Tudo sobre a profissão de chaveiro
É muito importante e interessante saber tudo sobre a profissão de chaveiro, sobre o que ele faz. Neste caso, as descrições dos cargos e uma descrição dos cargos principais são de grande importância.
É necessário distinguir claramente entre serralheiros para fechaduras, testadores e ajustadores, especialistas em construção e artesãos em outras áreas.
Descrição
A compreensão da maioria das pessoas sobre a profissão de chaveiro não é muito adequada. Alguns acreditam que se trata de um especialista em encanamento, outros só entendem que ele trabalha com diversos mecanismos e metais. No entanto, as características importantes do encanamento não param por aí. A necessidade disso surgiu imediatamente, assim que começaram as tentativas de criar mecanismos um tanto complexos de metal. Hoje, essa necessidade apenas se tornou mais aguda e generalizada; especialização apareceu dentro da profissão.
Os serralheiros podem ser encontrados na indústria, transporte, energia e construção. Eles também são necessários para a agricultura e muitas outras esferas - afinal, equipamentos sofisticados são usados em todos os lugares. Mas o trabalho de encanamento envolve com cargas e lesões significativas. A adesão escrupulosa aos padrões de segurança é crítica. Não se trata apenas de métodos de trabalho, mas também de equipamentos de proteção individual.
As contra-indicações inequívocas são:
- asma brônquica;
- violação da função musculoesquelética;
- patologia do sistema nervoso central;
- problemas de visão e audição;
- alergias de qualquer tipo;
- anormalidades cardiovasculares.
O que eles são?
Uma vez que é impossível estudar a fundo todos ou mesmo a maioria dos ramos da tecnologia, há uma fragmentação pronunciada entre os titulares de qualificações de serralheiro por ramo de atividade. Qualquer forma, qualquer dispositivo mecânico ou dispositivo deve ser verificado antes do uso. Normalmente, os testadores confiam neste trabalho. Basicamente, encontram trabalho na área de armas e equipamentos militares, na aviação. O conhecimento dos testadores é verificado anualmente, sendo quase impossível contornar esse requisito, consagrado na legislação.
Especialização como fabricante de padrões. Normalmente, esses especialistas lidam com usinagem final complexa de peças mecânicas. Em comparação com outras categorias de fabricantes de ferramentas, os modelistas são uma espécie de elite. Nas últimas décadas, seu trabalho foi amplamente mecanizado. Um operador de máquina é chamado de profissional que, em máquinas de corte e processamento de metal, pode fazer peças que vão para vários mecanismos.
Deve-se notar que tais peças são obtidas não apenas de metal, mas também de:
- plástico;
- Madeira;
- cerâmicas de tipos especiais;
- copo.
A especialização do regulador, como o nome indica, visa garantir o funcionamento normal dos sistemas técnicos e parques de máquinas-ferramenta. Esse especialista é necessário para a indústria de madeira e alimentos, o departamento farmacêutico e as empresas de montagem de aeronaves, as empresas que produzem os blocos de parede e as fábricas de roupas.
Os ajustadores também são responsáveis pelo comissionamento inicial do equipamento. É a palavra deles que muitas vezes é decisiva ao determinar o que reparar e o que substituir ou ignorar. É muito comum em postos de gasolina, caldeirarias e usinas termelétricas, usinas de energia e organizações de transporte. serralheiro para equipamento de combustível. Ele repara várias unidades técnicas e restaura sua funcionalidade. Ele também é responsável pela manutenção regular e pela aplicação competente de métodos de teste não destrutivos.
Mas o chaveiro também é da construção. Ele repara e ajusta vários equipamentos, sem os quais fundeiros e operadores de guindaste, tratoristas e pintores, outros construtores e instaladores não conseguirão cumprir as ordens do contramestre. O trabalho de chaveiro também é necessário para instalações subterrâneas:
- minas;
- bunkers;
- abrigos;
- metrô;
- gasodutos e outros gasodutos.
Descrição do trabalho
Este documento não pode ser ignorado durante a manutenção de estruturas metálicas ou equipamentos diferentes. Ele prescreve quem pode indicar um especialista para uma área separada ou removê-lo, além de emitir instruções específicas. Um profissional deve saber:
- características de comunicações (dispositivos) novas e gastas, seus sinais externamente e de acordo com as indicações do equipamento de controle;
- regras para iniciar e parar o equipamento;
- normas de segurança contra incêndio e proteção do trabalho;
- outros regulamentos de segurança aplicáveis em um determinado local ou instalação;
- regras de ação em caso de uma situação de emergência;
- tipos de peças sobressalentes, o procedimento para sua remoção e instalação de volta;
- normas temporárias para reparo e manutenção de equipamentos;
- taxas de consumo de peças sobressalentes;
- normas para o uso de consumíveis.
Na ETKS, são indicadas várias especializações de serralheiro, cada uma das quais empenhada apenas no seu perfil especial e fora dele incompetente. Além disso, a divisão em dígitos foi introduzida em cada perfil. Se considerarmos os serralheiros para equipamentos de combustível de 3ª categoria, então suas funções de acordo com o padrão profissional são:
- desmontagem e reparo de carburadores;
- ajustar os mesmos carburadores;
- busca de avarias de equipamentos de combustível e sua eliminação;
- desmontagem, montagem e reparação de bombas auxiliares.
Para os que ocupam o cargo de mecânico-reparador de equipamentos industriais, existe uma norma profissional sob o código 359. Ele prescreve as seguintes funções e tarefas básicas de um especialista de 3 graus:
- reparo, instalação e desmontagem de qualquer equipamento localizado no local;
- operações semelhantes com qualquer equipamento;
- uso racional de instrumentação;
- contabilidade habilidosa de tolerâncias e desembarques, determinação correta das qualificações de precisão.
O Rank 4 Professional também faz:
- todos trabalham para eliminar problemas que reapareceram durante o reparo;
- preparação de comissionamento;
- testar equipamentos industriais de acordo com os protocolos de teste oficiais.
A descrição do trabalho de um reparador o instrui a realizar:
- manutenção preventiva programada de equipamentos;
- reparação de equipamento técnico;
- substituição de consumíveis e peças;
- ajuste de máquinas-ferramentas;
- pesquisar as causas do desgaste prematuro e sua eliminação.
Educação
A especialidade de serralheiro é dominada em um nível decente em instituições de ensino médio... O treinamento ocorre com base nas séries 9-11. O nível de ensino geral e o tipo de currículo determinam a duração do estudo - de 1 a 4 anos. A maneira mais rápida de dominar a profissão é entrar no departamento de tempo integral após a 10ª série. Mas se falamos de treinamento na especialidade "operação e instalação de equipamentos industriais" em qualquer setor, então aqui você terá que estudar por pelo menos 3 anos.
Não vale a pena frequentar os cursos. Muitas instituições oferecem cursos de 64 ou 100 horas. Isto é principalmente adequado para pessoas que já possuem uma especialidade técnica e que desejam dominar as habilidades de trabalho em habitação e serviços comunitários, reparação e ajuste de eletrodomésticos. O treinamento necessário é realizado em alto nível:
- Escola Politécnica nº 8 em Moscou;
- Faculdade de São Petersburgo "Krasnoderevets";
- Colégio Politécnico de Ural;
- faculdade industrial e tecnológica de Yekaterinburg;
- faculdades politécnicas de Kazan e Ufa;
- Ufa Engineering College;
- Faculdade de Engenharia e Transporte de Vladivostok;
- Escola Técnica Tyumen da Indústria da Construção e Economia Municipal.
Local de trabalho
Um chaveiro pode encontrar um emprego em qualquer empresa especializada em fechaduras. Essas oficinas e organizações de serviço às vezes até estão prontas para aceitar especialistas sem experiência. É verdade que dificilmente se pode contar com uma renda alta e até mesmo estável. Você pode aumentar suas chances se você imediatamente, mesmo durante os estudos, procurar um local adequado em empreendimentos industriais ou de aquecimento ou em uma concessionária de água. E, idealmente, é aconselhável ir imediatamente ao estudo de acordo com a meta traçada, combinando o treinamento com o trabalho de um auxiliar, dominando os fundamentos práticos do zero.
Uma posição muito promissora - RTU, ou mais extensivamente, reparação de instalações tecnológicas... Eles trabalham com os principais equipamentos do empreendimento, garantindo que sejam limpos e lubrificados como devem ser. Também é necessário formar a rosca nos tubos e preparar as marcações para processamento posterior. Às vezes, o trabalho continua com flanges e vários outros detalhes. Existem também várias outras manipulações tópicas.
Os serralheiros também são promissores na Rússia:
- NPO (equipamento para campos petrolíferos);
- GPM (mecanismos de levantamento);
- equipamento de rádio eletrônico (CEA).
A área específica do local de trabalho é determinada pelo tipo de atividade e tipos de equipamentos. O volume de trabalho executado também é importante. Ao organizar uma posição em uma sala fechada, o chaveiro geralmente não se move para longe.
Na rua, os parques infantis podem mudar com frequência. Às vezes, empregos auxiliares são alocados, geralmente perto do equipamento principal da empresa.
Quanto ele ganha?
Como acontece com muitas outras profissões, o salário médio de um chaveiro depende muito da região onde trabalha. Tanto a categoria profissional de um especialista quanto a especialização afetam significativamente. Em média, a situação é a seguinte:
- um profissional de montagem mecânica recebe 51.000 rublos;
- na montagem de estruturas metálicas, a renda mensal chega a 45 mil;
- os reparadores de equipamentos de gás podem reivindicar 42.000 por mês;
- serralheiros-soldadores são pagos 49.000;
- O salário dos eletricistas é geralmente de 52.000 rublos.