Panelas

Qual é o melhor revestimento para panelas?

Qual é o melhor revestimento para panelas?
Contente
  1. Objetivo do revestimento antiaderente
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Avaliação do modelo
  4. Como escolher?

Cozinhar se tornou de forma alguma uma necessidade - agora dá a muitas pessoas a oportunidade de se expressar ou de agradar a família e amigos. Para que os alimentos sejam saborosos e saudáveis, é importante prepará-los em pratos adequados, que evitem que os alimentos queimem, grudem e também prejudiquem a pessoa com substâncias nocivas liberadas quando materiais de baixa qualidade são aquecidos. É especialmente importante escolher panelas com revestimento de alta qualidade para que o preparo dos alimentos seja seguro e a manutenção da louça seja rápida e fácil.

Objetivo do revestimento antiaderente

Com o desenvolvimento da tecnologia, muitas coisas mudam - tais materiais aparecem que ajudam a tornar a vida mais fácil e conveniente. Uma dessas tecnologias é a introdução de um revestimento antiaderente que evita que os alimentos grudem no fundo da panela durante o cozimento. O mais comum é considerado camada de teflon, que é usado para cobrir panelas de alumínio. Este produto acaba por ser fácil e cómodo de utilizar, uma vez que a comida não queima e pode lavar a louça sem muito esforço.

Neste caso, é preciso lembrar dos indicadores de temperatura, pois as panelas de Teflon não podem sobreaquecer, caso contrário, mudarão de formato e não realizarão as funções a elas atribuídas.

A próxima opção de revestimento antiaderente é cerâmica. A panela é coberta com uma substância polimérica nanocompósitos contendo micropartículas de areia. O próprio material da frigideira pode ser diferente, do qual dependerá também o peso específico dos pratos. O uso de um revestimento cerâmico permitirá que você cozinhe os alimentos com sucesso sem medo de superaquecer a panela, mas o cuidado envolverá apenas a limpeza manual e o respeito, uma vez que a camada de cerâmica é facilmente danificada por queda ou manuseio brusco.

Outra opção de revestimento antiaderente é mármore... Ele difere pouco do Teflon, mas os chips de mármore são um componente adicional aqui. Este tipo de revestimento é considerado da mais alta qualidade e mais cómodo de usar, pois a loiça não tem medo de sobreaquecer, cair e entrar em contacto com objectos pontiagudos. Você pode usar panelas com revestimento de mármore por muito tempo sem ter problemas com elas.

Escolhendo este produto, vale avaliar seu custo, pois a faixa de preços é bastante extensa (de caro a bastante acessível), que é ditada pela quantidade de camadas de cavacos de mármore, e isso garante a resistência e a qualidade da frigideira.

As panelas mais duráveis ​​e resistentes com revestimento protetor são produtos com camada de titânio / diamante / granito... Esta variedade tem um aquecimento rápido, é fácil de cuidar, não há necessidade de se preocupar com o regime de temperatura, o uso de facas e garfos não causa danos significativos à loiça. Esta opção é conveniente e boa para todos, exceto para a única nuance na forma de proibição de cozinhar em fogões de indução.

No processo de escolha de uma frigideira com revestimento antiaderente, atenção especial deve ser dada à espessura dessa camada, pois ela se tornará o principal critério para a durabilidade e facilidade de uso da panela. A espessura total da camada antiaderente não pode ser inferior a 2 mm, e esse número é muito maior em modelos caros e de alta qualidade. Cada camada tem uma finalidade própria, pois a presença de cada uma delas no total dará o resultado desejado, e a ausência reduzirá a vida útil do produto e aumentará o risco de emissão de substâncias nocivas quando utilizado.

Para um revestimento que protege o produto da queima, geralmente são usados:

  • alumínio;
  • ferro fundido;
  • aço inoxidável.

Na maioria das vezes, são os produtos de alumínio que podem ser encontrados, uma vez que são leves, baratos e aquecem rapidamente. No entanto, existem dois tipos de material:

  • carimbado;
  • elenco.

A primeira opção é estampar uma frigideira a partir de uma folha grossa de alumínio, cuja espessura não pode ser inferior a 2,7 mm, caso contrário o produto terá vida curta. A versão fundida é feita de uma camada de material mais espessa, com 5 mm de espessura, o que permite que a panela seja usada por mais de 7 anos.

Vantagens e desvantagens

Qualquer dona de casa na cozinha simplesmente não pode viver sem uma frigideira. Na sua superfície, os produtos são fritos e estufados, o que significa que passam por um tratamento térmico rigoroso. Para que os alimentos sejam saudáveis ​​e saborosos, é importante usar pratos que não façam mal à saúde, não emitam substâncias corrosivas quando aquecidos e não se deteriorem com o uso de espátulas, facas, garfos de metal. À medida que as panelas de ferro fundido se tornam cada vez menos procuradas, os produtos antiaderentes estão ganhando popularidade.

Para escolher o prato certo para você, você precisa saber quais são as variedades, quais são suas características e diferenças.

É a comparação de revestimentos antiaderentes que possibilitará a escolha de um produto de alta qualidade, seguro e de longa durabilidade. Cada revestimento e material com o qual a panela é feita tem certos lados positivos e negativos, que serão considerados.

Uma camada antiaderente de Teflon é aplicada na parte inferior e nas laterais do produto. Suas vantagens podem ser consideradas:

  • é possível aplicar o revestimento em pratos de qualquer tamanho e configuração;
  • revestimento antiaderente de alta qualidade;
  • fácil manutenção do produto;
  • baixo custo.

Além dos aspectos positivos, desvantagens óbvias foram encontradas em pratos de Teflon, incluindo:

  • limitar o aquecimento da panela (uma temperatura superior a 200 graus estimula a liberação de substâncias tóxicas);
  • não use pratos sem óleo;
  • não há oportunidade de cozinhar pratos por muito tempo em indicadores de alta temperatura;
  • a integridade da camada superior é facilmente danificada;
  • se houver danos na camada superior, você não poderá usar a frigideira no futuro;
  • não é recomendável contrastar as temperaturas deitando água fria numa frigideira recém-retirada do fogão.

É aconselhável usar panelas de Teflon para cozinhar ovos, croutons, bolinhos fritos, panquecas e tudo que não requeira cozimento demorado e em alta temperatura.

A opção mais aceitável para panelas que aliam a segurança do material, alta qualidade, facilidade de uso, é considerada a travessa revestida de cerâmica. Em decorrência da exposição a altas temperaturas, o produto não emitirá substâncias nocivas e a própria camada é composta por ingredientes naturais: argila, areia e pedra. O revestimento cerâmico pode ser produzido por pulverização e laminação. Na pulverização, é aplicada uma camada sobre o produto já acabado, o que permite obter sua uniformidade e uniformidade.

O enrolamento é feito no próprio metal, de onde é feita a frigideira.

Os utensílios de cozinha revestidos de cerâmica são mais práticos e duráveis, mas custam um pouco mais. Uma vantagem adicional é o revestimento por spray no interior e no exterior da frigideira. A cor do revestimento pode ser diferente, não é necessário procurar exatamente cerâmicas brancas, a cor do produto pode ser alterada a pedido do fabricante, o que não afeta em nada a qualidade. As vantagens das frigideiras revestidas de cerâmica incluem:

  • a capacidade de usar produtos em altas temperaturas, aquecendo até 400 graus e acima, o que permite cozinhar carne;
  • tolera melhor o contato com objetos estranhos, mais resistente a arranhões em comparação com o Teflon;
  • facilidade de manutenção, visto que a superfície permanece limpa, não há necessidade de esforços para limpeza;
  • na fritura basta usar uma quantidade mínima de óleo, não pode prescindir de nada: isso estragará a pulverização para sempre.

Se falamos sobre as deficiências da camada de cerâmica, então estas devem ser atribuídas a eles:

  • medo do contraste de temperatura de muito quente para frio, que acontece ao cuidar dos pratos após o cozimento;
  • risco de danificar a camada antiaderente com objetos metálicos ou duros;
  • não molhe a louça, principalmente com a adição de detergentes, recomenda-se lavar o produto imediatamente;
  • não lave a panela com detergentes agressivos, formulações em pó ou use panos fortes.

As frigideiras, nas quais a camada de antiaderente é feita de pedra, granito e mármore, destacam-se. Esses pratos são borrifados com migalhas apropriadas, que são distribuídas ao longo do fundo e das paredes do produto. Essa opção é considerada segura, pois não contém a substância fluoropolímero encontrada nos modelos de Teflon. O acabamento em mármore é facilmente reconhecível, pois as panelas são de cor escura, irregulares e brancas intercaladas. As vantagens deste revestimento incluem:

  • boa resistência a objetos pontiagudos, mas com exposição sistemática a garfos ou facas, o revestimento pode se deteriorar rapidamente;
  • taxa de aquecimento rápida e uniforme;
  • se mantém aquecido bem e por muito tempo;
  • existe a possibilidade de uso em aquecimento forte;
  • ao fritar carne com muita gordura, pode passar sem óleo;
  • o prazo de validade é de mais de dois anos.

O revestimento de granito também tem desvantagens óbvias:

  • alto custo em comparação com produtos semelhantes;
  • não tolere mudanças bruscas de temperatura;
  • não use compostos abrasivos e raspadores de metal;
  • se a louça cair ou receber um choque mecânico, a integridade pode ser danificada;
  • nem todas as panelas podem ser lavadas na máquina de lavar louça.

Uma frigideira com revestimento de titânio, granito ou diamante é considerada muito forte e resistente ao desgaste. Esses produtos não se deterioram, não emitem substâncias quimicamente perigosas e odores estranhos.Este prato pode servir até 25 anos, o que é uma vantagem indiscutível. Na hora de escolher uma frigideira, vale examinar a composição e verificar a presença de níquel, considerado perigoso para esses produtos. A desvantagem dessas panelas está apenas no alto custo.

Avaliação do modelo

Para encontrar uma frigideira adequada com revestimento antiaderente, que dure muito tempo e ao mesmo tempo traga apenas impressões positivas de uso, você precisa escolher o produto certo em uma empresa nacional ou estrangeira. Os melhores produtos podem ser classificados no topo das posições mais demandadas.

  • Tefal - utensílios de cozinha da marca francesa, com os quais se iniciou a produção em série de panelas antiaderentes. Para oferecer a mais ampla gama de produtos, a Tefal usa todos os materiais com os quais as panelas podem ser feitas. A cada dia a empresa aprimora suas tecnologias, em busca de novas formas e designs. A principal característica desta marca é o indicador Termo-spot, que ajuda a determinar o quão quente está a frigideira. Na venda você pode encontrar produtos da categoria de preço médio e alto.
  • "Biol" - frigideiras de produção ucraniana, comercializadas desde o início de 2000. Os principais materiais com os quais os produtos são feitos são o alumínio e o ferro fundido. Uma característica desta marca é a presença de cabos de silicone e madeira, que podem ser retirados se necessário. Você pode comprar essa frigideira com tampa imediatamente, o que é muito mais conveniente. O custo médio deste produto é de cerca de 1,5 mil rublos.
  • Rondell São panelas de qualidade alemã, mas fabricadas na China. Esta empresa é a mais popular entre os chefs profissionais. A peculiaridade dos produtos é que seu fundo possui uma estrutura de três camadas, o que permite aquecer a tigela de maneira rápida e uniforme. Esta marca produz panelas com todos os revestimentos antiaderentes, mas os mais populares e procurados são os de cerâmica.

Em média, este produto custará cerca de 3 mil rublos.

  • "Utensílios de metal Neva" - são frigideiras russas, das quais se destaca a espessura reforçada das paredes e do fundo, bem como o revestimento antiaderente de cerâmica e titânio. Amostras de alta qualidade são patenteadas para garantia do produto de dois anos. Para um público mais amplo, as panelas comuns de Teflon são produzidas a um custo de 1 a 2 mil rublos.
  • TVS - panelas da Itália, que são populares em muitos países devido às suas propriedades. À venda você pode encontrar utensílios de cozinha com diferentes revestimentos antiaderentes. Foi esta marca que começou a produzir panelas com camada de titânio, além de granito. Devido à alta qualidade dos produtos e ao preço adequado, que varia de 1-3 mil rublos, esta marca ocupa uma posição de liderança no ranking.
  • Swiss Diamond São panelas suíças com indicadores de altíssima qualidade para esses produtos. São essas louças que são consideradas as mais duráveis ​​e duráveis ​​entre os produtos similares. Graças às constantes inovações, a empresa está sempre na moda e oferece aos seus clientes produtos de qualidade. Foi esta empresa que iniciou a produção de panelas antiaderentes diamantadas. Apesar das vantagens óbvias, essa marca também tem uma desvantagem significativa - esse é o preço, que pode variar de 7 a 25 mil rublos.

A escolha de uma frigideira com revestimento antiaderente sempre fica com o comprador, mas conhecendo as principais tendências, as características de cada marca, as vantagens e desvantagens de um ou outro delírio, do país do fabricante, você pode fazer um escolha consciente e obtenha um produto de alta qualidade e durabilidade.

Como escolher?

Para escolher a frigideira antiaderente certa para você, é preciso entender em que exatamente vale a pena prestar atenção. Antes de considerar as vantagens ou desvantagens de determinados modelos, é importante entender com clareza com qual fogão a frigideira entrará em contato.Pratos a gás, fogões elétricos, bem como um fogão de indução podem ser radicalmente diferentes uns dos outros.

A escolha de uma opção adequada deve ser feita deliberadamente, portanto, em primeiro lugar, você deve prestar atenção à presença de componentes nocivos como cádmio, chumbo e substâncias semelhantes que afetam negativamente a saúde humana.

Se as oportunidades permitirem, é melhor comprar várias panelas de uma vez para cozinhar vários alimentos nelas e não ter medo do resultado:

  • teflon simples - para cozinhar alevinos para sopa e borscht, ovos mexidos, omelete, panquecas e panquecas;
  • com revestimento cerâmico - ser capaz de fritar batatas e costeletas, cozinhar vegetais;
  • revestido de pedra - para que a qualquer momento houvesse a oportunidade de cozinhar carne, picar ou bife.

Uma frigideira de boa qualidade deve ter um formato conveniente e regular, uma tecnologia de produção protegida e oficial, uma alça confortável e uma tampa no kit, e estar livre de quaisquer danos.

Ao escolher um produto de Teflon, você deve prestar atenção na parte inferior: é melhor levar aquele onde é mais grosso... Além disso, ela, assim como as paredes, deve ser plana e lisa, sem lascas e defeitos. Para evitar que os alimentos entrem em contato com toda a superfície do fundo, é melhor comprar produtos com a superfície ranhurada, como assadeiras grelhadas. Se você puder escolher entre uma panela de Teflon de alumínio ou aço, é melhor escolher a segunda, pois ela vai durar mais.

Ao escolher uma frigideira de cerâmica, preste atenção ao custo: quanto menor for, pior será a qualidade. Antes de usar, vale a pena ler as instruções para o uso correto do produto. O fundo dessa panela não deve ser inferior a 4 mm. Na hora de escolher um produto, vale verificar a integridade do revestimento cerâmico, que deve ser liso, uniforme, sem manchas e danos.

Deixando de lado as panelas com revestimento de pedra, é importante indagar sobre um parâmetro como o número de camadas de pulverização: quanto mais, mais tempo dura a louça. A espessura ideal da parte inferior deve estar dentro de 6 mm, e as paredes - 3-4 mm... Cada produto tem características próprias, pelo que vale a pena conhecer primeiro o máximo possível sobre o modelo de interesse, para avaliar se é adequado para um determinado fogão e para os alimentos que se pretende cozinhar nele.

Somente após uma análise cuidadosa é que se pode decidir com firmeza sobre a escolha de uma frigideira antiaderente.

Para dicas sobre como escolher uma frigideira, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa