Análise do sintetizador Yamaha

Por mais de 100 anos, o nome da marca japonesa Yamaha tem crescido rapidamente em todo o mundo. Em 1887, um mestre pouco conhecido Thorakus Yamaha conseguiu consertar um órgão de junco. No processo de reparo, Thorakus fez um desenho do instrumento e depois de um tempo modificou-o, para então desenhar seu próprio modelo do órgão. Infelizmente, o instrumento não reproduzia um som muito bom, mas o mestre não abandonou sua ideia. Poucos meses depois, o corpo passou a atender aos padrões existentes na época. Foi assim que começou a incrível história da marca.
Hoje a gama de sortimento da empresa é representada por diversos produtos, que incluem veículos automotores e motorizados, barcos. Os músicos profissionais escolhem a marca representada pela alta qualidade dos instrumentos musicais, entre os quais os sintetizadores são muito procurados.


Peculiaridades
A raiz da palavra "sintetizador" é o conceito de "síntese". No mundo da música, esse processo é uma combinação de som e sobretom básicos, devido aos quais uma harmonia única é criada.
Em qualquer estilo moderno de música, com exceção de clássicos e composições de ópera, são usados sintetizadores multifuncionais. E, curiosamente, ao escolher um instrumento de teclado, os músicos escolhem a marca Yamaha. Comparando o sintetizador de uma marca japonesa conhecida em todo o mundo, com produtos semelhantes de outros fabricantes, você sente imediatamente a diferença de som.
Os sintetizadores Yamaha são os proprietários dos timbres mais exclusivos, que não possuem análogos.


Hoje, a principal vantagem dos sintetizadores Yamaha é a qualidade. Quase todos os representantes da indústria musical na Rússia e no exterior usam o equipamento desse fabricante específico.
Às vezes, os concorrentes da marca Yamaha, tentando pular sobre suas cabeças, contam histórias sobre materiais de baixa qualidade usados na construção de instrumentos musicais. Na verdade, todos os produtos musicais são feitos de metal e plástico, mas antes de ser projetado, o material passa por várias etapas de processamento tecnológico, que também passa por todos os elementos do automóvel e dos veículos motorizados.


A Yamaha é valorizada por sua qualidade, resistência e durabilidade. Os designers podem ignorar a beleza do equipamento, mas nunca perderão um único detalhe técnico do dispositivo.
Quanto aos sintetizadores Yamaha, especificamente. Eles se distinguem pela pureza do som, ótimo som semelhante a pianos de cauda e pianos. É importante notar o rigor do design dos instrumentos de teclado. Eles nunca foram apresentados aos consumidores em cores ridículas e ridículas. Seus consoles de trabalho são muito confortáveis e fáceis de usar, o que é especialmente importante para músicos no palco.


Visão geral da série de ferramentas
As distinções tradicionais da marca Yamaha são restrição de design e um conjunto mínimo de controladores no console de trabalho do sintetizador, razão pela qual músicos novatos não podem tocar o instrumento e pensam que é melhor desistir da ideia. Apenas os profissionais são capazes de entender os meandros de ajustar um dispositivo de teclado. Mas nem todos os modelos são tão complexos quanto parecem à primeira vista.
Como concebidos pelos designers da Yamaha, todos os sintetizadores desenvolvidos são atribuídos a séries específicas. Uma série pode ser representada por 2 ou 3 instrumentos, a outra é diluída com 5 modificações. E isso foi feito por um motivo. Cada série individual é um conjunto de funções e capacidades. E os sintetizadores que compõem a série podem ser equipados com um conjunto parcial de parâmetros ou compactados ao máximo. Por exemplo, a série Montage representa sintetizadores profissionais, enquanto a série PSR é voltada para músicos aspirantes. E os sintetizadores da série MX BK / BU são compactos em tamanho, também são chamados de montados no ombro, e não faz sentido explicar por quê.



Antes de escolher um ou outro sintetizador, você precisa se familiarizar com a descrição dos modelos de interesse, conhecer suas características principais e adicionais.
Se o sintetizador for para uso doméstico, não há necessidade de prestar atenção ao seu design. E para o campo profissional, a beleza de um instrumento de teclado desempenha um papel importante. É por isso que os designers da Yamaha oferecem aos consumidores não apenas sintetizadores pretos, mas também brancos.


MONTAGEM
Uma série revolucionária que é uma inovação em estações de trabalho inteligentes. Os sintetizadores da linha MONTAGE em termos de características técnicas e funcionalidades superam os seus homólogos, que são representantes de outras séries. Eles se distinguem pela conveniência e conforto de controle. E sua automação deu um salto significativo em comparação com projetos fabricados por empresas concorrentes.
O fabricante Yamaha conseguiu combinar os melhores parâmetros e funcionalidade dos sintetizadores DX e MOTIF na série apresentada, para os quais os instrumentos receberam os maiores elogios dos músicos mais famosos do mundo.


