Violino

Características do violino elétrico e sua escolha

Características do violino elétrico e sua escolha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como escolher?
  3. Marcas de topo
  4. Como configurar e jogar?
  5. Fatos interessantes

Conhecer as características de um violino elétrico pode ajudá-lo a obter o máximo deste instrumento e torná-lo mais fácil de escolher. O artigo afirma claramente como escolher violinos eletrônicos da Yamaha e Stagg, outras marcas. Fatos interessantes, recursos de som e configurações são descritos.

Peculiaridades

Na música moderna, a importância dos instrumentos tradicionais baseados na extração mecânica de ondas acústicas é bastante elevada. Mas, ao mesmo tempo, a popularidade de soluções alternativas está crescendo, nas quais o som é produzido por dispositivos elétricos de vários tipos. Os instrumentos eletromusicais existem há mais de uma década, e ainda mais - há cerca de um século. Portanto, tratá-los com condescendência, como algo secundário e de qualidade não muito alta, dificilmente é correto.

Em primeiro lugar, o som começou a ser extraído das cordas da guitarra elétrica; mas rapidamente seguido por uma galáxia de outros instrumentos, entre os quais o violino elétrico é notável.

Claro, o violino eletrônico ainda precisa usar um arco. Mas a forma como as ondas sonoras são geradas mudou. Em vez de vibrações na carcaça, a ação do sensor piezoelétrico desempenha um papel decisivo. Na maioria das vezes, é colocado sob um suporte denominado. Ele é pressionado contra o corpo do instrumento pelas cordas, e os especialistas observam que, portanto, seria mais correto falar em remoção direta das vibrações das cordas, e não da parte do corpo.

Como resultado, os engenheiros gradualmente deram um passo radical - completamente ... livraram-se dos cascos no sentido usual. Afinal, não há necessidade de preservar a concha e os decks, com exceção da tradição, não há aqui. O sensor é montado em uma base de madeira maciça. Anexe a este suporte:

  • pescoço;

  • parte sub-grip;

  • queixo.

O som produzido por um violino elétrico é geralmente processado com efeitos acústicos modernos. Engenheiros e programadores já propuseram uma série de técnicas pelas quais o som fica o mais próximo possível da "voz" de uma guitarra de rock. Naturalmente, esse instrumento é mais procurado em gêneros e estilos não tradicionais de arte musical. Mas não é preciso ficar triste com a estética do velho violino - sua versão moderna tem um timbre e uma faixa dinâmica incríveis, além disso, é fácil de ajustar.

Os principais efeitos usados ​​são próximos aos de guitarra; como cada cópia é equipada com fones de ouvido, você pode treinar em casa a qualquer hora conveniente sem incomodar seus vizinhos.

A fabricação de violinos clássicos remonta ao século XVI. Foi então que se elaborou o esquema construtivo que, em geral, é seguido pelos idealizadores da ferramenta elétrica. Eles tentam dar-lhe formas fluidas graciosas. O corpo é feito de madeira. Uma característica que não se encontra em nenhum outro lugar é a "cintura"; vale ressaltar também a extração de sons com arco.

Os princípios de operação de um violino elétrico e de uma guitarra elétrica são idênticos. O conforto de tocar e a possibilidade de gravar é muito maior do que um instrumento clássico. Refira-se que também permite tocar música clássica, e não muito menos atraente do que a "mecânica". Muitos profissionais já apreciaram o aumento da produtividade do trabalho de concerto.

Além disso, a eletrificação é a única maneira de aumentar o volume a ponto de não se perder no fundo de outros instrumentos da orquestra.

Você pode jogar quase independentemente do nível de habilidade (é claro, certas habilidades ainda são necessárias). No entanto, o uso de efeitos eletrônicos vem à tona. Mas é com eles que uma situação paradoxal está conectada. Para usá-los correta e sensatamente, você precisa ... primeiro, como dominar o violino clássico e dominar todas as sutilezas da extração de som. Não se conhece um único caso em que primeiro eles dominariam a ferramenta elétrica, e depois os "clássicos" - este não é um substituto, mas um assistente adicional.

Como escolher?

Se você já tem algum nível de habilidade em aulas de violino, pode escolher versões econômicas do violino elétrico destinadas a iniciantes. Um instrumento profissional da Yamaha e de outras marcas semelhantes é adequado para aqueles que já alcançaram um grande sucesso.

