Scrapbooking

Papel para scrapbook: variedades e dicas para escolher

Papel para scrapbook: variedades e dicas para escolher
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Principais fabricantes
  4. Recomendações de seleção

No mundo moderno, até mesmo uma pessoa comum tem acesso a uma grande variedade de produtos diferentes, mas todos são relativamente do mesmo tipo. Na produção em massa, mesmo a presença de duas dezenas de variedades do produto não significa a originalidade do proprietário. Nessas condições, a demanda por coisas feitas com as próprias mãos está crescendo rapidamente - os consumíveis para a criatividade, como regra, também são limitados em variedade, mas cada um coleta uma combinação deles a seu próprio critério e coloca sua própria alma no produto , o que torna o produto final único. Nos últimos anos, um hobby como o scrapbooking ganhou popularidade insana e, se os álbuns de recortes anteriores fossem feitos literalmente com tudo o que estava à mão, a indústria de hoje permite que você produza papel especial.

Se você deseja obter algum sucesso em tal atividade, você simplesmente precisa entender como escolher esse material.

O que é isso?

Apesar de o álbum de recortes ser geralmente chamado de hobby "hipster" ultramoderno, na verdade, ele surgiu há muito tempo. Na Europa Ocidental, a tradição de criar seus próprios álbuns com várias lembranças, citações e poemas favoritos, duplicando parcialmente as funções de um diário, surgiu há pelo menos quatro séculos. Um século e meio depois, virou moda as meninas colecionarem os cabelos das amigas, fixá-los em um álbum, decorar com flores e trançar fios em rabo de cavalo. Há 200 anos, com o rápido desenvolvimento dos periódicos impressos, esses álbuns começaram a se mover cada vez mais de textos para imagens recortadas de jornais e revistas, depois foram complementados por fotografias.

Na verdade, qualquer álbum moderno, se envolver pelo menos um pequeno componente decorativo, além das próprias fotografias, também é um exemplo de scrapbooking.

Anteriormente, é claro, absolutamente qualquer álbum era usado para esses fins, mas hoje é produzido papel de rascunho, criado especificamente para scrapbooking. A principal diferença entre este material e o papel clássico é a ausência de lignina e ácido no primeiro. A lignina está presente na composição da madeira, que é a principal matéria-prima para a indústria do papel, mas no final também acaba sendo um "elo fraco" - com o tempo, sua estrutura se destrói e um ácido se dá sobre a mesmo efeito.

Para folhas de papel baratas que não têm a pretensão de durar para sempre, a presença de lignina é normal - ninguém a extrai deliberadamente da madeira. Você pode entender o que isso significa usando o exemplo de como qualquer jornal velho se parece, especialmente se for barato a priori - suas folhas devem ter ficado amarelas e parecendo podres.

O álbum de recortes geralmente é projetado para manter as memórias em todos os detalhes, uma pessoa faz isso por si mesma, porque os momentos capturados no álbum são muito importantes e, o mais importante, são únicos. As fotografias aqui apresentadas e, principalmente, os desenhos poderiam ter sido preservados em uma única cópia, portanto papel de rascunho especial (isso inclui todos os seus tipos, onde a lignina é inferior a 1%) é necessário para a preservação o mais longa possível de um aspecto atraente. O fabricante costuma focar a atenção do consumidor no fato de não haver lignina em seus produtos, pois isso torna as chapas mais caras e atraentes para o comprador. Pessoas que entendem bem de scrapbooking preferem usar apenas esse material.

Paralelamente, o papel de rascunho hoje é utilizado não só para a fabricação de álbuns, mas também para o lançamento de alguns outros produtos com o objetivo de durabilidade - por exemplo, eles fazem cartões postais, cadernos de desenho e similares com ele. Se você acha que algumas notas e desenhos nunca devem perder sua aparência original, é melhor usar um pedaço de papel sem lignina para armazená-los.

Visualizações

A classificação das folhas de papel de rascunho é muito extensa - há um grande número de variedades deste produto, assim como muitos critérios pelos quais você pode escolher um produto.

Em primeiro lugar, esse material, como qualquer outro papel, difere em espessura e densidade, que na maioria das vezes são proporcionais. A maioria das variedades desse material tem uma densidade na faixa de 150-260 g / m2, que é muito mais alta do que a do papel de carta comum usado na vida cotidiana. Muitos comentários dizem que a espessura e a densidade não afetam a durabilidade da folha, mas isso é verdade apenas em termos do que é desenhado ou escrito.

