Como escolher uma correia para máquina de costura?
Hoje em dia, é extremamente difícil comprar ou encontrar uma máquina de costura de pé do estilo antigo. Mesmo assim, algumas espécies, como "Singer" ou "Podolsk", são usadas em algumas famílias até hoje. Um item tão antigo geralmente é herdado das avós. E nos séculos XX e XXI, tornaram-se conhecidos os modelos mais modernos com acionamento elétrico a pé - por exemplo, "Chaika", "Podolsk 142", "Veritas" e muitos outros. Eles fazem um excelente trabalho em sua tarefa e trabalham por muitos anos sem reclamações de seus proprietários.
Ao mesmo tempo, muitas máquinas, por exemplo, "Veritas" fabricadas na República Democrática Alemã (Alemanha) possuem uma lançadeira giratória em seu arsenal que faz pontos perfeitos. Claro, a maior vantagem das opções de pernas é o trabalho com as mãos livres, que torna o trabalho do alfaiate muito mais fácil. Mas e se o carro estiver com defeito? Vamos descobrir como escolher, substituir e apertar a correia de transmissão da máquina de pé.
Cinto
É uma das peças sobressalentes importantes para máquinas de costura a pé ou elétricas. Sem ela, a movimentação do eixo principal na máquina de pé torna-se impossível, pois a pressão no pedal aciona o volante, que por sua vez aciona todo o mecanismo. Na elétrica, é a conexão entre o volante e o motor. Hoje você pode encontrar diversos materiais com os quais o cinto é feito: couro, plástico, borracha ou têxteis. O plástico e o couro são considerados populares devido à sua resistência e durabilidade. Ao mesmo tempo, sua variedade é determinada pelo tipo de máquina, podendo diferir em comprimento, estrutura e forma.
Os cintos podem ser encontrados assim.
- Texturizado. Usado em máquinas de costura elétricas, serrilhados, elementos escalonados encontrados no interior e no exterior.
- Couro. Projetado para modelos operados com o pé. Conectado com uma cinta de metal na extremidade.
Como escolher?
Há uma série de fatores a serem considerados ao escolher a correia certa para sua máquina de costura:
- faixa de temperatura de trabalho;
- resistência a danos mecânicos;
- ruído durante o trabalho;
- o grau de extensibilidade;
- método de substituição e cuidados.
Prestando atenção a todas essas nuances, você pode contar com o funcionamento prolongado do consumível e a confiabilidade sob cargas constantes sem perder suas propriedades originais. O cinto é prensado de couro de alta qualidade adequado para máquinas de costura de pé "Podolsk", "Tikka", "Chaika", "Lada", "Köller", "Veritas" e outros. O cinto tem 185 cm de comprimento e 5 mm de espessura.
É possível adquirir um cinto feito sob medida.
A correia dentada texturizada para tosquiadores elétricos foi projetada para reduzir a vibração que pode ser gerada durante a operação e maximiza a potência ao lidar com cargas elevadas.
Substituindo o cinto
Com o uso constante, a correia torna-se inutilizável: quebra ou racha, por isso deve ser substituída em tempo hábil. Você pode comprar um novo em lojas de peças de costura ou mercados de pulgas. No entanto, o custo será alto e às vezes é substituído por um usado. Em alguns tipos, a área do problema é cortada e reconectada, mas com o tempo isso simplesmente não é suficiente.
Para recolocar corretamente a correia em uma máquina de costura com pé, conecte as pontas de forma que não quebre mais. Para isso utilizamos um clipe de metal (braçadeira), que você mesmo pode adquirir ou fazer em fio de aço com 1 mm de espessura. Não deve ser quebradiço quando dobrado. Corte pequenos pedaços do cinto nas pontas. Para que fique bem esticado, deve-se primeiro experimentá-lo nas rodas e cortar os restos de pele com pinças. Umedecemos as pontas da pele com água para que não quebrem e pressionamos com um alicate.
Então, na parte frontal, lisa, fazemos um orifício claro e uniforme com um furador ou qualquer outro objeto pontiagudo. Deve estar a meio grampo de distância. Colocamos o suporte em uma direção, dobramos, endireitamos a correia para que não fique torcida e colocamos no mecanismo. Puxe-o sobre as rodas e faça uma marca para a localização do segundo furo. Fazemos um segundo furo e nos conectamos, enquanto deve haver uma pequena lacuna entre as pontas. Em seguida, insira-o na máquina e deixe as pontas secarem. Este composto vai durar um longo período de uso. Além dos grampos, usam fios de náilon ou linha de pesca, costurando as pontas.
Não é difícil inserir a correia na máquina - isso é feito no volante superior e na ranhura na parte inferior da roda. Insira e role. Ao tensionar a correia, você não deve exagerar para não aumentar a carga nas unidades de acoplamento e evitar seu desgaste prematuro.
Com forte tensão, a velocidade da máquina de costura diminui e o ruído aumenta.
A tensão fraca aumenta a chance de a correia sair do volante ou escorregar durante a operação. Fazemos ajustes finos com a pressão do dedo para sentir um pouco de folga.
Faça Você Mesmo
Alfaiates espertos recorrem a diferentes métodos caseiros e usam varal, cadarços, tranças, borracha, cortam um cinto de couro velho, mas para um trabalho correto, um cinto de couro cru é indispensável. Para fazer de borracha, você deve pegar uma peça adequada e usar uma bússola para desenhar 2 círculos - um externo e outro interno. Em seguida, corte-os. Em outro caso, uma tira é cortada e presa com um clipe de papel de acordo com as instruções básicas.
O uso de um cabo de náilon denso pode retornar a máquina às condições de funcionamento. O diâmetro deve corresponder ao conector do volante (1 cm). Medimos o tamanho desejado e cortamos, deixando um pouco de espaço para chamuscar as pontas, tornando-as arredondadas para uma conexão bem feita e firme. Pegamos uma agulha e um fio de náilon forte, costuramos tudo sem puxar o fio da máquina. A corda não escorregará sob tensão normal e a máquina fará o trabalho sem problemas.
O uso de calças de couro ou outro material às vezes ajuda a lidar com a tarefa no lugar do original. O custo de um cinto de couro de alta qualidade para máquinas de costura de pé começa em 550 rublos por 195 cm. Outros tipos são mais baratos, podem ser adquiridos a um preço de 200 rublos por 1 metro.
As instruções sobre como conectar uma correia de couro para máquina de costura podem ser encontradas no vídeo abaixo.