Qual é a diferença entre um longboard e um cruiser?
Surpreendendo alguém com o próprio fato de andar de skate e longboard é dificilmente possível nos dias de hoje. Mas esses tipos de transporte pessoal são claramente divididos por propósito. E antes de comprá-los para você ou para presentear alguém, você precisa entender completamente as diferenças de tal técnica. Qual é a diferença entre um longboard e um cruiser?
Características e tipos principais
Antes de analisar as diferenças entre um longboard e um cruiser, quem não entende nada do assunto precisa aprender a distinguir entre um longboard e um skate. Externamente, o skate parece uma prancha não muito longa. Suas bordas são dobradas. Para manter a capacidade de manobra, são utilizadas rodas rígidas de tamanho médio e uma suspensão mais estreita. O longboard se parece mais com uma prancha usada por surfistas, a única diferença é a adição de rodas. Distinguir um longboard regular de um skate não é difícil. Muito menos perceptível para os não iniciados é a especificidade dos diferentes tipos de longboards.
É comum destacar:
- freeride (adequado para quase qualquer estilo de pilotagem, incluindo corridas de alta velocidade);
- escultura (projetada para se mover rapidamente ao longo de um arco, como surfar);
- speedboarding (permite que você dirija rapidamente ao longo de uma estrada de montanha);
- calçadão (otimizado para fazer manobras bruscas e travessões);
- derrapagem (desliza perfeitamente no asfalto graças às arestas arredondadas das rodas);
- slalom (ultrapassa bem os obstáculos);
- o longboard de cruzeiro propriamente dito (destinado à condução dentro da cidade, no parque, equipado com confortáveis rodas macias de grande diâmetro).
Cruisers em detalhes
Este tipo de transporte pessoal é muito manobrável. É adequado para patinação livre em quase qualquer lugar. Mesmo asfalto de baixa qualidade não será um obstáculo. Deve-se ter em mente que Os longboards de cruzeiro têm dois subtipos: "peixes" alongados e estendidos (com uma prancha de madeira) e modelos de plástico de tamanho médio... Placas de plástico com comprimento máximo de 0,55-0,65 m.
Eles sempre têm uma cauda curva para cima (o chamado kick-tail), o que permite um maior controle da prancha. Na verdade, não há muita diferença entre esse modelo e um skate. Ela pode realizar algumas das manobras anteriormente consideradas disponíveis apenas para o skate. Graças ao deck estreito e à suspensão, você pode contornar facilmente os obstáculos da estrada.
As longboards de cruzeiro de madeira são mais variadas. Para escolher o dispositivo certo entre eles, você precisa considerar a largura e o tipo de nariz da prancha. Decks mais largos do que suas contrapartes de plástico e rodas mais largas permitem maior habilidade cross-country.
Mas a capacidade de manobra em um espaço confinado é menor. Qualquer placa deste tipo tem uma camada de "esmeril" na parte superior e é fortemente dobrada.
O que você deve escolher?
Pelo menos 60% de todos os modelos de longboard do mercado são cruisers. "Peixes" bem pequenos são uma escolha duvidosa para iniciantes. Eles são bastante manobráveis, no entanto, a mobilidade se traduz em menos estabilidade. É muito melhor dominar a habilidade de patinar usando peixes de comprimento médio. Os mesmos modelos são aconselhados a comprar para quem quer apenas passear pela cidade sem frescuras desnecessárias.
Mas atletas experientes e especialmente amadores de downhill precisam escolher pranchas de caverna. Eles se distinguem pelo aumento da rigidez do convés e pela curvatura pronunciada no plano transversal. Um sinal comum de uma cava-caverna também é um ligeiro eufemismo do convés em relação às suspensões e um pequeno ângulo de rotação permitido.
É conveniente conduzir esse projétil a uma distância considerável.
Os longboards Freeride são semelhantes em aparência aos equipamentos de downhill. No entanto, eles são otimizados para derrapagem controlada. Isso possibilita trabalhar os elementos individuais do slide. O longboard estilo livre sempre tem uma forma simétrica. Sua superfície é "esmeril" (rugosidade aumentada). Kicktail está quase sempre presente. Os especialistas aconselham sempre olhar atentamente para as rodas:
- a forma estreita e arredondada é ideal para truques;
- com hélices largas, você pode andar confortavelmente pela cidade;
- os atletas iniciantes devem escolher uma roda macia com maior aderência.
O que é melhor - um skate, longboard ou cruiser, veja abaixo.