Simpatia

O que é antipatia e como lidar com ela?

O que é antipatia e como lidar com ela?
Contente
  1. O que é isso?
  2. As principais causas de ocorrência
  3. Sinais
  4. O que acontece?
  5. Como se livrar de sentimentos de antipatia?

Às vezes, sem motivo aparente, alguém gosta de uma pessoa, e a outra é tão chata que há hostilidade em relação a ela. É importante para cada personalidade determinar os sinais objetivos de intolerância pessoal e encontrar maneiras de se livrar do sentimento de antipatia.

O que é isso?

O significado de "antipatia" inclui uma emoção que expressa uma resposta de abstinência. Sentimentos mutuamente exclusivos de simpatia e antipatia geralmente se manifestam nos relacionamentos interpessoais. Nas ciências sociais, a rejeição de outra criatura é considerada um sentimento de predisposição emocional estável para o sujeito. Isso significa que a pessoa rejeita instintivamente a outra pessoa. Esse sentimento negativo na maioria das vezes não é logicamente apoiado por nada.

Em psicologia, existe a seguinte definição: antipatia é a propriedade de uma pessoa de experimentar rejeição, rejeição, desaprovação, aversão por algo ou alguém. O sujeito avalia as pessoas ao seu redor de acordo com sua percepção pessoal da realidade, sua própria compreensão do bem e do mal. Esse sentimento é o resultado de preconceito e preconceito. Antipatia significa rejeição de outra pessoa, seus princípios, características comportamentais e diretrizes de vida. Às vezes, as interações com um assunto desagradável resultam em ódio.

A manifestação de desaprovação persistente, hostilidade para com as pessoas ou fenômenos ao seu redor nem sempre é passível de controle. Às vezes, a antipatia em relação ao assunto surge inesperada e inexplicavelmente. Antes você é uma pessoa bastante decente, sem traços negativos óbvios, mas por algum motivo você sente antipatia e irritação em relação a ele.As emoções negativas podem ser causadas por gestos, movimentos corporais, comportamento, cheiro, voz, cor do cabelo, sorriso, riso.

E às vezes uma pessoa rejeita deliberadamente um indivíduo cujo comportamento não corresponde ao seu ponto de vista das idéias morais. Engano, hipocrisia, astúcia, mesquinhez do sujeito levam a uma percepção antipática consciente. Nesse caso, a antipatia aparece conscientemente.

Uma atitude negativa em relação ao assunto surge devido à discrepância entre as próprias ideias e a realidade.... Este é um sentimento inexplicável. Nos objetos antipáticos, a pessoa vê a causa dos problemas pessoais. Ele vê neles a raiz de todos os seus problemas e dificuldades. A antipatia surge para aqueles de quem o perigo pode vir. Esse sentimento funciona como um dos reguladores motivacionais das relações interpessoais e intergrupais.

As principais causas de ocorrência

As razões para o surgimento da antipatia podem ser muito diferentes. Vamos dar uma olhada em alguns deles.

  • A fonte da antipatia pode ser a ideia de dano, perigo, inferioridade de um sujeito ou objeto, baseada na experiência pessoal, hereditária ou incutida na educação. As diferenças na cosmovisão e nas visões políticas também podem gerar sentimentos de hostilidade.
  • O contato emocional é a causa da antipatia. A hostilidade mútua pode surgir de nos encontrarmos com muita frequência. Uma preocupação obsessiva e sufocante com estranhos, com os próprios filhos, com o marido muitas vezes causa rejeição interna, que gradualmente se transforma em hostilidade. Se um casamento foi criado sem um amor sincero um pelo outro, então gradualmente, com respeito pela outra metade que não foi formado durante o período de coabitação, um sentimento de antipatia se desenvolve. Freqüentemente, os movimentos e travessuras da criança se assemelham a um marido não amado e, portanto, incomodam muito a mãe.
  • Traços de caráter, aparência e traços de personalidade individuais às vezes causam emoções negativas. Excessiva loquacidade, detalhando histórias leva muito tempo. O interlocutor pensa que é melhor gastá-lo em algo útil. A vanglória frequente do sucesso de seus filhos pode irritar ouvintes relutantes.
  • Alguém trata mal um amigo por causa de sua boa segurança material. Ele pode sentir ciúme. É irritante perceber que um concorrente tem qualidades que alguém que realmente gostaria de ter não tem.
  • As emoções negativas também podem surgir por outros motivos. Acontece que o interlocutor não sabe ouvir e você fica ofendido por seus esforços não serem percebidos. Às vezes, você precisa sentir o apoio e a aprovação de alguém. Sem isso, você não acredita no seu próprio sucesso. E seu parceiro não gosta de você, não percebe suas emoções. A pessoa não te lembra do teu professor severo, que certa vez te deu duas notas?

Sinais

A antipatia pode ser reconhecida por algumas manifestações externas. Um olhar frio sob as sobrancelhas, um tom glacial em sua voz indicam o desejo de uma pessoa de se livrar da comunicação dolorosa o mais rápido possível. Com antipatia, palpitações são ouvidas. Tensão nos músculos, lábios trêmulos são observados quando a outra criatura é rejeitada. Uma atitude negativa é emitida por:

  • boca apertada;
  • dedos entrelaçados;
  • sobrancelhas franzidas.

A reprovação persistente se reflete nos seguintes gestos e comportamento:

  • braços ou pernas cruzados;
  • zombaria;
  • a pessoa finge bocejar, olha para o lado;
  • fuma um cigarro após o outro sem interrupção;
  • estala os nós dos dedos
  • faz beicinho os lábios.

O interlocutor pode cruzar as pernas não por criar uma posição confortável para si mesmo, mas por se proteger de um oponente desagradável.

A comunicação é acompanhada por uma sensação de desconforto interior. Uma pessoa sem motivo aparente se afasta de seu parceiro. Manter distância entre os companheiros às vezes indica uma atitude indesejável em relação ao interlocutor.

Existem exemplos claros dos primeiros sinais de desunião emergente no meio profissional e social.

  • As pessoas sempre jantavam juntas, passavam os fins de semana. E de repente, sem motivo aparente, eles pararam de se comunicar, como se um gato tivesse corrido entre eles. Na verdade, isso pode ser precedido pelo aparecimento de quaisquer divergências, devido às quais a simpatia mútua se transformou em antipatia.
  • Restrição na comunicação, a alienação geralmente aparece quando uma pessoa censura outra por algo durante uma briga. Alguns conversam com seus colegas de trabalho sobre seus próprios hábitos, relacionamentos familiares e outros aspectos da vida. Às vezes, fica sabendo que um amigo deu o segredo a um estranho.

O que acontece?

Antipatia irracional apenas à primeira vista não contém quaisquer razões aparentes. Na verdade, tem um alicerce. Por exemplo, um parceiro profere frases neutras, mas ao mesmo tempo se comporta de maneira arrogante. Seu interlocutor inconscientemente conserta todo tipo de pequenas coisas, o que causa o nervosismo da personalidade.

Existe uma antipatia associativa... Freqüentemente, ocorre uma espécie de transferência de pensamentos dolorosos. Nesse caso, uma pessoa extrai das profundezas da memória lembranças desagradáveis ​​de outro sujeito, que outrora lhe causou dor e sofrimento mental. A manifestação de antipatia pode ser oculta e aberta.

Escondido

Qualquer pessoa é capaz de transmitir informações sobre si mesma, suas emoções e seu humor por meios reflexos. Nem todo mundo pode esconder seus verdadeiros sentimentos. Palmas das mãos molhadas podem indicar excitação intensa, dedos trêmulos e pupilas dilatadas - medo. Resumindo e processando informações não-verbais, o cérebro transmite involuntariamente sua avaliação ao interlocutor. O subconsciente da personalidade permite que você reflita a atitude em relação ao parceiro. Às vezes, um completo estranho se parece com uma pessoa que ele odeia em seu comportamento, fala ou cheiro. Surgem sentimentos de irritação e antipatia.

Freqüentemente, uma reação negativa ocorre devido a um espaço pessoal perturbado. Cada um tem sua própria zona permitida para um estranho.

A violação do espaço pessoal pode ser percebida como manifestação de agressão latente e, portanto, há repulsão mental do parceiro.

Explícito

Às vezes, uma pessoa que não gosta de outra não consegue esconder sua irritação. Ele provoca o interlocutor em uma briga, um conflito. Resolver um relacionamento em um lugar público costuma ser um claro sinal de antipatia. Uma inimizade irresistível que chama a atenção muitas vezes é acompanhada por punhos cerrados, baixados ao longo do corpo. A vontade de ocupar todo o espaço disponível com o corpo e as mãos postas atrás das costas também são uma demonstração franca de um sentimento de nojo pelo parceiro.

Como se livrar de sentimentos de antipatia?

Ao reconhecer e aceitar as causas da antipatia, você pode superar as emoções negativas que interferem nos bons relacionamentos. Não é tão assustador quando um sentimento de antipatia aparece em relação a um conhecido ou companheiro de viagem no trem. É muito pior quando um parceiro de negócios ou parente começa a incomodar. A antipatia interfere na comunicação saudável e eficaz.

Não suprima a irritação na raiz. Primeiro você precisa descobrir o motivo de sua antipatia. Às vezes, é bastante insignificante. Nesse caso, para resolver o problema, basta entender a causa da antipatia que surgiu.

Para formar uma atitude positiva em relação a uma pessoa, ajuda a fixar todas as suas qualidades positivas em um pedaço de papel. Você precisa avaliar todas as boas características do seu parceiro. Acontece que a própria pessoa é culpada de criar rancor contra outras pessoas.

Em caso de repulsa total pelo indivíduo, deve-se tentar limitar a comunicação.

Se for impossível manter distância de um chefe ou colega desagradável, você precisa aceitar esse fato como algo inevitável e ser paciente.

Você pode usar este exercício para superar atitudes negativas em relação a alguém que você conhece.

  1. Primeiro você precisa relaxar e imaginar mentalmente o assunto desagradável. Em seguida, você precisa determinar com precisão o que especificamente não se ajusta a essa pessoa: comportamento, qualidades mentais ou ações nojentas.
  2. É necessário compor frases curtas contendo a caracterização do personagem. Por exemplo, podem ter a seguinte aparência: "tipo arrogante autoconfiante", "pessoa hipócrita", "sorriso arrogante", "comportamento desafiador".
  3. Em seguida, tente aplicar todas essas características a si mesmo. Tendo experimentado essas qualidades em você mesmo, poderá notar que em alguns períodos de sua vida elas estiveram presentes em você.
  4. Normalmente, sua imagem é percebida de forma um pouco diferente do que realmente é. É fácil ver as falhas da outra pessoa. Mas quando você se olha com imparcialidade de fora, ficará surpreso ao descobrir que esses mesmos aspectos negativos também são inerentes a você. Após tal descoberta, a hostilidade em relação a outro assunto desaparecerá gradualmente.
sem comentários

Moda

a beleza

casa