Como escolher uma frigideira para placa de indução?
Cozinhar em uma frigideira é uma maneira fácil e conveniente de preparar alimentos. Mas mudar o equipamento da cozinha pode representar uma escolha difícil para a anfitriã. Qual é a melhor frigideira por indução? Por que você tem que desistir dos braseiros de cerâmica da moda e uma grelha ou wok pode ser combinada com este tipo de fogão? Claro, alguns itens domésticos podem ser deixados para trás.
Mas respondendo à pergunta: quais panelas são adequadas para indução, os especialistas declaram, de forma bastante esperada, a necessidade de comprar pratos com um rótulo especial. Você pode encontrá-lo em quase qualquer loja - os fabricantes garantem que seu público tenha uma boa seleção de opções de utensílios de cozinha.
Uma coisa é importante: as assadeiras e outros produtos semelhantes devem ter uma base metálica de liga ferromagnética.
Requisitos
Parece que verificar se uma frigideira é adequada para uma placa de indução é muito simples. Você pode elevar o ímã para ver como ele atrai a superfície de metal. Mas, na prática, tudo é muito mais complicado. Se o metal do fundo aquecido se revelar insuficientemente permeável à radiação eletromagnética, será possível aquecê-lo por muito tempo.
A transferência de calor não será suficiente para fritar ou estufar, mas as contas de luz chegarão ao infinito. Nem todos os metais são ferromagnéticos. Na maioria dos casos, o aço carbono, o aço inoxidável e o ferro fundido se enquadram nessa categoria. Mas a presença de vários aditivos pode levar ao fato de que as propriedades ferromagnéticas do metal se deterioram visivelmente. Respectivamente, o aquecimento longo é geralmente uma característica do aço com alto teor de níquel e cromo, alguns tipos de ferro fundido.
Para ter certeza de que a panela tem exatamente os parâmetros corretos, você deve comprar pratos especiais... Não só permitirá o uso de fogões elétricos de indução de qualquer tipo sem problemas, mas também proporcionará uma oportunidade de economizar energia gasta na cozinha.
A designação especial com a qual esses pratos são rotulados parece espiral. A marca pode ser encontrada na embalagem, mas na maioria das vezes é aplicada diretamente no fundo da panela pelo lado de fora.
Além da desejável presença de um marcador especial confirmando a adaptação do produto para trabalhar com fogões de indução, existem outros requisitos também.
- Dimensões corretas. É ideal se ocupar de 80 a 100% da área da placa de aquecimento. Com uma cobertura inferior a 70%, o processo de indução simplesmente não arranca - o contacto não será suficiente para ligar o recuperador.
- Fundo multicamadas. É especialmente importante para panelas não redondas. É ótimo se houver um material que distribua bem o calor dentro da "torta" de aço de duas placas de metal. Em geral, basta que o fundo tenha as propriedades necessárias - isso permite criar panelas de cerâmica, alumínio e outros tipos com uma base combinada. Esta solução pode ser usada em uma placa de indução.
- Base lisa e plana. Contribui para o aproveitamento correto do calor, economiza energia. Se menos de 70% do plano inferior estiver adjacente ao queimador, o fogão simplesmente não funcionará. É por isso que as panelas velhas muitas vezes não são adequadas - seu longo aquecimento está associado ao contato frouxo com a bobina de indução.
Todos esses parâmetros determinam a capacidade de uso da frigideira. Mas há outros pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor prato para fritar e estufar.
Visualizações
Existem diferentes tipos de panelas utilizadas na cozinha. No caso de uma placa de indução, devem ser marcados com um sinal apropriado para confirmar as propriedades ferromagnéticas do fundo. Além disso, a presença de um fundo suficientemente espesso é importante.
A principal diferença entre as panelas para fogões de indução é o material de fabricação - na maioria das vezes é alumínio revestido de titânio, aço, ferro fundido, que possuem os parâmetros necessários para um aquecimento rápido e uniforme. Quanto à divisão em tipos e tipos, estamos falando principalmente sobre a finalidade funcional do produto.
Grelha
Geralmente tem uma forma quadrada ou retangular. Para interagir com a placa de indução, o tabuleiro para grelhar tem um fundo redondo, a partir do qual se aquece o resto da superfície. É uma opção prática e segura para grelhar carnes e peixes em casa. O fundo interno ranhurado permite obter um belo desenho na superfície dos alimentos - assim como depois de uma churrasqueira, sem sair de casa.
Ao escolher uma forma, você deve prestar atenção às opções quadradas - são mais compactas, esquentam melhor. Ao colocar tais panelas no fogão, você deve monitorar cuidadosamente o seu posicionamento. A bobina de indução da placa deve estar alinhada com a parte redonda do fundo da panela.
Wok
As panelas, tradicionais para os países do Sudeste Asiático, não são adequadas para placas de indução em seu design clássico. Mas existem séries especiais de panelas com efeito wok, seu fundo é plano e bastante largo, necessariamente feito de uma liga ferromagnética... As paredes de tais modelos são bastante finas, aquecendo bem e rapidamente em toda a área. Além disso, são produzidas placas especiais com queimadores esféricos para obter o efeito de imergir o produto no calor da chama.
Panqueca
Cozinhar panquecas requer utensílios especiais. As frigideiras para eles no caso de um fogão de indução são feitas praticamente planas, com as laterais tendo um bisel baixo. É fácil retirar deles panquecas e panquecas prontas para virar os produtos durante o processo de fritura. Revestimento necessariamente antiaderente, o fundo pode ser bastante fino - um aquecimento bastante uniforme é importante. O diâmetro ideal é de 20-25 cm.
Para panquecas, é importante ter uma alça alongada, que permite controlar facilmente o disco durante o cozimento. Não escolha materiais pesados de ferro fundido. Modelos de alumínio com uma inserção ferromagnética na parte inferior são adequados.
Braseiros e patinhos
Eles são projetados para cozimento a longo prazo de alimentos em seu interior. É por isso recomenda-se escolher panelas de alumínio fundido ou ferro fundido com paredes grossas. Um disco de indução é colocado no fundo de tal prato (ele também pode estar na tampa se for usado como um recipiente separado). O formato do braseiro é retangular ou oval, podendo ser colocado diretamente sobre queimadores que suportam o aquecimento ao longo de um circuito estendido.
Visão geral dos fabricantes
A classificação dos melhores fabricantes não está completa sem as seguintes marcas.
- Hackman - Empresa finlandesa especializada na produção de utensílios de cozinha para fogões de indução. Difere em profundidade na abordagem para o desenvolvimento de seus modelos. Entre os produtos da marca, destaca-se a série Matador de frigideiras para uso doméstico com revestimento interno em cerâmica e base em ferro fundido ou aço inoxidável.
- Woll É uma marca premium alemã. Presta grande atenção não só à funcionalidade, mas também à estética de seus produtos. O sortimento da empresa inclui panelas e woks clássicos, panelas, braseiros para o preparo de pratos mais complexos. O revestimento antiaderente é feito de titânio.
- Fissler É outro fabricante alemão que afirma ser líder mundial no segmento de utensílios de cozinha para fogões por indução. A empresa produz panelas clássicas e panquecas, woks, equipadas com um revestimento de cerâmica antiaderente. As panelas conduzem bem o calor, permitem controlar a intensidade do assado.
- Rondell É uma marca alemã que produz frigideiras populares como Walzer com revestimento de titânio de três camadas e base de alumínio. A popular série Evolution-R é equipada com um revestimento interno multicamadas com lascas de diamante para maior durabilidade. O cabo não removível e termicamente isolado permite pendurar pratos. A vida útil da panela é de cerca de 2 anos. O tamanho mais comum é de 28 cm de diâmetro.
- Riess - Fabricante austríaco, conhecido principalmente pelos consumidores europeus. Produz produtos no segmento de preço médio, oferece panelas de aço com revestimento de esmalte multicamadas. A série "Kobaltblau" posiciona-se como profissional, são panelas com diâmetros de 24, 28 e 30 cm. Os produtos não absorvem odores, são fáceis de limpar mesmo na máquina de lavar loiça e têm um elevado índice de aquecimento. A solução ideal para todos os dias.
- Baf É uma marca alemã do segmento premium. Entre as últimas conquistas está a série "Gigant newline", fabricada de acordo com os mais modernos padrões. A espessura do fundo chega a 9 mm, as panelas são equipadas com um revestimento antiaderente durável e uma conveniente alça de borracha removível. Mas também existem limitações - os pratos podem suportar o aquecimento até apenas +260 graus sem perda de propriedades antiaderentes. A linha inclui panelas fundidas profundas de 20 a 32 cm, panquecas.
- Teskoma É um fabricante tcheco famoso por sua abordagem inovadora na criação de um revestimento antiaderente. Recebeu o nome de "i-Premium Stone", tem propriedades e textura de pedra natural. O revestimento interno é texturizado. Mas também existem desvantagens - a limitação do regime de temperatura, a recusa em limpar com abrasivos fortes, a necessidade de usar lâminas de Teflon resistentes ao calor.
- Apresentar É uma marca americana especializada na criação de panelas em ferro fundido. Panelas resistentes ao desgaste quase nunca falham. O preço dos produtos é bastante orçamentário, havendo uma grande variedade de tamanhos.Mas os novos produtos de ferro fundido requerem uma abordagem especial - eles precisam ser endurecidos para que os alimentos não queimem nas paredes no futuro.
- Fissman É uma empresa dinamarquesa que produz panelas para fogões de indução, incluindo aquelas com revestimento antiaderente à base de aparas de pedra. A base da panela é de alumínio, o fundo é multicamadas, proporciona uma alta taxa de aquecimento. Mas também tem desvantagens - a empresa atua no segmento de orçamento e não se preocupa muito com a espessura suficiente do revestimento, por isso é fácil danificá-lo.
- Tefal - uma marca francesa de baixo custo que permite a compra de um conjunto e de panelas individuais com o diâmetro desejado. A categoria de preço médio não torna os produtos da marca menos populares. É de bastante alta qualidade e moderno. Todas as frigideiras Tefal possuem um indicador de aquecimento patenteado, revestimento antiaderente Pro C e cabos ergonômicos confortáveis (em alguns modelos são removíveis). Entre os modelos populares pode-se distinguir "Meteor" - uma série com um revestimento que imita uma pedra.
A prática mostra que modelos econômicos e luxuosos de frigideiras dos principais fabricantes são igualmente adequados para fogões de indução. O principal é que tenham a marca adequada, o que garante as propriedades ferromagnéticas do produto.
Como escolher?
A escolha de uma frigideira para placa de indução é influenciada não apenas pela compatibilidade do modelo com um tipo específico de placa. Parâmetros como ergonomia, praticidade e facilidade de uso, funcionalidade e confiabilidade do produto são de grande importância. Mesmo a melhor frigideira não aquece o fundo uniformemente se for muito grande para a placa de aquecimento selecionada. E o revestimento abrasivo rapidamente anula todas as vantagens da função antiaderente.
Ao escolher uma frigideira para um fogão de indução, há vários critérios a serem observados.
- Material de fabricação. Ferro fundido ou cobre durável, que tem boa condutividade térmica, é considerado ótimo. O aço inoxidável ou esmaltado é bastante fino e requer revestimento externo adicional. O alumínio torna a panela o mais leve possível.
- Tipo de revestimento. Entre as tecnologias antiaderentes, a opção em pó de diamante é a líder hoje - é extremamente durável, não sujeita à formação do efeito de aquecimento pontual. Mas aumenta muito o custo do produto. Uma solução mais econômica seria o revestimento de titânio ou cerâmica. Também evita que os alimentos queimem e ajuda a evitar que os odores sejam absorvidos pelas paredes da loiça.
- Diâmetro... As frigideiras para placas de indução geralmente têm um diâmetro de 25-30 cm, o que é suficiente para cozinhar de 2 a 4 pessoas. Mas vale a pena focar nos contornos da placa de indução - eles devem ser preenchidos em mais de 70%.
- A altura das laterais... Para fritar e estufar pratos, opta-se por tachos ou frigideiras com lados altos (7-10 cm). Os modelos de panqueca têm paredes baixas de 1-2 cm. Opções semelhantes são escolhidas para cozinhar costeletas e panquecas de batata.
- Recursos inferiores. Deve ser multicamadas, espesso (de preferência cerca de 1 cm), plano. Na panela certa, a comida não queima, ela esquenta uniformemente.
- Tipo de alça. Eles podem ser fixos - fixados de forma permanente, removíveis. Os últimos são mais convenientes para lavar e armazenar. O material ideal é a baquelite, que permanece fria mesmo quando as paredes dos pratos são aquecidas.
Todos estes pontos devem ser levados em consideração na escolha e compra de uma frigideira para placa de indução.
Para obter informações sobre como escolher uma frigideira para placa de indução, veja o próximo vídeo.