Importante: na hora de escolher um violino elétrico, o perigo de superestimar sua habilidade é muito maior do que ao comprar um instrumento clássico. Erros durante a reprodução, devido ao volume mais alto do som, serão imediatamente perceptíveis.

Os violinos elétricos podem ter formas corporais muito sofisticadas. Você precisa verificar se cabe na loja. Eles também verificam a "capacidade de resposta" da ferramenta e a facilidade de uso. Para obter um som mais rico, você não precisa tirar quadros, mas modelos ressonantes. É melhor para os iniciantes parar em dispositivos que são estruturalmente mais próximos dos "clássicos" mecânicos - todo o resto requer um nível radicalmente diferente de habilidades.

Marcas de topo

Goza de popularidade considerável modelo Hans Klein HKV-1E / WH... Para a fabricação deste violino, uma combinação de madeira de bordo e abeto, cultivada na própria Alemanha, é usada. Quanto aos acessórios, são feitos na base de ébano. Outras características:

  • caso e arco no conjunto de entrega;

  • boa coleta;

  • design bonito;

  • excelente valor para o dinheiro;

  • falta de propriedades negativas especiais.

Um desafio para a versão anterior pode lançar com segurança o Gewa E-violin Novita Red. É verdade que o custo desse modelo é bastante impressionante. Sua característica importante é o design atraente. Para a fabricação dos violinos elétricos Gewa, utiliza-se madeira da mais alta qualidade. Os usuários prestam atenção à estabilidade da transmissão do som e ao arco de carbono superior.

Aqueles que desejam economizar dinheiro devem prestar atenção a Brahner EV-502 / MBK... Este é um bom violino elétrico da RPC com uma reputação estável. Os fabricantes conseguiram oferecer um design e conforto excelentes. A diminutividade do instrumento permite que ele seja usado até mesmo por crianças e adultos que não diferem na construção poderosa. O conjunto completo satisfaz até consumidores exigentes em geral.

Entre os violinos Stagg, destaca-se o EVN 4/4 MBL. Um fabricante belga responsável não mediu esforços para fornecer uma ferramenta de qualidade e relativamente barata. Este modelo é adequado para jazz e música pop. No entanto, os amantes do rock também ficarão maravilhados. O produto é complementado com equalizador de duas bandas e fones de ouvido com som estéreo; a única desvantagem detectável é o rompimento gradual da tinta.

Os aficionados por instrumentos da Yamaha podem querer considerar violino elétrico YEV-105... O produto está equipado com 5 cordas. Ele é projetado para verdadeiros profissionais. Esse violino emite um som multifacetado que difere em profundidade. Ele pesa apenas 0,55 kg; vale a pena considerar que o baú do guarda-roupa e o arco devem ser adquiridos à parte.

Como configurar e jogar?

O violino elétrico pode ser conectado a um computador e a alto-falantes potentes comuns com um amplificador. Se você tem um amplificador de guitarra, também pode usá-lo. As instruções operacionais indicam que violinos comuns e eletrificados têm a mesma escala. A seleção correta do denominado processador de efeito é crítica. Como de costume, quanto mais fina a corda, mais alto e estridente ela produz.

Vamos usar Brahner EV-502 / MBK. A parte de trás está equipada com um bloco de tons, com o qual o volume e o tom podem ser ajustados. Também existe uma porta de microfone. A fonte de alimentação é obtida de uma "coroa" padrão com uma voltagem de 9 V. Se surgir algum problema, é mais correto não tentar resolvê-lo sozinho, mas entrar em contato com os mestres da música - isso é mais confiável.

Fatos interessantes

O design mais exclusivo é o violino elétrico do músico Stoppard Linzi. 50 mil cristais Swarovski foram usados ​​para decorá-lo. Normalmente não há bobinas em um violino elétrico. Deixar de usá-los economiza espaço. O violino eletrificado pode até ser usado para música folk-rock.

Esses modelos, como os "regulares", são frequentemente criados por artesãos individuais do início ao fim. Obviamente, essa ferramenta custará muito dinheiro. Os cortes mais precisos são feitos com uma serra de fita. A cabeça, em comparação com um violino clássico, tem uma forma mais aerodinâmica - a curvatura característica é excluída. Os captadores magnéticos podem ser usados ​​junto com os piezoelétricos; uma fresadora de alta velocidade é usada no processo de produção.

Comparação de violino e violino elétrico no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa