Máquinas de costura para couro: variedades, recomendações de escolha
Costurar tecidos complexos e grossos requer uma técnica particularmente poderosa e produtiva. Agulhas selecionadas corretamente, pés especiais e uma ampla gama de funções - isso é o que você precisa para costurar cortinas, jeans e outros tecidos particularmente pesados. As máquinas de costura para couro, couro ecológico, couro sintético não devem triturar a superfície, movendo o futuro produto ao longo da cama. Na maioria das vezes, eles são usados por profissionais na produção em linha. Os modelos domésticos geralmente não possuem acionamento elétrico e, em geral, são um pouco diferentes daqueles projetados para trabalhar com materiais leves.
A escolha de uma máquina manual para costurar couro e tecidos pesados, kolinsky, doméstico e outros tipos implica um estudo aprofundado de seu equipamento funcional. Modelos baratos e econômicos projetados para materiais de baixa densidade definitivamente não são adequados para o trabalho. Também para trabalhar com diferentes tipos de tecidos muitos dispositivos adicionais serão necessáriosfacilitando o alcance do resultado. Vamos considerar com mais detalhes qual técnica é necessária para a alfaiataria individual de artigos de couro e roupas.
Peculiaridades
Como uma máquina de costura para couro ou tecidos pesados difere dos modelos convencionais, vamos descobrir. Entre suas principais características, pode-se notar a capacidade de segurar e avançar a matéria espessa sem esmagá-la. Para isso, existem transportadores e pernas especiais que permitem lidar com as tarefas mais difíceis. Além disso, a máquina para tecidos grossos - cortinas, jeans, couro sintético deve fornecer costura de boa qualidade. Dispositivos profissionais para realizar tarefas altamente especializadas são geralmente de agulha única.
Para costura em modo de linha, o o equipamento mais poderoso e produtivo. Ela tem uma mesa especial - um suporte para trabalho, iluminação, um acionamento elétrico do tipo de fricção.
Máquinas domésticas também são produzidas para tecidos densos. Mas nem cada um deles costura tecidos com espessura superior a 5 mm.
Pelo tipo de acionamento, as máquinas de costura para couro são mecânico, eletromecânico, computadorizado - com controle inteligente. Para iniciantes, o microprocessador será uma opção exagerada. Mas para artesãos experientes, esta opção expandirá significativamente as capacidades da técnica. Uma função útil será a punção com agulha reforçada, que permite furar até mesmo a pele grossa. Se for selecionado um modelo com acionamento elétrico, ele deve ter uma potência de pelo menos 100 watts.
Vantagens e desvantagens
As vantagens das máquinas especiais para costurar couro e tecidos grossos incluem:
- alta produtividade;
- alta fiabilidade;
- desgaste lento de componentes e conjuntos;
- cálculo preciso das características;
- adaptabilidade para trabalhar com materiais de diferentes densidades;
- a capacidade de criar costuras retas e curvas.
As desvantagens incluem ruído significativo durante a operação de máquinas industriais e um peso bastante grande de tal equipamento. As opções mecânicas domésticas requerem manutenção regular. Além disso, muitos modelos profissionais têm um foco altamente especializado e não podem ser usados para costura comum. O preço alto também é uma desvantagem significativa.
Se você não planeja iniciar a produção contínua, é melhor usar opções de orçamento que tenham uma ampla gama de aplicações.
Variedades
Todos os tipos de máquinas de costura para trabalhar couro podem ser divididos em 2 grandes grupos: doméstico e industrial. A primeira categoria inclui quase todos os modelos portáteis com uma base bastante pesada. Além disso, para máquinas de costura domésticas adequadas para costurar couro, os seguintes parâmetros são importantes:
- impulso poderoso;
- comprimento do ponto superior a 6 mm;
- metal, conjuntos confiáveis;
- altura elevada do calcador.
O exemplo mais simples de equipamento doméstico feito à mão para costurar couro é "Podolsk". Trata-se de uma máquina classe 430 que permite trabalhar artigos de couro, calçados, bolsas, cintos. Mas os fabricantes modernos oferecem opções não menos funcionais equipadas com um acionamento elétrico.
As máquinas industriais também diferem em classes. Para o couro, são utilizados modelos das classes 22 e 1022, além da classe 23 com acionamento elétrico, doméstico e industrial, de 380 V.
Máquina de manga
Tipo de máquina de costura profissional, equipada com um elemento de rolo para alimentação de material e transportadores para operação síncrona. A plataforma de manga é frequentemente incluída em modelos domésticos clássicos e fica escondida em uma cama convencional. As máquinas industriais distinguem-se pelo facto de poderem coser orlas, efectuar o recorte das orlas com fita adesiva.
Entre os principais parâmetros a serem observados ao escolher uma técnica de manga estão o comprimento da manga usada para alimentar a bobina e o diâmetro da bobina usada aqui.
Estas máquinas são muito utilizadas na área da reparação e confecção individual de calçado, mas quando se trabalha com peças de tecido volumosas, não são muito convenientes.
Máquina de coluna
Máquinas de costura colunares de agulha única para couro são categorizadas equipamento profissional altamente especializado. Em seu design, é utilizada uma coluna de pequeno diâmetro instalada acima do porta-agulha, que permite trabalhar pequenos objetos cacheados, sapatos, malas e baús de grande formato. Essas máquinas industriais não são baratas, mas se pagam em um ambiente de produção contínua.
Ao costurar em uma cama de coluna, o material é colocado diretamente sobre ela, como uma capa. Esses modelos são especialmente convenientes para costurar seções complexas, elementos ondulados, onde é importante controlar a qualidade da costura. Com a ajuda deles, você pode combinar os elementos e detalhes do produto em diferentes planos.
A plataforma giratória e o pequeno diâmetro da coluna tornam essa máquina conveniente para trabalhar com qualquer produto volumoso. Supera as opções de mangas em funcionalidade e é necessária para costurar bolsas, carteiras, luvas. Em tal modelo deve haver gancho giratório horizontal, rolo de alimentação de matéria, transportador duplo ou triplo, sistema de lubrificação automática.
Deve-se observar que o alimentador da linha inferior em tais modelos está localizado dentro da coluna.
Componentes
Quais elementos e componentes são necessários para trabalhar efetivamente com couro ou outros materiais espessos e densos? Entre os acessórios indispensáveis, você pode definitivamente notar pés especiais, complementados com roletes ou roletes para evitar engates e danos. Para facilitar o avanço do material, às vezes é usado adicionalmente capa em forma de tira fina de papel, que pode então ser facilmente removida.
O melhor material para pés que não rolam com um design de caminhada pode ser considerado Teflon ou PTFE.
O número e a forma da agulha também são importantes. Ele usa aço forte para lidar com a ultra-alta resistência do material. Ao costurar couro, a agulha não perfura, mas corta a superfície e deve ter um formato pontiagudo. Os números adequados variam de 90/14 a 110/18. O formato das agulhas é:
- oval (direita, esquerda, longitudinal, transversal);
- triangular;
- quadrado (longitudinal, transversal).
Ao escolher os fios, você deve dar preferência às opções mais duráveis de um náilon de várias camadas espesso. A espessura é determinada com base nas características do material selecionado. E também no trabalho, recomenda-se o uso de uma ferramenta de corte especial - um cortador com lâminas substituíveis, ou uma faca para cortar couro. Recomenda-se tratar folgas no couro com cola de borracha.
Além disso, ao trabalhar com materiais densos, é recomendável usar ferramentas especiais para anexar acessórios.
Top models
Existem diversos modelos de máquinas de costura para trabalhar couro no mercado moderno.
- Brother S-1000A-5. Máquina de costura profissional. Projetado para lidar com materiais de média a alta densidade. Em termos de características, supera a maioria dos outros modelos.
- Jack JK-6658. Máquina industrial para criação de pontos retos em lonas, couro grosso. O modelo fornece um pé de transporte, uma agulha de alta resistência. O passo do ponto é limitado a 7 mm e a velocidade pode ser alcançada até 2.000 rpm.
- Vista SM-245... Máquina de agulha única de nível industrial. O conjunto inclui uma plataforma plana, um motor bastante potente que permite atingir uma velocidade de costura de até 800 rpm. A função de costura reversa é suportada.
- Ambição Pfaff 1.5. Uma máquina de escrever de marca alemã, fabricada em Taiwan. O modelo é totalmente controlado por computador. O conjunto inclui um regulador de pressão do calcador, uma esteira superior, suporte para 195 operações, um consultor eletrônico, um regulador de velocidade de costura.
A máquina é bastante simples de operar, não requer muita experiência e pode ser usada sem pedal.
- Toyota OEKAKI50 Renaissance. Técnica de montagem chinesa simples e confiável de um fabricante japonês. O modelo está equipado com um calcador especial que permite costurar camurça e couro, existe enfiador de agulha, costura automática de caseado, 50 programas de trabalho de complexidade variada.
- Astralux 7300 SE. Uma máquina de costura doméstica, suporta 504 operações, incluindo costura 13 tipos de casas de botão. Ao trabalhar com couro, deve-se levar em consideração a limitação da espessura do material, use patas especiais.
Um grande número de funções pode complicar significativamente o processo de trabalho com o equipamento.
- Janome 743-3. Uma máquina de costura doméstica, as unidades principais são feitas de plástico. Adequado apenas para costurar couro fino, couro sintético, couro ecológico.
Uma solução de orçamento pode ser adequada para costureiras novatas - vendido no modelo de mercado secundário "Podolsk 34" classe 330. Ela não é mais produzida, mas essa máquina será barata e adequada para trabalhar com couro, tecido de capa de chuva, jeans, cortinas. Opção mais moderna — "Podolsk" classe 430 é amplamente utilizado hoje na área de costura e reparação de artigos de couro, incluindo armarinhos, sapatos, acessórios.
Como escolher?
Na hora de escolher uma máquina de costura para trabalhar couro, vale a pena atentar para alguns parâmetros de grande importância. Por exemplo, ao trabalhar com couro a função de desabilitar o transportador é necessária. Além do mais, deve haver um pé no design, necessário para o avanço mais fácil de material mais espesso ou um rolo de pressão. Obrigatório em máquinas industriais e domésticas regulador de parâmetros de ponto, faixa padrão de 6 a 8 mm.
Se as agulhas especiais não estiverem incluídas no pacote, certifique-se de comprá-las.
A potência da máquina deve ser superior à das versões domésticas regulares. A altura do calcador quando se trabalha com couro geralmente ultrapassa 8-10 mm, vale a pena prestar atenção especial a isso. Todos os componentes, incluindo engrenagens e outras peças de atrito, devem ser de metal - o plástico não suporta cargas de trabalho. Na hora de escolher, é preciso lembrar que o peso e as dimensões das máquinas especializadas para trabalhar produtos de couro são sempre maiores do que para tecidos leves. Na maioria dos casos, você precisa comprar um suporte ou mesa especial para colocá-los.
Não presuma que máquinas chinesas baratas e de baixo consumo de energia serão capazes de fornecer desempenho suficiente ao costurar couro ou materiais grossos de alta densidade. Se você planeja começar a trabalhar seriamente com esses produtos, terá que gastar dinheiro na compra de equipamentos confiáveis e funcionais. O custo médio de uma máquina de couro doméstico começa em 35.000 rublos.
No entanto, para costuras raras de artigos de couro, até mesmo um modelo econômico pode ser adequado. Janome L-394 (análogo de Janome L-22). Em todo caso, antes de comprar, recomendamos visitar uma loja especializada em máquinas de costura, onde poderá fazer um test drive do seu material.
Como usar?
Trabalhar com uma máquina de costura para couro natural requer o cumprimento de certas recomendações. Em particular, é necessário evitar lascar camadas de material com alfinetes ou outros objetos pontiagudos. Além disso, couro macio e seus substitutos podem ser costurados com agulhas de tamanho 80 ou 90 para máquinas de costura convencionais. Materiais mais espessos e com mais camadas terão que ser processados com ferramentas especiais. Isso requer agulhas pontiagudas.
Ao costurar couro é importante definir o comprimento do ponto de pelo menos 6 mm, neste caso, o material não rachará nos locais de punção. Se você tiver que trabalhar com camurça e outros materiais felpudos, é imprescindível manter a costura na direção do pelo. Para evitar esticar a parte superior em relação à inferior, você pode usar um pé com uma sola revestida de teflon. Na ausência da função reversa, as pontas do ponto são amarradas manualmente, em vários nós.
Na hora de escolher as costuras para o couro, vale dar preferência às costuras, costuras, pespontos. As mesadas são fixadas com cola. Nenhuma estimativa preliminar é feita.
Para informações sobre como escolher uma máquina de costura para couro, veja o próximo vídeo.