Por que a máquina de costura pula pontos ao costurar e o que devo fazer?
Como qualquer dispositivo (mesmo sem controle eletrônico), a máquina de costura pulará pontos mais cedo ou mais tarde. Este problema é bastante comum, mas não é difícil resolvê-lo. Por que a máquina pode pular pontos ao costurar e o que devo fazer?
Como os pontos são formados?
A linha costurada com linha para prender diferentes partes do tecido é gerada quando a agulha e a lançadeira trabalham juntas. A extremidade dianteira da lançadeira corre em direção à agulha e puxa o laço de linha dela. A agulha então envolve a linha superior em torno de si mesma e forma um ponto. O grampeador com base em vaivém é projetado de forma que, se for ajustado com precisão, os pontos certamente não serão pulados uma única vez. Mas, com o tempo, os detalhes se infiltram, alguns deles começam a ceder, afundar mais do que o pretendido e a máquina de costura começa a pular pontos - no início, raramente e "por peça", então já está "understitching" significativamente a costura.
Na verdade, a distância entre a ponta da agulha e a lançadeira é de aproximadamente 2 mm. Para tecidos finos é inferior a 2 mm, para tecidos grossos é ligeiramente superior. Se você não tiver certeza de qual folga será ideal, defina menos (1,5 mm, por exemplo), mas não vice-versa. A folga maior impede que a lançadeira prenda a linha e voe para longe da agulha.
A configuração também depende do modo de costura: por exemplo, para um ponto em zigue-zague, a configuração é feita na extrema esquerda e na mesma posição direita da agulha. Antes de ligar a máquina, verifique sempre a posição correta do rolo de pressão, o modo de costura e a própria folga.
Os principais motivos de falta
Embora uma oficina especializada no reparo de tal equipamento possa corrigir de forma rápida e eficaz a operação de uma máquina de costura com pontos saltados, o usuário executa as etapas mais simples de solução de problemas por conta própria. As causas mais comuns de pontos saltados durante a costura são semelhantes para máquinas de costura de todas as gerações. - mesmo para "Singer", mesmo para modelos modernos, inclusive chineses.
Se falamos de costura em zigue-zague, primeiro verificam se a agulha não está torta ou romba. Essa "doença ocupacional" é característica de iniciantes que se esquecem de trocar a agulha ao trocar, por exemplo, do velo para a lona. Se a agulha for tão cega que não conseguir furar o tecido sem rasgá-lo na ponta do orifício e também se puderem aparecer microfissuras, troque-a imediatamente.
Agulha errada ao costurar este ou aquele tecido - conseqüência do esquecimento ou inexperiência de um operário iniciante. Apesar das marcações, externamente, muitos tamanhos de agulhas são incomumente semelhantes. Assim, para malhas, são utilizadas várias agulhas rombas, que não perfuram ou danificam as fibras adjacentes do tecido, mas separam-no. Uma tentativa de usar uma agulha muito afiada pode levar ao afrouxamento de fibras individuais, perto da costura, o tecido se desgastará mais rápido e esticará.
Cada agulha possui um frasco de pouso que se encaixa em uma pinça de perna recíproca. Se você inserir uma agulha redonda nesta braçadeira em vez da agulha cortada (ou vice-versa), "mirar" na lacuna onde ela vai com cada ponto mudará um pouco. Em geral, o mecanismo irá parar de funcionar com a precisão para a qual foi originalmente projetado.
- Na melhor das hipóteses, a máquina costurará de maneira incorreta. Os pontos ficarão tortos, deslocados ao longo do mesmo vetor.
- A máquina pulará os pontos com mais freqüência. - individualmente ou em grupos.
- Se a agulha pegar muito no calcador ou na lançadeira - quebrará imediatamente e o mecanismo dos carros baratos, não sendo muito potentes, sofrerá danos perceptíveis.
O fabricante indica nas instruções e no corpo da máquina os tamanhos padrão das agulhas - caso a máquina não seja projetada para costurar tecidos grossos. A maioria das máquinas está equipada com um grampeador duplo, em vez de um único (como a maioria dos grampeadores ultracompactos e portáteis). A linha de cima é alimentada da bobina ou bobina de cima, a linha de baixo da bobina ou bobina de baixo, escondida sob o calcador. Uma agulha grossa não deve ser enfiada com linha fina. Não deve ser muito rígido - como, por exemplo, fios de algodão soviéticos.
Melhor usar, por exemplo opção de náilon, que mantém a integridade da trama, sem esfarelar ao passar pela agulha. Além disso, a linha não deve ser torcida de fábrica - caso contrário, ela facilmente forma torções que impedem a lançadeira de formar um laço regularmente. O fio ideal, segundo os consumidores, deve ser liso, não torcido, forte o suficiente e elástico ao mesmo tempo.
No caso dos fios de náilon, as dificuldades são possíveis: costurar tecidos inelásticos pode levar a pontos saltados e ruptura da costura recém-criada (antes de retirar o tecido do mecanismo de pressão da máquina).
O furo da chapa da agulha, que se alarga muito no processo de trabalho, é uma “doença” de máquinas que já estão em uso há mais de uma geração. O orifício quebrado não permite que a agulha passe pelo tecido normalmente - ela é perfurada nele e a laçada para costurar nem sempre é formada ou nem mesmo formada. O mau avanço do tecido sob as peças de pressão pode levar a pontos saltados e pontos sobrepostos, o que resulta em uma costura entrelaçada. Uma versão mais complicada - as camadas inferiores do tecido movem-se mais rápido do que as superiores, razão pela qual estas últimas se enrugam, a linha adquire curvatura transcendental.
Vários tipos de tecido (couro e couro sintético, nobuk, camurça, veludo cotelê) inicialmente não podem se mover livremente.Para auxiliar no avanço de qualquer um desses tipos de tecido, um calcador especial com roletes adicionais é usado para empurrar esses materiais com força perceptível. Ao inserir o outro calcador com a camada de Teflon, você pode puxar independentemente todas as várias camadas a serem costuradas em uma. Em uma máquina de costura doméstica, a matéria "difícil" é difícil de processar - para isso, são usadas unidades industriais profissionais, que usam uma mecânica muito mais poderosa, agulhas mais grossas e náilon grosso como fio.
O tecido excessivamente escorregadio também pode causar pontos saltados. Tendo adquirido uma velocidade maior do que a pretendida, evita que a lançadeira e a agulha façam um ponto padrão no comprimento. O deslizamento irregular pode arruinar completamente a costura. Todas as máquinas de costura possuem cintas com mola que fornecem tensão na linha superior. Um tensor muito apertado, através do qual a linha é puxada com força perceptível, causará pontos saltados.
Se o fio for fino e o mecanismo for poderoso, ele simplesmente se quebrará. Um tensor excessivamente solto com uma linha solta pode causar pontos emaranhados, emaranhamento e "nós" da linha. A costura ficará danificada e a linha quebrará.
Remédios
A linha torta, é claro, deve ser imediatamente desfeita e costurada novamente. Mesmo quando os pedaços de tecido são costurados com segurança, mas de forma irregular, uma costura torta é deixada apenas em casos raros, quando é uma costura adicional áspera. Como resultado, o produto acabado precisa ser coberto com uma camada final. As agulhas com defeito e gastas devem ser substituídas a tempo. Em primeiro lugar, quando a máquina está configurada corretamente e o mecanismo está em boas condições, a agulha é puxada e examinada cuidadosamente em busca de um ilhó quebrado, entalhes na ponta e em seu "corpo", base. Uma agulha ligeiramente torta pode ser endireitada e usada posteriormente. Mas uma dobra e fricção significativas já são imperdoáveis aqui: a agulha continuará a estragar a costura e o tecido.
Substitua os fios HB por sintéticos - eles são mais suaves. Certifique-se de usar linha artificial em ambos os carretéis. Os fios HB são adequados apenas para costura à mão - e não com qualquer tecido, mas apenas com alguns de seus tipos, por exemplo, todos com o mesmo tecido HB.
Verifique se a folga está configurada corretamente, se o calcador correto é usado em um caso particular, se o tipo de costura correto é selecionado. Certifique-se de não costurar tecidos que o grampeador doméstico tenha dificuldade para empurrar ou nem mesmo empurre.
Se os motivos acima forem eliminados, mas a curva repetitiva da costura não puder ser corrigida, medidas urgentes serão necessárias: desmontagem do grampeador lançadeira e inspeção, verificando sua integridade. A própria unidade pode estar com defeito - velocidade instável devido ao desgaste de uma ou mais peças. Uma diminuição na velocidade da mecânica também é possível devido ao uso de lubrificante de baixa qualidade, que com o tempo se transforma em uma viscosidade viscosa, como uma resina. Se você não tem experiência em consertar mecanismos e dispositivos, consertar uma máquina de escrever exigirá uma chamada para um mestre.
Nos modelos eletrônicos, que são controlados por vários ou mais botões do painel (ou controle remoto), o motivo pode ser uma falha do software, falha parcial ou total da placa de controle. Nesse caso, é necessário um diagnóstico completo. Uma placa eletrônica defeituosa pode piscar novamente - no nível de seu firmware. O defeituoso é substituído por um novo - exatamente o mesmo ou semelhante, de um modelo compatível da máquina.
Métodos de prevenção
Além de trocar agulhas gastas em tempo hábil, trocar linhas e verificar a configuração mecânica da máquina, a prevenção consiste na limpeza e lubrificação oportuna das peças em contato umas com as outras. Na maioria das vezes, o óleo de máquina industrial é usado como lubrificante, que, além das máquinas de costura, é usado para lubrificar dobradiças, fechaduras, diversos mecanismos de engrenagem e engrenagens feitas de metal e plástico - como as que são usadas, por exemplo,em um relógio de pé alto.
Se não houver esse óleo no kit (nos carros soviéticos ele foi necessariamente fornecido), você pode tentar, por exemplo, graxa de grafite ou graxa, litol, óleo de motor, bem como a composição WD-40 usada por ciclistas para lubrificar correntes e rodas dentadas. Não exagere - o excesso de óleo ou graxa na primeira partida irá espirrar em todo o interior da área de lubrificação.
Se a máquina usar um mecanismo acionado por correia, verifique a capacidade de manutenção das correias de transmissão de borracha. Correias esticadas, rachadas e encolhidas precisam ser substituídas imediatamente.
Nunca use óleos e gorduras comestíveis - evaporam mais rápido, e em breve você desmontará a máquina novamente devido à lubrificação das peças. Antes de lubrificar, certifique-se de limpar as peças de depósitos pretos formados por óleo usado, poeira e partículas de pó de metal raspando das engrenagens. Não "ligue" a máquina de costura por muitas horas e sem parar na velocidade máxima ao costurar tecidos duros e densos em várias ou mais camadas. Além do motor, o resto da mecânica também pode superaquecer, o que leva ao ressecamento do mesmo lubrificante, desgaste prematuro das peças.
Mesmo que na sua frente esteja uma máquina de escrever dos anos soviéticos, anos de produção pré-guerra, herdada de sua avó, por mais forte que seja o aço e o motor confiável, esse equipamento teme cargas diárias e muitas horas de "choque". Por se tratar de um modelo doméstico para uso ocasional ou regular, mas não permanente, é improvável que acompanhe esse ritmo.
Quando a recepcionista (costureira) trabalha como “doméstica”, fazendo todos os dias peças de roupa e acessórios sob medida, ela compra imediatamente uma modelo semiprofissional. Essas máquinas estão próximas das condições de uma oficina de "costura" e são projetadas para o trabalho diário, por turnos, e não para o trabalho de meia hora ou uma hora uma vez por semana ou mês.
Veja abaixo o que fazer se a máquina de costura pular pontos.