Violino

O que é um violino e como escolhê-lo?

O que é um violino e como escolhê-lo?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Como funciona o produto?
  3. História de origem
  4. Recursos de som
  5. Visão geral da espécie
  6. Acessórios e suprimentos
  7. Como escolher um violino?
  8. Como você aprende a jogar?
  9. Quais são as etapas do treinamento?

É impossível imaginar uma família de instrumentos musicais sem um violino. Delicado, sutil, histérico, mas às vezes rude, rasgando emoções, afiado - pode ser de qualquer tipo. Sua voz é tão fluida, tão diferente que muitas vezes é comparada à de um humano.

O que é isso?

A suavidade e profundidade do som do violino são dadas por uma construção que pode ser chamada de única. O instrumento parece elegante e consiste em três partes básicas - cabeça, pescoço e corpo. Este último é a maior parte do produto; todo o resto é fixado nele.

O corpo consiste em plataformas, que são conectadas por conchas. Os decks são feitos de diferentes tipos de madeira, o que também afeta o som. O topo é tradicionalmente feito de abeto, enquanto o sicômoro, o álamo ou o bordo são usados ​​para o fundo.

Como funciona o produto?

  • Conforme você toca, a parte superior ressoa com outras partes do instrumento para criar som. E para que o som seja brilhante e expressivo, o deck é feito o mais fino possível. Se o violino for caro, feito por um artesão eminente, a espessura do tampo superior é de apenas 2 mm.
  • A parte traseira, por outro lado, é sólida e grossa (em comparação com a parte superior). A raça da qual é feito deve caber nas laterais que conectam os dois conveses.
  • Os shells são os elementos laterais do instrumento localizados entre os dois decks descritos. Eles são feitos da mesma madeira da parte de trás. Todo o sistema é fixado não só com cola, mas também com pequenas almofadas, o que torna a ferramenta estruturalmente mais durável. As almofadas são chamadas de klotts e estão localizadas no próprio corpo.
  • No interior do violino existe também um contrabaixo, responsável por transmitir as vibrações ao corpo, graças ao qual o deck superior fica mais rígido.
  • Além disso, no corpo do instrumento, você pode ver dois recortes em forma de F, eles são chamados de orifícios em forma de f. Há um namorado não muito longe da estrutura legal. Este não é apenas um detalhe, é uma das partes mais importantes do violino. A viga de madeira, que se tornou um espaçador entre os dois conveses, também transmite vibração. As dimensões e o material deste elemento afetam a voz do violino. Só um mestre especialista sabe onde e como arranjar a namorada para que o som seja perfeito.
  • O arremate era feito de madeira antes, agora é cada vez mais plástico. Sua tarefa no arranjo geral é fixar as cordas na altura desejada. Às vezes, tem carrinhos de brinquedo que facilitam a afinação do instrumento. Anteriormente, o violino era afinado apenas com afinadores, que estão longe da precisão de afinação ideal.
  • Na frente do corpo está o braço do instrumento, abaixo dele está a mão do músico. Um braço é fixado no braço (este é o nome de uma superfície arredondada de madeira ou plástico na qual as cordas são pressionadas). O formato do braço é pensado para que as cordas não se cruzem durante o processo de execução. A ajuda aqui é um suporte que levanta a corda colocada acima do pescoço.
  • Existem ranhuras para cordas na porca. A porca está localizada na ponta do braço e serve como separador das cordas antes que caiam na caixa de afinação. Esta caixa contém sintonizadores - responsáveis ​​pela afinação.
  • A parte mais importante da "rainha da orquestra" são as cordas. Hoje eles podem ser feitos de sintéticos, mas o violino antigo deve seu som incrível às tripas de ovelha. Não soa tão lírico quanto tocar o violino em si, mas é um fato. Os intestinos foram completamente secos, processados ​​e fortemente torcidos para formar um cordão. As cordas sintéticas modernas, aliás, estão relacionadas às progenitoras das veias pelo som produzido. Fios de aço também são feitos, eles também são criados a partir de metais preciosos.
  • Existem apenas quatro cordas, e elas estão sempre afinadas em Mi, La, Re e Sol. Cada corda possui seu próprio timbre, o que confere ao instrumento a capacidade de transmitir uma paleta emocional tão bacana.
  • Arco - este dispositivo consiste em uma bengala e um cabelo puxado sobre ela. E também afeta o som.

Estas são as partes do instrumento, cuja estrutura está longe de ser simples, e o som às vezes depende dos menores detalhes. Aprender a tocar violino não significa apenas "fazer amizade" com as notas e trastes, tocar depende de um grande número de componentes, perseverança e diligência.

História de origem

O violino adquiriu sua aparência familiar no século XVI. Teve muitos predecessores, já que a história dos instrumentos de arco remonta a pelo menos 2.000 anos. Onde exatamente apareceu o primeiro violino, e quem o inventou, ninguém sabe ainda. É impossível responder a essa pergunta com exatidão histórica. Acredita-se que devemos a criação do violino à Índia, após a qual (como parte de outros arcos) passou a conquistar os países árabes.

Se você se lembra dos predecessores mais próximos do violino, você precisa nomear Rebek e Fidel. Três cordas foram feitas no Rebeck, seu corpo era arredondado e em forma de pêra. O instrumento surgiu na Ásia, de onde veio para a Europa a partir do século X. Soou tanto em palácios quanto em feiras, em templos.

Fidel é um instrumento curvado que mais se parece com uma guitarra, apareceu na Europa no século IX. Nos séculos seguintes, ele se tornou um fiel companheiro dos menestréis. Ambos os instrumentos se tornaram os progenitores da viola, que era ativamente mencionada em baladas e poemas da Idade Média. A viola era tocada em pé: apoiada nos joelhos e depois nos ombros. E este foi o momento em que o violino esteve o mais próximo possível de sua criação. Posteriormente, ela suplantou a viola, se falamos de massas - a viola era considerada um instrumento de elite, enquanto o violino era usado pelo povo.

O golpe foi realizado por brilhantes mestres italianos, no século 17 eles trouxeram a estrutura do violino à perfeição. E isso ajudou o violino a dar origem ao som pelo qual é reverenciado até hoje - suave, interior, multifacetado. Amati, Guarneri, Stradivari criaram instrumentos que são exemplos até hoje. Aos poucos, o violino foi assumindo a posição de solo na orquestra, pode-se agradecer o surgimento de obras-primas da música clássica: compositores eminentes, inspirados na sonoridade do violino, surgiram com combinações impensáveis ​​de notas que penetraram no coração de pessoas por mais de um século.

Informações interessantes sobre a ferramenta.

  • Foi demonstrado que o violino estimula a atividade cerebral. Einstein observou mais de uma vez que as aulas de violino para crianças permitiam que ele visse novas conexões no mundo das coisas, desenvolvesse o pensamento, a análise etc.
  • Os violinos dos gênios Guarneri e Stradivari são os mais valiosos. Por exemplo, pela ideia de Stradivari "Lady Blunt" em 2011, o comprador teve que pagar US $ 16 milhões.
  • Por uma hora tocando este instrumento de cordas, o corpo queima 170 calorias.
  • A talentosa Vanessa May gravou os concertos de violino mais difíceis de Beethoven e Tchaikovsky quando uma criança de 13 anos. Aos 11 anos já estudava no Royal College of Music, o que é um recorde absoluto de idade.

E mais um fato curioso. Em 2007, a estrela da música clássica mundial Joshua Bell participou de um estudo extraordinário. Ele, um virtuoso reconhecido, desceu ao metrô com um violino nas mãos. Era um instrumento Stradivarius, cujo som deveria fazer as pessoas pararem e se divertirem. Mas em 45 minutos de jogo, apenas 7 em mil pessoas fizeram isso. E apenas 20 jogaram dinheiro para o "músico de rua".

Assim, a celebridade mundial ganhou US $ 32 por quase uma hora tocando no metrô, enquanto um ingresso regular para o show esgotado de Bell custa pelo menos US $ 100.

Recursos de som

Primeiro, o músico precisa preparar o arco - esfregue-o com breu (a chamada resina de pinheiro). O cabelo tenso do arco forma um pó pegajoso especial a partir da resina. Ou seja, o arco que toca a corda gruda nela. O contato do arco com a corda é o seguinte: em uma direção seu movimento é uniforme, mas já sinusoidalmente na outra. O som de um instrumento não é apenas o tom principal, mas também os sobretons (sobretons) que são mais altos do que o tom principal. O arco, aliás, consegue não só puxar a corda, mas também torcer para que vibre em planos diferentes. Os tons fortes podem ser silenciados pelas pontas dos dedos do jogador para tornar o som mais quente. Isso garante a complexidade e a singularidade do som do timbre do violino.

