Snowboard

Tudo sobre snowboards

Tudo sobre snowboards
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Outras características
  6. Principais fabricantes
  7. Componentes
  8. Como escolher o caminho certo?
  9. Nuances de reparo e manutenção

Saber tudo sobre snowboards, como escolher uma prancha e o que ela é, em geral, significa expandir significativamente suas capacidades esportivas. A seleção de suportes de parede e para-choques não deve ser menos cuidadosa do que a seleção de modelos femininos e outros para o estilo livre e outros esportes. Atenção também deve ser dada ao reparo de tais equipamentos.

O que é isso?

Traduzido literalmente, o termo snowboard significa "snowboard"; seria mais inteligente traduzi-lo como "snowboard". Esta descrição mostra exaustivamente a aparência de tal equipamento esportivo. Downhill de colinas cobertas de neve é ​​a principal ocupação do snowboard. Ao contrário de um esquiador, este atleta não anda em superfícies planas. Um snowboard típico consiste em:

  • peças deslizando na neve;
  • bases (geralmente chamadas de baralho);
  • orla, para cuja execução se utiliza o metal (a função da orla é a coordenação do movimento da prancha de snowboard através de um conjunto especial de técnicas).

Mas o papel de tal item não se limita aos esportes simples. Literalmente, tornou-se um grande avanço nas atividades ao ar livre de inverno. O esquiador, rigidamente amarrado aos elevadores, começou a parecer muito menos radical em comparação com o snowboarder que caminhava por toda parte a pé e patinava calmamente mesmo fora das pistas. Extremos avançados costumam andar na "prancha de neve". No entanto, todos podem comprá-lo e não é difícil aprender a usá-lo.

Levará relativamente pouco tempo para entrar em contato com um instrutor experiente. O snowboard pode ser muito divertido. A construção está dividida em várias camadas.

A velocidade de descida é determinada não só pela habilidade, mas também pelos materiais usados.

História

O snowboard é um equipamento esportivo relativamente novo. Seu protótipo inicial, o snerfer, foi projetado pela primeira vez por Sherman Poppen em 1965. Na verdade, o snerfer era apenas esquis colados. Já em 1966, tornou-se tão popular que foi possível iniciar a produção. Cada vez mais snarers estavam sendo usados, este tipo de equipamento tem sido constantemente aprimorado por vários fabricantes.

Acredita-se que as primeiras pranchas de snowboard no sentido moderno surgiram no início dos anos 1970. Sua produção industrial foi iniciada por Winterstick em 1972. Em 1976, uma dupla de skatistas britânicos propôs um design próprio, muito mais curto do que as pranchas de snowboard a que estamos acostumados hoje. O rápido desenvolvimento deste projétil (e os esportes que o utilizam) continuou depois disso. Assim, já em 1983, foi realizado o primeiro campeonato mundial de half-pipe. A Copa do Mundo de snowboarders é realizada em 1985 e, antes disso, em 1984, foi criada uma associação internacional.

No entanto, os primeiros designs de snowboard foram mal tratados. Seu uso foi complicado pelo alto risco de acidentes. Apenas uma pequena fração dos resorts permitia o uso dessas conchas. Somente o aprimoramento dos próprios produtos e o desenvolvimento de técnicas de direção eficazes pelos atletas possibilitaram a solução desse problema. Na década de 1990, quase todas as principais estações de esqui começaram a oferecer pistas de snowboard isoladas.

Em 1998, os snowboarders entraram pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno. No entanto, o aumento quantitativo em seu número se inverteu ligeiramente em meados dos anos 2000, devido ao pouco tempo com neve no inverno e um aumento no interesse no esqui clássico.

É verdade que o snowboard ainda mantém milhões de fãs leais. Seus modelos estão se tornando cada vez mais diversos, e esse ponto deve receber atenção especial.

Visualizações

Geometria

Existem vários tipos de pranchas de snowboard em termos de geometria. Ponta dupla, ou ponta dupla, é encontrada entre as conchas para qualquer estilo de viagem. No entanto, eles são usados ​​principalmente para o estilo livre. Essas pranchas são simétricas, com o nariz e a cauda do mesmo formato. Nesse equipamento, você pode executar com calma e habilidade quaisquer truques, mudar de superfície e direção do movimento.

Os snowboards internacionais são chamados de direcionais. Este produto assimétrico é ideal para freeriding. Você só pode se mover em uma direção. O nariz e a cauda da prancha podem ter propriedades mecânicas diferentes. Na proa, a prancha de snowboard é dobrada de maneira especialmente forte, o que evita que fique presa na neve fofa.

Existem também projetos birirecionais, eles também são gêmeos direcionais. Acredita-se que esta seja uma opção universal de pleno direito. Geometricamente, ao longo do contorno, repete o clássico tipo gêmeo. No entanto, as montagens são deslocadas em relação ao meio. A rigidez das pontas pode variar; Como resultado, o snowboard não se enterra na neve e controla a velocidade de forma otimizada.

Outros parâmetros importantes são:

  • grupo de crescimento;
  • largura;
  • raios de perfil lateral (mas eles são mais interessantes para atletas profissionais, não para iniciantes).

Por nomeação

Freeride, ou All-Mountain, é especialmente popular. Quase todos os atletas ficarão satisfeitos com esse tipo de snowboard. Você pode pedalar tanto em resorts regulares de inverno quanto fora das trilhas bem equipadas. Esse equipamento é prontamente adquirido por iniciantes que provavelmente não gostarão de uma seleção longa e tediosa. Os modelos Freestyle são usados ​​por atletas mais experientes.

Este tipo de snowboard é adequado para passeios em parques e trampolins. Eles geralmente são mais curtos do que os outros, o que permite um gerenciamento mais fácil. É importante ressaltar que o estilo livre não é adequado para descidas rápidas.

A tábua de entalhar é longa, estreita e tem maior rigidez. É utilizado principalmente por profissionais de alto nível que sabem exatamente como agir.

Dimensões (editar)

O tamanho total das pranchas de snowboard afeta diretamente sua capacidade de manobra. Com o comprimento certo, os pilotos podem coordenar facilmente seus movimentos. Sem essa condição, é impossível realizar manobras complexas e bonitas na encosta. O ritmo da descida também depende do comprimento. Uma prancha de snowboard muito longa significa um consumo excessivo de energia.

Seguir isso já é uma espécie de arte. O mini-snowboard às vezes falha e fica preso em uma rotina. Essas armadilhas podem causar quedas e, às vezes, até ferimentos. Na maioria das vezes, os snowboarders escolhem sua ferramenta principal individualmente, embora haja recomendações com a seleção para a altura e peso corporal do atleta. Os snowboards de até 25 cm são considerados estreitos e, com largura de 25 a 26 cm, pertencem aos grupos médio e padrão.

Outras características

Deflexão

A deflexão clássica é Camber. Também é conhecido como deflexão positiva. Esta solução permite excelente manobrabilidade e velocidade em declives. O "clássico" é especialmente bom em superfícies compactadas ou totalmente rodadas por atletas. Essas conchas também são recomendadas para os patinadores na técnica de jibbing.

A deflexão do balancim ou deflexão reversa ou deflexão reversa é uma solução inovadora. Sua demanda só aumentou nos últimos anos. Este tipo de snowboard tem um efeito de “prancha invertida”. Para pilotos inexperientes, eles podem ser mais adequados do que o modelo clássico. Se os atletas avançados se tornarem Rocker, eles ainda podem alcançar resultados excelentes.

Raio de corte lateral

O raio de um círculo imaginário é conhecido por este nome. Deve ser adotado de forma que seja ao longo de seu contorno que a lateral da prancha seja cortada com sucesso. A fenda deve ir estritamente do dedo do pé à cauda ao longo de todo o comprimento.

Com um raio pequeno, será possível entrar com segurança em curvas fechadas - o estoque de manobrabilidade é definitivamente suficiente. Com um aumento neste raio, é mais fácil andar em velocidade, mas você terá que virar em uma parte significativa do espaço.

Rigidez

Aceitar uma casca dura para atletas novatos não faz muito sentido. Em uma prancha de snowboard macia, você pode aprender a ficar em pé e se equilibrar. Depois de ganhar alguma experiência, vale a pena mudar para placas de dureza média. A rigidez longitudinal afeta principalmente o comportamento da estrutura durante a aceleração. A rigidez torcional é usada para avaliar a aderência no gelo e na neve forte.

Principais fabricantes

  • Os snowboards BF se destacam entre as empresas produtoras de snowboards universais. Esta é uma marca chinesa muito decente, que possui um preço relativamente acessível. Do ponto de vista da excelência tecnológica, não há queixas. Esses produtos são adequados para iniciantes que desejam obter uma estrutura versátil confiável sem gastar muito dinheiro.
  • Os produtos da marca Arbor são populares entre os jovens snowboarders. Os produtos desta marca distinguem-se pelo seu design original. A Arbor está no mercado desde 1995 e inicialmente focada em abandonar a aparência padrão. Toda a linha da empresa é adequada para detalhes técnicos complexos.

Também vale a pena adicionar nomes bonitos e cativantes de modelos.

  • Burton também aparece merecidamente na classificação dos melhores. Esta empresa está na origem do equipamento de snowboard. Tem operado com sucesso desde 1977. Mesmo campeões olímpicos e mundiais que não buscam adquirir outros modelos mais caros andam com equipamentos dessa marca. A Burton também fornece roupas e acessórios excelentes para o snowboard.
  • A marca Nidecker é boa para o freeride. Está no mercado desde 1984. A linha da empresa inclui pranchas infantis e modelos fora do padrão. O nível tecnológico e inovador é muito alto. Um processo de fabricação otimizado garante alta qualidade a preços relativamente acessíveis.
  • O Flow entrou no topo nos últimos 20 anos. Em 2000, ninguém sabia sobre ela e, em 2014, muitos snowboarders andaram com seu equipamento em Sochi.A Flow cria e moderniza muitos novos sistemas todos os anos. Esta empresa produz produtos leves e confiáveis. A descrição oficial enfatiza sua confiabilidade e estabilidade.
  • Os produtos da marca Nitro são apreciados por sua confiabilidade. Esta empresa se esforça para usar materiais estritamente de primeira classe, apesar de seu preço. O custo do produto acabado é bastante alto. Mas ela poderá servir pelo menos 4 temporadas. A mesma marca produz botas e fardas para eles.
  • Snowboards conjuntos funcionam bem para esqui de alta velocidade. Esta empresa foi fundada por atletas profissionais na Sibéria. Seus produtos são procurados nas principais competições e campeonatos. A localização da produção na Rússia pode reduzir significativamente o custo. Nesta fábrica, os produtos são revestidos com uma camada dupla de verniz UV; parte da produção é feita em Taiwan.
  • Os produtos da Lib Tech são diferenciados pela qualidade das pranchas de snowboard. A sede desta marca está localizada nas proximidades de Seattle. Os especialistas reconheceram repetidamente seus produtos como a melhor escolha para competições profissionais. A empresa segue o design original e monta seus produtos manualmente. A empresa opera desde 1977.

Componentes

As pranchas se distinguem por suas propriedades de direção e grau de confiabilidade. O tipo de amarração para inexperientes e amadores - o melhor é o Illusion 400 ou o Serenity 100. Se a prancha de snowboard for para estilo livre, deve ser equipada com um clipe Illusion 700 bem acolchoado. Também é útil para equipamentos de snowboard:

  • pára-choque de proteção (geralmente feito de plástico colorido);
  • borda frontal;
  • borda posterior;
  • Buckley;
  • montagem na parede;
  • tampas.

Como escolher o caminho certo?

Alguns parâmetros e regras básicas para a seleção de uma prancha de snowboard já foram anunciados acima. No entanto, dificilmente vale a pena nos limitarmos a eles. Primeiro você precisa decidir o nível de suas próprias habilidades. A maneira mais fácil é seguir as instruções dos fabricantes que classificam seus produtos de acordo com a categoria de usuários. Os iniciantes são considerados aqueles que ainda não patinaram ou apenas conseguem se mover lentamente em uma pista bem equipada. Para selecionar o equipamento, você precisa estar atento ao estilo de pilotagem desejado. Freestylers precisam de pranchas macias relativamente curtas. Para os amantes do freeride, uma placa de deflexão clássica ou produto direcional é mais adequado.

O estilo em pó, típico de atletas profissionais, implica em maior rigidez e aumento de comprimento. Os equipamentos para essa finalidade costumam ter uma deflexão mista, flutuar bem na neve e ter um manuseio aprimorado. A escolha correta do equipamento esportivo feminino não se reduz apenas à preferência pelo modelo que pesa menos. Os momentos de design são importantes, mas, além deles, também existem nuances. A bota não deve se projetar mais do que 1 cm além da borda em qualquer um dos lados.

Quanto menor for a altura do usuário, menor será o comprimento ideal do snowboard (todas as outras coisas sendo iguais). Ao pedalar em All Mountain, um produto de comprimento médio e rigidez média será o ideal.

Nuances de reparo e manutenção

A delaminação da placa e os riscos associados costumam ser um problema. Eles surgem do desgaste natural do equipamento e de colisões em superfícies duras. Se você notar um arranhão, será necessário remover as rebarbas das bordas. Em seguida, a superfície é limpa de gordura com acetona ou álcool (se não houver um líquido de marca especial). É necessário reparar a superfície deslizante com uma vela especial de reparo.

A delaminação é removida removendo o material delaminado. O trabalho deve ser feito com cuidado, sem tocar em nenhuma outra parte da superfície ou criar riscos. Em seguida, com uma faca ao longo do perímetro da área esfoliada, eles arranham a tampa. Em seguida, colocam a primeira pinça, preparam a cola e desengorduram a área problemática. Depois de inserir a cola no miolo, aplique um filme por cima, pressione com um pedaço de madeira e fixe todo o conjunto com uma braçadeira; em um dia tudo voltará ao normal, e será possível colar a parte desmontada da tampa.

Se o dano for mais sério, você terá que entrar em contato com um profissional. A preparação de rotina para a temporada envolve, antes de mais nada, o armazenamento cuidadoso do snowboard. Deve ser limpo e seco, colocado em uma caixa especial. Dependendo dos resultados da inspeção:

  • afiar as bordas;
  • superfícies limpas;
  • cubra com parafina.
sem comentários

Moda

a beleza

casa