Como limpar manchas de gosma?

Provavelmente, existem poucas crianças que seriam indiferentes aos lizuns. Durante o jogo, eles não representam nenhuma ameaça para as coisas ao redor, mas se você esquecê-los em roupas, cobertores, colchas, móveis ou mesmo cabelos, o brinquedo começa a se espalhar. Isso acontece de maneira especialmente rápida quando o lodo está em uma sala quente ou sob os raios brilhantes do sol, fragmentos da massa em expansão são tão profundamente absorvidos pelas fibras da matéria que não é fácil removê-los.

Como limpar o tecido da gosma?
Avisamos imediatamente - não tente se livrar da gosma em um vestido, jeans, uma toalha e um cobertor usando uma máquina de lavar. O máximo que você pode contar é remover a maior parte do lodo, mas mesmo o pó mais caro dificilmente conseguirá remover partículas de corante e pequenos fragmentos de muco. A maneira mais fácil é entregar o produto estragado para lavagem a seco, mas esses serviços são bastante caros. Essa solução é utilizada apenas em situações negligenciadas ou se a gosma for absorvida por tecidos delicados - guipura, viscose ou seda.
É muito importante detectar o derramamento de lodo o mais rápido possível.... A sujeira fresca é muito mais fácil de remover do que a sujeira seca. Porém, na maior parte do dia ele permanece bastante flexível, então mesmo que você não o pegue nos primeiros minutos, você ainda tem tempo para salvar a situação.
Primeiro, tente tirar o máximo de muco possível da roupa com os dedos, só então poderá começar a tirar a mancha.


Remédios populares
Existem muitos remédios populares simples para ajudá-lo a se livrar das manchas de gosma.
- Água fervente... Para limpar manchas de gosma da roupa, despeje água fervente sobre ela. Após a exposição térmica, não será difícil remover os restos do lodo.Portanto, em alguns casos, a situação pode ser corrigida sem formulações agressivas. E para potencializar o efeito, acrescente uma colher de sopa de amônia na água, depois enxágue e lave na máquina.
- Congelando... Este é o caminho oposto, envolve congelar coisas sujas. Os produtos danificados são colocados em sacos plásticos e enviados ao freezer por algumas horas. Durante esse tempo, o muco vai endurecer e pode ser limpo sem manchar ainda mais a sujeira. O mais difícil é não danificar acidentalmente o próprio produto com um objeto pontiagudo.
- Acetona... Para salvar as coisas de peles, o uso de acetona dá o maior efeito. Uma almofada de algodão é levemente umedecida com líquido e cuidadosamente colete qualquer sujeira aderida. Esteja ciente de que este método não é recomendado para roupas de cama e roupas justas. O problema é que a acetona é classificada como um solvente forte, não é facilmente lavada, mesmo quando lavada em máquina automática. Os componentes restantes desta substância podem causar reações alérgicas graves e irritação cutânea. Além disso, a acetona tem um odor químico pungente, que se "cola" firmemente ao tecido e dificilmente sofre erosão.
- Peróxido de hidrogênio. Este é um dos preparativos mais orçamentários que permite que você limpe suas calças e camiseta do limo teimoso. Uma almofada de algodão é umedecida em peróxido de hidrogênio e começa a coletar resíduos de limo das bordas para o centro até que esteja completamente limpa. Geralmente, o processamento leva de 20 a 30 minutos. Esse método permite que você se livre rapidamente de manchas recentes e de muco antigo. Chamamos a atenção para o fato de que não vale a pena derramar peróxido de hidrogênio diretamente no lodo - tal tratamento não terá efeito algum, além disso, pode danificar o tecido.
- Amônia... A maneira mais econômica de remover a gosma das roupas é fazer uma mistura de amônia, suco de limão e sal de cozinha, ingeridos em quantidades iguais. O mingau resultante é esfregado no ponto pegajoso com um algodão. Se o muco conseguir penetrar profundamente no tecido, a mistura é deixada no fragmento danificado por 20-25 minutos, após o que é esfregado suavemente com uma escova de dentes. Para remover as partículas remanescentes de lodo, a coisa é enxaguada e lavada.
- Gasolina... Isso é "artilharia pesada". É utilizado apenas em situações em que não foi possível neutralizar os vestígios da gosma por qualquer outro meio. Para o processamento, as abas são umedecidas em gasolina e cuidadosamente enxugadas da mancha. Assim que o lodo for totalmente removido do tecido, o produto é bem enxaguado e lavado - isso eliminará os restos de muco e o cheiro específico de gasolina.
- Sabão em pó. Um remédio muito eficaz que ajudará a remover manchas recentes de muco das roupas tão rapidamente quanto acetona e peróxido de hidrogênio. Vale ressaltar que o sabonete pode ser utilizado em diversos tipos de tecidos. Para proteger as roupas do muco, rale uma barra de sabão em pó e despeje água fervente sobre as aparas resultantes. O mingau ensaboado é aplicado na mancha, esfregado bem e deixado por meia hora. Em seguida, o sabão é lavado, se a contaminação não for totalmente eliminada, o procedimento é repetido. Normalmente, dois ou três tratamentos são suficientes para eliminar as manchas mais difíceis. Para este trabalho, é melhor usar sabonete com alto teor de álcalis - cerca de 60-70%.
- Etanol. O produto lida bem com manchas novas e antigas. Um pequeno volume de álcool é derramado na área danificada e deixado por 25-40 minutos. Para acelerar um pouco o processo, a composição pode ser esfregada um pouco na mancha com um pincel. Em seguida, o produto é enxaguado e lavado manualmente.
- Álcool isopropílico. Este método é usado para limpar tecidos de linho e algodão. O álcool é aplicado sobre os vestígios de limos e espera 10-20 minutos. Normalmente, esse tempo é suficiente para que os ingredientes ativos dissolvam completamente toda a sujeira. Resta enxaguar o produto e encaminhar para a máquina automática.
- Slime... Pode parecer estranho, mas às vezes o muco aderido pode ser removido com a ajuda de outro brinquedo do mesmo tipo. Para fazer isso, pressione suavemente a mancha recente com uma gosma e retire-a. Nesse caso, ele começará a atrair a maior parte da poluição.
- Manteiga... Você pode combater slimes na matéria com manteiga, óleo de girassol ou creme de leite. Seus componentes destroem rapidamente a estrutura do muco. No entanto, óleos e gorduras deixam manchas inestéticas em produtos que podem ser difíceis de eliminar. Portanto, esta técnica de limpeza só pode ser usada como último recurso.




Produtos químicos
A maneira mais fácil de se livrar de vestígios de muco nos tecidos é usando produtos químicos domésticos - alvejante, bem como removedores de manchas e compostos de limpeza. De acordo com as avaliações dos usuários, vários produtos têm o maior efeito.
- Pista RW-4 - É um lubrificante para automóveis, é utilizado para limpar superfícies de manchas de várias origens. A composição é aplicada na lama e esperar 3-4 minutos. Os componentes ativos do lubrificante dissolvem os restos do lodo, após o que é necessário limpar cuidadosamente a mancha com um guardanapo, enxaguar e lavar com um pó comum.
- Dr. Beckmann - Este tira-nódoas é utilizado para neutralizar vestígios de cola, tinta, verniz e goma. Seus ingredientes de trabalho dissolvem o lodo, bem como todas as manchas do corante adicionado a ele.
- Desaparecer - uma linha popular de uma ampla variedade de produtos. A ação do medicamento visa neutralizar o corante que faz parte do lodo. Eliminar o muco dessa forma provavelmente não funcionará.


Chamamos a atenção para o fato de que é difícil prever com antecedência como o produto preparado ficará na roupa. Acontece que o medicamento corrói o tecido e muda a cor do produto, portanto, antes de usar a composição, é necessário testar o efeito da substância em uma pequena área da matéria no verso.
Depois de usar produtos químicos domésticos contra o muco, as roupas devem ser bem enxaguadas - isso ajudará a remover os odores tóxicos e as partículas de ingredientes ativos agressivos que podem causar erupções na pele, inchaço e outras reações alérgicas. E para que o cheiro forte desapareça mais rápido - um pouco de vinagre é adicionado ao líquido de enxágue. Para a limpeza de roupas de crianças, deve-se dar preferência a detergentes neutros para lava-louças. Eles são dissolvidos em água fria e ensopados em coisas sujas por algumas horas.

Como limpar a pele e o cabelo?
Além das roupas, o cabelo também pode ser afetado pela gosma. À primeira vista, pode parecer que, neste caso, é impossível se livrar do muco. No entanto, não há necessidade de se desesperar e pegar uma tesoura - é difícil limpar o cabelo da gosma, mas é possível.
- Gelo... Pegue um cubo de gelo e aplique na área danificada do cabelo. Assim que estiver completamente derretido, remova suavemente o muco endurecido com as mãos. O adesivo residual pode ser removido com um pente de dentes finos.
- Manteiga... Para essas manipulações, qualquer óleo disponível na casa é adequado - vegetal ou cosmético. O bebê de Johnson dá um bom efeito. A composição é aplicada na área danificada do cabelo por um quarto de hora, após o qual os fios são lavados com shampoo, de preferência com um pano. O cabelo seco é penteado cuidadosamente para remover qualquer muco remanescente. A vaselina tem um efeito semelhante. Também é aplicado na mecha danificada e, depois de meia hora, os cabelos são penteados com um pente.
- Creme de gordura... Um bom efeito é dado por um creme para o rosto gorduroso ou uma mousse de cabelo. Com esta composição, o limo é revestido com uma camada espessa. Após 20 minutos, lave e penteie todos os restos da gosma.


Como remover manchas de móveis?
Às vezes, a gosma atinge carpetes, móveis estofados e até mesmo assentos de automóveis. Nesse caso, será difícil se livrar das marcas desagradáveis, pois não adianta deixar essas peças de molho em uma bacia e depois lavar na máquina de lavar. No entanto, existem várias técnicas para remover a massa pegajosa.
- Método mecânico... Até que o lodo esteja seco, você pode tentar raspá-lo com uma lima, raspador ou qualquer outro objeto pontiagudo.
- Gelo... Este método funcionou bem em superfícies acarpetadas. Tal como acontece com o cabelo, um cubo de gelo é aplicado na área danificada e mantido até que derreta. Depois disso, pegue a próxima peça e repita o processamento. Normalmente, o procedimento leva de 30 a 40 minutos, após os quais o limo congelado é facilmente removido da superfície.
- Limpador de carpete... Os limpadores de carpete têm um bom efeito. Vanish, Faberlic e Amway provaram ser os melhores.


Dicas de limpeza para outras coisas
Se o limo atingir o teto e as paredes, você pode removê-los de lá com água oxigenada ou álcool. No entanto, este método só funcionará se as superfícies contaminadas forem cobertas com tinta. Em uma sala coberta com papel de parede, não funcionará para se livrar da mancha - o muco e a tinta irão comer firmemente a base de papel.
Em conclusão, notamos que você não deve remover independentemente vestígios de gosma quando se trata de coisas feitas de chiffon, cetim, seda, renda e outros materiais delicados. É inaceitável usar meios improvisados para itens caros de designers.
As manchas secas são difíceis de remover. Se a gosma permanecer na roupa por 5 dias ou mais, nenhum dos remédios caseiros terá um efeito 100%. Nesse caso, é melhor procurar ajuda dos mestres da limpeza a seco. Usando meios especiais, eles podem restaurar o produto à sua aparência original.

Para informações sobre como remover a gosma das roupas, veja o próximo vídeo.