Por que a máquina de costura não costura e como conserta?
Mesmo a máquina de costura mais cara, confiável e de alta qualidade, como qualquer outra técnica, pode começar a trabalhar incorretamente ou parar completamente. Além disso, uma máquina chinesa de thread único está sujeita a quebras. Vamos descobrir por que a máquina de costura não costura e como consertar.
Problemas comuns
A máquina de costura parou de costurar. Seja manual ou motorizado, você pode encontrar as seguintes manifestações desse colapso.
- A bobina ou a linha de cima não avançam. A costura é "escassa" - não há linha suficiente na costura. A costura em ziguezague não funciona de todo.
- O tecido não se move enquanto os pontos são costurados. Essas, por sua vez, são colocadas umas sobre as outras, em vez de uma costura, forma-se uma bola emaranhada, os fios se perdem.
- O pé não funciona: é impossível levantá-lo / baixá-lo.
- O motor está funcionando, o eixo de transmissão está girando, mas a barra da agulha não se move ou parou de funcionar. A costura parou.
- A máquina não dá sinais de vida - o motor não funciona, não acende e não exibe informações sobre o modo de operação do display. O trabalho não começa.
- Trituração, estalido, mau funcionamento dos mecanismos, "sacudidela" súbita do funcionamento suave e suave da máquina. Reduzindo a velocidade com que o tecido é costurado, o que aumenta o tempo que leva para realizar ações rápidas e precisas por conta própria.
- A máquina de costura funciona, mas para periodicamente mais perto do meio da costura ou imediatamente após começar a colocá-la sobre as camadas de tecido.
- O carro tenta atingir a velocidade declarada mesmo com o pedal totalmente pressionado, mas se move com dificuldade.
Alguns problemas de funcionamento são agrupados por um motivo comum para sua ocorrência. Outros, por outro lado, têm vários motivos.
Causas
Alguns motivos dependem das diferenças entre um determinado modelo e outros - até, à primeira vista, compatíveis. Assim, a linha não é puxada da lançadeira pela agulha, a costura não sai devido a:
- desgaste da ponta da lançadeira, ajuste incorreto (ou desafinação);
- mau funcionamento do curso espacial do ônibus espacial;
- presença de lascamento na tampa da bobina;
- configuração incorreta do mecanismo de acupuntura (muito alto ou baixo);
- o parafuso chanfrado segurando a bobina;
- fora de sincronia entre a seção inferior da máquina e a barra da agulha.
Muito provavelmente, o próprio mecanismo não está funcionando corretamente. Para mantê-lo, é recomendável entrar em contato com um centro de serviço para consertar o equipamento de costura.
As avarias do nó responsável pela orientação da agulha são as seguintes:
- agulha e tecido não são compatíveis (agulha fina para tecido grosso e vice-versa);
- seleção de uma agulha de corte para uma máquina industrial com um porta-agulha sem corte (e vice-versa);
- o frasco é muito pequeno (não dá para apertar a agulha, ela escorrega);
- uma agulha torta ou cega;
- a linha é mais grossa que a agulha, o movimento é difícil (a linha se quebra, a agulha entorta e eventualmente se quebra).
O movimento espasmódico do tecido é devido ao seguinte. Quando a lacuna na placa da garganta é alargada de forma não natural, gasta, junto com a agulha, toda a zona de punção do tecido é apertada para dentro. Isso evita que a lançadeira costure corretamente e, em última análise, a costura não contém todos os pontos.
É necessário verificar e, se necessário, reconfigurar a posição correta dos dentes da barra do grampeador.
Quando as ripas e a agulha estão fora de sincronia, o tecido enruga, a linha de baixo não é empurrada nos pontos - a linha de cima pode esticar muito e quebrar. Em alguns casos, a linha da bobina pode quebrar e parar de fluir para o grampeador, como resultado a costura acaba sendo de uma linha, simplificada, se dissolve facilmente e não prende as camadas de tecido. O uso de fios de diferentes espessuras é inaceitável. Um fio mais grosso é mais difícil de agarrar, e é por isso que a costura tem uma falha - pular as laçadas inferiores.
O ideal é que a linha da bobina seja um pouco mais fina, não mais grossa que a linha de cima e mais elástica. Fios excessivamente torcidos também causarão pontos saltados e casas de botão - eles são mal agarrados pela lançadeira.
Remédios
Se a máquina de costura não pegar a linha da bobina devido ao desequilíbrio, ajuste o mecanismo definindo a distância correta entre a agulha e a ponta da lançadeira. Faça o seguinte.
- Ative a costura reta.
- Remova a placa da garganta.
- Coloque a agulha na posição mais baixa.
- Levante a agulha gradualmente enquanto gira o atuador. Nesse caso, a ponta da lançadeira deve ficar 1,5 mm acima do orifício da agulha. A distância entre a ponta da agulha e a ponta da peteca deve ser de 0,175 mm em média. Essas configurações são definidas usando o parafuso pericelular.
Em dispositivos mais antigos - "PMZ", "Podolsk" e "Chaika", a mesma calibração é realizada no modo de costura em zigue-zague. Nesse caso, a distância entre o orifício da agulha e a ponta da lançadeira é revelada pela passagem esquerda e direita da agulha pelo tecido.
Mais precisamente, a seguinte metodologia para eliminar o mesmo mau funcionamento o ajudará a navegar.
Defeituoso | O que deveria ser feito |
A linha está muito solta ou muito apertada na bobina. A tensão deve ser verificada manualmente ou por meio de uma costura de teste. | Certifique-se de que a bobina esteja inserida corretamente. Reajuste a tensão com o parafuso próximo ou dentro do gancho. |
A barra da agulha moveu-se para o lado durante a costura. | Verifique se a linha de cima não está esticada demais. |
A lançadeira move-se com esforço perceptível, faltam alguns pontos da costura, nem sempre a linha de baixo fica presa. | Limpe a lançadeira de raspas de linha que impedem seu movimento. |
O tecido está sendo puxado para o espaço (sob o painel), fazendo com que a lançadeira emperre com frequência. | Troque uma agulha romba e / ou torta. Não pode perfurar a matéria rapidamente. |
Pontos soltos na parte de trás do ponto. O ônibus não funciona bem. | Substitua as peças do gancho com defeito.Freqüentemente, ele fica preso devido a rebarbas, oxidação e microfissuras. |
Prevenção de mau funcionamento
- Coloque a máquina em uma mesa, console ou outro suporte estável onde a estabilidade e o nível do avião sejam mantidos.
- Selecione a agulha e linha apropriadas para o tecido a ser costurado. Insira e fixe a agulha com segurança.
- Passe os carretéis de linha de acordo com as instruções. Não interfira com a sequência de encadeamento. Por exemplo, a linha de cima passa primeiro pelo tensor e depois pela guia de linha inferior (para a barra da agulha) - e não vice-versa. Coloque também a bobina corretamente na seção da lançadeira.
- Deixe uma “cauda” de 15 cm de ambas as mechas, puxe-as para o lado. Isso é necessário para um início qualitativo e continuação da costura.
- Conecte o aparador, insira o remendo de teste e tente costurar. Deve ser plano e sem folga na parte de trás das alças.
- Use fio que seja liso e elástico. Muito fofinho e torto com o tempo, simplesmente desfiará o orifício da agulha, tornando-o mais "quebrado", e a agulha se quebrará mais rápido.
- A máquina tem um desenvolvimento (run-out) do mecanismo até a próxima lubrificação. As instruções indicam, por exemplo, um intervalo de 5.000 horas. As máquinas eletrônicas podem ser equipadas com uma função de "temporizador" que monitora o tempo total de funcionamento do motor e do inversor. Substitui o análogo eletromecânico das horas do motor (ou o protótipo de um medidor de rolos de fita cassete), que poderia ser usado em antigas máquinas de escrever do século XX. Não ignore a regularidade especificada de limpeza e lubrificação - preste atenção a isso.
O cumprimento dessas precauções é a chave para a durabilidade e operação sem problemas do produto.
Veja abaixo as instruções sobre o que fazer se sua máquina de costura pular pontos.