Violino

Como aprender a tocar violino?

Como aprender a tocar violino?
Contente
  1. Preparando-se para jogar
  2. Visão geral dos traços básicos
  3. Como jogar com mãos diferentes?
  4. Exercícios úteis
  5. Recomendações

Se você tentar fazer uma lista daqueles instrumentos musicais nos quais é quase impossível aprender a tocar sozinho, então o violino estará, senão no primeiro lugar, então em um dos primeiros lugares. Este instrumento de quatro cordas, que conquistou os amantes da música clássica, tem nuances demais para uma pessoa absolutamente destreinada entendê-las sem a ajuda de um violinista profissional.

Preparando-se para jogar

Mesmo a execução de um aspirante a violinista com um instrumento requer algum tempo e exercícios especiais antes de pegar o violino. Portanto, as primeiras aulas são ministradas sem instrumento e sem arco. O aluno é ensinado desde o início a ficar em pé corretamente, respirar uniformemente, relaxar diferentes partes do corpo, aumentar o tônus, corrigir a postura.

Tudo isso é conseguido tanto por exercícios comuns, por exemplo, pulando e dobrando o corpo para a frente com uma onda simultânea dos braços e seu completo relaxamento dos ombros às mãos, quanto por exercícios especiais que preparam o aluno para a correta pegada de o instrumento com a mão esquerda, inclinando a cabeça, colocando os dedos na barra, colocando a mão direita com um arco. E cada um desses exercícios visa um determinado resultado, fortalecendo os músculos, aliviando a tensão, elaborando uma posição e a capacidade de controlar o corpo.

O violino é tocado para todos os alunos em pé, enquanto o peso do corpo deve ser distribuído uniformemente em ambas as pernas.

Mas isso não significa que o iniciante conduz todas as aulas nessa postura paralisada. Periodicamente, ele pode transferir um pouco o peso de uma perna para a outra para dar descanso às pernas.

No entanto, esta não deve ser uma ação aberta em que, de fora, pareça que o músico está balançando. Mas a imobilidade também não leva a nada de bom: as pernas ficam dormentes, instala-se uma tensão geral do corpo, as mãos perdem a liberdade de ação, os dedos não obedecem. Tudo isso deve ser evitado desde as primeiras aulas.

O violino deve ser segurado com a mão esquerda sob o pescoço da porca, entre o indicador e o polegar. Nas primeiras lições sobre configuração, você não precisa usar os dedos restantes da mão esquerda, pois primeiro você precisa aprender a posicionar corretamente o instrumento para tocar. Para isso, você deve praticar, várias vezes pegando o instrumento e aplicando-o na posição de tocar sob o queixo com apoio na clavícula esquerda. Posteriormente, você pode fazer alguns exercícios para alterar a profundidade do pescoço entre o indicador e o polegar, reduzindo a distância entre eles. É necessário lembrar: os dedos não devem apertar o pescoço - é apenas o pescoço que deve sentar-se confortavelmente na “cama” entre eles.

Quanto à posição do instrumento para tocar, ele é restringido na região da clavícula esquerda do músico, segurando a cabeça com o queixo levemente inclinado e voltado para a esquerda. Os olhos do aluno devem estar voltados para o pescoço, e a mão esquerda deve ser posicionada sob o pescoço de forma que as pontas dos dedos possam prender as cordas em uma posição perpendicular a elas. Nesse caso, a mão é uma continuação do antebraço (seus eixos coincidem). Também é necessário dedicar muito tempo para trabalhar a posição correta com o instrumento, talvez algumas aulas, até que a opção desejada e confortável seja desenvolvida. Depois disso, você pode começar a colocar os dedos na barra.

Ao mesmo tempo, você também pode preparar sua mão direita para segurar o arco. Primeiro, você precisa praticar com um lápis comum, colocando os dedos sobre ele da seguinte forma:

  • o dedo mínimo toca o lápis apenas com a ponta;
  • índice - o meio da segunda falange;
  • o meio e o sem nome estão localizados entre eles com a maior conveniência;
  • o polegar está abaixo - oposto ao índice ou ao meio, ou entre o índice e o meio (encontre o local mais confortável).

Quando, finalmente, encontrar lugares confortáveis ​​para colocar todos os dedos, você deve fixar mentalmente essa posição e, em seguida, trabalhá-la por meio de várias repetições. O próximo passo é transferir as sensações e o treinamento para o arco.

Como você pode ver pelo que está escrito acima, é muito difícil dominar a encenação do violinista por conta própria. - isso requer um professor que tenha conhecimento metodológico e métodos de preparação de um futuro músico diretamente para tocar o instrumento.

O próprio aluno, mesmo com um livro didático de alta qualidade no qual essas técnicas e exercícios são apresentados, com todos os seus esforços para realizá-los regularmente, dificilmente conseguirá sentir e avaliar todas as sensações corretamente, pois em princípio ele não pode saber o que eles realmente deveriam ser ...

Visão geral dos traços básicos

O futuro violinista precisa conhecer as técnicas básicas de execução de violino, que são chamadas de pancadas. Todos eles têm como objetivo tornar o som do instrumento limpo, expressivo, melodioso. E nisso a técnica da mão direita tem papel preponderante, que controla o arco. O arco é o principal meio de produção sonora deste instrumento (bem como de quaisquer outros pertencentes ao grupo dos curvados).

Ao mesmo tempo, é claro, não se pode subestimar a importância da mão esquerda, cujos dedos são responsáveis ​​pela precisão do som, sua mesma pureza e timbre. Além disso, os dedos da mão esquerda não apenas participam da execução de certos golpes técnicos, que são, em geral, o resultado do trabalho bem coordenado de ambas as mãos, mas também são os principais responsáveis ​​por suas próprias técnicas de execução, onde seu papel é, sem dúvida, o principal ou mesmo "solo", como tocar vibrato.

Os principais toques técnicos para violinistas são:

  1. legato (do italiano legato);
  2. separar (de fr.détacher).

Para os iniciantes, é necessário explicar com mais detalhes essas técnicas de execução relacionadas à técnica de arco do violino.

Legato

O golpe legato significa a extração coerente de vários sons pelo movimento contínuo do arco para um lado. Nas notas, um som coerente (isto é, legato) de dois ou um grupo de sons é indicado por uma liga (uma linha em arco conectando a primeira com a última nota do grupo):

Desapego

Essa técnica de tocar, ao contrário, envolve extrair cada nota separadamente, mudando necessariamente o lado do movimento do arco. Mas não deve haver separação do arco da corda, para que os sons não soem como outro golpe articulatório, denominado "staccato". A técnica de separação suaviza a nitidez da mudança de direção do arco precisamente devido ao movimento sem separação da corda.

Este traço é indicado na notação musical na forma de um travessão acima / abaixo da nota (ou não se destaca de forma alguma):

Os seguintes grupos de traços também devem ser destacados para iniciantes:

  • abrupto, que inclui staccato (staccato italiano) e martle (martelé francês);
  • salto: spiccato (italiano spiccato) e sautije (fr. sautillé).

As designações dessas técnicas podem ser encontradas entre outros traços na figura abaixo:

Os golpes abruptos e saltitantes são distinguidos pelo fato de que ao executar o primeiro (staccato, martle), há pausas entre os sons ao parar o arco, mas o último atua sem quebrar a corda, e o segundo (spiccato e sautije) requer o arco a ser removido.

O aluno se familiariza com as nuances da execução de quaisquer golpes gradualmente, e confirma seu conhecimento pelo trabalho prático obrigatório dos exercícios relevantes à medida que progride.

A seguir, veremos mais de perto como tocar corretamente as mãos esquerda e direita no violino.

Como jogar com mãos diferentes?

Antes de jogar com as duas mãos ao mesmo tempo, você deve aprender como mover as mãos separadamente. E é preciso começar com a mão direita, pois é nela que se encontra o principal meio de produção sonora do violino - o arco. Os dedos da mão direita também podem ser tocados, mas apenas o chamado truque do pizzicato. E raramente é usado neste instrumento musical.

Direito

O iniciante aprendeu a segurar o arco corretamente mesmo no período preparatório de treinamento, que foi descrito acima. Agora você precisa dominar a técnica de movê-lo ao longo de cordas abertas sem a participação dos dedos da mão esquerda.

