Panelas de teflon: benefícios e malefícios, restauração de revestimento
A frigideira é, senão a rainha da cozinha, então certamente uma "personagem" valiosa e importante do espaço da cozinha. Uma frigideira de alta qualidade devidamente selecionada durará mais de um ano, e os proprietários não sofrerão com pratos queimados e limpeza prolongada de utensílios. Freqüentemente, a escolha recai sobre as panelas de Teflon, e falaremos sobre elas em nosso artigo.
Descrição
Uma frigideira de teflon é uma panela de metal com um revestimento especial antiaderente. O próprio revestimento da bandeja de Teflon é o motivo pelo qual essa aquisição é apreciada. Graças às suas características, os alimentos não queimam, o consumo de óleo é reduzido ao mínimo, o que por si só torna os alimentos mais saudáveis.
No entanto, se você comparar uma panela forrada com teflon e uma panela de cerâmica, a última se beneficiará com o respeito ao meio ambiente. O fato é que se você danificar o Teflon durante o cozimento, substâncias tóxicas podem ser liberadas quando o revestimento for aquecido. Claro, os desenvolvedores ficaram preocupados com isso e começaram a fazer os pratos fortes, protegidos de danos, mas os riscos permanecem mínimos.
O que é Teflon? Em termos de propriedades químicas, é semelhante ao plástico, porém mais elástico e com melhor deslizamento. O teflon é usado em vários campos - na fabricação de produtos de papel, embalagens plásticas, roupas.
As panelas de teflon têm uma vantagem importante - são mais leves do que as de cerâmica e, claro, mais leves do que as de ferro fundido.
Este é o chamado utensílio de cozinha leve, o que significa que as refeições rápidas devem ser preparadas nele. Não pilaf ou assado, mas omeletes, fritadas, panquecas, várias batatas fritas, etc.
Vantagens e desvantagens
Por que o Teflon é melhor do que a cerâmica, já dissemos - em peso.O preço também pode diferir favoravelmente. Mas isso não convence muitos compradores: eles ouviram dizer que as panelas de Teflon são nocivas e perigosas, o que significa que é melhor ficar longe delas. Julgue por si mesmo - a mesa coloca tudo no seu devido lugar.
Prós e contras das panelas de teflon | |
+ | - |
Peso leve | Você não pode prescindir de óleo ao cozinhar, embora uma boa frigideira exija um pouco |
Facilidade de manuseio | Panelas finas deformam com aquecimento prolongado |
Aquecimento rápido | A composição contém substâncias com características tóxicas (dano potencial) |
Não tem medo de picos de temperatura | A superfície das panelas é sensível, arranha facilmente |
Adequado para qualquer fogões e fornos (o principal é que a alça se encaixa) | É fácil de limpar, mas alguns proprietários costumam usar um abrasivo, que destrói rapidamente a loiça. |
Como escolher?
Se você vai a uma loja especializada em utensílios de cozinha e utensílios de cozinha, geralmente há uma grande variedade de modelos. Os olhos se arregalam e muitas vezes acontece assim: você vai comprar uma frigideira e ganha um conjunto completo.
Portanto, vá até a loja preparado, com conhecimento de como encontrar a própria modelo e não errar no cálculo do preço.
Dicas para escolher uma frigideira de Teflon.
- O peso. Teremos que encontrar um meio-termo - o equilíbrio ideal entre peso e funcionalidade. Se uma frigideira é como uma pena, quantos pratos você pode cozinhar nela? Os modelos mais leves geralmente não são duráveis e duráveis, e o revestimento pode deformar-se com relativa rapidez.
- Espessura inferior. O tamanho da camada inferior afeta a resistência da panela quando aquecida. Quanto mais grosso for o fundo, menor será o risco de entortar a frigideira.
- Tipo de alça. Pode ser fundido ou aparafusado. A primeira opção é definitivamente mais confiável. Se a alça for aparafusada, eles se soltarão com o tempo. Existem também modelos com pega amovível: são convenientes para usar no forno, bem como para servir os alimentos directamente na frigideira (o que é adequado, por exemplo, se decidir fazer um jantar campestre).
- Revestimento. Finalmente, é hora de dar uma olhada nele. Não deve haver nenhum dano visível na nova frigideira. Solavancos, amolgadelas, "manchas carecas" são um defeito de fábrica ou deformação durante o transporte e armazenamento. A camada superficial de uma só peça garante um aquecimento uniforme e, o que não é menos importante, a qualidade dos alimentos preparados (a libertação de micropartículas de Teflon danificadas é perigosa para a saúde).
Vida útil e regras operacionais
Por quanto tempo você pode usar uma panela de Teflon? Depende da intensidade de uso. Se você cozinhar com ela todos os dias, mesmo a frigideira da mais alta qualidade e mais cara irá “se aposentar” em dois anos. E não é tão importante fritar, refogar ou colocar no forno. A vida da frigideira também depende de como você usa os pratos, com cuidado ou não, de acordo com as normas de segurança ou negligenciando-as.
Depois de comprar uma frigideira nova, lave-a com água morna e sabão neutro. Seque bem os pratos. E acendê-lo com sal e óleo é o cúmulo da loucura! Essa maneira antiquada é fatal para as panelas de Teflon.
As seguintes regras operacionais devem ser seguidas.
- É definitivamente impossível usar acessórios de metal para controlar a cozinha - as pás e estruturas semelhantes devem ser de silicone ou madeira.
- Se a superfície já perder a uniformidade, já houveram arranhões, a camada pode ser considerada parcialmente danificada, portanto, após a lavagem e secagem, lubrifique a superfície interna com algumas gotas de óleo de linhaça cujos restos são bem removidos com uma toalha de papel.
- Pode colocar uma frigideira no forno, mas não ultrapasse a temperatura do forno (a temperatura máxima de aquecimento está indicada na embalagem dos pratos). As alças e outros acessórios também devem ser preparados para exposição ao calor.
Nunca lave panelas de Teflon com substâncias abrasivas.Não esfregue com esponjas espinhosas, não use muita força ao esfregar o fundo.
Como faço para restaurar o revestimento?
Restaurar o revestimento deformado de uma panela de Teflon não é a operação mais gratificante. Uma restauração profissional, se você optar por ela, sairá tão cara que faz mais sentido comprar uma frigideira nova. Julgue por si mesmo: a "ressuscitação" de pratos consiste em limpar as paredes e o fundo com uma furadeira, após o que os pratos são polidos. Depois disso, ela se despede de suas propriedades antiaderentes. Mas também é impossível dizer que todas as partículas de polímero serão removidas da superfície.
Se a comida na frigideira de teflon já estiver queimando, se você notar arranhões, não tente cobri-la com algo novo (isso pode não ser compatível com cozinhar). A aplicação de qualquer composição química é perigosa, apenas os mestres podem fazer isso. Você, como já mencionei, só pode untar a assadeira com uma pequena quantidade de óleo de linhaça.
É mais fácil estabelecer os cuidados adequados para uma frigideira nova e ensinar todos os membros da família a fazer isso. Mas mesmo com o manuseio mais delicado, não se iluda: dois ou três anos é o período após o qual a frigideira precisa ser trocada.
Cuidado
Cuidar de pratos revestidos de teflon não é difícil, mas é necessário um certo sistema e empenho.
Vamos dar uma olhada em 9 dicas para cuidar de uma frigideira de Teflon.
- Facas, colheres e garfos, assim como pás de metal, são o principal tabu desses pratos. Não assine o veredicto de uma só vez, trabalhe muito para que as espátulas de silicone estejam sempre à disposição na cozinha. Não vire as panquecas com um garfo, mesmo se achar que está fazendo isso delicadamente.
- Temperos grossos, cristais de sal - isso é o que o revestimento de teflon dos pratos "percebe" como um abrasivo. Portanto, acredita-se que nesse prato vale a pena estufar e ferver, e não fritar.
- Evite colocar uma frigideira quente sob água fria corrente. Uma atitude calma em relação aos extremos de temperatura ainda não é uma preparação para tal estresse para um revestimento de produção fino.
- Você precisa lavar a louça com uma esponja macia ou pano feito de materiais naturais. Claro, você não pode limpar o Teflon com uma escova de aço ou um pano.
- Não deixe alimentos torrados na frigideira após o cozimento. A comida queimada é inimiga dos pratos.
- Alguns modelos de panelas de Teflon podem ser colocados na máquina de lavar louça, se o fabricante permitir nas instruções.
- Compre pratos com recipiente térmico (indicador de temperatura). Isso o salvará do perigo de superaquecimento. Assim que o ponto térmico ficar claro, é hora de baixar a temperatura.
- Mesmo que o fabricante diga que a vida útil dos pratos é de 6, ou mesmo 10 anos, isso não se aplica ao uso frequente dos utensílios. Se você cozinhar ovos mexidos com Teflon todas as manhãs e à noite também fritar batatas ou panquecas de batata em uma frigideira, 2 anos de serviço serão um período invejável para um uso tão intensivo.
- Se os alimentos gordurosos secarem na frigideira, é perigoso para o Teflon. Mesmo que apenas uma fina camada de gordura sem resíduos de alimentos ficasse suja a tempo, é muito provável que mais tarde seja possível removê-la apenas com Teflon.
Seria bom ter várias panelas no arsenal da cozinha: os clássicos de ferro fundido são adequados para pratos complexos que requerem uma preparação longa, e os de teflon para manipulações rápidas. E esta separação de funções permitirá que todos os pratos sirvam por muito tempo, sem a necessidade de substituições frequentes.
Para obter informações sobre como verificar o revestimento de Teflon de uma frigideira, veja o próximo vídeo.