Máquina de costura

Agulhas para máquinas de costura: tipos e seleção

Agulhas para máquinas de costura: tipos e seleção
Contente
  1. Descrição e estrutura
  2. Variedades
  3. Designações de letras
  4. Marcação digital
  5. Como escolher?

As agulhas de costura são uma parte importante das máquinas de costura e bordados e sofrem um estresse significativo durante a operação. Isso os obriga a ter alta resistência e excelentes qualidades de trabalho. O funcionamento ininterrupto do equipamento e a qualidade da costura dependem das características técnicas da agulha, portanto, sua escolha deve ser abordada de forma muito séria e razoável.

Descrição e estrutura

As agulhas para equipamentos de costura vêm em uma ampla variedade de tamanhos e formas. No entanto, há uma série de recursos que são característicos de todos os tipos de produtos, independentemente de sua especialização restrita.

Abaixo estão os principais elementos das agulhas de costura, que determinam sua finalidade e desempenho.

  • Frasco o elemento superior da haste é chamado, que é instalado no porta-agulha e é selecionado de acordo com seu tamanho. Pela forma, os frascos são planos e redondos. Os primeiros destinam-se a amostras domiciliares, os segundos a unidades industriais. Alguns frascos arredondados possuem reentrância para melhor fixação da agulha. É nos frascos que os fabricantes de agulhas aplicam as marcações.
  • Ponta de lança está localizado na ponta de uma agulha e é pontiagudo e arredondado. O primeiro destina-se a trabalhar com tecidos densos, lisos e sintéticos, o segundo é para malhas grossas, lycra e brim grossos. Para tecidos mais pesados, uma ponta com uma ranhura à esquerda é adequada para evitar a quebra da linha quando a agulha passar pelo tecido.
  • Chute (entalhe) é um elemento importante da agulha e afeta a qualidade da casa de botão.
  • Núcleo representa o “corpo” da agulha e determina a força de perfuração e a vida útil da agulha.De um lado termina com uma ponta, do outro vai para o frasco.
  • Olho de agulha localizado na ponta da haste, pode ser pequeno ou grande. O tamanho do orifício depende da espessura da agulha e influencia na escolha da linha.

A superfície interna do ilhó é bastante lisa, evitando que o fio se quebre e se enrosque.

Variedades

A classificação das agulhas para equipamentos de costura é feita de acordo com sua finalidade e configuração. Porém, a segunda característica é uma consequência direta da primeira, portanto, os tipos de agulhas serão considerados do ponto de vista do primeiro critério. Assim, cada tipo de tecido possui sua própria agulha, que se diferencia dos demais modelos no formato da ponta de corte. De acordo com este indicador, existem ferramenta com ponta afiada para têxteis e agulhas para artigos de couro. A ponta da primeira tem uma forma arredondada e penetra no tecido, perfurando-o.

Abaixo estão os principais tipos de agulhas utilizadas para tecidos do grupo têxtil.

  • Ferramentas de costura de acabamento consistem em dois ou três eixos, que permite formar costuras decorativas duplas e triplas, sem sofrer grandes tensões. Essas agulhas são indispensáveis ​​ao costurar padrões que contenham elementos paralelos.

É verdade que não podem ser usados ​​em todas as máquinas, mas apenas naquelas que possuem a função "ziguezague" e estão equipadas com uma fenda especial na placa de costura.

  • As agulhas com enfiamento automático foram desenvolvidas para pessoas que têm dificuldade em enfiar os olhos. O eixo dessas agulhas tem uma pequena fenda que fica alinhada com o buraco da agulha. Basta uma costureira passar um fio por ele, movendo-o ao longo da haste em direção à ponta, após o que ele entra sozinho no ilhó.
  • As agulhas de malha têm uma ponta esférica, que é capaz de separar as fibras do tecido sem perfurá-lo... Com a ajuda dessas agulhas, é possível formar uma linha suave e bonita que não viole a integridade da tela. Isso, por sua vez, exclui o aparecimento de flechas se estendendo em diferentes direções a partir da costura.
  • As agulhas aladas são projetadas para fazer orifícios decorativos ao longo da costura principal, o que leva à formação de pontos abertos e bainhas. As asas espalham as fibras e deixam pequenos orifícios organizados.
  • A ponta das agulhas para costurar produtos de couro é feita em forma de lâmina que não perfura, mas corta o material. Este desenho da ponta permite trabalhar todos os tipos de couro, inclusive couro áspero, que possui uma espessura bastante grande. Essas agulhas praticamente não quebram, não pulam pontos, não rompem a linha e proporcionam excelente qualidade de costura. A alta resistência do material de fabricação e a forma bem pensada da ponta tornam possível o uso desses modelos por um longo tempo e com alta intensidade de costura.

Uma característica do uso de agulhas com ponta cortante é a costura com leve inclinação dos pontos para a esquerda ou para a direita.

  • As agulhas de jeans são feitas com tecnologia de pulverização catódica de nitreto de titânio, que em sua resistência é significativamente superior a muitos metais de carboneto. Graças a este revestimento, as agulhas "denim" se distinguem pela alta resistência ao desgaste e longa vida útil. A ponta dessas agulhas é muito fina, ligeiramente arredondada na ponta, o que elimina completamente o risco de danificar o tecido e pular um ponto. É muito difícil quebrar essa agulha, devido à forma modificada da haste. No passado, as ferramentas costumavam quebrar ao passar pelas costuras, causando legítima insatisfação do consumidor.

Após frequentes reclamações recebidas pelas fábricas, os fabricantes complementaram as hastes com a seção transversal das ranhuras. Isso lhes conferiu maior resistência à flexão, 20-40% maior do que as agulhas convencionais.

Designações de letras

As agulhas de costura estão disponíveis no mercado em um grande sortimento e diferem nos parâmetros das ranhuras, na forma e no tamanho do ilhó, na forma de afiar, na configuração da ponta e na especialização em um ou outro tecido. Para facilitar a navegação do consumidor em uma grande variedade de modelos, marcações são aplicadas em cada agulha.

Além dos números, a marcação das agulhas também inclui valores alfabéticos que indicam a quais materiais este ou aquele modelo se destina.

  • Marca H-ZWI é colocado em modelos duplos, unidos por um único porta-agulha. As agulhas são produzidas em três números - 70, 80 e 90 e têm distâncias diferentes entre si, que também são prescritas na marcação e indicadas em milímetros. Normalmente, é entre 1,6 e 6,0 mm, enquanto os modelos de 4 e 6 mm são projetados apenas para costura reta.
  • Letra caractere H-DRI É colocado em agulhas triplas, que estão disponíveis em apenas dois tamanhos - 2,5 e 3,0.
  • Agulhas de ponto alto destinam-se à costura com fios decorativos soltos, possuem ilhó largo e uma ranhura especial que facilita a passagem dos fios rebeldes pelo ilhó. As agulhas são igualmente adequadas para tecidos leves e pesados ​​e estão disponíveis nos tamanhos 80-100.
  • Designação H-EM para bordados com fios metálicos. Eles são equipados com um grande olhal polido e uma ranhura para evitar a delaminação do fio.
  • Símbolo H-SUK Colocado em modelos com ponta arredondada. Essas agulhas separam facilmente os fios da matéria, escorregam entre eles e não danificam as fibras. São ideais para costurar malhas pesadas, tecidos de malha e jersey.
  • Ferramentas para costurar artigos de couro são indicadas pelos símbolos H-LL e H-LR. Eles têm uma aresta de corte e cortam o couro em um ângulo de 45 graus em relação à direção da costura. O resultado é uma costura bonita e elegante com um leve passo dos pontos.
  • Letras H-O as agulhas com lâminas são designadas, elas são projetadas para a execução de pontos decorativos. Esses modelos têm uma extensão de lâmina diferente, que pode ser localizada tanto em um lado quanto em ambos.
  • Codificação H-S aposta em modelos para tecidos elásticos e malhas pouco densas. Eles são equipados com uma bainha especial que evita pontos saltados quando o tecido é esticado durante a costura. A ponta dessa ferramenta tem uma forma arredondada, devido à qual empurra suavemente as fibras do material, sem perturbar sua estrutura.
  • H-J marca uma ferramenta afiada projetada para trabalhar com tecidos grossos como jeans, sarja e lona.
  • Designação H-M É colocado em agulhas de microtex, projetadas para trabalhar com microfibra e materiais bastante finos de densidade aumentada, como seda, tafetá e tecido de capa de chuva. Essas agulhas são diferenciadas por uma haste muito fina e afiada, que permite punções precisas e razoavelmente precisas, sem puxar o tecido adjacente ao local da punção.
  • Letras H-Q designa agulhas de quilting que possuem um bisel, um pequeno olho e uma ponta arredondada. Este desenho permite que você proteja o tecido da aparência de grandes orifícios, eliminando pontos saltados. A ferramenta tem uma especialização estreita e é usada para formar pontos decorativos.
  • Símbolo H-E designa agulhas para bordado com olho pequeno e ponta ligeiramente arredondada. Além disso, são dotados de um entalhe especial para evitar danos ao material e às roscas. Essa ferramenta é projetada para linhas de bordado especializadas; tais agulhas não são adequadas para trabalhar com linhas de costura comuns.
  • Símbolo H denota ferramentas universais com ponta ligeiramente arredondada e destinadas a tecidos dóceis como algodão, chita e linho.

Para maior clareza, há uma tabela abaixo que informa em detalhes quais tipos e tamanhos de ferramentas são adequados para um assunto específico.

Marcação digital

Os caracteres numéricos são geralmente afixados nos frascos e podem ter a seguinte aparência, por exemplo: 80/12. O primeiro número indica o diâmetro da agulha de acordo com o sistema europeu de medidas e é indicado em 1/100 milímetros. Após alguns cálculos simples, você pode ver que o diâmetro desta agulha é de 0,8 mm. O segundo número também significa o diâmetro da ferramenta, mas desta vez no sistema métrico americano, indicando uma fração de polegada.

Quanto mais baixos forem os dois números, mais fina é a ferramenta. Para máquinas de costura domésticas, os modelos com a numeração 60 / 8-120 / 19 são mais usados, enquanto a marcação da cópia mais espessa é 200/25 e a mais fina é 50/5. Deve-se notar que nem todos os fabricantes indicam o diâmetro da agulha em dois sistemas métricos e não é incomum ver uma ferramenta na qual existe apenas uma designação europeia, por exemplo, nº 60 ou nº 120 (o que significa 0,6 mm e 1,2 mm, respectivamente).

A escolha do tamanho certo depende do tecido com o qual você vai trabalhar:

  • para tecidos extrapesados, como lonas e lonas, levar agulhas com número de 100 a 200, levando em consideração não só a espessura, mas também a densidade do material;
  • agulha # 120 é adequada para tecido, castor e serapilheira;
  • é melhor costurar tecidos de lã pesados ​​com as agulhas número 110;
  • ao costurar lã leve, sintéticos pesados ​​e jeans, é melhor levar uma agulha nº 100;
  • roupas feitas de tecidos como chita, crepe de chine, cambraia e tecidos de terno são costuradas com agulhas numeradas de 80-90;
  • tecido para camisas e blusas deve ser costurado com ferramenta nº 60-70;
  • para tecidos com lycra ou jersey fino recomenda-se a utilização de agulhas nº 65-90.

Como escolher?

      Para selecionar corretamente a ferramenta para a máquina de costura, há uma série de pontos importantes a serem considerados.

      • Se os modelos forem comprados para uma amostra doméstica, então você deve escolher cópias com uma lâmpada plana. Eles se encaixam facilmente em suportes e se encaixam muito bem. Existem também corpos-de-prova com um plano - corte do frasco, o que facilita a correta instalação da agulha na hora de substituí-la. Uma lâmpada selecionada incorretamente pode causar sérios problemas de funcionamento devido à posição incorreta de trabalho do olho da agulha e da ponta em relação à lançadeira.
      • As ferramentas mais comuns para máquinas de escrever domésticas são os modelos Organ 130 / 705H. Eles têm uma ponta ligeiramente arredondada, vêm em uma variedade de tamanhos, se adaptam à maioria dos tecidos e são considerados versáteis.
      • Artesãos experientes recomendam comprar agulhas não uma por uma, mas imediatamente em conjuntos. Isso elimina a necessidade de ir à loja ao costurar tecidos desgastados, pois a maioria dos kits inclui agulhas para todos os tipos de tecidos.
      • Um critério importante para escolher uma ferramenta de costura são as características do tecido. Para encontrar o modelo certo, você deve se guiar pela mesa, não se baseando na opinião de outras pessoas.
      • Se as ferramentas forem adquiridas para uma unidade de nível industrial, os modelos com frasco redondo devem ser escolhidos. Neste caso, atenção especial deve ser dada ao fabricante. Os melhores e mais duráveis ​​são os produtos das empresas alemãs Grotz-Beckert, Schmetz e Organ Needles, que estão há muito tempo no mercado e valorizam a sua reputação.
      • O tipo de máquina de costura também deve ser levado em consideração, lendo atentamente as instruções de seu funcionamento. Normalmente, os fabricantes informam em detalhes quais números de agulha usar para costurar tecidos diferentes, dando um exemplo de sua marcação.
      • O armazenamento impróprio ou prolongado de instrumentos pode enferrujar. O uso de tais cópias é estritamente proibido, pois podem estragar o material e quebrar a linha.
      • Ao comprar agulhas, você deve examiná-las cuidadosamente. - se você encontrar uma curvatura em pelo menos um deles, você deve se recusar a comprar um conjunto. Não será possível alinhá-lo em hipótese alguma, e você pode facilmente estragar o tecido e danificar a máquina.

      E você também deve verificar se há defeitos nos modelos - falta de nitidez e localização incorreta da ranhura em relação à saliência.

      Artesãos experientes e a maioria dos fabricantes de equipamentos de costura recomendar a troca das agulhas a cada 12 horas de uso contínuo... Se isso não for feito a tempo, a agulha começa a rasgar a linha e estragar o material, o que no final custará muito mais do que sua reposição no prazo.

      Para informações sobre como escolher as agulhas para máquinas de costura, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa