Máquinas de costura de pé
Em meados do século XIX, não era acessível a qualquer pessoa costurar por encomenda ou consertar, uma vez que os serviços dos alfaiates eram caros. Felizmente, surgiu uma máquina de costura a pé, o que facilitou a vida de muitas donas de casa. Com o tempo, ela começou a melhorar, o que ajudou a criar verdadeiras obras-primas.
História
Uma máquina de costura com pé não tem muitas funções e pontos para serem usados em alfaiates especiais. Mas, para trabalhar em casa, essa máquina era a melhor opção. Trabalhando com pedal, as mãos ficavam livres, o que possibilitou agilizar a costura e melhorar a qualidade do produto.
Sabe-se que o criador deste modelo foi Isaac Singer... Foi ele quem fez para que os alfaiates pudessem movimentar o tecido em diferentes direções e criar costuras inusitadas. Com o advento do pedalinho, as costuras ficaram mais longas, o que tornou o trabalho mais rápido.
Também se sabia que antes de Singer, houve outros criadores de máquinas de costura operadas com o pé, mas eles nunca entraram na história. O fato é que para a homologação oficial da fabricação das máquinas foi necessário o pagamento de uma patente, o que os antecessores de Isaac não fizeram e tornaram-se defensores da criação de novos modelos.
O projetista da máquina fez com que a agulha se movesse verticalmente em vez de horizontalmente como nos modelos anteriores. Em seguida, ele aprimorou o dispositivo com um pé especial, que era segurado por uma roda dentada. Devido a esses mecanismos, o tecido era fixado e movido livremente na direção em que os alfaiates o direcionassem.
3 anos após a criação de seu primeiro modelo, Singer fundou sua empresa, onde já foram criados modelos melhorados, com os quais foi possível fazer costuras complexas e muito mais rápido. Com o tempo, os carros começaram a ser vendidos a prazo, para que não só os ricos, mas também as pessoas comuns pudessem comprá-los. É por isso que a empresa ganhou imensa popularidade, e vários anos após a abertura da primeira fábrica, outras surgiram, aliás, em diferentes países.
Vale lembrar que Isaac deu o seu melhor: afinal, a primeira máquina de costura mecânica com pedal surgiu em meados do século XIX e alguns modelos ainda estão em operação.
Manual do usuário
Muitas donas de casa ainda têm máquinas de costura a pé, mas nem todo mundo conhece suas instruções de uso.
- Primeiro, você precisa pegar a própria máquina, que está embutida na mesa do guarda-roupa.... Para fazer isso, a válvula frontal sobe, o cabeçote da máquina é puxado para fora e, para mantê-lo estável, a válvula é abaixada.
- Há um aro da roda de partida que acompanha o chute... Sobre ele é colocada uma correia redonda, que conecta a polia do volante com a de partida. Devido a isso, a rotação ocorre.
- Durante a operação, pressione constantemente os pedais., devido ao qual ocorre o movimento oscilatório. Assim, a biela e a manivela começam a girar, elas, por sua vez, engatam a roda de arranque.
- Para passar a linha, você precisa rebobiná-la do carretel até a bobina.... Para isso, a bobina é instalada no pino superior da máquina. Em seguida, passe a linha de cima, enfie e puxe a linha de baixo. Por fim, os fios superior e inferior devem ser passados com o pé.
Trabalhando atrás de tal máquina, você deve seguir as regras de segurança.
- Monitore constantemente o movimento dos braços e das pernas. Se os movimentos forem assíncronos, você pode estragar o material.
- Após a conclusão do trabalho, a correia deve ser removida usando uma estratificação especial, e coloque-o apenas antes de começar a costurar. No processo de trabalho, você não pode segurá-lo para não se machucar.
- Ao enfiar linha em uma agulha, você deve cuidar de seus pés - eles não devem estar no pedal.
Se você seguir todas as regras de segurança, o item acabado poderá ser costurado em pouco tempo.
No início, será muito difícil para um iniciante trabalhar em uma máquina de costura operada com o pé. É por isso para aprender a controlar o movimento de braços e pernas, para começar vale a pena aprender esta ociosidade, ou seja, praticar apenas os movimentos dos pedais.
Reparar
A máquina de costura do pé é bastante volumosa e, em caso de avaria, é inconveniente arrastá-la para a oficina. Portanto, quem ainda usa esse modelo deve saber como consertá-lo em casa.
- Afrouxando os parafusos... O primeiro passo é afrouxar as contraporcas - uma chave de boca serve. Em seguida, com uma chave de fenda comum, você pode começar a desparafusar os parafusos. Se o reparo não foi feito por um longo tempo, então você não pode prescindir de uma chave inglesa de 6 faces, já que os parafusos, muito provavelmente, grudaram bem na base devido ao óleo e à poeira. A próxima etapa é limpar completamente o plano cônico do parafuso, lubrificar com óleo e colocar no lugar.
- Ajuste de nós. Para se livrar da batida que vem do acionamento do pé, você precisa prender o cone com firmeza. Não aperte muito, pois o problema pode reaparecer. Se a batida persistir após o aperto do cone, ela pode estar vindo de outro nó no centro do volante onde a correia está presa. Desmonte esta unidade com cuidado, pois há um apoio nesta dobradiça. Se estiver intacto, basta lubrificá-lo com uma graxa especial, ajustando a folga. Caso contrário, o rolamento terá que ser substituído por um novo.
- Substituindo a correia de transmissão. Com o passar dos anos de operação, a correia se desgasta e quebra com frequência. Um cinto de verdade é feito de couro cru, mas você pode substituí-lo por um varal comum ou cinto de couro.Se você não quiser brincar, pode sempre comprar uma correia de transmissão em uma loja especializada. Se o cinto estiver rasgado e o item não tiver acabado, ele pode ser preso com um clipe de papel.
Na verdade, tudo é muito simples, portanto, em caso de qualquer pane, você sempre poderá cuidar de si mesmo.
Variedades
Existem vários modelos bem conhecidos de máquinas de costura operadas com o pé.
Cantor
Esses modelos antigos foram os primeiros a usar o pedal. Dizem que foram usados metais preciosos para fazê-los. A propósito, se alguém preservou tais cópias, então você pode verificar se existe metal real... Para fazer isso, você deve trazer o ímã para a estrutura de metal. Se o ímã não grudar, então realmente existe um metal precioso (ouro, prata ou paládio). O custo das máquinas de costura Singer é alto, mas muitos as compram para complementar o estilo retrô.
Carros soviéticos com meio-fio
Na URSS, várias versões de máquinas com acionamento com o pé foram fabricadas. Este modelo é conveniente porque na sala, pode ser útil como uma mesa normal. E se você precisar costurar algo, o meio-fio pode ser facilmente expandido. E também nele você pode dobrar tudo o que precisa para costurar.
Já agora, uma máquina de pé com meio-fio lida com vários tipos de tecido (linho, lã, sintéticos, seda) e realiza 2 tipos de pontos - a direito e em zigue-zague.
A marca de máquinas de costura "Gaivota". Ela costurava apenas pontos retos e em zigue-zague. Não era muito popular porque tinha suas desvantagens - a falta de uma alavanca de ré especial.
O famoso modelo soviético "Podolsk" era o favorito de muitas costureiras. Além de pontos retos e em zigue-zague, pontos decorativos podem ser costurados.
"Orsha"
Uma característica dos modelos "Orsha" era lubrificação centralizada e enrolamento semiautomático da linha da bobina.
Borboleta
Este modelo é fabricado na China, mas poderá ser adquirido em qualquer cidade da URSS. Essa máquina de escrever chinesa parecia uma mesa com duas gavetas. Era um análogo completo da primeira máquina de escrever Singer.
Hoje, as máquinas de costura operadas com o pé só podem ser compradas em lojas de antiguidades ou em casa em uma condição de segunda mão. Mas, apesar de os modelos das máquinas de costura serem aprimorados a cada ano, pontos complexos também podem ser realizados em máquinas mecânicas. O principal é poder pedalar corretamente e controlar o movimento dos braços e das pernas.
Para obter informações sobre como aprender a costurar em uma máquina de escrever acionada pelo pé, veja o próximo vídeo.