Skate

Qual é a diferença entre um longboard e um skate?

Qual é a diferença entre um longboard e um skate?
Contente
  1. História de origem
  2. Diferenças em design e dimensões
  3. A diferença na nomeação
  4. O que escolher

Uma vasta gama de equipamento desportivo para os adeptos da recreação radical estabelece a tarefa de escolher: o que preferir - um skate ou um longboard. Vamos tentar descobrir quais são suas principais diferenças e qual é a mais adequada.

História de origem

O skate como esporte teve origem na Califórnia. Nos anos 50 do século XX, ocorreu a alguns amantes do surf, durante os longos períodos de ausência das ondas, que era possível andar de prancha em terra. Como resultado, após alguns experimentos para fortalecer as rodas, um skate apareceu na prancha. Pranchas de pequeno porte sobre rodas, que permitem realizar manobras e deslizar em terra, como nas ondas do mar, logo conquistaram o amor dos moradores locais, e depois se espalharam pelo mundo.

No início, o skate era usado apenas como meio de transporte - para ir à escola, à praia. Isso não exigia nenhuma habilidade especial, apenas precisava ser equilibrado.

Porém, para melhorar a manobrabilidade e deslizar em longas distâncias, as pranchas tiveram que ser alongadas. Foi assim que apareceu o longboard - uma espécie de skate.

Os longboards são mais versáteis - eles ganham velocidade mais rápido e, devido à maior inércia, suavizam os defeitos da superfície da estrada. Portanto, eles são adequados não apenas para asfalto perfeitamente liso, mas também para estradas onde um skate normal perde sua manobrabilidade.

Desde 1959, os skates começaram a ser produzidos em escala industrial e, em meados dos anos 60, os skates atingiram o auge da popularidade. A empresa de skate Makaha vendeu mais de 59 milhões de pranchas em 3 anos. Desde o início dos anos 70, os designs e os materiais dos skates para rodas, decks e suspensões foram aprimorados.Skatistas profissionais apareceram, revistas dedicadas ao skate começaram a ser publicadas, produtos de vídeo foram lançados - ensinando e divulgando esse esporte.

Começaram a aparecer parques cobertos de skate, o primeiro dos quais foi inaugurado em 1976 na Flórida, para que os entusiastas do skate não dependessem dos caprichos do tempo. O amor pelos skates passou a abranger os países da Europa - França, Alemanha, Inglaterra. Uma ampla variedade de acessórios para skate aparece no mercado de artigos esportivos - sapatos, luvas, bonés de beisebol, proteção. Os fabricantes de roupas produzem linhas inteiras dedicadas ao skate. Então, andar ao redor do mundo, andar de skate de um hobby de adolescente se transformou em uma indústria inteira.

Os skates para manobras chegaram à Rússia em 1989, quando, na exposição na Lenexpo em Leningrado (São Petersburgo), foram apresentados equipamentos para skate e realizadas apresentações de mestres profissionais.

Desde o início dos anos 90, competições regulares de skate são realizadas na Rússia, cada vez mais jovens estão envolvidos no novo esporte, surge a Federação Russa de Skateboarding, em Moscou, São Petersburgo, Saratov e várias outras cidades, parques de skate equipados com rampas especiais estão sendo montados.

Diferenças em design e dimensões

Observe que um longboard difere de um skate não apenas no tamanho, mas também no design.

Um skate é colado de bordo em 7 a 9 camadas, e sua resistência depende do número de camadas. A largura do tabuleiro é de 18-23 cm, o comprimento não ultrapassa 80 cm. A qualidade e o peso do tabuleiro também dependem da qualidade da madeira e da tecnologia de fabricação. A placa deve ser flexível o suficiente para realizar truques.

As rodas pequenas e a suspensão rígida do skate impedem longas caminhadas, especialmente em asfalto irregular.

Ao tentar pedalar pela cidade, você sentirá cada seixo e cada buraco na estrada. Além disso, ele não desenvolve alta velocidade.

O skate se dobra para cima na proa e na cauda. Isso é necessário para realizar truques como flips.

Longboard se parece mais com seu progenitor - uma prancha de surf, sua caixa de ressonância é longa, feita de um material bastante macio e elástico. A composição do material e a forma são tais que permitem absorver as imperfeições da estrada e também é mais fácil de ganhar velocidade.

O skate é projetado para ser o mais leve possível. O longboard é projetado de forma a proporcionar o máximo conforto durante viagens longas em qualquer superfície. Isto é conseguido pelo comprimento do tabuleiro (até 1-1,5 metros) e pela sua estrutura, que lhe confere a elasticidade desejada, bem como a sua forma. O deck pode ser totalmente reto ou ter a cauda levemente levantada. Este tipo de longboard é denominado kicktail.

As rodas de um longboard são maiores em diâmetro do que um skate, podem ser macias ou duras, podem ter bordas arredondadas e retas. A suspensão é alta e mais larga que a de um skate. O deck de longboard em si não é apenas mais longo, mas também mais largo do que o de um skate.

Assim, as principais vantagens de um longboard são a capacidade de desenvolver alta velocidade e boa manobrabilidade. Nas descidas, o longboard desenvolve 30-35 km / h, e a estabilidade e excelentes características de direção permitem que até mesmo os iniciantes tenham sucesso no domínio deste esporte. Rodas grandes, com suspensão alta móvel, garantem maciez e conforto em movimento, mesmo em estradas não muito planas. Além disso, os longboards estão disponíveis não apenas para adolescentes e pessoas de constituição atlética, mas também para aqueles que gostam de cavalgar, que estão acima do peso, pois podem suportar até 100-110 kg.

Para quem procura um ponto ideal, um híbrido de longboard / skate chamado cruiser é o suficiente. Sua suspensão é mais rígida que uma longboard, porém mais macia que um skate, permite alguns truques e também facilita as curvas. Portanto, esta prancha é ideal para passeios na cidade.

Os cruzadores apresentam rodas grandes e largas que são confortáveis ​​para andar em superfícies irregulares, permitindo que você alcance altas velocidades com o máximo de conforto. Cruzadores bem feitos podem carregar pesos de até 150 kg. A cauda curva torna o cruiser adequado para acrobacias.

Os cruzadores são feitos de madeira ou plástico. O plástico dá boa flexibilidade à placa, mas ao mesmo tempo deve ser muito durável. Os cruzadores de plástico têm seu próprio nome - plastboards. Além do desempenho de direção, as placas de plástico permitem uma variedade de designs, pois são facilmente pintadas em várias cores e são adequadas para desenho. Plastboards são mais leves e adequados para crianças.

O peso leve e o tamanho dos cruisers, especialmente os de plástico, os tornam os mais convenientes para carregar - presos a uma mochila ou apenas em uma caixa.

A diferença na nomeação

O ponto decisivo ao decidir entre skate e long é decidir qual estilo de skate você prefere.

Se gosta de fazer manobras, saltos, girar na rampa, então a sua escolha é o skate.

Mas não é adequado para superar longas distâncias, para caminhadas e esqui alpino. Para todas essas alegrias, você deve escolher um longboard. Será confortável rolar em estradas de asfalto, como um surfista no oceano. Proporcionará um deslizamento suave e facilidade de manobra, permitindo que você supere grandes distâncias sem dificuldade. No entanto, esta não é a ferramenta certa para realizar truques. Embora os amantes do longboard inventem diferentes direções interessantes no estilo de esqui.

Mas o skate em sua forma clássica com uma dobra dos dois lados do deck é mais adequado para vários truques, saltos e passeios na rampa!

Prancha longa com deck longo reto, às vezes levemente curvado na cauda. O formato do deck depende da finalidade - para descidas de slides ou viagens em uma estrada plana.

O cruiser difere do skate pela curvatura unilateral do convés e pelo tamanho um pouco maior. O objetivo principal do cruiser é andar nas ruas da cidade, mas pequenos saltos também podem ser realizados nele. Rodas grandes e suspensão não muito rígida permitem que você atinja alta velocidade, ultrapasse obstáculos facilmente e supere superfícies de estradas irregulares.

O que escolher

Conhecer suas preferências, idade e peso ajudará a determinar qual prancha é a melhor para você.

Longboard é bom para iniciantese também se você gosta de altas velocidades e descidas de escorregadores, se pretende pedalar em terrenos acidentados, e não em áreas especialmente equipadas.

Para iniciantes, um cruiser, como uma subespécie do longboard, também pode ser uma boa escolha. Não é tão pesado quanto a versão original, e é perfeito para quem gosta de passear pela cidade. Para uma criança, a viatura é conveniente como meio de transporte de ida e volta para a escola, o que economiza tempo, não ocupa muito espaço e não requer estacionamento.

O skate com sua leveza e capacidade de salto pode ser o próximo passo no desenvolvimento das habilidades de patinação. Depois de dominar os saltos simples de uma cruiser, ao escolher a próxima prancha, você pode parar em um skate e aprimorar suas habilidades, deliciando-se com a velocidade e outras vantagens de um skate.

Assim, se preferir manobras de manobra - em terreno especial e na rampa, opte pelo skate; para esquiar em encostas e longas distâncias, bem como em esqui de alta velocidade, escolha um longboard; Bem, se você deseja combinar uma viagem longa e confortável com acrobacias simples, você deve escolher um cruzador.

Você pode aprender sobre a diferença entre um longboard, um skate ou um cruiser com o vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa