Os violinos mais caros do mundo

Os sons do violino fascinam com sua melodia, penetrando nas áreas mais secretas da alma. Este instrumento musical pode ser considerado verdadeiramente único. Os violinos feitos por mestres famosos são muito populares entre os colecionadores. O custo de algumas cópias é simplesmente exorbitante e apenas alguns podem comprar tal ferramenta. Os violinos famosos mais caros serão discutidos neste artigo.

Peculiaridades
Muitos colecionadores sonham em ter violinos raros em sua coleção. Os mais populares entre eles são os instrumentos de Antonio Stradivari, além de Amati e Guarneri. Os violinos mais caros do mundo pertencem às mãos desses mestres.

Quanto a Stradivari, pouca coisa mudou desde que ele fundou uma loja de música em Cremona. Naquela época, os ricos clamavam pelas ferramentas, essa situação não mudou até hoje. Mas, atualmente, os violinos feitos por Stradivari são considerados mais valiosos.
Segundo os críticos de arte, em toda a sua vida Antonio conseguiu fazer 1.100 instrumentos musicais, dos quais apenas 650 se conservam até hoje.

É geralmente aceito que as peças mais valiosas foram criadas pelo mestre no final da vida. É por isso que os instrumentos feitos antes de 1700 são considerados menos desejáveis. No entanto, todos os produtos deste master são únicos e de grande valor para músicos e colecionadores.


Os organizadores da Sociedade Stradivari acreditam que o preço da obra desse mestre está crescendo rapidamente - então, desde 1990, seu custo triplicou. Isso só pode ser explicado pelo aumento da demanda por eles entre muitos museus e sociedades. Isso levou a uma luta entre os colecionadores pelos itens raros restantes.
Muitos ainda estão tentando entender qual é a peculiaridade do som desses instrumentos.
- Segundo os cientistas, Stradivari usava abetos que cresciam no alto das montanhas como material para violinos. Essas árvores têm alta densidade, o que confere aos produtos acabados um som especial.
- Acredita-se também que exatamente o entusiasmo com que o mestre trabalhou, colocando sua alma no trabalho, influenciou a sonoridade do instrumento.


As obras executadas por Stradivari se distinguem por sua aparência impecável e som único. Além disso, grandes músicos famosos tocaram neles, de Paganini a Menuhin.
Modelo mais caro
Atualmente, o modelo mais caro é considerado o Violino Violino.... Seu autor é Guarneri del Gesu. Vale destacar que por muito tempo o mestre de Guarneri era pouco conhecido. Ele recebeu o chamado somente após a morte. Quando Paganini começou a tocar seus instrumentos, suas obras logo ganharam popularidade e se equipararam aos produtos de Stradivari. Ele fez 160 instrumentos durante sua curta vida. Além disso, a maioria deles não sobreviveu até hoje. Uma característica distintiva dos instrumentos de Guarneri é o monograma das letras I.H.S., que significa "Jesus Cristo o Salvador".

O famoso Violino Violino foi feito em 1741. Recebeu o nome do violinista e compositor a quem se destinava. Nele o belga Henri Vietant jogou por cerca de 11 anos.
- Após a morte de Henri Vietant, este instrumento foi adquirido pelo belga Eugene Ysaye.
- No século 20, o músico Philip Newman tocava o instrumento. Ele o recebeu como um presente de seu irmão Isaac Wolfson.
- Desde 1966, após a morte do ex-proprietário, o violino foi adquirido pelo financista britânico Ian Stutzker.
- Em Chicago, em 2010, foi vendido em um leilão por US $ 18 milhões.


Este instrumento possui um som incrível. As cordas do violino foram tocadas por muitos intérpretes eminentes. Certa vez, o próprio Niccolo Paganini o segurou nas mãos. Embora o instrumento tenha mais de 250 anos, o violino conseguiu manter seu incrível som original, permitindo expressar toda a gama de emoções.
De acordo com especialistas, o verdadeiro valor desse modelo não pode ser medido em termos monetários. Uma vez nas mãos de um músico, o instrumento é capaz de transmitir as emoções e sentimentos mais incríveis. Há uma opinião entre os músicos de que o “Vietnã” só pode se revelar plenamente nas mãos de verdadeiros virtuosos.

Revisão de outros violinos mais caros
Os críticos de arte e colecionadores continuam a discutir sobre qual violino é o melhor. É difícil responder de forma inequívoca a esta pergunta, porque muitas nuances devem ser levadas em consideração. Um dos critérios de avaliação é o preço das criações, por isso vale a pena considerar os exemplares mais valiosos.

Avaliação dos instrumentos mais caros.
- Entre outros modelos mais caros, a prioridade deve ser dada ao violino Lady Blunt, criado em 1721. Esta criação do mestre Stradivari despertou considerável interesse nos círculos colecionadores. O instrumento foi vendido em leilão por uma quantia bastante substancial de quase US $ 16 milhões, enquanto o novo proprietário queria manter seu nome em segredo. O produto da venda foi enviado como ajuda ao Japão para apoiar as vítimas do tsunami. A aquisição deste instrumento despertou interesse sem precedentes entre músicos e colecionadores. O violino foi propriedade por 30 anos de Lady Anna Blunt, neta de Byron. Outros proprietários do instrumento incluem Jean Baptiste Vuillaume, Baron Knop, o colecionador Richard Bennett, bem como Sam Bloomfield e a Fundação Nippon. Até hoje, o instrumento está em perfeitas condições. Mantém as características originais, revestimento de verniz.
- O próximo lugar na lista dos violinos mais caros deve ser dado ao instrumento Guarneri., feito em 1741. Em 2008, este instrumento único foi adquirido por Maxim Viktorov, um empresário da Rússia, pagando mais de $ 3,5 milhões por ele.Até o momento, seu preço aumentou e pode chegar a mais de US $ 7 milhões.
- Um lugar especial é ocupado pelo violino de Niccolo Paganini. Este instrumento foi criado por Carlo Bergonzi. Após a morte do mestre, o filho de Carlo, Aquiles, foi forçado a vender este instrumento. Por muito tempo, o violino esteve em mãos diferentes, era tocado por aristocratas e músicos. Por cerca de 35 anos, o músico da Filarmônica de Nova York, John Corigliano, permaneceu seu dono. Após sua morte, o instrumento foi colocado à venda. O preço de compra, assim como o novo dono, não era conhecido há muito tempo. Quando o segredo foi revelado, descobriu-se que o preço do instrumento era de US $ 5 milhões. Este espécime exclusivo agora está alojado em uma sala especialmente projetada e com temperatura controlada. O violino tem um seguro de 4,5 milhões e é mantido sob segurança 24 horas por dia.
- Molitor. Este modelo foi feito por Stradivari em 1697. Segundo os historiadores, poderia ter pertencido ao próprio Napoleão Bonaparte. Recebeu esse nome graças a um de seus proprietários - General do exército Napoleônico Gabriel Jean Joseph Molitor. Foi adquirido por Ann Akiko Meyers, uma artista americana, por 3,6 milhões.
- Por 3,5 milhões de dólares no leilão da Sotheby's, foi vendido o mestre do violino Martelo Stradivari, criado em 1770. Recebeu esse nome graças a Christian Hammer. Ele era um colecionador da Suécia, ele estava envolvido com o negócio de joias. Foi propriedade da Hammer no século XIX. O instrumento musical foi vendido em 2006, então seu custo era o mais alto.





Atenção especial deve ser dada às ferramentas de Linsy Stoppard. Estes incluem violinos brancos e pretos feitos de ouro. Este lindo par de designer está incrustado com pedras e cristais espalhados. O conhecido joalheiro Theo Fenelli recebeu de um integrante de uma dupla de rock chamada FUSE a tarefa: fazer dois violinos de ouro. Eles eram destinados a Ben Lee e Linzy Stoppard, uma artista popular, filha do famoso escritor Tom Stoppard.


O mestre teve que trabalhar neste pedido por cerca de nove meses. Cada detalhe nestes instrumentos foi desenvolvido individualmente, enquanto o som dos modelos dourados não deve ser inferior ao dos instrumentos tradicionais.

A singularidade deste par é a seguinte:
- para compensar o peso do metal, a base dos instrumentos era feita de Kevlar e carbono;
- todos os detalhes foram desenvolvidos do zero;
- Tive que trabalhar muito tempo com eletrônica para conseguir o som desejado;
- o chapeamento foi feito em ouro;
- são adornados com pedras preciosas na forma de diamantes, rubis e safiras;
- os modelos são decorados com cristais Swarovski no valor de 50 mil peças.


O preço de 2 violinos foi de US $ 4,4 milhões, ou seja, o cliente pagou US $ 2,2 milhões por cada instrumento. Embora os instrumentos não soem diferentes de seus equivalentes tradicionais, seu preço fala por si.
É bom que existam verdadeiros conhecedores de música que tenham a oportunidade não só de adquirir esses modelos caros, mas também de proporcionar a outros a oportunidade de desfrutar de seu som.

