Como a viola é diferente do violino?

Qualquer pessoa - do primeiro ano ao aposentado - sabe perfeitamente como é a aparência e o som de um violino. Mas o que é, sem falar no som, um instrumento com a abreviatura de "viola", creio eu, muito poucos responderão corretamente. No entanto, este instrumento musical com arco de cordas está presente em quase todas as orquestras onde os mesmos violinos estão presentes. Vamos considerar quais são as diferenças entre viola e violino.
Principais diferenças
De modo geral, a viola e o violino são instrumentos musicais praticamente idênticos, como a guitarra convencional e o violão barítono, o saxofone barítono e o saxofone alto. Todos os instrumentos nesses pares são semelhantes entre si, mas têm configurações de som diferentes.
Além disso, vários fatores estão entre as principais diferenças entre essas ferramentas.
- O corpo da viola é ligeiramente maior do que o violino. É difícil para uma pessoa comum determinar individualmente que tipo de instrumento está à sua frente: viola ou violino. Externamente, eles são da mesma cor, construção, formato do corpo e pescoço. Dos acessórios - o mesmo número de cordas (4), um arco, um queixo com uma ponte. Mas se você colocar as ferramentas uma ao lado da outra, a diferença de tamanho será imediatamente evidente. O tamanho do corpo de um violino completo é de 356 mm, enquanto a caixa do ressonador alto pode ter de 380 a 445 mm de comprimento.

- Barras de instrumento também têm comprimentos diferentes... O violino tem o pescoço mais curto, o que é confirmado pelos dados da escala da viola e do violino. Escala é a distância dos pontos de fixação das cordas, além da qual elas não têm mais vibrações com o impacto de uma dedilhada ou arco na área de jogo. Para os instrumentos em consideração, esses pontos são a porca e o suporte. A escala de um violino em tamanho real é 325 mm, e uma viola é de 335 a 370 mm, dependendo do tamanho do instrumento.
- As cordas da viola são mais grossas. Isso se deve à diferente estrutura desses "parentes". Como a viola é afinada em um registro mais grave, falta-lhe a corda de violino mais fina - o "mi" da segunda oitava, mas acrescentou um "c" da oitava menor, que é a mais baixa em som e mais espessa em aparência na viola . A primeira, segunda e terceira cordas da viola correspondem em afinação e espessura à segunda, terceira e quarta cordas do violino.
- Os arcos têm quase o mesmo design... A diferença pode ser percebida apenas na forma do último (o local onde o arco é segurado pelos dedos do músico). O acessório para violino tem um bloco pontiagudo ou retangular. O arco alto sempre possui um bloco com canto arredondado. Na maioria das vezes, o arco de viola é um pouco mais autêntico e pesado do que o arco de violino, pois é executado como um acessório de um tipo maior de violino, que outrora era simplesmente chamado de “violino grande”.

Mais duas diferenças podem ser mencionadas, mas de natureza diferente, não relacionadas à aparência, som ou acessórios. Essas diferenças estão relacionadas ao processo educacional:
- na maior parte, a viola não é ensinada desde a infância devido à sua maciez, os violinistas geralmente mudam para a viola em uma idade mais avançada;
- você precisa entender que ambos os instrumentos comparados são tipos independentes de instrumentos musicais de arco, portanto, cada um deles possui suas próprias capacidades técnicas e nuances do jogo, que devem ser dominadas separadamente, gastando considerável esforço e horas de treinamento.
Mesmo violinistas profissionais lutam com a transição para a viola, devido ao tamanho do instrumento, espessura das cordas e escala aumentada. O que então podemos dizer sobre aqueles que o escolheram para uma nova carreira musical enquanto ainda estava na faculdade de música. Por isso, muito provavelmente, faltam violistas em muitos grupos orquestrais dos quais participam grupos de instrumentos de corda.
Diferença sonora
Quanto ao som dos instrumentos, a gama de sons contralto se estende da nota "a" uma oitava menor "até a nota" E "da terceira oitava (C3 - E6), e um violino em tamanho real - do" G "da oitava menor ao" A "da quarta oitava (G3 - A7). Acontece que o alcance do som da viola é um quinto menor do que o violino no registro inferior e um quarto a cada oitava (undecima) no registro superior.
Ou seja, a viola é um híbrido de violino e violoncelo, pois ocupa uma posição intermediária no tom entre eles.
O trio de violino, viola e violoncelo amplia o leque de obras executadas. A escala do violoncelo é mais baixa que a do contralto em uma oitava inteira.
Por causa do som mais baixo, a parte do contralto costuma ser escrita na tonalidade "C", que se parece com isto:

Dois verticilos da chave com sua "ponte" conectando-os na parte do meio indicam a terceira linha (do meio) da pauta. Isso significa que a nota "C" da primeira oitava desta chave está localizada na escala média.
Às vezes, as notas para a viola também são escritas na clave de sol do “sal”, que todos conhecem desde a infância:

Existem diferenças de timbre entre a viola e o violino. Além disso, mesmo no som daquelas notas que são comuns no pitch, ou seja, localizadas na zona de intersecção das gamas de dois instrumentos. Em escalas padrão, esses serão sons na faixa do "G" de uma pequena oitava ao "E" da terceira oitava (G3 - E6). O timbre do instrumento alto não é tão pronunciado quanto o do violino, mas é mais denso, mais cheio, um tanto fosco e mais aveludado, especialmente em tons baixos. Mas no registro agudo, os sons de contralto emitem algum som nasal.
Tudo isso se deve a três fatores principais:
- as maiores dimensões do corpo da viola em comparação com o violino (no primeiro, a ressonância do som ocorre em um volume maior, portanto é mais potente e denso que o violino);
- a diferença nos comprimentos dos béqueres;
- a diferença na espessura das cordas.
O último fator é válido apenas para sons que, embora sejam "comuns" nas gamas sonoras de instrumentos, são tocados em cordas de diferentes espessuras.
Por exemplo, a nota "G" de uma pequena oitava pode ser tocada apenas na quarta corda aberta do violino, e na viola pode ser tocada em dois lugares:
- na terceira corda aberta, correspondendo em espessura e afinação, conforme indicado acima, à corda nº 4 do violino;
- na quarta corda presa, que difere da terceira pela maior espessura e, claro, pela afinação.
Tendo tocado quaisquer notas do mesmo tom em cordas diferentes, mesmo na mesma viola, pode-se estar convencido de sua diferença de timbre. Eles soarão em uníssono, mas os timbres sairão com cores diferentes.
O que é melhor?
Se o usuário questionar a escolha do tipo de instrumento para o treinamento, então seria mais correto um adulto começar a tocar viola. Nele, segundo muitos músicos-violinistas, aprender a tocar é mais fácil e mais promissor em termos de demanda em orquestras e outros grupos semelhantes.... E para uma criança cuja idade possibilite a conclusão plena do curso primário e secundário de educação musical, em qualquer caso, é necessário escolher a versão para violino.

É claro que atualmente existem aulas de música onde as bases da arte performativa da viola são lançadas desde a mais tenra infância, mas ainda não são suficientes mesmo nas densamente povoadas cidades regionais, para não falar nas províncias.
Porém, antes disso, você deve ouvir o som de ambos os instrumentos nas mãos de músicos profissionais, segurá-los em suas próprias mãos e então tomar a decisão final.
Na escolha do tipo de instrumento para o ensino, o físico do futuro músico não é de pouca importância: se for forte, os braços são fortes e os dedos são longos, você pode escolher tanto a viola quanto o violino. Pessoas frágeis geralmente escolhem o violino porque é mais leve e confortável para elas.

E a última coisa que pode afetar a escolha - preferências musicais do usuário, repertório. Nem todos os músicos gostam do tom baixo da viola ou dos sons agudos do violino da mesma forma, por isso vale a pena lembrar mais uma vez para ouvir os dois instrumentos por um tempo. Qualquer que seja o instrumento que pareça mais próximo dos próprios sentimentos e experiências, esse será um companheiro para a vida.