Nesta onda sonora, é quase impossível encontrar áreas que são semelhantes em fase e espectralmente. É realmente possível fazer desta forma: reduzir o indicador quantitativo de sobretons ou rejeitar sua rotação de fase. Quando o executante pressiona significativamente o arco nas cordas, o som é rico e volumoso, quando o violinista mal toca a linha de cordas - o som sai fácil e descuidadamente de seus dedos.

Acredita-se que mesmo o computador mais potente não possa substituir, reproduzir, nas mesmas variações, a execução de um instrumento especial. A gama de capacidades do violino para inteligência artificial ainda não é atingível.

Visão geral da espécie

Existem várias maneiras de classificar um instrumento.

Para dimensionar

Um violino inteiro em tamanho real é marcado no tamanho 4/4, mas amostras menores podem ser retiradas para treinamento - de 1/16 a 3/4. Conforme o aluno cresce, o mesmo acontece com seu instrumento. Eles começam com um violino 1/32. O comprimento de tais violinos pequenos é de 32 cm, mas um violino completo é conhecido pelas seguintes características: 60 cm de comprimento total, 35,5 cm - comprimento do corpo, peso 300-400 g.

É lógico que a ferramenta não pode ser a mesma durante todo o treinamento: se para um aluno pequeno pesar muito, o estudo será difícil e longe de ser de alta eficiência. No entanto, a antropometria é muito importante.

O menor violino do mundo foi feito por David Edwards. O britânico fez uma cópia exata do violino Stradivarius, que tem apenas 1,5 cm de comprimento.

Por método de fabricação

O instrumento pode ser de madeira (ou acústico) e eletrônico. A última opção significa que o som do violino é ouvido por meio de um amplificador especial. Um violino acústico emite sons graças ao corpo e suas características. Pode ser tocado solo ou usado em uma orquestra. Essa ferramenta é ideal para aprender a jogar.

O violino elétrico não é feito de madeira, mas de aço, ferromagneto, eletroímã e também captadores feitos de ímã (captadores também são piezoelétricos). Se você ouvir como toca a mesma Vanessa Mae ou Lindsay Stirling, poderá entender que o som de um violino elétrico é mais agudo.

Esse instrumento pode ter até 10 cordas. Infelizmente, não é adequado para uma orquestra: destaca-se muito no som.

Outro tipo de instrumento é a semi-acústica, na qual o som do corpo é combinado com captadores. Os violinos também podem ser de fábrica, fábrica e artesãos.

Descrição da classificação:

  • artesãos são muito caros, feitos para um artista específico;
  • os de fábrica também não são baratos, porque se tratam de amostras antigas criadas nas fábricas do século XIX;
  • os violinos de fábrica são acessíveis, soam bem e são uma opção básica para um violinista, mas não representam muito valor material.

Acessórios e suprimentos

A coisa principal, talvez, possa ser chamada de arco. É necessário para extração de som contínua. É baseado em uma bengala de madeira, por um lado se transformando em uma cabeça, por outro - em um bloco. O cabelo é esticado entre eles, o bloco e a cabeça (geralmente em um rabo de cavalo). A estrutura do cabelo contém escamas de queratina, entre as quais a resina de pinheiro esfregada (breu) ​​é impregnada. Graças a isso, o cabelo se agarra à corda - forma-se um som.

O que mais você precisa para tocar o instrumento?

  • Descanso de queixo - é necessária para o conforto do violinista ao tocar, a posição do queixo pode ser lateral, média e intermediária.
  • Ponte - necessário para encaixar melhor o violino na clavícula. Esta é uma placa de dupla face. Um microfone com amplificador pode ser escondido na estrutura metálica da ponte.
  • Escolher - são diferentes dispositivos necessários para converter vibrações mecânicas em elétricas.
  • Mala ou baú de guarda-roupa - o violino e outros acessórios são usados ​​e armazenados nele.
  • Mudo - este é o nome de um pente com fenda longitudinal, é colocado no cavalete por cima, diminuindo a vibração deste último. Um silenciador é um mudo pesado de borracha ou metal, que é usado durante as aulas ou em locais onde não deve fazer barulho.
  • Máquina de escrever - e trata-se de um parafuso mecânico que se insere no orifício da cápsula, contém também uma alavanca com um gancho necessário para a fixação do fio. A máquina é necessária para um ajuste mais preciso. Isso é o quanto um violino leva para fazer seus sons encantadores.

Como escolher um violino?

O principal fator é a coincidência do movimento do corpo e do tamanho do violinista com o instrumento que vai tocar. Em uma escola de música infantil, os especialistas seguem estritamente isso, mas se um adulto iniciante escolhe um violino, ele mesmo deve estar ciente dessa harmonia física entre uma pessoa e um instrumento. Aliás, tem gente para quem o violino é algo inatingível, porque as mãos são muito compridas ou os dedos muito carnudos.

Se você correr exatamente no tamanho, a diretriz é a seguinte:

  • 1/16 - uma ferramenta para crianças de 3-4 anos;
  • 1/10 - tamanho intermediário raro;
  • 1/8 e 1/4, bem como 1/2 e 3/4 são ferramentas pelas quais as crianças passam à medida que crescem;
  • 7/8 - um tamanho raro, é usado por adultos em miniatura;
  • 4/4 é a melhor escolha para um adulto padrão.

Você pode experimentar um instrumento de cordas com arco como este: descanse o violino no ombro esquerdo, coloque a mão à sua frente sem qualquer tensão, esticando-a para a frente. A cabeça da ferramenta ficará no meio da palma da mão, os dedos podem segurar livremente a cabeça. A ponte e o queixo, acessórios sempre selecionados individualmente, ajudam na fusão de uma pessoa e um instrumento.

A principal condição para a escolha de um instrumento é o contato confortável de suas partes com as partes do corpo do músico. Deve ser fácil segurar o violino, assim como a execução deve ser livre, não tensa.

Se pelo menos algo repousa desconfortavelmente, não alcança, balança, enfim, interfere, essa ferramenta não funcionará.

Como você aprende a jogar?

A palavra "rápido" seria inadequada aqui, especialmente se um adulto decidisse dominar a execução deste delicado instrumento. Além disso, é extremamente difícil dominar o jogo apenas por manuais de autoinstrução: embora, se uma pessoa já possui outros instrumentos, isso é real.

Quais são as etapas do treinamento?

  • Segure o arco corretamente. Você precisa pegar uma bengala e colocar o dedo indicador no enrolamento. Um dedo mínimo ligeiramente dobrado está na parte plana da cana. As pontas dos três dedos, médio, mínimo e anular estão no mesmo nível. Polegar oposto ao sapato. A bengala é segurada com dedos relaxados.
  • Pegue o violino. Ela é pega pela barra com a mão esquerda, apoiada no pescoço. A plataforma inferior toca a clavícula e é sustentada pela mandíbula (não pelo queixo!). Isso impedirá que a ferramenta escorregue do seu ombro.
  • Faça os primeiros sons. O arco está localizado entre duas partes do violino - o suporte e o braço da guitarra. O arco é passado sobre as cordas com leve pressão. Em seguida, o arco deve ser inclinado 45 graus em relação ao suporte. Se você pressionar com força, o som será alto. Se o arco for desviado em direção ao pescoço, o som será claro.
  • Toque com cordas abertas. Isso significa que as cordas não são presas com os dedos enquanto você toca. Para mudar a corda, o ângulo do arco é alterado. Eles tentam movê-lo de maneiras diferentes: rápido e lento. É melhor tentar variações diferentes em uma corda, estudando-a, sem pular para a próxima. O braço do violino é segurado pelo indicador e pelo polegar - esta é a tarefa da mão esquerda. O ombro e o pulso estão no mesmo plano.

Quando todos os fundamentos forem resolvidos, as posições do jogo podem ser complicadas. Os exercícios devem seguir de forma incremental: do primitivo ao mais complexo. Os adultos podem não só aprender a brincar do zero, mas também desenvolver a audição, o que é útil em qualquer idade.

sem comentários

Moda

a beleza

casa