Para melhor compreensão e assimilação do texto, segue abaixo a imagem de um violino e arco, indicando os nomes de suas peças principais:

O desenho ajudará o músico iniciante a posicionar o arco corretamente ao tocar os primeiros exercícios.

Vamos considerar como posicionar o arco para produção de som.

  • O arco é colocado na corda em uma relação perpendicular a ela.
  • Além disso, é paralelo ao topo do instrumento.
  • Para iniciantes, o local para colocar o arco na corda é a meio caminho entre a estante e o braço do violino.

Essa posição é perfeitamente demonstrada a seguir pela violinista Lindsey Stirling:

Primeiro, você precisa aprender a conduzir o arco ao longo das cordas do bloco ao meio. Nesse caso, o braço fica dobrado na altura do cotovelo, criando um ângulo agudo entre o ombro e o antebraço, a mão também fica levemente flexionada, ficando em uma posição acima das cordas. Conforme você conduz o arco até a cabeça, a mão se endireita e o cotovelo se desdobra.

Portanto, pratique várias lições consecutivas:

  • estudar os movimentos e o som de cada corda aberta com notas longas, começando da primeira;
  • o algoritmo de curvatura é o seguinte: primeiro do bloco para o meio (parte inferior do arco) e de volta, depois do meio para a cabeça (parte superior do arco) e vice-versa, e após domínio firme do arco em suas partes individuais, você pode iniciar movimentos de arco amplos em todo o comprimento (mas no início com uma parada obrigatória no meio).

Ao praticar a técnica de brincar com o arco, é necessário atingir a beleza e a expressividade dos sons, ao mesmo tempo que treina as sensações auditivas.

Deixou

Durante o período de domínio do arco, não se deve esquecer a mão esquerda.Você deve continuar os exercícios preparatórios para colocar os dedos nas cordas em lugares arbitrários do pescoço, mas não use o arco ao mesmo tempo. Adicione strings de dedo duplo a único de acordo com o esquema:

  • os dedos 1 e 2 são colocados simultaneamente na mesma corda com uma leve pressão sobre ela, e então com a mesma facilidade, sem tensão, empurrando-a;
  • então exatamente o mesmo é feito com os dedos 2 e 3;
  • agora com os dedos 3 e 4.

Quando os dedos começam a sentir as cordas em plena medida, você pode se envolver em uma única pressão das cordas no pescoço, e para um propósito específico, por exemplo, o dedo 1 pressiona a quarta corda, e o dedo 2 - a terceira, mas ligeiramente mais alto no pescoço. Nesse momento, você pode aprender a afinar o violino.

O último exercício de preparação dos dedos da mão esquerda antes de tocar com o som é colocar todos os dedos em cordas diferentes ao mesmo tempo.

Exercícios úteis

Ensinar adultos e crianças a tocar violino ocorre de acordo com determinados programas, que não são muito diferentes. Mas para adultos, o tempo de uma aula pode ser 2 ou 3 vezes maior (até 1,5 horas).

Não se recomenda às crianças que pratiquem por mais de meia hora de cada vez.

Para adultos, é melhor começar as aulas sobre como tocar as duas mãos ao mesmo tempo, aprendendo as escalas: primeiro em um movimento para cima e depois totalmente (para cima e para baixo). As crianças estão mais interessadas em aprender canções infantis. Alguns exercícios úteis para o último:

Escala de adulto com dedilhado da mão esquerda:

Recomendações

Você deve compreender algumas das nuances iniciais de aprender a tocar violino.

  1. O instrumento deve ser posicionado na clavícula esquerda e não no ombro.
  2. Colocar um travesseiro sob o deck do violino é uma má decisão. O som do violino se deteriora. Mas para praticar em casa, será bastante adequado para longos ensaios.
  3. O domínio deve ser aprendido em ritmo lento, analisando e aprimorando o som e o ritmo. A pressa sem a experiência adequada leva a "engolir" alguns sons.
  4. Não há necessidade de empurrar a corda com o arco - ela só deve soar sob o peso do arco.
  5. Você precisa pressionar o arco apenas onde o compositor pretendia, por exemplo, ao executar alguns golpes.

É sempre necessário seguir as instruções do professor sobre a técnica do jogo com um entendimento completo do porquê e do porquê. Em caso de dúvida, é melhor perguntar novamente ao mestre qual a finalidade e o uso da tarefa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa