Como conectar um sintetizador a um computador?

Conectar o sintetizador a um PC oferece muitas opções adicionais. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que estão profissionalmente envolvidos com música: ele escreve partituras para orquestras, faz arranjos. Graças a esta combinação técnica, ao conectar um microfone, é possível sobrepor uma voz ao acompanhamento, mudando facilmente o ritmo e o andamento da peça. Mas, para fazer isso, você precisa entender como conectar seu piano digital ao computador.

O que é necessario?
Para pessoas criativas, como compositores e músicos, emparelhar um sintetizador com um computador é extremamente importante porque é muito mais conveniente trabalhar com muitos recursos úteis. Paralelamente, pode realizar o processo de gravação das suas criações, melhorar de forma independente a sua qualidade e criar efeitos incríveis. Na verdade, sem sair de casa, você pode dispor de quaisquer fontes, instrumentos musicais, serviços online de sequenciadores (editores de áudio). Você também pode usar aplicativos de gravação de notas, o que também é muito conveniente.

Primeiro, você precisa decidir sobre o método de conexão do equipamento ao PC. Hoje existem três opções.
Dependendo da modificação e dos recursos de seus dispositivos técnicos, eles serão:
- uso de conectores USB;
- conexão mista (USB + MIDI);
- o uso de uma interface MIDI.

Na maioria dos casos, em um computador pessoal, existem conectores MIDI (três controladores de som) para ferramentas elétricas, mas, é claro, esses sinais devem ser suportados pela EMC.
Conseqüentemente, para o trabalho, você pode precisar dos seguintes componentes:
- placa de som de alta qualidade (externa) com suporte MIDI;
- cabo midi de pelo menos 2 m de comprimento com isolamento do optoacoplador;
- PC com sistema MIDI integrado;
- sintetizador com teclado MIDI ou similar.

Você também pode se conectar via portas USB, para isso você precisa de:
- PC com conectores USB;
- teclado / sintetizador com entrada USB;
- fio USB normal de até 2 m;
- mídia, drivers para chaves, sintetizador.

Como os laptops não são equipados com interfaces MIDI, essa técnica também é conectada por meio de portas USB. É bom se já houver uma entrada USB na parte traseira da unidade de música. Neste caso, você deve obter um fio apropriado com dois conectores.
O terceiro método de conexão é usar um adaptador MIDI-USB. Esta opção é aplicável a uma situação em que não há portas de jogo no computador e há conectores midi no EMC.

Como conectar via USB?
Este método é considerado um dos mais convenientes ao conectar mecanicamente o EMC a um PC. Da mesma forma, outros dispositivos são conectados ao computador: scanners, impressoras, faxes. O cabo USB universal do tipo AMBM é equipado com um plugue retangular e quadrado: o primeiro é inserido no conector do PC, o segundo - no sintetizador. Este método não requer a instalação de um adaptador de energia se o EMC for um teclado midi. Não precisa de fonte de alimentação adicional.

Quando o sintetizador é conectado a um computador usando um cabo USB, a área de transferência principal é a porta midi virtual suportada por um driver dedicado. Na maioria das vezes, ele está incluído no kit EMC, mas também existem sintetizadores que são facilmente reconhecidos pelo sistema do PC, portanto, esse dispositivo nem sempre é necessário.


Apesar da presença de uma porta USB em alguns sintetizadores, ela serve apenas para a troca de informações entre o sintetizador e um PC, e não pode ser usada para conexão MIDI. Atenção! Antes de executar o sequenciador, conecte o EMC ao computador, caso contrário, a porta midi não aparecerá neste programa.
Ele é exibido somente após conectar o módulo usado ao PC, ao contrário da conexão clássica por meio de conectores e cabos MIDI.

Conectando via MIDI
A maioria dos sintetizadores se conecta a um PC por meio de uma interface MIDI. No caso de equipamentos graves, uma porta redonda com 5 contatos é usada, em sistemas de jogos, um modelo trapézio é usado. O diagrama de conexão permanece inalterado: um fio MIDI conecta a porta de entrada do PC à saída MIDI EMC. Antes de conectar, pergunte que tipo de porta está no computador para não se confundir com o tipo de cabo.


O processo de conexão da forma tradicional possui vários recursos:
- o sintetizador não é mostrado como um dispositivo quando conectado a um computador pessoal, mas aparece a porta midi, que é a fonte de informações do programa editor (Sonar, Cubase, etc.);
- com este tipo de conexão, você precisará de um driver para placa de som, mas para um sintetizador, não é necessário;
- para que o sinal midi passe para o conector das chaves elétricas, é necessário passar o equipamento para o modo MIDI em seu corpo (esta ação não é necessária se for utilizado um teclado midi).

Como conectar via linha?
Na ausência de um conector midi, a conexão do equipamento elétrico musical a um PC pode ser realizada através da entrada de linha usando um adaptador, em uma extremidade da qual existem duas “tulipas”, e na outra - um Jack- tipo plug.

Este tipo de conector, que é uma portadora de sinal, é inserido nos soquetes correspondentes no sintetizador com dois conectores, e o mini-Jack no conector do microfone em um laptop (computador). Depois disso, você precisa ligar o equipamento de música eletrônica e diminuir o volume do som ao mínimo. Ele se manifestará em toda a sua amplitude ao entrar em qualquer programa de gravação de áudio.
Se falarmos sobre a conexão usando o conector To Host, pode-se observar que esse é um método que não é popular há muito tempo. Além disso, esta conexão requer um driver que permite que EMC seja usado como teclas MIDI.

Usando um computador pessoal como um sistema multimídia completo, você precisa saber que o dispositivo deve ter um disco rígido impressionante. A conexão em si não apresenta dificuldades técnicas particulares, mas a precisão e a disponibilidade de alguns acessórios são importantes neste processo. Portanto, mesmo um usuário inexperiente pode lidar com essa tarefa.
