Tudo sobre a reparação e restauração de panelas
A frigideira é uma parte insubstituível dos utensílios de cozinha. Esses dispositivos são ótimos para ajudar as pessoas a cozinhar por muitos anos, mas às vezes esses pratos podem ficar inutilizáveis.
Por isso é importante saber reavivar a frigideira para poder continuar a usá-la com conforto.
Restauração
A maioria dos utensílios danificados pode ser reparada manualmente.
Antes de iniciar qualquer ação, é melhor abrir o maior número possível de janelas e até mesmo abrir o capô, se houver: o grosso das operações terá que ser feito em fogo aberto, aquecendo a panela.
Ligue o fogo alto e coloque o recipiente sujo sobre ele.
Para limpar qualquer coisa que já tenha queimado, use sal comum de cozinha.
Precisa de uma quantidade que cubra completamente todas as áreas com gordura velha., pedaços de comida queimada.
Distribua esse valor uniformemente. Depois disso, você terá que aquecer a panela por uma hora e mexer o sal de vez em quando. O indicador neste caso é a sombra do sal.
Os depósitos de carbono formados nas paredes dos pratos durante o uso irão se misturar gradualmente com o sal., e o último ficará cada vez mais escuro. Isso significa que o processo está indo bem.
Limpeza adicional
Claro, o sal sozinho não será suficiente neste caso.
Imediatamente depois de aquecer um recipiente sujo por uma hora, despeje todo o sal usado para fora dele., enxágue a superfície da panela com água da torneira e seque.
O próximo auxiliar de limpeza será óleo vegetal comum.
Você precisa derramar muito e é melhor despejá-lo imediatamente em um utensílio aquecido.
Neste caso, muito fogo aqui será mais prejudicial do que útil: então você terá que limpar toda a cozinha de respingos de óleo fervente em um raio de 2 metros.
Deixe a frigideira aquecer em fogo baixo por 40 minutos.
Quando todo o óleo ferver completamente, basta despejá-lo e deixar esfriar na frigideira. Não é recomendado derramar água imediatamente para evitar respingos e vapor quente. Para completar o difícil processo de limpeza, basta ferver a água em uma panela várias vezes.
Quanto mais procedimentos você realizar, mais limpas ficarão as paredes. Quando terminar, esfrie a panela e simplesmente limpe-a com uma toalha seca.
Restauração de revestimento antiaderente
O revestimento antiaderente pode ser restaurado mesmo que se tenha deteriorado ou, devido às altas temperaturas, tenha inchado e comece a rebentar.
No entanto, deve ser entendido que o processo será diferente para cada tipo de bandeja. Antes de fazer isso, preste atenção ao material com que são feitos seus pratos.
Panela de ferro fundido
A frigideira de ferro fundido deve primeiro ser limpa com sal e óleo. Ao concluir o procedimento de limpeza e limpar o recipiente resfriado com um pano seco, é necessário untar a superfície com óleo novamente.
Mas, desta vez, você aplica uma fina camada de óleo nas paredes limpas.
Para isso, um pincel especial é perfeito, que ajuda a espalhar com cuidado uma pequena quantidade de óleo em toda a superfície da panela.
Depois de aplicar, coloque o recipiente no forno.
O forno deve ser pré-aquecido a 170 ° e os pratos untados devem ser deixados assim por cerca de uma hora.
Outros tipos de materiais
Este método se aplica a produtos de aço inoxidável ou alumínio.
Eles também precisam ser limpos usando o método de fogo salgado.
Nesse caso o método de recuperação será um pouco diferente, porque você precisará usar sal iodado... Você vai precisar de uma camada de pelo menos 1 cm, e você precisa colocar o produto em uma frigideira pré-aquecida no fogo.
Depois de aquecido por meia hora, o sal vai limpar tudo o que se acumulou no antiaderente, e depois disso a comida vai queimar menos. No entanto, este método não pode ser usado para pratos esmaltados.
Teflon
Aqui, a questão não é a restauração, mas a preservação da camada protetora aplicada.
E se você quiser garantir uma vida útil mais longa do revestimento existente, ferva a água em uma panela por no máximo 10 minutos, despeje e lubrifique o revestimento com uma fina camada de óleo.
O dano é perigoso?
O mito de que uma cobertura estragada de Teflon, quando ingerida, pode causar distúrbios digestivos e até doenças, é bastante comum hoje em dia. No entanto, isso não tem base científica, visto que este revestimento é feito de uma mistura de carbono e flúor.
Não apenas ajuda perfeitamente a comida a não queimar, mas também não se liga a nenhum elemento químico da vida cotidiana e, mais ainda, não reage com comida ou água.
O revestimento de teflon é resistente ao calor e inofensivo para o corpo humano.
E mesmo que as partículas que se desprendem da frigideira entrem nos alimentos, nada de ruim acontecerá. Eles não são digeridos, mas simplesmente passam pelo trato digestivo e saem. No entanto, essa cobertura não pode ser reparada ou restaurada.
Mas aquecer uma frigideira acima de 230 ° é realmente inseguro.mas não por causa do Teflon, mas por causa do óleo que libera substâncias cancerígenas.
Como evitar deterioração?
Para manter o Teflon intacto e em boas condições, lave-o com uma esponja e não com uma escova de ferro.
Quando você cozinha em uma panela, uma espátula de silicone ou madeira é a melhor solução para mexer os alimentos para evitar arranhar a superfície.
Mas se você ainda está preocupado com a possibilidade de o Teflon entrar no corpo, então existem opções para sua escolha com um revestimento de cerâmica ou titânio.
É claro que tal prazer custará um pouco mais, mas não entrará no corpo de forma alguma, já que não se separa em pedaços mesmo se danificado.
Você pode aprender outra maneira de limpar a fuligem e a gordura da frigideira no vídeo.