Marcas de máquinas de costura

Máquina de costura "Chaika-142M": características, uso, reparo

Máquina de costura Chaika-142M: características, uso, reparo
Contente
  1. Especificações
  2. Equipamento
  3. Manual do usuário
  4. Possíveis avarias e reparações

A máquina de costura "Chaika-142M" - um modelo lendário produzido durante a era soviética e gozando de grande popularidade, hoje está experimentando um renascimento. Basta descobrir como se diferenciam suas versões modernas e clássicas para dizer com segurança que essa técnica hoje corresponde plenamente ao seu status de líder no segmento de mass market. É muito simples operá-lo. O manual de instruções do equipamento fornece recomendações abrangentes e facilita a compreensão deste problema.

Orientação detalhada sobre configuração e ajuste simplifica significativamente o reparo da máquina, se a avaria for pequena. Isso pode ajudá-lo a descobrir como enfiar, colocar um pé ou remover um vinco. O cuidado adequado com a técnica selecionada também é importante. Se todas as regras forem seguidas durante sua operação, problemas sérios durante a costura podem ser evitados.

Especificações

A máquina de costura clássica "Chaika-142M" é um dos primeiros modelos de equipamento de costura soviético, capaz de realizar muitas operações. Foi produzido em várias modificações:

  • 142M-22 e suas versões - há um armário de mesa, um acionamento de pé;
  • 142M-33 - com acionamento elétrico, suporte, mala;
  • 142M-22-33 - combinando a funcionalidade das versões anteriores, com 2 tipos de mecanismos de acionamento.

Dependendo do acionamento, a máquina é acionada por pedal ou por energia elétrica. O peso do modelo 142M-33 é de 16 kg, das demais modificações - 39 kg. A freqüência de operação da máquina é de até 1000 rpm, 12 operações de costura estão disponíveis, a largura máxima e o comprimento do ponto são 4 e 5 mm, respectivamente.O pé atinge uma altura de 6 mm ou mais. O conjunto inclui um regulador de tensão da linha superior, um cortador de linha, um interruptor para costura com ponto zigue-zague.

O pé clássico e a máquina elétrica "Chaika 142-M" não requerem ajustes complexos, mas apenas lubrificação periódica, já que todas as partes do mecanismo são de metal.

O equipamento é adaptado para trabalhar com tecidos de seda, lã, linho, algodão, quando se utiliza agulha dupla podem ser feitas costuras decorativas.

A versão moderna da máquina de costura eletromecânica Chayka 142M é produzida no Vietnã. É muito mais leve que seu antecessor - apenas 5,7 kg. Suas opções salvas incluem um lançador vertical, alavanca reversa, elevador de pé com espaço adicional para costurar tecidos pesados ​​e grossos. Os indicadores de comprimento, largura do ponto e presença de um regulador de tensão da linha superior permaneceram os mesmos.

As diferenças incluem arranjo horizontal da haste do carretel, aumentando o número de operações disponíveis... Já são 19, na presença de uma casa de botão no modo semiautomático, a criação de costuras overloque, malha, zigue-zague elástico. A máquina faz pontos cegos e decorativos. A agulha de ponto reto pode ser centralizada ou deslocada para a direita.

Equipamento

O conjunto de entrega da moderna máquina de costura Chayka 142M inclui uma capa macia que a protege do pó durante o armazenamento, uma almofada de feltro macia. Além disso, possui um dispositivo para rasgar o tecido, uma haste para fixar o carretel na posição vertical, além de um pequeno e grande suporte.

Para ajuste e ajuste, o kit inclui uma chave de fenda e um lubrificador com lubrificante. O fabricante acrescentou acessórios à máquina: um conjunto de 3 agulhas, 4 bobinas de plástico, uma placa de cerzido, uma guia especial para quilling, uma moldura para criar laçadas em modo semiautomático. Entre os pés disponíveis: universal, projetado para costurar em zíperes, para costurar botões.

O modelo soviético "Chaika-142M" também veio com um conjunto de acessórios, composto por:

  • caixas para acessórios;
  • lubrificadores para mecanismos de lubrificação;
  • 2 chaves de fenda de diferentes tamanhos para montagem do equipamento;
  • 5 agulhas de ponta simples e 3 de ponta dupla;
  • placa de cerzir;
  • 4 bobinas;
  • escovas de limpeza;
  • lâmpada sobressalente;
  • ripper e enfiador de agulha;
  • 6 pernas além do universal;
  • acessório para fazer uma costura cega.

Além disso, o conjunto incluía uma capa de mala ou um guarda-roupa de mesa, dependendo da modificação da máquina. Em geral, podemos dizer que o fabricante hoje não economiza na comodidade do usuário.

Manual do usuário

Para descrever a operação e configuração de máquinas de costura "Chaika-142M" e Chayka 142M em comparação, vale a pena considerar desde o início modificações equivalentes com um acionamento elétrico. As versões de perna com uma tira não estão disponíveis hoje. O ajuste e o ajuste da técnica sempre começam com a lubrificação. Todo o trabalho é realizado de forma estrita quando o acionamento elétrico está desligado.

Threading

Antes de começar a usar a máquina de costura Chaika-142M, você precisa tomar cuidado o rosqueamento correto. Para fazer isso, você precisa colocar a agulha em uma posição em que a ranhura da linha fique voltada para o operador e a parte serrada do frasco seja virada na direção oposta. Quando imerso na placa, não deve haver contato. Se isso acontece, é necessário realizar o posicionamento com a barra da agulha - os parafusos são afrouxados, a posição é selecionada estritamente no centro.

Em seguida, você pode ir diretamente para o encadeamento. O inferior está na bobina e precisa ser colocado dentro da caixa da bobina da lançadeira. É retirado do carro antes de ser reabastecido. A bobina é colocada dentro de forma que ela gire no sentido horário. A ponta livre do fio de 10-15 cm de comprimento é passada pela fenda, enrolada sob a mola e fixada em uma ranhura especial, verificando a liberdade de rotação.

O tensor superior também é reabastecido em uma ordem específica, com a subida obrigatória da agulha e do calcador totalmente para cima. Em seguida, a haste retirada durante o armazenamento é puxada pela parte superior do corpo para a instalação da bobina e colocada em seu lugar. Dica de linha:

  • estende-se pela guia de cima;
  • é executado da direita para a esquerda entre o mecanismo de disco do regulador de tensão;
  • retirado para o ilhó na alavanca;
  • cai na primavera;
  • entra na guia da linha localizada na barra da agulha;
  • é enfiado no buraco da agulha manualmente ou com um passador de linha.

Nas máquinas do novo modelo, parte do guiador do fio fica oculta no corpo por trás de um painel especial. A seqüência de ações no reabastecimento é mostrada nas figuras explicativas logo ali, não precisam ser procuradas no manual.

Enrolamento de linha

Em máquinas mais antigas, o pino da bobina fica na parte superior do corpo, no mesmo lugar que o carretel principal. O fio é retirado do curativo, passado por um tensor especial, fixado manualmente no carretel em várias voltas, instalado no fixador, empurrado até o fim. O volante é transferido para a posição de marcha lenta, após o que a força do acionamento é aplicada ao enrolador e o enrolamento é executado. Quando a bobina estiver cheia, ela irá parar automaticamente.

Na máquina com novo desenho, o enrolamento da linha ocorre de forma semelhante. Todo o esquema é impresso no corpo em forma de pontas.

Ao controle

Para iniciar a costura, selecione o tipo de ponto desejado no botão esquerdo do painel de controle da máquina Chaika-142M e no botão direito defina a marca “0” com o ponteiro correspondente ao longo do eixo central (corresponde à posição dos ponteiros do relógio em “12”). O controlador giratório inferior define o comprimento do ponto - depende da espessura do tecido, aumenta na proporção de seu crescimento. Para trabalhar com materiais de baixa densidade, uma posição de 1,5-2 mm é suficiente.

Para alterar a direção da costura (reverso), mova a alavanca para a direita do ajustador de comprimento do ponto totalmente para baixo, execute um remate e solte. Ele mesmo assumirá uma posição regular. Um pedal é usado para aumentar ou diminuir o RPM da máquina.

Mudar a força ao pressioná-lo dará o efeito desejado. O pedal funciona apenas quando o dispositivo está conectado à rede elétrica.

A elevação dos dentes inferiores do transportador pode ser ajustada na máquina. Para isso, é desmontada uma placa da plataforma, que fecha o acesso ao compartimento da lançadeira. Quando um regulador é encontrado, ele é colocado na posição desejada. A marca "B" é relevante para operações de bordado e cerzido (é melhor fazê-lo com um mínimo de ziguezague). A letra "H" é adequada para a maioria dos materiais, especialmente tecidos finos costurados na posição "W".

No novo modelo, o reverso fica no painel mais próximo da barra da agulha escondida no corpo. Reguladores 2 e eles estão um em cima do outro... O superior controla os parâmetros do ponto, o inferior controla o tipo de ponto.

Cuidado

Para que a máquina de costura funcione conforme necessário, ela precisa dos cuidados adequados. Vale a pena começar com uma inspeção visual da caixa... É necessário remover toda a sujeira e poeira visíveis de sua superfície. Depois disso, você pode prosseguir com a desmontagem dos elementos removíveis. Na versão antiga era possível retirar a tampa superior, na nova ela é lacrada e o acesso para lubrificação dos mecanismos é apresentado em volume limitado.

Um momento obrigatório no processo de atendimento é a limpeza do compartimento da lançadeira de tecidos presos no mecanismo de reboque. Esses trabalhos são realizados com a agulha levantada e fixada na posição superior. Além disso, ele e o pé podem ser completamente desmontados. Depois de liberar o acesso ao mecanismo, você precisa lubrificar todas as peças de atrito com um lubrificador. Bastante 2-3 gotas para cada nó.

Possíveis avarias e reparações

As principais razões para o colapso das máquinas Chayka 142M modernas geralmente se resumem a uma violação dos ajustes e configurações padrão. Basta devolvê-los aos valores de fábrica ou corrigi-los até que o mau funcionamento seja eliminado.Por exemplo, se a tensão da linha estiver incorreta, o ponto de baixo sempre dá laços ou a corrente dos pontos de cima está com defeito.

Em modelos antigos de máquinas Chaika-142M, com o tempo, a correia dentada do acionamento elétrico quebra ou se desprende. Se isso aconteceu, os eixos principal e inferior estão fora de sincronia. A linha, neste caso, terá vestígios de lacunas. Carros novos também têm esse problema, e para corrigir a posição da correia, é preciso desmontar o painel frontal do gabinete, já que essa parte fica escondida dentro dele.

Outros problemas comuns incluem quebra de linha. Entre suas causas estão a curvatura e o embotamento da agulha ou sua posição incorreta. A barra da agulha também pode estar desalinhada ou a lançadeira pode estar entupida com lã. Mas, na maioria das vezes, a razão está na tensão do fio incorreta.

E se em uma máquina moderna ele é regulado por unidades especiais de ajuste e requer apenas a remoção periódica dos detritos acumulados entre os discos planos, então nos modelos antigos, o ajuste é feito manualmente.

Para começar, é feita uma linha de verificação, necessária para identificar o problema. Se a costura apresentar defeitos pronunciados, recomenda-se:

  • verifique a posição correta do carretel;
  • verifique o enchimento do tensor superior;
  • conduzir uma inspeção para a detecção de interferência mecânica;
  • verifique o tipo de agulha e linha.

      Nem todos os defeitos podem ser corrigidos por você... Se a costura permanecer irregular ao eliminar esses problemas, você precisa entrar em contato com o centro de serviço para diagnósticos. O motivo pode ser um defeito de fabricação ou uma quebra de uma parte do mecanismo.

      Se o assunto for a tensão da linha de cima, basta afrouxá-la em 0,5 passos. Uma costura de teste é então feita. O ajuste continua até que o resultado seja satisfatório. Se for a linha da bobina, use uma chave de fenda para afrouxar o parafuso alternador no sentido anti-horário.

        Para possíveis tipos de mau funcionamento da máquina de costura, veja o vídeo a seguir.

        1 comentário
        Andrey V. 26.06.2021 01:53

        Olá. Diga-me que tipo de correia de transmissão elétrica é necessária para esta máquina. Comprei com as mãos sem cinto, fiz artesanal de couro, com correia de pedal, limpei, afinei - a máquina é uma besta. Quero comprar um cinto normal, mas não consigo encontrar as informações exatas sobre o tamanho do cinto. Eles escrevem quem está de que maneira. Eu gostaria de saber com certeza. Talvez você possa aconselhar qual cinto é melhor.

        Moda

        a beleza

        casa