Scrapbooking

Placas de aglomerado para scrapbooking: o que são e como utilizá-las?

Placas de aglomerado para scrapbooking: o que são e como utilizá-las?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Como fazer isso sozinho?
  3. Como usar?

A tecnologia de scrapbooking é muito empolgante. Um dos materiais mais comumente usados ​​nesta lição são os painéis de aglomerado. Esses elementos animam as criações dos mestres, trazem entusiasmo a eles. Os cartões para scrapbooking podem ser comprados ou feitos à mão. Os recursos de sua criação e uso serão discutidos no artigo.

O que é isso?

Aglomerado - Esta é uma estatueta feita de material denso. Normalmente, esses elementos são feitos de papelão ou madeira compensada. A espessura dos produtos varia de 2 a 4 mm.

Os elementos decorativos em relevo podem ter diferentes formas. Os mais populares são silhuetas de pessoas, animais e pássaros, imagens de flores, flocos de neve e outros objetos e fenômenos do mundo circundante. Também podem ser números, letras ou frases inteiras, composições complexas.

O escopo de aplicação de tais peças no scrapbooking é muito amplo.

Eles são necessários para decorar cartões postais, álbuns, caixas, decorações de parede e mesa, etc. Esta decoração volumétrica versátil pode decorar muitos artesanatos feitos de papel ou madeira.

Existem vários tipos de placas de aglomerado. Por exemplo, as opções de silhueta envolvem o corte da imagem. Esses detalhes podem ser decorados adicionalmente usando diferentes técnicas. Os modelos "gravados" têm um padrão em sua superfície que não é cortado. Já estão prontos a usar, não precisa de pintar nem decorar. Os modelos de decupagem já têm uma determinada cor.

Algumas opções possuem uma base adesiva.

Eles aderem facilmente à superfície, o que poupa o artesão do trabalho adicional de aplicar cola nas peças. Isso é muito conveniente, especialmente se a decoração for muito elegante (por exemplo, letras).

Como fazer isso sozinho?

O sortimento de painéis de aglomerado oferecido pelas lojas é grande.Mas com suas próprias mãos, você pode criar um item exclusivo. O processo é bastante simples.

  • Em primeiro lugar, você precisa encontrar um contorno adequado. Você mesmo pode desenhar usando um editor gráfico.
  • Então você precisa imprimir a imagem. Seu tamanho deve corresponder ao necessário para o produto.
  • Depois disso, o desenho deve ser transferido para o papelão. Um caminho simples pode simplesmente ser traçado em torno do modelo de recorte.
  • Imagens, letras e números mais complexos requerem o uso de papel vegetal. Deve ser colocado sobre o estêncil e contornar o contorno com um lápis simples. Em seguida, eles o viram, colocam sobre um papelão e repetem o golpe.
  • A decoração é cortada com uma faca afiada. Você pode usar a versão administrativa usual da ferramenta. É mais conveniente cortar inscrições longas em partes.
  • Finalmente, as bordas e lados da peça de trabalho são lixados. Isso permite que o elemento seja limpo e organizado.

Como usar?

Normalmente, os painéis de aglomerado são vendidos em conjuntos. As folhas contêm contornos de várias formas. Eles já são cortados com um dispositivo a laser. Basta extrair a decoração desejada, arrumá-la (se desejar) e colocá-la no local escolhido na composição.

O elemento é cuidadosamente destacado do substrato e colado.

Você pode usar cola PVA ou uma variedade de papel para isso. Figuras com base de cola não requerem fundos adicionais.

Quanto ao processamento, às vezes os painéis de aglomerado são usados ​​em sua forma original. Por exemplo, produtos feitos de madeira compensada ou papelão bege se encaixam perfeitamente em projetos de estilo eco e country. Sua cor e textura apenas enfatizam a ideia do autor. Porém, na maioria das vezes esses elementos desempenham a função de base, que é decorada de acordo com o conceito artístico.

Tingimento

O elemento recortado pode ser pintado em um tom, decorado com um gradiente ou padrões suaves. Você pode usar tintas acrílicas ou aquarela, esmalte, verniz colorido.

A única nuance que deve ser levada em consideração é que alguns corantes são absorvidos.

É por isso para a pureza da tonalidade, é melhor cobrir primeiro o cartão com tinta branca (de preferência acrílica). Então você precisa esperar que o revestimento seque. Depois disso, você já pode usar o tom que combina com a sua ideia.

Colando

Você pode dar ao papelão uma aparência colorida colando-o com papel especial colorido para scrapbooking. Os guardanapos de decupagem são frequentemente usados. Isso é especialmente conveniente se você quiser que sua estatueta tenha uma impressão.

Criação de diferentes efeitos

Dependendo da ideia, você pode dar à decoração volumétrica uma textura incomum. Por exemplo, parece interessante efeito de pintura descascada. Para fazer isso, você precisa colocar parafina na peça de trabalho usando uma tecnologia especial. Pode ser usado técnica craquelure.

Em projetos de férias é apropriado decorar as figuras com lantejoulas, miçangas ou strass... Uso de composições românticas rendas, miçangas, flores artificiais.

O efeito original pode ser obtido pela mistura de vários produtos diferentes. Por exemplo, pó para gofragem e acrílico aparecem perfeitamente em um par.

Use como um estêncil

O cartão e seu substrato podem funcionar como uma máscara. Para fazer isso, você só precisa colocar o substrato em uma folha limpa e borrifar tinta spray sobre ele. Como resultado, um belo padrão ou desenho aparecerá no papel.

Se você deseja que o contorno, ao contrário, se destaque pela ausência de cor sobre um fundo colorido, utilize o próprio elemento de acordo com o princípio descrito acima.

Para informações sobre como fazer um cartão com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa