães de cauda curta são descritos da seguinte forma:
- objetivos e finalidade: para a proteção e pastejo de animais (em particular, gado), por se tratar de cães pastores;
- silhueta: os curandeiros são harmoniosos, pequenos em tamanho e proporcionais em constituição;
- a proporção entre o comprimento e a altura do animal na cernelha é de 10: 9;
- parte cranial da cabeça: crânio largo, o tamanho da cabeça é proporcional ao corpo, parte frontal ligeiramente convexa, achatada à medida que se aproxima do focinho;
- face: maçãs do rosto musculosas, nariz preto, lábios geralmente secos e tensos;
- focinho: poderoso, largo, de comprimento médio;
- dentes e mordida: normalmente tesoura; 42 dentes fortes e fortes, graças aos quais o cão pode morder grandes animais nas patas, por exemplo, uma vaca, daí o nome da raça curandeira, que se traduz por calcanhar;
- as orelhas estão afastadas, o ajuste é amplo, ligeiramente menor que a média; têm topo pontiagudo e alargam-se para a base;
- olhos e olhar: os olhos são de tamanho médio, têm uma postura média, o estado de alerta e a inteligência são perceptíveis no olhar;
- a parte cervical é de comprimento médio, musculosa, sem barbelas;
- Corpo: garupa longa, peito profundo médio-largo, dorso poderoso, linha superior reta, lombo forte e largo;
- cauda: geralmente não cortada, em repouso é mais freqüentemente abaixada, tem uma inserção baixa;
- pés anteriores: retos, paralelos entre si; os dedos são curtos e terminam em almofadas duras, as patas são um tanto arredondadas, os antebraços são fortes, as omoplatas são obliquamente inseridas e fortes;
- Patas: bem separadas, fortes, fortes, musculosas; as articulações do jarrete e do joelho são bem anguladas, as coxas são longas e largas.
A pelagem é geralmente lisa, com subpêlo espesso e curto. O cabelo protetor é à prova d'água, espesso, bem ajustado, reto e grosso. Na área do rosto e na superfície frontal dos membros, o cabelo é geralmente mais curto do que no resto do animal. O padrão para um cão bovino é considerado o comprimento da pelagem corporal de 2,5 a 4 cm. Uma mudança neste valor para qualquer um dos lados é um casamento e um motivo para excluir o animal da competição e do registro da raça.
Vantagens e desvantagens
Esta raça, como qualquer outra, tem seus lados positivos e negativos. O primeiro inclui o seguinte:
- devoção;
- resistência;
- personagem alegre;
- alegria;
- se dão bem com as crianças e as ama;
- mente elevada;
- facilidade;
- uma tendência para aprender.
Importante! Em alguns países, os cães chaleira são usados como psicólogos e psicoterapeutas.
Os seguintes são considerados pontos negativos:
- algum desequilíbrio de caráter;
- o hábito dos animais de morder;
- a necessidade de morar em uma casa grande, as condições do apartamento não lhe convêm bem, o que também pode afetar o comportamento do animal;
- alguns também incluem o custo de tal amigo como uma desvantagem, já que o preço mínimo de um cachorrinho é de cerca de 25 mil rublos, embora os fãs estejam dispostos a desembolsar essas quantias.
Importante! Os traços de caráter dependem muito da educação e do ambiente do cão.
Do lado negativo, devem ser mencionadas as doenças características desta raça. Entre eles, os seguintes são dignos de nota:
- displasia das articulações (mais frequentemente nas articulações do quadril);
- cegueira progressiva e atrofia retiniana;
- surdez é um defeito congênito herdado de dálmatas, mais frequentemente visto em filhotes com manchas brancas ou brancas ao nascer;
- diminuição da acuidade auditiva em uma ou ambas as orelhas;
- má oclusão;
- uma diminuição no número de dentes (alguns dentes estão simplesmente ausentes ou expressos na forma de primórdios, é considerado padrão se a diminuição do número não ultrapassar 3 dentes em 42).
Traços de caráter
A manifestação de agressão irracional e covardia é considerada um defeito. Por natureza, os cachorros têm o equilíbrio ideal de proteção e outros instintos, devoção, lealdade. Para o seu dono e família é um excelente amigo e cão de trabalho, guarda de quintas e animais ou em casa. Os curandeiros tratam estranhos e estranhos com cautela e desconfiança. Isso também é expresso em relação a humanos e animais.
No entanto, os cães-chaleira se prestam bem ao treinamento e à educação. Eles são obedientes e muitas vezes positivos, alegres, amam as crianças e se dão bem com elas. Mas antes de deixá-los sem vigilância com bebês, você precisa ter certeza de ter ensinado seu cão a não morder assim. Estes cães são perfeitos para pessoas ativas e atléticas.
Condições para manter
Os cães de pastoreio originalmente australianos foram criados para viver e trabalhar em condições abertas. Portanto, pequenos quartos e apartamentos fechados são pouco adequados para a vida dos curandeiros, o melhor de tudo - casas com um terreno. Se o cachorro mora em um apartamento, o dono deve estar preparado para o fato de que traços de caráter negativos logo aparecerão. O animal torna-se excessivamente agressivo ou letárgico, o comportamento torna-se instável e o humor costuma piorar, podendo recusar-se a comer. E também o cão chaleira pode tentar escapar, embora seja indesejável usar uma corrente e um aviário fechado.
Importante! As condições ideais seriam uma casa com um grande lote e terrenos ou sem eles. Recomenda-se dar um passeio fora do território de origem, pelo menos, 1 a 2 vezes por semana.
O que alimentar?
Como os cães selvagens (por exemplo, dingos) deixaram uma grande marca no pedigree desta raça, você deve evitar alimentos que não foram incluídos na dieta de seus ancestrais. Isso ocorre porque há uma escassez genética de enzimas para esse alimento. O ideal é a presença de mingau de leite e carne crua magra no cardápio, enquanto esta última deve representar cerca de 50%. O predomínio de alimentos com carboidratos de fácil digestão pode levar a doenças pancreáticas ou ao desenvolvimento de neoplasias malignas do trato digestivo.
Importante! Filhotes de dois meses recebem queijo cottage baixo teor de gordura com kefir e ovos. Em seguida, vegetais picados (repolho, cenoura, beterraba, abobrinha), carne crua e peixe são incluídos na alimentação.
A lista de produtos proibidos inclui o seguinte:
- especiarias e temperos;
- Pimenta;
- cebola;
- açúcar;
- alho;
- cogumelos;
- fermento;
- pão;
- produtos de farinha;
- batata;
- frutas cítricas;
- defumado;
- ketchup;
- carne de porco;
- Sêmolas de trigo.
Importante! Você não pode dar ao cachorro ração da mesa do dono. Você precisa cozinhar separadamente todos os dias.
Como cuidar?
Se o Australian Shepherd Dog mora em uma casa particular, ele precisa fazer um canil aberto separado, embora seja indesejável usar a corrente. Se o animal mora em um apartamento, a duração das caminhadas aumenta para 3-4 horas por dia, enquanto durante uma caminhada, o cão deve correr, pular, brincar ativamente - atividade física adequada é necessária. A sua falta leva a manifestações de agressividade e ao aparecimento de excesso de peso, o que significa um risco acrescido de doenças. Pelo menos uma vez por ano, você precisa ser examinado por um veterinário.
Os representantes desta raça não precisam de corte de cabelo. Ou seja, pode ser realizado a pedido do proprietário ou em alguns casos. Em épocas normais do ano, escove a pelagem 1-2 vezes por semana com uma escova de cerdas grossas. Durante a muda, o procedimento é realizado todos os dias. É necessário dar banho no cão em alguns casos, pois a pelagem fica suja, usando um xampu suave para cães.
Se observada a atividade física necessária, não há necessidade de tosquiar as unhas regularmente. Eles trabalham por conta própria. Recomenda-se aparar a garra rudimentar uma vez por mês. Se as almofadas das patas racharem, elas precisam ser lavadas e lubrificadas com um creme cicatrizante. Uma vez por semana, você deve examinar os olhos e, se necessário, enxaguar com uma decocção de camomila. E também com essa regularidade, você precisa escovar os dentes com uma pasta especial para cachorro e uma escova macia.
Deve ser lembrado que um cão não é um brinquedo, mas um ser vivo, pelo qual o dono é responsável, por isso, antes de arranjar um animal de estimação, deve pensar bem.
No próximo vídeo você encontrará fatos interessantes sobre a raça Australian Shepherd Dog.