A linha MONTAGE é representada pelo incrível trio de sintetizadores Yamaha MONTAGE 6, Yamaha MONTAGE 7 e Yamaha MONTAGE 8. A única diferença entre os dois é o número de chaves. O resto dos instrumentos são concluídos de acordo com a classe mais alta. O revolucionário Motion Control Synthesis Engine está embutido em seu design, graças ao qual o timbre da acústica e do som sintético supera todas as expectativas.



Muitos músicos provavelmente encontraram interrupções de som mais de uma vez ao alternar timbres em sintetizadores de outros fabricantes. Os designers da marca Yamaha conseguiram se livrar desse defeito, de forma que durante o processo de mudança de timbre, não haja corte de som.
A biblioteca de sintetizadores da série MONTAGE contém uma variedade de sons adequados para música clássica e elétrica. A polifonia musical de cada dispositivo individual é apresentada na forma de 128 notas, e isso é suficiente para executar até composições muito complexas.

Uma característica distintiva igualmente importante dos sintetizadores da série MONTAGE é um painel de controle de fácil utilização, graças ao qual o músico tem acesso a todas as funções do dispositivo.
MODX
Uma série notável da marca Yamaha, apresentando uma grande variedade de timbres e possibilidades de som incríveis. O mecanismo de som é o mesmo dos sintetizadores da série MONTAGE. Ele apresenta os lendários geradores de tom AWM2 e FM-X.
Os sintetizadores da série MODX apresentam polifonia de 192 notas, das quais a maioria das notas são estéreo.

Assim como a linha de sintetizadores MONTAGE, os instrumentos MODX são equipados com uma tecnologia exclusiva que permite alternar perfeitamente entre as vozes. Outra característica distintiva dos teclados MODX é a memória Flash embutida de 1 TB.
Graças ao sistema de Sequências de Movimento exclusivo, o músico pode sincronizar e alterar os parâmetros predefinidos.

MX88
Neste caso, é apresentado o modelo de sintetizador carro-chefe pertencente à série MX. Junto com outros representantes desta linha, o instrumento possui mais de 1000 timbres.
O principal diferencial do modelo descrito é a presença de 88 teclas e um teclado de martelo, graças ao qual é proporcionado o máximo realismo da sensação durante o jogo.

Yamaha MX88 está pronta para apresentar uma interface amigável, uma ampla variedade de opções de conectividade, bem como a capacidade de integração com diferentes softwares.
A polifonia deste sintetizador é apresentada na forma de 128 notas. Graças à presença de controles especiais, o músico pode controlar simultaneamente 12 parâmetros de sons.


MX BK / BU
Esta série é representada por sintetizadores, ricos em paleta sonora. O corpo compacto é equipado com um teclado de 61 teclas, que, se desejado, pode dar vantagens aos modelos mais avançados. Graças ao modo predefinido de desempenho, o músico pode combinar várias vozes com apenas um botão no teclado. Além disso, cada preset executado é apresentado aos ouvintes não apenas em 3 sons, mas também em 16 partes, que o músico pode controlar simultaneamente.

Os sintetizadores da série MX BK / BU fornecem uma interface de áudio conveniente que permite conectar o instrumento por meio de um cabo USB ao PC. Assim, o usuário pode criar seu próprio estúdio de gravação, e ouvir as composições executadas por meio de fones de ouvido.
O que chama a atenção é que os instrumentos desta série têm peso mínimo. Eles podem ser carregados com uma mão e podem ser tocados com a alça de ombro.
De acordo com as especificações técnicas, os sintetizadores MX BK / BU podem ser usados tanto como equipamento musical profissional no palco quanto como instrumento de ensaio em casa.


Esta série possui 4 sintetizadores portáteis, cada um dos quais é um descendente direto dos teclados Yamaha vintage. Em termos simples, são sintetizadores do passado, outrora pertencentes a outras séries existentes. Entre seus irmãos, eles se tornaram carros-chefe, após o que se fundiram na linha Reface.

As novidades vintage são um emulador de som de instrumentos do passado. Eles se distinguem por um teclado dinâmico de 3 oitavas de alta qualidade, alto-falantes embutidos e a capacidade de operar com baterias.
O que é notável Esses sintetizadores são compactos e leves, portanto, você pode levá-los nas férias, mas não para apresentações ao vivo.

Modelos de bebê
O principal requisito para sintetizadores para crianças é uma interface bem projetada, graças à qual tecladistas novatos podem aprender os princípios de tocar. Os pais, ao comprarem uma ferramenta, prestam atenção não só às características técnicas, nem ao custo do aparelho.
Não é lucrativo comprar um sintetizador caro para estudantes. Sabendo disso, a Yamaha desenvolveu modelos de teclado especiais para crianças. Seu custo é bastante aceitável para qualquer família média.
Um desses modelos é o sintetizador Yamaha E253. Possui uma interface simples, um número suficiente de funções para iniciantes e permite que você toque as melodias mais simples em altas frequências. Depois que a criança domina este instrumento musical, ela pode mudar para tons mais complexos.


Outro sintetizador infantil não menos popular é o modelo R300pertencentes à linha PSR. O dispositivo tem funcionalidade bastante decente, é equipado com polifonia de 32 sons, 500 timbres e mais de uma centena de acompanhamentos automáticos.
Como qualquer sintetizador, o R300 tem uma conexão USB para um PC. A caixa possui um microfone ou fone de ouvido.
Outra característica distintiva deste modelo é a presença de um menu Russified. Por um lado, isso é muito conveniente, mas os professores das escolas de música exigem que os alunos usem uma interface com uma tradução em inglês.


Acessórios
Tendo compreendido a série existente de sintetizadores Yamaha, você precisa se familiarizar com os acessórios para esses instrumentos musicais. Alguns extras estão incluídos no kit. Bem, você terá que comprar algo.
Em primeiro lugar, é um rack. Suporte de teclado muito confortável. Pés incluídos. Eles são projetados principalmente para instalar um instrumento musical em um palco de concerto.
Para uso doméstico, são recomendados suportes mais duráveis, permitindo que você ajuste a altura do instrumento.


O próximo na lista de acessórios é o pedal de sintetizador. Graças às suas capacidades, é possível expandir a funcionalidade do instrumento de teclado, enfatizando certos momentos das composições executadas.
Cada sintetizador vem com uma caixa feita de material durável e prático. A principal tarefa da capa do sintetizador é proteger o instrumento musical de quaisquer fatores que possam afetar negativamente a estrutura.


Também está incluído um adaptador que garante a segurança do sintetizador quando conectado à rede. O carregador, que também faz parte integrante do conjunto de sintetizadores, está equipado com uma fonte de alimentação que converte a corrente elétrica da rede no valor exigido pelo sintetizador.
Deve-se notar que Muitos designs de sintetizador têm uma estante para partitura embutida que pode ser removida conforme necessário. Para uso doméstico, recomenda-se adquirir uma estante de partitura separada em um tripé para que o músico possa colocar a estrutura na posição mais conveniente para a visualização das notas.


Dicas operacionais
Todo mundo entende que a maioria dos músicos modernos são homens. E todos os homens são crianças. Então ao comprar um novo sintetizador, primeiro correm para conectá-lo a fim de experimentar todas as possibilidades de um instrumento musical. Mas antes de ativar a estrutura do teclado, é necessário ler o manual de instruções, que informa não apenas como ligar o aparelho corretamente usando a fonte de alimentação, mas também como limpar os contatos do teclado.
Só depois de se familiarizar com as regras básicas de uso é que você pode conectá-lo a um PC. Sim, hoje o PC está na vanguarda dos dispositivos eletrônicos que podem se transformar em um grande centro multimídia. O principal é que sua placa de som é potente e atende a todos os requisitos de altas frequências.


Em primeiro lugar, você precisa descobrir como conectar o sintetizador a um computador via USB. Na verdade, o processo de emparelhar dispositivos não é diferente de conectar impressoras, scanners ou tablets gráficos. Primeiro, você precisa conectar o instrumento por meio de um cabo USB. Em seguida, instale o software necessário. Se essas ações forem executadas na ordem inversa, é altamente provável que o programa não reconheça a conexão de um instrumento musical.
Em seguida, as frequências de som são ajustadas, após o que o músico pode começar a tocar as teclas.


O esquema clássico de conectar um sintetizador e um computador é feito via midi. Os conectores responsáveis por esta conexão estão localizados na parte traseira do sintetizador e são rotulados como midi out, midi in, midi trough. Basta conectar o cabo aos conectores correspondentes do sintetizador e do PC.
Existem modelos que não possuem um conector midi. Em vez disso, há uma saída D-SUB de 15 pinos. Nesse caso, você deve usar um cabo com pontas diferentes. Uma extremidade terá um conector de entrada ou saída circular e a outra terá um conector de 15 pinos. Depois de conectar o sintetizador, o software é instalado, o equipamento musical é configurado e você pode tocar a música.
