Slimes

Como remover a gosma das roupas?

Como remover a gosma das roupas?
Contente
  1. Por que é difícil limpar?
  2. Como usar os produtos da loja?
  3. Métodos tradicionais
  4. Efeito de temperatura
  5. Quando é necessária a lavagem a seco?

Os limos de cores suaves são muito populares entre crianças e adultos. A principal desvantagem de esticar limos é que eles facilmente se agarram a qualquer superfície, manchando-a. Por isso, quem compra limos ou faz com as próprias mãos precisa saber com antecedência como tirar manchas da roupa.

Por que é difícil limpar?

Quando brinca com gosma, ele geralmente mancha as roupas. Slime tem uma textura líquida. É por isso que as partículas do brinquedo espalhador são facilmente absorvidas profundamente nas fibras do tecido. Por causa disso, o material mancha muito rapidamente.

Vale ressaltar que quanto mais tarde a mancha for percebida, mais difícil será sua remoção do tecido. Portanto, se você encontrar até mesmo uma pequena quantidade de contaminação em suas roupas, você precisa começar a limpar imediatamente.

Como usar os produtos da loja?

A maneira mais fácil de combater esse tipo de mancha é usar alvejante comum e removedor de manchas. Para se livrar de vestígios de lodo, é melhor escolher produtos comprovados.

  • Desaparecer. Os tira-nódoas desta marca são muito populares entre os consumidores. Eles são de alta qualidade e podem ser encontrados na maioria das lojas e supermercados. Eles devem ser usados ​​para limpar a tinta do tecido.
  • Dr. Beckmann. Um removedor de manchas deste fabricante é usado especificamente para remover manchas de tinta e cola. O tecido após o processamento com tal produto não perde sua atratividade e não se deteriora.
  • Pista RW-40. A graxa universal para carros é usada para limpar todas as superfícies de vários contaminantes. É muito fácil remover os restos de gosma do tecido com este produto.É mais usado para materiais resistentes, como jeans.

Você também pode usar detergentes ácidos para tratar tecidos. Devem ser aplicados no tecido e mantidos ali por 15 minutos. A seguir, limpe suavemente com uma esponja dura, tomando cuidado para não manchar a superfície do tecido. Além disso, os vestígios de contaminação devem ser removidos da roupa com água pura.

Para não danificar o tecido ao tentar limpar os vestígios de gosma, o tira-nódoas deve primeiro ser testado no interior do tecido. Se da primeira vez que você não conseguir tirar a sujeira, ou depois de lavar o tira manchas, manchas feias permanecerem em suas roupas, não deve usá-lo.

Métodos tradicionais

Você pode se livrar da contaminação em casa usando produtos práticos. O método de processamento depende muito do tecido com o qual o produto é costurado.

  • Algodão e linho. Esses tecidos são bastante resistentes. Portanto, podem ser imersos com segurança em água fervente, bem como tratados com gasolina ou solventes. O principal é garantir que o produto escolhido não descolorir o tecido.
  • Renda, lã, seda. Para tratar esses tecidos, normalmente são usadas soluções de álcool ou sabão. Remova os pedaços de limo da superfície do material lentamente e com muito cuidado.
  • Sintéticos, viscose, malhas. Esses tecidos não devem ser tratados com solventes orgânicos. Além disso, não são congelados nem fervidos.
  • Pele. Vale a pena processar casacos de pele e outros produtos de pele apenas com acetona. É ele quem removerá cuidadosamente as partículas do lodo sem danificar a superfície.

A seguir, você precisa descobrir como usar cada um dos produtos adequadamente.

Acetona

Este produto é um solvente de alta qualidade, portanto, é frequentemente usado para remover várias manchas de tecidos e superfícies de pele. É muito fácil trabalhar com este produto. Um chumaço de algodão deve ser cuidadosamente umedecido com removedor de esmalte e passar sobre a superfície do tecido, removendo a sujeira aderida.

Vale lembrar que tal solvente é mal lavado. Portanto, não deve ser usado para manusear roupas de cama e objetos próximos ao corpo. Caso contrário, a pessoa pode desenvolver uma reação alérgica a este produto.

Além disso, este produto pode descolorir ou danificar o tecido. Portanto, ele precisa ser testado antes do uso. Depois que parte do limo é removido da superfície do tecido, a coisa deve ser lavada e secada.

Peróxido de hidrogênio

É um dos produtos mais baratos e pode ser usado para remover manchas frescas e secas de tecidos. O tecido deve ser processado de acordo com o mesmo princípio que no caso da acetona. Primeiro, o peróxido é aplicado a uma almofada de algodão. Depois disso, ele se aplica ao lugar sujo por alguns minutos. Depois de alguns minutos, com movimentos suaves, os restos de limo devem ser removidos do tecido. Isso é feito muito rapidamente. Em média, esse processo leva cerca de 15 minutos. Após retirar a mancha, as roupas devem ser lavadas.

Amônia e sal

Outra ferramenta de orçamento que pode ser usada para limpar tecidos de sujeira é a amônia. Este produto deve ser misturado com suco de limão fresco e sal marinho. Vale a pena usar um produto moído grosseiramente. Todos esses produtos devem ser combinados em proporções iguais e esfregados na superfície da calça ou camiseta. Se a mancha tiver tempo de secar, a mistura deve ser deixada desta forma por 15-20 minutos. A seguir, o tecido deve ser cuidadosamente limpo com uma escova e enxaguado em água morna corrente. Em seguida, a coisa precisa ser mandada para lavar.

Sabão em pó

Infelizmente, não será possível remover completamente os restos de lodo do tecido com este produto. Mas é adequado para remover resíduos de tinta após o processamento de roupas com outros meios. Para lavar o produto, a mancha deve ser bem ensaboada.Depois disso, o tecido precisará ser deixado nesta forma por meia hora. Após esse tempo, a sujeira deverá ser limpa suavemente com uma escova de cerdas duras. Depois de se livrar da tinta teimosa, o tecido precisará ser enxaguado com água morna.

Se você não conseguiu remover a mancha da primeira vez, o procedimento deve ser repetido várias vezes mais.

Gasolina

Você pode limpar rapidamente parte da gosma da superfície de suas calças ou suéter usando gasolina refinada. Eles também precisam tratar as manchas antes de lavar. Se notar sujeira no tecido, o objeto deve ser removido imediatamente e sua superfície limpa com um chumaço de algodão ou pano embebido em gasolina. Não é recomendável preencher a mancha com gasolina. Será possível remover a sujeira dessa forma, mas esse produto também prejudicará o próprio tecido.

Gel para lava-louças

Se o limo for feito à base de plasticina, cola PVA ou pasta de dente, pode ser removido com um simples gel de lavar louça. É muito fácil processar o tecido dessa maneira. O gel deve ser aplicado na parte suja da roupa e deixado por várias horas. Após esse tempo, a mancha deve ser bem lavada em água morna e sabão em pó. Após este tratamento, pedaços de limos caseiros são completamente removidos das fibras.

Óleo vegetal

Este produto é usado para dissolver a substância da qual o limo é feito. O óleo de girassol comum pode ser usado para processar o tecido. Dissolve as substâncias com as quais o limo foi feito e permite que você as lave suavemente. A desvantagem de tal produto é que após a dissolução da lama, uma mancha de gordura pode permanecer na roupa, que é difícil de remover do tecido. Para se livrar da contaminação, umedeça um algodão com óleo vegetal. Depois disso, deve ser aplicado na roupa e segurado por vários minutos. Durante este tempo, a base da qual o limo foi preparado vai amolecer - pode ser removida com segurança com alguns movimentos.

Creme de bebê

Cremes gordurosos, como óleo vegetal, lidam bem com essa contaminação. Este produto deve ser aplicado no tecido e deixado por algumas horas. Quando o limo é amolecido, pode ser raspado do tecido. Após a limpeza do material, as roupas devem ser enchidas com qualquer detergente de louça e enxaguadas em água morna corrente. Depois de se certificar de que não há manchas no tecido, a coisa deve ser lavada.

Vinagre

Para se livrar da contaminação, vinagre a 9% deve ser misturado ao detergente em proporções iguais. Uma pequena quantidade dessa mistura é aplicada suavemente na área manchada. Depois disso, o tecido deve ser deixado por 5-6 horas. Decorrido o tempo exigido, as roupas devem ser escovadas com escova dura e lavadas na máquina ou à mão.

Ácido limão

Como o suco de limão, este produto também é muito usado para remover manchas de limo. O primeiro passo é umedecer a parte contaminada da roupa com água morna. Em seguida, polvilhe com ácido cítrico e despeje água morna por cima novamente. Deixe as roupas desta forma por 10-15 minutos. Depois disso, a coisa deve ser enxaguada em água morna e, em seguida, enviada para a lavagem. Se desejado, o ácido cítrico também pode ser combinado com álcool. Os dois produtos são misturados em um pequeno recipiente. Depois disso, a mistura é aplicada na roupa por alguns minutos e depois lavada.

Colônia

Uma colônia barata também pode ser usada para remover pedaços secos de limo. O tecido deve ser tratado com uma pequena quantidade do produto e deixado por meia hora. Para que o cheiro desagradável não atrapalhe nenhum dos moradores da casa, as roupas podem ser levadas para a varanda ou para fora. Passado o tempo certo, o tecido deve ser esfregado com um pincel. Em alguns minutos, os restos do lodo podem ser removidos. Em seguida, o tecido deve ser enxaguado em água corrente e, em seguida, lavado à mão ou na máquina de lavar.

Slime

Se a mancha em sua roupa for recente, você pode removê-la usando outro lodo. Para isso, amasse o brinquedo nas mãos, aplique suavemente sobre o local contaminado e arranque os pedaços da gosma velha junto com a nova.

Esta é a maneira mais fácil de se livrar dos pedaços de gosma. Infelizmente, raramente ajuda a lidar com a poluição.

Efeito de temperatura

Ajuda a lidar com os efeitos da sujeira e da temperatura no tecido.

Água quente

Para remover o lodo de uma determinada área do tecido, ele deve ser tratado com água fervente. Usualmente, as roupas são simplesmente colocadas em um recipiente com água quente por alguns minutos. Durante este tempo, o lodo amolece e pode ser raspado suavemente. Nesse caso, é importante atuar com muito cuidado para não manchar a superfície do tecido. Caso contrário, será quase impossível remover a mancha.

O vapor também pode ser aplicado em superfícies contaminadas. Leve a água da panela para ferver. Depois disso, a coisa contaminada deve ser mantida sobre um recipiente com água fervente por vários minutos. O lodo também vai amolecer bem durante esse período e pode ser removido da roupa. Você também pode usar um vaporizador para processar tecidos. Para fazer isso, um jato de vapor deve ser direcionado ao tecido. Um ferro quente com função de vaporização também é adequado para o mesmo fim.

Água fria

É impossível livrar-se dessa contaminação lavando o tecido com água fria. Mas muitas vezes, as roupas sujas são congeladas. A exposição ao frio permite que você se livre de vestígios de gosma muito rapidamente. Tudo que você precisa fazer é colocar suas roupas em um saco plástico e colocá-lo no freezer por algumas horas. Durante esse tempo, o lodo remanescente no tecido terá tempo para endurecer e pode ser cuidadosamente raspado com o lado cego da faca. O principal é não cortar ou rasgar a roupa ao fazer isso. Como regra, após esse processamento, é possível arrancar totalmente o limo congelado. Caso ainda permaneçam pedaços de gosma na superfície do tecido, eles podem ser removidos cuidadosamente com uma pinça.

Se não houver espaço no freezer, pode-se usar gelo pré-congelado. Deve ser aplicado na área contaminada e deixado por alguns minutos. Depois de derreterem, podem ser substituídos por novos. Após o endurecimento do limo, ele pode ser removido manualmente, trabalhando de acordo com o mesmo princípio do caso anterior.

Quando é necessária a lavagem a seco?

Se o limo seco não puder ser removido do tecido, a roupa contaminada pode ser simplesmente lavada a seco. Mas aqui vale lembrar que se trata de um serviço caro, portanto, você deve utilizá-lo somente se outras ferramentas disponíveis não ajudarem. Também vale a pena confiar aos profissionais os itens de limpeza de grife feitos de tecidos caros. Eles poderão se livrar da contaminação sem danificar o material. A lavagem a seco, neste caso, será mais barata do que comprar uma roupa nova.

Se a sujeira permanecer na superfície do tecido após brincar com a gosma, não a jogue fora. Com a abordagem certa, as roupas podem ser limpas até em casa. O principal é utilizar apenas meios comprovados para isso, para não estragar o tecido.

Para informações sobre como remover a gosma das roupas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa