Máquina de costura

Óleo de máquina de costura: tipos, dicas para escolher e usar

Óleo de máquina de costura: tipos, dicas para escolher e usar
Contente
  1. Finalidade da graxa
  2. Composição
  3. Fabricantes
  4. O que pode ser substituído
  5. Seleção de óleo

As máquinas de costura são freqüentemente usadas pelas donas de casa no dia a dia, e algumas artesãs podem costurar nelas coisas originais e únicas. Costureiras profissionais e amadores usam diferentes tipos de máquinas de costura, mas cada uma precisa de cuidados. Seja em casa ou trabalhando em uma oficina de costura, você precisa usar um óleo que melhora o desempenho do equipamento e prolonga sua vida útil. Para escolher o lubrificante certo e usá-lo em sua máquina, você precisa ter algumas idéias sobre a diversidade de espécies de óleos para essa técnica e os locais de sua utilização.

Finalidade da graxa

A máquina de costura é uma excelente auxiliar nas tarefas domésticas, permitindo-lhe costurar, remodelar ou construir o que necessita para a família. Este dispositivo desempenha um papel ainda mais importante na escala de produção, onde trabalha na empresa um grande número de costureiras-mecânicas que fazem todos os dias produtos de costura. Independentemente da função que a máquina desempenha, qual dispositivo e aparência ela tem, o principal é o respeito e o atendimento oportuno.

Com costuras frequentes, utilizando tecidos de diferentes densidades e composições, pó, sujeira, fios e resquícios de matéria começam a entrar no equipamento. Se você limpar a máquina na hora certa, não haverá problemas com seu funcionamento. Para retirar a sujidade, utiliza-se uma escova especial com cerdas compridas e duras, que permite retirar os detritos de difícil acesso.

Limpar a máquina de costura sozinha não funcionará para atingir o funcionamento ideal e de longo prazo do dispositivo, uma medida ainda mais importante é a introdução de óleo para equipamentos de costura. Graças a esses aditivos, você pode alcançar:

  • reduzindo a carga em peças que constantemente esfregam durante a operação;
  • melhorando a condição das peças que terão menos desgaste;
  • proteção adicional do interior do equipamento contra poeira e sujeira;
  • sem ferrugem nos componentes de metal.

Se você aplicar lubrificante no equipamento de costura a tempo, processando apenas as áreas necessárias, então os componentes mais importantes serão protegidos, garantindo a operação confiável de todos os equipamentos pelo maior período de tempo possível.

Composição

Para saber qual óleo será a melhor escolha para uma máquina de costura específica, você precisa estudar sua composição.

Para esta técnica, existem duas opções de óleos: sintéticos e minerais, para cada equipamento específico existem certas instruções, que estão anotadas nas instruções.

O fornecimento de lubrificante pode ser gotejamento ou seco, dependendo do tipo de máquina. Em grandes indústrias de equipamentos de costura, a lubrificação automatizada é utilizada, onde o óleo é fornecido por um computador embutido no equipamento. Carros comuns são desprovidos de tal mecanismo, porque a recepcionista deve selecionar manualmente o óleo e adicioná-lo aos pontos apropriados do equipamento.

Cada tipo de óleo possui sua própria estrutura, composição e método de exposição, portanto, a seleção da matéria-prima deve ser levada a sério. Entre os óleos sintéticos, a variedade de silicone é especialmente popular, sendo mais bem utilizada para trabalhar com roscas, lâminas, facas, peças de máquinas e conjuntos, bem como elementos de borracha e plástico.

Ao escolher o óleo mineral mais adequado, vale a pena focar em vaselina, é igualmente adequado para eletrodomésticos e uso industrial. Pode ser usado para lubrificar facas, lâminas, elementos de borracha e plástico, peças de máquinas de tricô, além disso, pode ajudar a abrir o zíper de roupas se ele estiver emperrado.

Cada uma das opções acima é um composto especializado para trabalhar com máquinas de costura e seu custo é bastante alto., portanto, muitas donas de casa recomendam o uso de meios alternativos, processando a máquina óleo de arma. Se você tem um carro em casa, muitos aconselham que preste atenção ao óleo do motor. Para entender o que precisa ser adicionado à técnica e o que deve ser abandonado, você precisa entender claramente a composição e o propósito de cada opção de óleo.

Mineral

O óleo mineral do motor é recuperado por meio de um processo de refino de petróleo, resultando em uma mistura de carbonos de alto ponto de ebulição. Para manter sua técnica de costura em bom estado de funcionamento, é recomendável usar variedade de vaselina.

É um óleo branco aquoso, inodoro e insípido, que é utilizado quando a máquina necessita de uma lubrificação limpa dos componentes. Entre as vantagens desta variedade estão:

  • composição inodora e insípida;
  • não tem cor;
  • seguro para a saúde;
  • tem efeito antiestático;
  • após o uso não dá manchas oleosas;
  • não há solventes na composição;
  • ajuda a proteger o mecanismo da corrosão;
  • promove melhor deslizamento das peças;
  • impede a degola.

    O óleo de vaselina é utilizado em máquinas de costura e overlockers, pois não deixa marcas no tecido e, em caso de contaminação, é facilmente lavado. Os óleos minerais têm um custo moderado, portanto, são usados ​​com mais frequência do que os análogos.

    Sintético

    Os óleos sintéticos são produzidos através da síntese de elementos químicos, o que leva à exclusão de minerais com solventes da composição. Essa opção tem suas vantagens, que incluem:

    • a capacidade de trabalhar em temperaturas de -40 a +200 graus;
    • bons indicadores de fluidez da composição;
    • a capacidade de penetrar nas partes mais profundas dos mecanismos;
    • ausência de solventes e componentes minerais na composição;
    • a capacidade de usar óleo ao trabalhar com peças feitas de diferentes materiais, como metal, plástico, borracha;
    • em contato com o tecido ou outra superfície, é removido graças a qualquer solvente;
    • ajuda a evitar a torção e aderência dos fios, bem como a reduzir o número de voltas da máquina;
    • torna possível proteger eficazmente o equipamento contra processos de corrosão e oxidação.

      Os óleos de silicone são muito populares e têm boas características, mas seu custo excede significativamente o análogo mineral, portanto, a escolha da opção muitas vezes é baseada no componente financeiro.

      Semi sintético

      Os óleos semissintéticos são um cruzamento entre as duas opções anteriores. Eles contêm componentes de petróleo e óleos sintéticos. A quantidade de cada componente pode ser diferente dependendo da finalidade.

      Pode-se usar esta opção na ausência de uma variedade pura de um ou outro óleo, ou devido à pequena quantidade de composição mineral e sintética, que por si só não será suficiente para processar as partes internas dos equipamentos de costura.

      O principal fator na escolha de um tipo de composição será a sua qualidade e o efeito que terá em todos os detalhes da máquina.

      Fabricantes

      Para comprar óleo para máquinas de costura de alta qualidade, você deve navegar não só na composição, mas também nos fabricantes que o produzem. Vale destacar as marcas mais conhecidas e comprovadas.

      • Mobil - utilizado em produtos de vestuário, protegendo-o da corrosão, não oxida devido aos inibidores de oxidação. Disponível em embalagens de 1, 5 e 10 litros.
      • Óleo SR-32 - Variedade de vaselina utilizada para garantir o bom desempenho das máquinas de costura industriais. Disponível em embalagens de 1 e 5 litros.
      • "Cinderela" - marca nacional de óleo para máquinas de costura e tricô, possui fórmula aprimorada contra oxidação, permite aumentar os parâmetros operacionais do equipamento. Disponível em embalagens de 100 ml.

      Além disso, você pode encontrar óleos à venda IGP-18 e I-20A, fabricado para máquinas de costura e tricô industriais. Esses produtos são produzidos em embalagens de 5 litros. O custo de cada produto específico pode ser diferente, o que é ditado pelo país de origem, pela composição do óleo, bem como pelo volume do recipiente.

      O que pode ser substituído

      Se não for possível adquirir um lubrificante especializado para equipamentos de costura e a necessidade de seu uso for grande, então pode-se tentar usar o que estiver à mão, substituindo a composição necessária por um análogo. Dentre as opções mais adequadas, vale destacar:

      • substituição de produto especializado por óleo automotivo;
      • o uso de uma composição de fuso;
      • você pode usar óleo de motor M6, mas não com muita frequência devido à maior densidade da composição;
      • uma solução de curto prazo pode ser o uso de óleo vegetal, mas é melhor não permitir antes desta opção, caso contrário as partes internas da máquina podem grudar e grudar.

        Existem opções suficientes para a substituição de compostos especializados, mas cada um deles fornece apenas uma ajuda parcial, não podendo processar os mecanismos de uma máquina de costura da mesma forma que uma composição sintética ou mineral, e muitas vezes apenas danos são causados ​​ao equipamento . Aqueles que estão seriamente engajados na costura não devem economizar em produtos de manutenção, caso contrário, um reparo repentino do equipamento não pode ser evitado.

        Seleção de óleo

        Para encontrar o óleo de máquina de costura da melhor qualidade, é necessário estudar as formulações disponíveis de acordo com os seguintes critérios:

        • faixa máxima de limpeza do equipamento;
        • indicadores da viscosidade da composição;
        • as temperaturas máximas e mínimas nas quais o efeito total do óleo na máquina de costura pode ser realizado;
        • estabilidade das substâncias químicas da composição;
        • bom desempenho de lavagem de sujeira;
        • a presença de aditivos.

        Quanto mais limpo e transparente for o óleo, mais limpo ficará o tecido após o processo de costura, e as partes internas não grudarão mesmo com um longo tempo ocioso da ferramenta.

        O índice de viscosidade é importante para entender o quão forte será o filme, que se forma a partir da introdução do óleo no mecanismo. Seu indicador ideal deve ter valores na faixa de 18-20 mm2 / s. Devido à sua estabilidade química, o óleo para máquinas de costura não oxida e não perde suas propriedades básicas, interagindo com elementos metálicos, matérias-primas e outros fatores que podem atuar externamente.

        Boas propriedades de detergente proporcionam limpeza máxima das áreas expostas a maior fricção. Graças aos aditivos, a qualidade do óleo pode ser significativamente melhorada, o que afetará o processo de costura e o desempenho da máquina de costura.

          Para encontrar o óleo para uma máquina específica, vale a pena estudar as instruções para isso. Os documentos que acompanham contêm informações importantes sobre o que é melhor para este equipamento e se é necessário lubrificar o dispositivo. Os carros modernos têm uma estrutura e materiais diferentes, portanto nem sempre é apropriado usar óleo para eles. Para prolongar a vida útil do equipamento e seu funcionamento suave e de alta qualidade, é importante remover a sujeira, que se torna a principal causa de mau funcionamento.

          Com a limpeza oportuna da máquina e o uso de lubrificantes, você pode obter uma operação confiável de qualquer equipamento de costura, independentemente de sua idade e vida útil.

          A escolha do óleo para lubrificação de máquinas de costura está descrita no vídeo a seguir.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa