Como remover o limo do sofá?

Slime é um passatempo popular amado por crianças e adolescentes, mas os pais estão muito mais interessados não na composição química dessa substância pegajosa, mas em como removê-la do sofá ou limpar a mancha deixada no estofamento. O problema do manuseio impreciso do "muco" existe. Uma história detalhada sobre como você pode limpar o limo seco do tecido de móveis estofados, para não prejudicar o revestimento, evitará erros incômodos no processo de limpeza e limpeza.

Como faço para limpar com produtos comprados?
Tendo encontrado uma mancha recente, você pode até mesmo remover a gosma do sofá por meios improvisados. A solução mais fácil é usar uma solução de detergente para lava-louças. Esse tipo comum de produto químico separa as substâncias gordurosas da superfície do tecido. Basta misturar o gel grosso com um pouco de água e depois aplicar na área da mancha, deixando agir por um tempo. Após 4-5 horas, você pode lavar o produto, secar a área com secador de cabelo ou papel toalha.

As manchas antigas de contato com o lodo no estofamento do sofá podem ser removidas com o tira-manchas tradicionais. Entre as formulações prontas, destaca-se o Vanish, disponível na forma de spray e espuma ativa. O produto é aplicado na área contaminada, se necessário, diluído em água - é melhor especificar o método de aplicação na embalagem. Em uma solução líquida, a composição:
-
espumas com uma esponja;
-
distribuído sobre a superfície do local;
-
o tempo alocado é mantido;
-
lavado.

É importante prestar atenção ao tipo de estofamento. Os removedores de manchas industriais e domésticos podem conter agentes clareadores que podem clarear ou descolorir o estofamento.
A limpeza dos estofos em couro genuíno, lã, linho deve ser realizada apenas com compostos compatíveis, caso contrário o material será irrevogavelmente danificado.
Os produtos químicos acabados manufaturados podem não se enquadrar apenas na categoria de agentes de limpeza. É quase impossível remover todos os vestígios de lodo em um estofamento felpudo sem solventes especiais. Uma categoria especial de química ajudará a lidar com a tarefa. Por exemplo, solvente para cola - é melhor escolher sabendo que tipo de base foi utilizada na fabricação do limo. E também a graxa para automóveis WD-40 é adequada para esses fins.

Métodos tradicionais
A remoção de vestígios de gosma da superfície do estofamento têxtil de móveis estofados pode ser feita por meios improvisados, que são garantidos em todas as casas.
-
Uma mistura de sal e amido. Em combinação, essas substâncias proporcionam um efeito duplo - aceleram a secagem de resíduos pegajosos do muco decorativo e também garantem a absorção de vestígios de gordura dele. A grande vantagem da receita é que não utiliza umidade. A mistura é simplesmente preenchida com a área do problema, deixada por um tempo. Os restos do lodo, juntamente com o sal e o amido, são raspados e coletados com um aspirador de pó.

- Pasta de refrigerante. O pó de hidrogenocarbonato de sódio se transforma em uma pasta espessa misturada com água. A composição resultante é aplicada na superfície do estofamento na área da mancha deixada pela gosma, deixada por 30-40 minutos. Após esse tempo, o agente, junto com os restos de sujeira, é enxugado da superfície com uma esponja embebida em água morna. A maneira mais fácil de espalhar a pasta de refrigerante na superfície do estofamento é com uma escova de dentes.

- Etanol. O composto desengordurante é adequado para remover marcas de gordura da superfície de estofados em tecido, couro e camurça. A maior eficácia é proporcionada pelo tratamento do sofá com álcool etílico de farmácia, mas se não estiver presente, pode-se usar produtos cosméticos semelhantes. As propriedades desengordurantes da substância ajudam a dissolver com eficácia os compostos deixados pelo lodo. Futuramente, a área a ser tratada deverá ser enxugada com uma esponja umedecida em água morna.

- Uma mistura de essência de vinagre e sabão em pó. É preparado com 2 partes de água e 1 parte de bicarbonato de sódio. Em seguida, outros ingredientes são adicionados à composição (na mesma quantidade que o bicarbonato de sódio). A espuma ativa resultante é batida, distribuída sobre a área problemática e, em seguida, lavada após 15-20 minutos. Após o processamento, recomenda-se coletar os restos do produto com um pano úmido.

- Acetona e produtos à base dela. Este método só é adequado para opções de estofamento que não contenham substâncias solúveis. Neste caso, o removedor de acetona ou esmalte é aplicado em um algodão. Em seguida, ele limpa a superfície do sofá no local onde a mancha se formou. O método funciona especialmente bem na superfície da pele.

- Peróxido de hidrogênio. Este composto anti-séptico também é conhecido por branquear e até iluminar o cabelo. Não é de surpreender que a substância lide com bastante sucesso com a gosma no estofamento do sofá. Você só precisa se certificar de que nenhuma mancha mais clara permaneceu no tecido. Para isso, a exposição é feita em curto prazo, e após o peróxido de hidrogênio, a área tratada é minuciosamente lavada com uma esponja úmida.

Esses são remédios populares básicos que podem ser usados para combater manchas de gosma em superfícies de estofamento. As superfícies sintéticas escovadas também podem ser limpas combinando um tratamento com sal e suco de limão com a ação mecânica de uma escova dura.
Limpeza mecânica
Remover limo da superfície do sofá é bastante fácil de fazer se a sujeira for recente. Na verdade, é esse método que se recomenda tentar imediatamente após a substância mucosa atingir o estofamento do sofá. Para trabalhar, você precisará de qualquer objeto de metal pontiagudo - uma faca ou lâmina de tesoura. É para eles que as partículas do lodo são empurradas, removidas do estofamento.

Não é recomendável realizar limpeza mecânica com lâmina de barbear ou lã de ferro. Esses itens têm mais probabilidade de causar danos irreparáveis do que ajudar a eliminar a gosma do estofamento do sofá.
O tratamento da mancha com água quente ajudará a acelerar o processo de limpeza mecânica. Os vestígios de gordura são removidos com algodão embebido em detergente para a loiça. Esta área pode ser limpa com lenços umedecidos.

Tratamento térmico
Partículas viscosas espalhadas pela superfície do estofamento do sofá são um problema que pode enfurecer até mesmo os pais mais pacientes. Ao tentar remover o limo, a substância é esfregada ainda mais no tecido da bainha. O uso de tratamento térmico ajuda a evitar possíveis problemas. O limo pode ser pré-aquecido - com um jato de secador de cabelo ou uma compressa quente, um gerador de vapor. Então, ele se separará facilmente da superfície ao entrar em contato com o guardanapo.

O efeito quente também pode ser substituído pelo congelamento - com a ajuda de cubos de gelo, conseguindo o endurecimento da substância problemática. O limo neste estado pode ser facilmente removido raspando com uma lima de unha, o lado cego da faca.
É melhor não usar este método em superfícies fuzzy - existe um grande risco de danificar o material, deixando uma careca pouco estética onde antes estava o limo.
O lodo seco que precisa ser limpo da superfície do sofá é um problema sério. Neste caso, os meios convencionais terão pouco efeito. No entanto, o limo pode ser removido de móveis estofados com água quente e lenços umedecidos para todos os fins.

Aqui está o procedimento para limpeza.
-
A esponja é umedecida em uma solução quente de sabonete natural sem aditivos ou fragrâncias.
-
A área do local é limpa com este composto. É deixado por 5 minutos para dissolver as substâncias gordurosas.
-
Uma esponja umedecida com água quente é aplicada na superfície tratada com sabão. A ação é repetida até que o limo amoleça.
-
O limo é coletado da superfície do estofamento com lenços umedecidos.

A água quente é uma forma eficaz de amolecer as partículas de lodo secas. É ela quem ajuda a conseguir a separação do muco endurecido. A solução de sabão para processamento também pode ser preparada de forma independente. Basta pegar o sabão em pó, moer no ralador, despejar água quente e bater até formar espuma. Com esta composição, você pode tratar quaisquer manchas de substâncias à base de gordura.

Quando é necessária a lavagem a seco?
O principal problema de limpar móveis estofados de lodo é a composição complexa e heterogênea do muco. A substância viscosa inclui bórax, polissacarídeos e, quando produzidos por eles mesmos, as crianças colocam completamente tinturas, espuma de barbear, óleo e cola de borracha em seu interior. Com o contato de curta duração, a massa pegajosa não deixa marcas no estofamento, mas se você esquecer por um tempo a gosma no sofá, problemas não podem ser evitados. Além disso, as manchas deixadas por ele são bastante difíceis de remover por conta própria.

A razão para recorrer à lavagem a seco pode ser a formação de manchas antigas que não poderiam ser removidas de outra forma. Além disso, é recomendável usar este método nos casos em que o estofamento do sofá é feito de camurça, veludo, seda.
Nesse caso, qualquer impacto no material com produtos químicos domésticos levará ao fato de que ao invés de algumas manchas, outras aparecerão. A limpeza profissional o ajudará a evitar esses problemas.
Como limpar a gosma do sofá, veja o vídeo abaixo.