Penny boards: como são diferentes de um skate, o que são e como escolher?
Os penny boards rapidamente ganharam popularidade entre os jovens que preferem um estilo de vida ativo, tornando-se parte integrante de uma determinada subcultura. Devido ao seu tamanho compacto, leveza, confiabilidade, design incomum e acessibilidade, este tipo de skate tornou-se para muitos uma excelente alternativa ao já tradicional skate tanto para atividades esportivas quanto para movimentos agradáveis ao ar livre.
O que é isso?
Penny Board é uma prancha de rolos semelhante a um skate, mas mais leve e menor em tamanho. Este dispositivo foi desenvolvido na década de 70 do século passado pelo inventor australiano Ben McKay com o objetivo de adaptar um skate para um movimento seguro e confortável nas ruas. Sendo o próprio inventor um skatista experiente, ele se propôs a criar, com base em um skate tradicional, um veículo acessível e confiável que atenda aos princípios de segurança no movimento em um ambiente urbano e facilidade de transporte.
Ele resolveu o problema de resistência e leveza de construção criando o painel Penny Original em plástico ultra-resistente à base de carbonato, cuja composição ainda é mantida em segredo pela empresa. Graças às rodas alargadas, foi possível deslocar-se mais rapidamente nas ruas e, ao reduzir o comprimento da prancha, resolveu-se o problema da compactação: tornou-se possível deslocar a estrutura em pequenas bolsas e mochilas.
Os principais componentes deste equipamento esportivo são:
- uma prancha com uma plataforma para pés feita de plástico muito durável com cores ou padrões brilhantes;
- suspensão em liga de alumínio durável, composta por dois componentes aparafusados, onde o parafuso de ajuste pode ser usado para apertar ou amolecer a suspensão;
- rodas de poliuretano, no centro das quais é prensada uma bucha de plástico ou liga de alumínio com rolamento.
As rodas para diferentes modelos são: fosca, transparente e translúcida. Eles não criam vibração e ruído ao dirigir sobre lombadas. Os rolamentos retêm a duração do torque, o que torna possível empurrar com menos frequência para a aceleração com a perna de apoio.
Como é diferente de um skate?
Os designs de penny e skate são bastante semelhantes. Muitos até consideram o primeiro uma cópia reduzida do segundo. Mas há uma série de diferenças significativas tanto na execução das estruturas como um todo quanto nos detalhes individuais.
Seria incorreto comparar qual desempenho é melhor - tudo depende da finalidade de uso. A diferença nos designs se deve ao propósito funcional. Se um skate é mais um equipamento esportivo para fazer acrobacias vertiginosas, então os centavos são mais para caminhar e se locomover. Embora em bebês compactos, com habilidade, você possa realizar exercícios bastante complexos.
As principais diferenças entre pranchas de skate e penny são:
- material para confecção da plataforma: o skate é feito de várias camadas de madeira, e a moeda é feita de plástico de alta resistência, respectivamente, este último é muito mais leve;
- tamanhos do deck: skate - 80 cm de comprimento e penny - 55 e 69 cm;
- diâmetro das rodas: skate - 35 mm, e penny-board - 56 ou 69 mm;
- a estrutura do convés (plataforma): a moeda tem uma curva (côncava) apenas na parte de trás, e no patim - nas duas pontas;
- A superfície de madeira da prancha de skate tem um revestimento antiderrapante que aumenta a aderência ao calçado, enquanto o próprio plástico nas pranchas de um centavo tem uma estrutura ondulada, que permite a sua utilização mesmo sem sapatos.
Variedades
De acordo com suas características de design, os penny boards são divididos em dois tipos principais:
- Penny Original 22 ″: o diâmetro das rodas é de 2,2 polegadas (5,6 cm), o comprimento da placa é de 55-56 cm, a largura é 15 cm e o peso é de cerca de 1,5 kg;
- Penny Nickel 27 ″: diâmetro da roda - 2,7 polegadas (6,9 cm), comprimento da plataforma - 69 cm, peso - 2,75 kg, largura - 19 cm.
Os designs de penny board são muito diversos e podem ser categorizados nos seguintes tipos principais:
- Completo - opções de uma cor;
- Personalizado - são distinguidos por cores ricas e logotipos;
- Fades - dispositivos feitos por encomenda;
- Feriado - desenhos coloridos;
- Mármores - design texturizado no estilo de pedra e madeira;
- Pastel - tons pastel;
- Fluorescentes - uma versão luminosa baseada em um revestimento reflexivo;
- Gráficos - padrões e gráficos, geralmente no estilo folk.
Deve-se destacar que os modelos luminosos (Fluorescentes) não são criados apenas para a percepção estética. Sua principal função é segurança de movimento no escuro.
Um revestimento reflexivo é freqüentemente usado para este propósito.
Modelos populares
A empresa Penny Board Australia é a antepassada deste tipo de longboards e desde a década de 70 do século passado até aos dias de hoje é conhecida como garante da qualidade destes produtos, mantendo em segredo os métodos de produção de plástico de alta resistência para pranchas desta categoria. É considerado o padrão deste produto, mas também mantém os preços elevados, sem pensar na concorrência graças à marca promovida.
Em termos de qualidade e alcance, comparável ao Penny Board Australia, os seguintes fabricantes podem ser observados:
- FishSkateBoards;
- União;
- Hubster.
Seus produtos são mais baratos do que os originais e suas peças de reposição são muito mais fáceis de adquirir.
Um fabricante de qualidade pode ser determinado pelos seguintes critérios:
- existe a possibilidade de ajustar a rigidez da suspensão apertando os parafusos centrais;
- as buchas são fixadas com limitadores de suspensão, evitando danos em curvas fechadas;
- a presença de rodas largas e macias de poliuretano com uma dureza de 78A;
- rolamentos - corrida, não inferior à sétima classe: no ABEC-7 original são dobráveis para facilitar a manutenção.
Os modelos mais populares para crianças e adultos são que brilham no escuro, por exemplo, a série Fest Original com rodas transparentes que piscam e mudam de cor conforme vão no escuro.
Alguns modelos desta série fornecem o brilho da própria placa.
Dicas de Seleção
Os modelos de penny board variam em design e tamanho. Existem dois tipos de comprimentos de placa: 55 e 69 cm. Ao escolher este dispositivo, considere o seguinte:
- propósito de uso;
- idade, peso e tamanho do pé.
Para uma criança a partir dos 4 anos, para as meninas, bem como para usar a prancha para caminhadas e meio de transporte nas áreas urbanas, uma prancha de 55 cm é a mais indicada. Se, além de conduzir nas calçadas da cidade, há é uma vontade de treinar o aparelho vestibular e a coordenação dos movimentos, aprendendo truques simples, faz sentido adquirir uma prancha longa de 69 cm.
Para realizar atos acrobáticos e quando usado por crianças, é necessário adquirir equipamentos de segurança adicionais: joelheiras, cotoveleiras, colete e capacete.
Ao comprar este longboard, especialmente para meninas e mulheres, o desempenho do design desempenha um papel importante. Além disso, se você pretende usar este acessório à noite, por prazer estético, comodidade e segurança, é necessário adquirir versões luminosas do produto, que vêm com rodas e deck luminosos.
Na hora de comprar uma placa é necessário estar atento às características técnicas e do fabricante, além de uma série de outras nuances.
- Rodas Deve ser feito apenas de poliuretano.
- Rolamentos. O nome é exibido no local onde a roda está montada. Os de mais alta qualidade são rotulados ABEC (5–7 e superior): quanto maior o número, mais rápido o rolamento, mas ao mesmo tempo é mais fino em design e, portanto, mais frágil. A melhor escolha é ABEC-7.
- O próprio tabuleiro deve ser resistente, mas com efeito de amortecimento.
- Suspensão. Eles verificam da seguinte forma: se, após pressionar a borda, a prancha não assumir sua posição original estritamente horizontal, mas cair de lado, significa que a suspensão não cumpre as suas funções.
O design do penny board é pensado nos mínimos detalhes e criado para um passatempo confortável e seguro: ao se movimentar, os músculos praticamente não se cansam, ao mesmo tempo em que exercitam de maneira uniforme. Ajuda a perder o excesso de peso corporal e melhora a coordenação dos movimentos, além de ter um efeito benéfico nos sistemas cardiovascular e respiratório. Suporta cargas de até 100 kg.
Esta unidade é adequada para iniciantes de várias categorias de idade e para acrobacias experientes que dominam a agilidade esportiva dos skates.
Para informações sobre como escolher uma prancha centavo e como usá-la corretamente, veja o próximo vídeo.