Rodas de longboard: tipos e dicas para escolher
Os amantes de longboards podem cavalgar de forma muito divertida e até mesmo estabelecer recordes. Porém, muito depende não só do treinamento dos atletas, mas também da distância entre eixos. É hora de descobrir o que pode ser e o que significa em termos de patinação prática.
A magnitude
É o diâmetro o primeiro critério que é importante avaliar tanto para atletas experientes quanto para amadores. A indústria dominou a produção de rodas com seção externa de 0,06 - 0,107 m; na maioria das vezes, existem modelos com um diâmetro de 70, 80, 90, 100 mm. De acordo com as leis da mecânica: quanto menor esse tamanho, menor é a velocidade máxima de movimento. Porém, será possível consegui-lo em menos tempo. Os modelos com uma roda pequena são mais bem escolhidos por skatistas inexperientes ou por praticantes de slalom técnico.
Importante: em locais com muitas pedras e outros obstáculos, rodas pequenas causam muitos problemas.
Hélices médias se enquadram na categoria geral. Se o consumidor ficar perplexo e não entender o que escolher, deve ser dada preferência. Definir registros de velocidade não funcionará, no entanto, a sensação de frenagem constante desaparece. Você pode andar em quase qualquer lugar sem medo de um forte choque de qualquer rocha aleatória. Por outro lado, as rodas grandes são adequadas para quem deseja obter os melhores resultados na condução.
Graças a eles, será possível praticar freeride, downhill ou descer de uma montanha em alta velocidade. A sensibilidade aos obstáculos é relativamente baixa. O longboarder superará sem problemas até pequenas fissuras no asfalto. Mas não é apenas o diâmetro que precisa ser considerado - a largura do pneu também é importante. Aumentá-lo permite que você dirija em superfícies irregulares com calma, mas a desvantagem será uma queda na capacidade de manobra; eles tentam equipar slides com rodas mais estreitas.
Rigidez
O principal requisito ao escolher este indicador é o uso futuro do longboard. Uma roda menos rígida mantém a trajetória com mais segurança. Portanto, é exatamente isso que pode ser usado em corridas de alta velocidade. Mas para slides que devem deslizar, eles usam rodas mais rígidas. Importante: as informações mais precisas sobre este indicador podem ser encontradas na rotulagem do próprio produto.
O grupo flexível inclui modelos marcados de 73A a 79A. Eles são preferidos para cruzadores, ou seja, longboards projetados para serem usados nas ruas comuns da cidade. Observação: para pilotos inexperientes, não há sentido em escolher rodas mais macias do que a 77A e mais duras do que a 83A. Então, será necessário desenvolver pelo menos no mínimo as técnicas básicas e escolher o estilo de pilotagem correto. Os modelos mais difíceis agora são 80-84A.
Outras recomendações e usos
Você precisa entender que a rigidez das rodas também deve ser selecionada levando em consideração o peso corporal do piloto. Para crianças e adolescentes, é aconselhável usar modelos mais macios. Mas quando a carga é de 80–90 kg, a rigidez deve ser maior. Caso contrário, será inconveniente pedalar e o próprio longboard terá que ser consertado com frequência.
Outra nuance é a escolha do formato da roda. Quando retangular, a área de contato com o solo é muito grande. A aderência, mesmo em estradas ruins, é melhorada. Esta opção é indicada para quem gosta de acelerar e experimentar a emoção das difíceis manobras. As corrediças são geralmente equipadas com hélices redondas. Quanto às dimensões, na hora de escolhê-las leva-se em consideração também a modalidade esportiva desejada:
- dança, freeriding, passeios de lazer - 0,07-0,076 m;
- morro abaixo (descida em alta velocidade) 0,07–0,1 m;
- Ziguezague 0,065 - 0,077 m;
- escultura 0,062 - 0,08 m;
- slide - mínimo 0,06 m.
No slalom gigante e em cruzeiro, as rodas com um ângulo agudo são ideais. Freeride e slide são muito mais agradáveis ao usar um suporte chanfrado.
É extremamente importante: em qualquer caso, não adianta confiar em fabricantes pouco conhecidos. Atletas experientes preferem produtos Inquieto, Landyachtz, Divino; e ninguém, seguindo seu exemplo, reclamou muito. Rodas luminosas são valiosas para quem quer andar de longboard em ruas normais, principalmente à noite.
O rebote é selecionado individualmente, levando em consideração o campo de aplicação do longboard e seu próprio estilo de pilotagem. Portanto, às vezes você precisa trocar o projétil quando a experiência já foi adquirida. Em longas pistas de freeride no asfalto, as hélices são usadas sem ressalto.
Também é útil saber como apertar as rodas deslizantes. Antes do início de cada temporada, a sua estanqueidade é verificada com muito cuidado para não se tornarem vítimas de acidentes.
Quando a roda não gira bem, significa que o rolamento está corroído - é hora de substituí-lo. Você precisa desparafusar e apertar as porcas com uma chave especial que vem com a entrega.
Importante: você não deve apertar as buchas para maior rigidez - elas são simplesmente trocadas conforme necessário.
O aperto das rodas em um longboard para um iniciante deve ser o mais forte possível, o conforto e a segurança ao dirigir dependem disso. E, claro, você deve ler as instruções com atenção.
Dicas para escolher rodas para seu longboard podem ser encontradas no vídeo abaixo.