Skates elétricos: princípio de funcionamento, melhores modelos e critérios de seleção
Hoje, o transporte elétrico está se tornando cada vez mais popular entre várias categorias de pessoas. Ele permite que uma pessoa se mova em estradas e calçadas sem fazer nenhum esforço. Um dos tipos mais interessantes de transporte pode ser chamado de skate elétrico. Esta é uma ótima solução para a cidade, que o deixará confiante e tranquilo em qualquer superfície.
Dispositivo
Por fora, a prancha elétrica parece um skate normal, que não possui acionamento eletrônico. Por isso, é chamado de skate elétrico, já que seu dispositivo não é muito mais complicado que o modelo clássico, embora seja diferente. Por exemplo, a massa do produto em questão é significativamente maior. As rodas aqui têm um diâmetro maior.
Se falamos do dispositivo de um skate elétrico, ele consiste em 4 componentes principais:
- Motor elétrico;
- baterias recarregáveis;
- freios;
- mecanismo de controle.
Agora vamos falar um pouco mais sobre cada elemento. Um skate elétrico pode ter 1 ou mais motores elétricos. Placas de baixo consumo aceleram até 15 km por hora, e modelos mais potentes - até 40.
Isso torna possível não apenas se divertir, mas também ir para o trabalho diariamente.
Indicadores de velocidade semelhantes são típicos para dispositivos não profissionais com acionamento elétrico. Se falamos de modelos que pertencem à categoria de esportes, eles podem dirigir a uma velocidade de 90 quilômetros por hora. É verdade que dirigir nessa velocidade está associado a um grande risco à saúde, que requer um treinamento especial. Observe que o motor da prancha elétrica pode ser facilmente desligado e movido sobre ela, como em um skate normal.
Um skate elétrico retira sua energia elétrica das baterias de íon de lítio com as quais está equipado. Eles geralmente estão localizados diretamente sob a placa. Sua potência é baixa, mas o motor elétrico em si dificilmente pode ser chamado de muito intensivo em energia. Portanto, quando a bateria está totalmente carregada, você pode viajar até 20 quilômetros ou mais. Tudo vai depender do modelo.
E não será difícil carregar essa bateria. Para fazer isso, você precisará de uma tomada comum de 200 volts e um fio especial, que geralmente vem com a placa. Normalmente, algumas horas são suficientes para carregar totalmente a bateria.
O mecanismo de freio é geralmente responsável por reduzir a velocidade da placa ao dirigir após receber o comando apropriado do painel de controle. Isso é possível devido ao uso do efeito de recuperação. O motor basicamente entra em um estado de gerador. E o dispositivo está parando e começa a desacelerar, enquanto carrega a bateria em paralelo. Se conduzir com motores desativados, a travagem só pode ser efectuada com os pés. Normalmente, a distância de parada é de 12 metros.
O mecanismo de controle é geralmente um controle remoto, graças ao qual a pessoa que controla, aplica o freio e permite controlar o movimento da placa.
Vantagens e desvantagens
Agora vamos falar sobre as vantagens e desvantagens do transporte em questão. Os pontos fortes são os seguintes.
- Qualquer skate elétrico, se não um SUV, pode ser usado como o skate mais simples. Se a bateria estiver descarregada, você pode dirigir com segurança com a ajuda da inércia do corpo. Nada na parte superior do tabuleiro interfere no início de jogo mais simples.
- Considerando que os skates são movidos a eletricidade, suas dimensões ainda são pequenas. Se você comparar com scooters ou bicicletas elétricas, as pranchas podem ser carregadas na mão ou colocadas em uma mochila durante uma viagem de transporte.
- O painel de controle para tal transporte é uma solução original dos criadores, pois pode funcionar a uma certa distância do skate, por isso pode ser chamado de remoto. O telecomando não interfere com a condução de uma pessoa, é muito compacto e o mais simples e fácil de utilizar possível.
- O painel de controle permite que você controle o skate mesmo quando não há ninguém nele. Ou seja, você pode montar alguém ou levá-lo até você.
- Esses veículos têm uma quantidade considerável de energia e podem viajar muito rapidamente. De acordo com esses critérios, será preferível as scooters giratórias. Esse skate pode andar com uma única carga por uma hora, mesmo em alta velocidade.
- A falta de sensibilidade à umidade é outro aspecto importante. Se chover lá fora, o sistema eletrônico não irá falhar, pois está protegido por uma placa. Mas dirigir em poças de água já será perigoso. E a estrada ficará escorregadia, o que pode causar perigo ao dirigir.
- Vários dispositivos possuem vários elementos auxiliares. Por exemplo, um farol que ilumina a estrada para uma direção segura. Não consome muita carga devido ao facto de se basear em vários LEDs de baixa potência que geram um fluxo luminoso suficiente.
Se falarmos sobre as deficiências, então o principal é o preço bastante alto do aparelho. Será muito mais alto do que um skate normal. E se você também comprar algum tipo de modelo de marca, seu custo não será acessível para todos.
Parte significativa do custo do aparelho é composta por eletrônicos. E se quebrar, o conserto será caro. É por isso você definitivamente precisa cuidar do skate elétrico. Dada a carga e descarga permanentes das baterias, sua vida útil está diminuindo constantemente.
E em algum momento você terá que comprar um novo skate elétrico devido ao fato de que a carga das baterias constantemente usadas não será mais suficiente por muito tempo.
Visão geral da espécie
Os skates elétricos podem ser divididos em várias categorias com base em vários critérios.Por exemplo, isso pode ser feito de acordo com o peso humano permitido, a potência e o tipo de superfície da estrada. O primeiro critério é muito importante, porque se uma pessoa subir em um skate elétrico, cuja massa seja maior do que o permitido, ele simplesmente se quebrará. Os fabricantes produzem os seguintes modelos de skates elétricos projetados para o peso do piloto:
- pulmões;
- médio;
- pesado.
A opção fácil também pode ser chamada de infantil. Eles são adequados para pessoas com peso até 85 kg. Os modelos médios podem suportar uma pessoa com peso de até 100 quilos e os pesados são projetados para pessoas com peso de até 135 quilos. De acordo com a categoria de superfície da estrada, os skates elétricos são:
- urbano;
- fora da estrada.
A primeira categoria é caracterizada por pneus de roda estreitos e lisos, potência do motor não muito alta e baixo peso. Os pneus todo-o-terreno são caracterizados por uma banda de rodagem pronunciada, bem como adaptabilidade à condução em estradas de terra e condições fora de estrada ligeiras. Aqui, a potência do motor será maior, assim como a massa.
Além disso, os skates elétricos variam em potência. De acordo com este critério, eles são:
- crianças;
- profissional.
A primeira categoria tem uma potência de até 150 watts e pode se mover a velocidades de até 10 quilômetros por hora. Os modelos da segunda categoria têm uma potência de até 350 watts, sua velocidade será significativamente maior.
Além disso, as opções de uma e duas rodas podem ser encontradas no mercado. Naturalmente, os modelos com duas rodas serão mais populares, porque são muito mais fáceis de dirigir.
Mas as soluções de uma roda também são bastante populares hoje em dia entre os jovens que não querem perder seu tempo com modelos volumosos de duas rodas.
Fabricantes
Existem muitas empresas e firmas no mercado hoje que produzem skates elétricos muito bons e econômicos, mas ao mesmo tempo potentes. Por exemplo, uma empresa Evolua os skates. Foi fundada em 2012 e em poucos anos conseguiu conquistar o mercado de skates elétricos e se tornar uma das empresas de maior sucesso neste segmento de mercado.
O próprio fundador das empresas Jeff Anning tornou-se o criador dos primeiros modelos de skates elétricos da empresa. E seu produto acabou fazendo tanto sucesso que em 2014 a empresa entrou nos mercados mundiais, inclusive o russo. Modelos particularmente bem-sucedidos podem ser chamados Evolua Bamboo One, Evolua Bustin Pintail 2 em 1, Evolua GT Carbon Street, Evolua Bustin Pintail Street, Evolve Carbon All Terrain.
Outro fabricante cujos skates elétricos merecem a atenção do consumidor são os modelos da chinesa Xiaomi. A empresa, fundada há não muito tempo, se posicionou pela primeira vez como fabricante de telefones celulares. Mas, tendo alcançado o sucesso neste campo, ela começou a dominar ativamente a produção de outros produtos, incluindo scooters elétricos.
Outra empresa que fabrica scooters elétricos de alta qualidade é Razor da firma americana. Foi criado em 2000. A marca registrada da marca é a chamada scooter modelo A, que todos conhecem. De acordo com avaliações de usuários, a empresa também fabrica skates elétricos.
Dicas de Seleção
Um skate elétrico é uma ótima solução se você tem experiência em pilotá-lo. Se não estiver lá, então é melhor praticar primeiro em contrapartes não motorizadas.
Outro ponto importante - você deve prestar atenção na velocidade do aparelho. O maior valor para os modelos infantis é de 15 quilômetros por hora. Para adultos - até 40 quilômetros por hora. Este valor dependerá da potência do motor no skate.
O terceiro aspecto é reserva de energia, que é determinada pela carga da bateria. Em média, estamos falando de cerca de 20 quilômetros. Mas para modelos mais poderosos, este indicador pode ser 2 vezes maior.
Outro ponto importante - a capacidade da bateria, que é medida em amperes-hora. A reserva de energia dependerá deste indicador.
Quanto maior for, maior será a distância que este tipo de transporte pode percorrer.
O próximo momento que vai influenciar na escolha do modelo é o ângulo de inclinação. Graças a ele, uma pessoa pode, com vários graus de facilidade, subir a ladeira e descer.
Outro aspecto é o número de rodas e suas dimensões. Conforme mencionado, modelos de uma, duas e quatro rodas podem ser encontrados hoje. Se as rodas forem grandes, a capacidade de passagem do patim será máxima. Mas a capacidade de manobra sofrerá, então você precisa ter cuidado aqui.
O próximo critério de seleção é liberação. Quanto mais alta for a plataforma, mais difícil será o terreno. A maioria dos modelos é média.
E o último critério - peso da placa. Dependendo do modelo, o valor pode variar de 8 a 35 quilos.
Para uma visão geral do skate elétrico Armo Board Pro Gen 2, veja o vídeo a seguir.