O material realmente não está sujeito a desbotamento ou desbotamento, no entanto, a espessura não pode deixar de afetar a fragilidade e a capacidade de resistir ao estresse, se este for realmente um álbum com inserções.

Via de regra, a densidade é indicada na embalagem ou, para muitos fabricantes nacionais, na própria folha. Ao mesmo tempo, alguns fabricantes preferem começar não com números específicos, mas com termos gerais como "fino" ou "denso".

Além disso, o papel de rascunho pode ter uma ou duas faces. O fato é que para ser usado para fins decorativos, muitas vezes o material já vem decorado com desenhos coloridos de um determinado tema, nos quais se assemelha muito a um papel de parede. Como material de acabamento para paredes, o papel de rascunho pode ser decorado não só com imagens, mas também com uma determinada textura, que também pode agregar tácteis às memórias visuais. Consequentemente, uma folha de um lado tem uma "face" com padrões e textura aplicados e uma parte inferior modesta, enquanto uma folha de dois lados tem uma "face" em ambos os lados.

Além da textura, o papel de rascunho também pode ter brilho ou permanecer fosco. Tudo é claro aqui - a versão fosca não brilha mesmo sob o sol forte, mas a brilhante, pelo contrário, brilha com reflexos brilhantes.

À parte, vale destacar a folha de acetato, que não é papel, e sim plástico, mas muitas vezes pertence à categoria de papel de rascunho. Por si só, geralmente é transparente, mas tanto imagens monocromáticas quanto coloridas podem ser aplicadas sobre ele. Em álbuns de recortes, costuma ser usado como separador de "capítulos", períodos da vida incluídos no álbum.

O acetato é facilmente cortado com uma tesoura e, portanto, a folha pode ter qualquer formato, enquanto as peças cortadas podem servir como um elemento decorativo em páginas separadas puramente de papel.

O papel de sucata também é classificado pelo tamanho da folha. Naturalmente, o comprimento e a largura padrão deste último poderiam matar completamente a intenção original, que era que cada álbum deveria ser tão único quanto as memórias. Concentrando-se em satisfazer os impulsos criativos de clientes potenciais, os fabricantes modernos oferecem uma escolha de folhas de qualquer tamanho.

Não é difícil encontrar o familiar formato A4 e o "fotográfico" 10 por 15 cm ou um grande quadrado de 30 por 30 cm, bem como várias opções intermediárias.

Principais fabricantes

Como acontece com muitos outros produtos, o consumidor médio raramente deseja entrar em detalhes técnicos e descobrir quais números o satisfarão - ele só precisa de um bom produto por um preço razoável. Isso é especialmente verdadeiro para iniciantes em qualquer negócio, incluindo scrapbooking, para quem é mais fácil lembrar o nome de um determinado fabricante ou conjunto do que se aprofundar nos detalhes para entender o que poderia ser uma alternativa válida.

Não consideraremos deliberadamente as amostras de papel de sucata mais caras e de alta qualidade de nossa lista, já que tal produto é mais interessante para os profissionais, mas eles certamente são guiados pelo próprio sortimento, e também estão acostumados a confiar no número características do produto em sua escolha. Como nossa seleção de kits é destinada a iniciantes e não aos scrapbookers mais experientes, haverá muitas soluções puramente infantis. Quem procura algo realmente especial deve prestar atenção aos produtos das marcas Lena Vinogradova, Melissa Frances, K & Company, Kaiser Craft, Teresa Collins, Graphic 45 e outras.

Quanto aos conjuntos que prometemos e são populares em nosso país, os seguintes exemplos estão em nossa lista.

  • "Cores do arco-íris brancas como a neve" - um conjunto relativamente caro de papel de rascunho unilateral para uma menina, o que é bom para o design desigual de folhas individuais. Embora os designs não sejam idênticos, existe um conceito geral que permite que eles sejam combinados em uma ordem ou outra.
  • "Alto" é um conjunto de folhas coloridas de papelão ondulado. Os consumidores notam que o material é bastante resistente e não é tão fácil de processar, mas para começar cedo é bom tanto pelo preço, quanto pela escolha das cores, e pelo grande formato A4.
  • Design Fleur, como sugere o próprio nome da marca (aliás, eminente), produz papel-rascunho decorado com flores. Ao mesmo tempo, o campo principal permanece monocromático, permitindo que você use a maior parte do espaço para experimentos criativos, mas o ornamento floral ao longo das bordas criará o clima apropriado.
  • Stamperia produz folhas dupla-face, que é mesmo uma pena ocupar com algumas fotografias pessoais ou com criatividade, pois elas mesmas se assemelham a uma verdadeira obra de arte. O sortimento da marca inclui lençóis com decoração para qualquer tema, do vintage e retro à tecnologia moderna, dos contos de fadas à realidade crível. Esse papel de rascunho é mais frequentemente usado para decoração, sua única desvantagem é sua resistência relativamente baixa - quebra até com muita facilidade.
  • Senhor. Pintor No. 2 É um produto de um popular fabricante russo de aparas de papel, que se destaca pela atenção não só à cor, mas também às soluções a preto e branco como esta. A peculiaridade do conjunto é que os lençóis aqui têm um contorno atraente e cacheado.
  • "Aplicativo Nosso Bebê", como o nome sugere, ele foi projetado no estilo de uma criança pequena e, acima de tudo, será do interesse de pré-escolares e alunos do ensino fundamental. O conjunto é adequado como ponto de partida para uma criança que está começando a se familiarizar com o scrapbook, cada uma das opções de folha é apresentada em um conjunto em duas cópias, a fim de dar às mãos de crianças ineptas uma segunda chance de criar o artesanato perfeito.
  • Heyda - um fabricante alemão de artigos para scrapbooking e artesanato, que em nosso país é amplamente conhecido por seu papelão muito denso e brilhante, adequado para uma variedade de finalidades e, o mais importante - incrivelmente durável.

A única desvantagem dos conjuntos alemães é seu custo impressionante, mas essa escolha é reconhecida até por muitos profissionais.

  • Aluvision - cartão bastante rígido, caracterizado pela alta densidade e, portanto, pela incapacidade de dobrar. Ao criar álbuns de recortes, esse material é frequentemente usado para criar uma encadernação.
  • "Padrões de artesanato e bolinhas" explora o tema de vários ornamentos - esse material dificilmente é adequado para criar páginas completas, mas é perfeito para colar bordas e campos livres. O conjunto é vendido em formato A4. Este papel vegetal distingue-se por uma certa transparência, portanto, ao colá-lo, é necessário utilizar um adesivo especial, pois as manchas do PVA simples são visíveis através do enfeite.
  • Scrapberry's É uma das marcas mais reconhecidas de produtos de scrapbooking em todo o mundo, geralmente papel dupla-face com a mais ampla variedade em termos de design. Apesar da atratividade dos kits da empresa, seus designers geralmente não se preocupam com algum tipo de compatibilidade geral, porque as folhas de kits diferentes muitas vezes não aparecem na mesma página de recados.
  • ScrapLike "Vintage" é uma das melhores soluções para scrapbooking se o resultado final parecer muito mais antigo do que realmente é. Não existem tantas opções de design, mas deve-se admitir que os designers tentaram e realmente conseguiram transmitir o espírito da antiguidade.
  • "Vine Fabulous Dreams" - uma boa versão de papel vegetal em um desenho translúcido, decorado com padrões em forma de cachos. O branqueamento do material ocorre sem o uso de cloro.

Recomendações de seleção

Com uma abordagem diligente para escolher um papel bonito para scrapbooking, você pode descobrir que o número de opções disponíveis no mercado é até grande - às vezes seus olhos simplesmente fogem dele. Os novatos nesta situação tentarão pegar aquele papel de rascunho, cujo design transmita com mais precisão sua ideia original, e isso será um erro - é impossível focar apenas na aparência do produto, independentemente do que escolhermos.

Para evitar erros comuns na escolha de um kit para scrapbooking, vamos examinar rapidamente os principais critérios de avaliação de tal produto.

A primeira coisa a decidir é a finalidade pela qual você geralmente vai comprar algo. Iniciantes em scrapbooking geralmente gostam da aparência atraente do papel e correm para comprar um álbum ou um conjunto de folhas de que gostam, mas não sabem o que fazer com ele para que não pareça pior. Mesmo que scrapbooking seja claramente sua ocupação, você não deve comprar o papel de que gosta simplesmente porque chamou sua atenção, porque às vezes a decoração retratada é tão original que você simplesmente não encontrará como usar a compra.

Outra questão é se você tem uma visão aproximada do produto final e busca o material apenas por ele. Por exemplo, se você precisa fazer um único cartão postal feito em casa, não há necessidade de comprar um álbum ou um conjunto completo - muitos fabricantes produzem pedaços de papel em folhas por peça. Em uma situação em que o objetivo final é um álbum auto-montado com fotos de casamento, é importante não apenas comprar uma quantidade suficiente de material, mas também pensar sobre o método de encadernação. Novamente, um álbum de casamento precisa de um design de folha, um design completamente diferente para fotos de bebês e um terceiro para uma coleção de receitas favoritas.

Um dos critérios mais importantes para a escolha do papel de rascunho é o seu tamanho, já que nenhum desenho atraente o ajudará se o recorte ou a foto simplesmente não couber na pasta.

Via de regra, as dimensões do papel de rascunho não devem ser apenas iguais, mas até maiores do que qualquer componente de terceiros colado no álbum, porque senão as folhas poderiam ser comuns, sem decoração, já que seu desenho decorativo ainda não será ser visto.

A densidade também é crítica. Apesar do fato de que mesmo o papel de rascunho fino tem uma espessura e densidade significativas (até 190 g / m2), ele quase nunca é usado como páginas independentes - embora não desbote, ele rasgará e se desfiará rapidamente. Por este motivo, folhas finas ou seus fragmentos são colados apenas sobre papel de rascunho grosso (a partir de 190 g / m2) para dar uma certa aparência... Mas este último também nem sempre parece medíocre - ele também pode ser decorado com cores vivas ou pelo menos desenhos simples em preto e branco, mas se não, ainda é usado como fundo principal e material para capas.

A escolha entre papel de face única e dupla face é óbvia em muitos casos. A opção dos dois lados, por razões óbvias, é mais cara, também parece mais atraente, mas ao mesmo tempo pelo menos um lado será lacrado com materiais de terceiros - acontece que tal despesa pode acabar para ser injustificado.

No entanto, se em geral a folha é monocromática e decorada apenas com uma bela borda, e todo o álbum é preenchido não apenas com inserções do mesmo tamanho, mas também com colagens ou inscrições manuscritas, então é mais prático usar um produto de face - unilateral do lado errado deixaria contornos brancos de beleza duvidosa.

É necessário decidir sobre a presença ou ausência de textura e brilho em cada caso individualmente, a partir das metas e objetivos de um álbum de recortes particular. Por exemplo, para um tema de inverno, geralmente é necessário brilho porque o brilho é típico de neve e gelo. Se a tarefa é envelhecer artificialmente as páginas de um álbum, você não precisa apenas de uma superfície fosca, mas também de uma superfície áspera característica.

Ao escolher o papel de rascunho, lembre-se também que ele é vendido em conjuntos e individualmente. As vantagens do álbum são óbvias - você compra uma quantidade significativa de produtos como se a um preço de atacado, enquanto as folhas individuais costumam ter um design diferente, mas tematicamente geral, e combinam bem umas com as outras. Essa solução é ótima se você planeja trabalhar muito exatamente com o tema que os designers jogaram em um determinado conjunto. As folhas separadas geralmente custam um pouco mais, mas você pode eliminar o "apêndice" na forma de volumes desnecessários de papel de um determinado desenho ou folhas adicionais que são claramente inferiores àquelas que você gosta.

Por fim, deve-se dizer que muitos consumidores prestam muita atenção ao fabricante de aparas de papel, o que nem sempre se justifica. Mesmo entre as marcas eminentes, a maioria das instalações de produção estão localizadas na China hoje, então se, em princípio, você não confia realmente nos produtos do Reino do Meio, você ainda não tem muita escolha - você terá que aguentar . Ainda vale a pena focar mais na densidade e no design do produto, e esses dois indicadores também podem valer a pena para os produtos chineses.

E vice-versa, boas marcas às vezes têm conjuntos que são realmente bonitos e vão agradar às mesmas crianças, mas é difícil para elas encontrarem uso prático na composição de um álbum ou na forma de um cartão postal.

Segredos do scrapbook para um iniciante - veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa