Adaptação de um filhote de cachorro e um cão adulto em uma nova casa
Animais de estimação para proprietários amorosos tornam-se membros da família de pleno direito. Mas na hora de conhecer um novo lar, filhotes e cães adultos podem ter alguns problemas. Afinal, uma mudança de cenário leva tempo para se adaptar e o proprietário deve estar atento a isso. E para ajudar o animal a se estabelecer em um novo lugar, leia os conselhos e recomendações de especialistas no assunto.
Quanto tempo o cachorro vai se acostumar?
Os cães se comportam de maneira diferente após se mudarem para um novo local de residência. Aqui, como uma pessoa, tudo é muito individual. Um papel importante no processo de adaptação a condições desconhecidas é desempenhado pela idade do animal e as peculiaridades de seu sistema nervoso. E também o habitat e ambiente em que o cão vivia antes de se mudar para sua casa é de grande importância.
Os filhotes, que ainda têm muito pouca experiência de vida e possuem curiosidade, costumam se acostumar com um novo lar rapidamente. Mas isso não significa de forma alguma que você não precise adaptar o filhote. De qualquer forma, nos primeiros dias, o novo dono deve estar perto de seu animal de estimação para que logo ele se acalme e não sinta ansiedade por causa da solidão. Claro, o bebê vai ansiar por seu ambiente familiar, cheiros familiares e mãe. Portanto, você deve brincar e conversar afetuosamente com o cachorro.
Do contrário, abandonado inteiramente a si mesmo, o cachorrinho será forçado a se ocupar com alguma coisa.
E, nesta fase, podem se formar hábitos muito indesejáveis: estragar móveis, roer chinelos e outros objetos.
Tentando ligar para a mãe, os filhotes costumam organizar "shows" de horas, choramingando e uivando alto. Claro, isso não diverte o bebê, mas é apenas um indicador de seu estado de ansiedade inquieta. Além disso, em um prédio de apartamentos, é improvável que agrade a muitos vizinhos.
Se você está levando um cão já adulto para dentro de casa, deve estar preparado para o fato de que o processo de adaptação pode ser atrasado. Um cão maduro, e ainda mais idoso, já formou hábitos para um determinado ambiente. A saudade do dono anterior e de casa pode afetar muito seu estado psicológico.
São frequentes os casos em que, sob stress devido à mudança de residência e dono, os cães recusam comida e se comportam apaticamente durante muito tempo.
Mas, como no caso do cachorrinho, tudo pode ser consertado. Você pode precisar de um pouco mais de tempo e paciência. A vantagem será que o cão já foi treinado nas regras de comportamento do apartamento e não lhe dará problemas com travessuras desnecessárias.
Freqüentemente, um cão adulto é levado para a casa vindo da rua. Esta é uma ação muito nobre e gentil. Os cães de rua, via de regra, são muito extrovertidos, pois estão acostumados a se alimentar de pessoas. Além disso, as duras condições de vida nas ruas conferem a esses animais engenhosidade e um caráter bastante calmo.
Uma vez em boas condições e bem alimentados, tornam-se amigos muito leais de seu mestre.
Via de regra, os cães vadios se adaptam bem e rapidamente às novas condições, pois na rua muitas vezes precisam mudar de habitat e se acostumar com as pessoas e o ambiente ao seu redor.
Separadamente, vale a pena falar de cães e cachorros, que, devido a quaisquer circunstâncias negativas, apresentam transtornos mentais e comportamentais. Estamos falando de indivíduos tímidos, ansiosos, agressivos ou mesmo selvagens. Talvez essas sejam as opções mais difíceis de adaptação em um apartamento. O processo pode demorar muito e você terá que trabalhar para restaurar um estado neuropsíquico estável de seu animal de estimação.
Esses cães são propensos a fugas, pois é difícil se acostumar com as novas condições e não os associam com sua casa por muito tempo. Nesses casos, além das medidas recomendadas para adaptação do cão em casa, que serão discutidas posteriormente neste artigo, vale a pena considerar a opção de buscar ajuda de especialistas: cinologistas ou consultores de psicologia canina.
É muito difícil falar sobre o momento específico da adaptação completa de um filhote ou de um cão adulto a um novo local de residência.
Nas melhores condições, pode levar de 3 a 5 dias para se acostumar.
Regras básicas de adaptação
Então, um novo membro da família apareceu em sua casa. Como você pode ajudá-lo a se acostumar rapidamente com isso? Uma condição importante para a adaptação mais fácil e rápida do cão é a sua presença ao lado dele. Você não deve deixar o animal sozinho em um apartamento vazio em uma situação estressante para ele. Portanto, certifique-se de tirar algumas férias com alguns dias de antecedência.
Apresentando outros habitantes da casa
Vale lembrar que o novo pet deverá interagir não só com você, mas também com todos os moradores da sua casa. Claro, é aconselhável coordenar a aparência do cão com todos os membros de sua família. Afinal, uma atitude hostil de seus parentes oprimirá enormemente o animal.
Para ajudar seus entes queridos a estarem prontos para adotar um novo membro da família, tente apresentá-los ao seu cachorro ou cachorro com antecedência. E também regularizar todos os momentos do cotidiano para que o bichinho cause o mínimo de constrangimento e transtorno à família.
O mais difícil é fazer amizade com outros animais. Eles podem ter ciúme ou uma luta séria por território e comida.
Avalie o caráter de seus animais de estimação, porque você sabe o que esperar deles. Conheça o cão apenas sob sua supervisão pessoal. Não deixe seu cão sozinho com seus animais de estimação nos primeiros dias.
Freqüentemente, o ciúme dos animais de estimação causa uma clara negligência em favor de um iniciante. Portanto, tente não mudar a atitude usual em relação aos animais de estimação.Acaricie-os e brinque com eles como antes.
Para evitar agressões alimentares, alimente o novo cão em local separado dos demais animais nas primeiras semanas.
Na maioria dos casos, as crianças realmente amam os animais. Muitas crianças pedem aos pais que comprem um cachorro. Portanto, as crianças geralmente ficam felizes apenas com o novo animal de estimação.
No entanto, muitas vezes as crianças pequenas ainda não sabem como tratar os irmãos mais novos de maneira adequada. A criança pode não calcular sua força, abraçando suavemente uma bola fofa, e causar dor tangível ao animal. E por suposto querer brincar com o cachorro agora, a criança pode ser muito intrusiva, cansando-a ou até mesmo assustando.
Nesse caso, sob estresse, os filhotes amontoam-se sob os móveis ou em outros locais recônditos, com medo de mostrar o nariz dali antes da chegada do dono adulto.
Se não havia animais em sua casa antes, não deixe de contar a seu filho sobre os cães. Explique claramente que este não é um brinquedo, mas uma criatura viva que também pode ter medo, sentir dor e grosseria.
Peça a seu filho que não fique zangado com o cachorro nem o ofenda se ele fizer algo errado.
Observe como seu filho se comporta com os animais de seus amigos ou parentes. Assim, você poderá avaliar como a criança está preparada para interagir com os animais de estimação em sua casa.
Ajudamos a inspecionar a habitação
Depois de trazer o cachorro para sua nova casa, espere algumas horas. para se sentir confortável por conta própria.
- Em um novo ambiente, os animais se comportam de maneira diferente. Alguns se movimentam ativamente pelo apartamento, farejando móveis, pisos e objetos. Outros mostram rigidez e parecem não se interessar por novas condições. No primeiro caso, não pare o animal, deixe-o saciar a sua curiosidade, experimente novos cheiros e inspecione a situação. No segundo caso, não seja persistente, não arraste o cachorro pelo apartamento à força.
- Mostre ao seu animal de estimação o seu lugar. Deve ser equipado com antecedência. Coloque ali brinquedos familiares ou roupas de cama velhas pela primeira vez. Sentindo cheiros familiares, o animal vai associar este recanto à calma e segurança.
- No apartamento, reserve um lugar onde ficará uma tigela de água. A alimentação também deve ocorrer ali. Mostre este local ao animal nas primeiras horas de sua estadia na casa. No início, os cachorros pequenos podem não se lembrar onde está a água. Portanto, periodicamente atraia-os para as tigelas você mesmo com a ajuda de guloseimas.
- À noite, deixe pelo menos luz fraca no quarto onde o filhote mora. Isso o ajudará a lidar com a situação, caso precise se mover pelo apartamento.
- Filhotes pequenos devem ter um banheiro. Deve ser um canto sossegado e isolado, onde o cão possa cuidar de seus negócios com calma. Provavelmente, o filhote não será capaz de entender imediatamente o propósito deste lugar. Portanto, você precisará monitorar seu comportamento ao longo do dia e transferi-lo para uma bandeja ou fralda assim que perceber sinais de que está pronto para fazer as suas necessidades. Assim, você poderá ensinar seu bebê a ir ao banheiro não em qualquer lugar, mas estritamente em um local designado.
Jogos e paternidade
Para evitar que seu animal de estimação fique entediado e se desenvolva, forneça brinquedos a ele. Certifique-se de que são feitos de materiais seguros. Atributos para jogos são necessários não apenas para filhotes, mas também para cães adultos. Se possível, peça alguns brinquedos de animais favoritos de sua residência anterior.
Brincar com seu cachorro vai ajudá-lo a se relacionar mais rapidamente e ganhar a confiança dele. Para fazer isso, você pode comprar ou fazer suas próprias cordas de constrição, bolas em uma corda.
Exercite a máxima paciência no processo de educação. Abstenha-se de gritos, de movimentos assustadores repentinos e, mais ainda, do uso de força física.
Trate seu filhote com incentivos positivos, como elogios ou guloseimas, por fazer a coisa certa.
Se o seu cão fizer algo errado, diga “não”, “ugh” ou “não” com voz firme e, em seguida, volte sua atenção para outras atividades.
Possíveis problemas
Tendo começado a se acostumar com o ambiente do apartamento, o cachorro tentará interagir com os objetos ao redor. Portanto, vale a pena retirar algumas coisas de utensílios domésticos em áreas inacessíveis a ele.
- Não deixe documentos e papéis importantes sobre as mesas. Na melhor das hipóteses, você os encontrará no chão em completa desordem. Mas, provavelmente, o cão os experimentará no dente.
- Qualquer sapato é muito atraente para cachorros e cães adultos. Com o tempo, o animal irá se acostumar com ela e deixará de se interessar por ela. Mas, a princípio, chinelos, botas, sapatos e botas devem ser guardados em armários ou armários fechados.
- Objetos frágeis, como vasos, taças de vinho, estatuetas e similares, também devem ser removidos, pois correm o risco de cair no chão e perder sua integridade para sempre.
- Para a segurança do seu cão, mantenha todos os fios energizados fora do alcance. Muitos acidentes com animais se devem ao fato de cães receberem choques elétricos enquanto tentavam mastigar a fiação.
Como deve ser a primeira noite do filhote na nova casa, veja abaixo.