Como escolher cortinas para o corredor?
Comprar cortinas para a sala de estar é uma das etapas mais importantes no design de interiores de um hall: disso depende em grande parte o atractivo final do quarto. Ao escolher, você precisa levar em consideração muitas nuances diferentes - desde a cor e o estilo das cortinas ao material usado, a tecnologia de costura e o método de pendurar na cornija.
Regras básicas de seleção
O hall é o cômodo principal de qualquer casa, é aqui que descansamos depois de um árduo dia de trabalho, aqui nos comunicamos com membros da nossa família, encontramos amigos e parentes. É por isso que o interior da sala deve ser pensado, elegante e harmonioso - para que nela reine uma atmosfera de calor e verdadeiro conforto. Hoje em dia, a indústria têxtil oferece a mais ampla seleção de cortinas - não é de admirar que você se perca em tanta variedade.
Para que as cortinas não se tornem um elemento desnecessário da decoração, mas, pelo contrário, valorizem o estilo escolhido da sala, é necessário levar em consideração a metragem da sala, o nível de iluminação, a mobília e o esquema geral de cores do interior. Portanto, se o quarto for espaçoso - aqui você pode escolher qualquer cortina, tecidos imperiais caros e cortinas japonesas ficarão harmoniosas. E se a sala for pequena, então é melhor focar no desenho lacônico da janela - não há lugar para cortinas volumosas e uma pilha de elementos decorativos.
Com a ajuda de cortinas, você pode alterar visualmente a altura da janela, por exemplo, usar cortinas retas do teto ao chão torna a janela mais longa, especialmente se você escolheu tecidos nas cores menta, turquesa ou azul.
Para expandir a janela, vale a pena dar preferência aos modelos aéreos, pendurados ao longo de todo o comprimento da cornija. No lado ensolarado, cortinas blackout serão a melhor opção. E se as janelas estiverem viradas para o lado norte, materiais que deixem entrar luz serão uma boa solução. Tenha em mente, o estilo das cortinas não deve conflitar com o design geral do interior, por exemplo, se o seu quarto for decorado em estilo barroco, cortinas em estilo country serão totalmente inadequadas.
As cortinas e o papel de parede no interior devem ser combinados harmoniosamente - isso não significa de forma alguma que devam ser escolhidos monocromáticos, mas é aconselhável escolher esses elementos em um esquema de cores geral. O próprio tecido, com o qual as cortinas são costuradas, deve ser combinado em textura com o material do estofamento de móveis estofados.
Como escolher um estilo e comprimento?
Detenhamo-nos em mais detalhes sobre alguns aspectos da seleção do comprimento e do estilo das cortinas. Muitas pessoas esquecem disso tecidos de janela precisam de limpeza regular - o que significa que as cortinas devem ser facilmente retiradas dos beirais, bem lavadas e fáceis de passar.
Cortinas muito volumosas com abundância de elementos decorativos são muito difíceis de manter, esses produtos devem ser lavados na tinturaria. Se você não está pronto para recorrer constantemente a tais serviços, recuse imediatamente tais cortinas. Cortinas cortadas funcionam melhor em cozinhas e salas de trabalho. No entanto, é permitido o uso de persianas romanas e de rolo no corredor, mas apenas como cortinas adicionais, enquanto o papel central aqui deve ser atribuído à matéria arejada semitranslúcida.
A escolha mais bem-sucedida para a sala de estar serão os tecidos que farão as delícias de todas as famílias.
Se os seus familiares gostam de dobras, babados e rendas, vale a pena ficar nas modelos austríacas e francesas, para os românticos, as cortinas londrinas ou italianas serão a melhor escolha, e para os ascetas ou amantes das tendências minimalistas do interior, pode recomendar os japoneses cortinas.
As cortinas do salão costumam ser complementadas por lambrequins e bandeau. O primeiro são materiais de cortina fixados no topo da estrutura, e o segundo é uma espécie de lambrequim, uma tela recortada e rigidamente fixada. Independentemente de suas próprias preferências atenção especial deve ser dada às dimensões da sala. Assim, em quartos pequenos com cortinas volumosas, será difícil estar, enquanto os quartos espaçosos não impõem quaisquer restrições à forma e design das cortinas.
Determinando o tecido
O estilo das cortinas, o método de instalação e o design estilístico do interior dependem em grande parte da escolha da tela. Deve-se notar que tecidos leves e densos podem ficar harmoniosos na sala - a escolha depende apenas das ideias do designer. Se o hall estiver localizado no térreo ou houver um escritório ou prédio residencial próximo, você não poderá prescindir de materiais densos - você terá que fechar o hall de olhares indiscretos, garantindo assim uma estadia confortável e segura na sala de estar.
Telas não transmissivas também serão a melhor escolha para salas voltadas para o lado ensolarado. Tecidos leves são ideais se você não precisa fechar a janela - por exemplo, em uma casa particular. Em cômodos pequenos, também é melhor dar preferência a materiais arejados, já que cortinas densas escondem visualmente o espaço.
A melhor opção para a sala seria uma combinação de tecidos de tule e cortina. De materiais naturais, o algodão, linho, lã, bem como seda ou veludo são os mais usados. Não se deve descurar as telas artificiais, uma vez que a sua escolha é muito mais ampla, todos os tipos de tecido têm as suas vantagens e desvantagens. Os materiais naturais são amigos do ambiente, são agradáveis ao toque, mas enrugam-se mais rápido e mais difícil de armar, e cuidar deles pode ser bastante trabalhoso.
Tecidos sintéticos as lojas são apresentadas em uma grande variedade de cores e texturas, para que você possa criar verdadeiras obras-primas de tecidos para interiores a partir delas. Além disso, são mais fáceis de limpar e servem várias vezes mais tempo do que os naturais. Outra vantagem indiscutível dos sintéticos é que essas cortinas praticamente não desbotam sob a influência da luz do sol e não são lavadas, o que significa que mesmo depois de alguns anos suas cortinas parecerão novas.
Ao escolher um material, também é necessário levar em consideração a rigidez do material - o volume e as dobras necessários são obtidos apenas com o uso de tecidos duros, por exemplo, organza. Esses materiais enfatizam a clareza das linhas da sala e sua estrutura. Tecidos suaves, como tule e chiffon, contribuem para as cortinas esvoaçantes e acentuam os estilos clássico e romântico.
Qual a cor que combina com o interior?
Ao escolher a cor das cortinas, é necessário levar em consideração a solução de tonalidade geral do interior. Combinações contrastantes parecem muito impressionantes - neste caso, cortinas de cores ricas e brilhantes são selecionadas para o tom neutro de paredes e móveis. Esse conjunto anima a sala mais enfadonha. Normalmente, combinações contrastantes são usadas em quartos modernos decorados no estilo minimalista, de alta tecnologia ou fusão - combinações em preto e branco são as mais procuradas. Para combinar com as cortinas, você precisa selecionar tapetes, almofadas, cobertores ou elementos decorativos nas paredes.
Em interiores pequenos, é aconselhável usar cortinas de luz que combinem com o tom básico do papel de parede ou outra decoração de parede. Aqui é necessário manter a leveza do ambiente e a luminosidade - o esquema de cores monocromático é o mais adequado para esta tarefa.
Estilos
A decoração da janela do hall deve corresponder totalmente ao estilo do interior como um todo.
Clássico
Esse estilo envolve o uso de telas pesadas opacas, que geralmente são combinadas com materiais arejados, leves e transparentes. As cortinas de estilo clássico são decoradas com lambrequins, bem como tranças e cordões ricos.
Estilo moderno
Na decoração de ambientes em inflorescências segundo os princípios do minimalismo ou da alta tecnologia, é aconselhável dar preferência a materiais simples e transparentes, sendo permitidas telas com discreto brilho metálico. Alternativa parece boa tecido caro com corte a laser. Elementos de decoração em estilos ultramodernos não são recomendados.
Provença
Tecidos naturais com padrões simples e discretos (células, listras, bem como ornamentos florais) serão ideais aqui.
Estilo império
Tecidos grossos e quentes combinados com tules leves e esvoaçantes serão apropriados neste projeto. O material deve ser caro: cetim, seda, brocado, veludo ou veludo.
Barroco
Nesse estilo, tecidos complexos são usados para decoração de janelas, sempre com acessórios. Essas cortinas são geralmente decoradas com franjas, franjas e rendas.
Dicas de Designer
Observando todas as regras básicas para a escolha de tonalidades, estilos e tamanhos de cortinas, não se esqueça das tendências da moda na área de decoração de interiores. Na última década, os favoritos absolutos no design de salas de estar eram direções como minimalismo, escandinavo e high-tech - não aceitam brilho, esplendor excessivo e abundância de elementos decorativos. Porém, não faz muito tempo, se delineava a tendência oposta e voltavam à moda soluções envolvendo cores suculentas e a criação de composições artísticas a partir de cortinas.
Como antes, as cortinas romanas e de rolo feitas de tecidos naturais com os padrões mais requintados não perderam sua relevância. As telas de bambu laminado parecem harmoniosas no interior.
Cortinas com padrões na técnica da pintura, bem como com estampas de formas geométricas irregulares, por exemplo, com ovais, ziguezagues e linhas quebradas, são muito procuradas. Não se esqueça das cortinas ombre.Essa técnica envolve transições suaves de uma tonalidade para outra em uma tela. Para criar interiores realmente leves e elegantes, eles usam aquarelas com cores desfocadas - eles invariavelmente preenchem o ambiente com diversão e facilidade.
Originalidade, exclusividade e estilo conquistaram a estratificação - ela está presente tanto nas roupas do homem moderno quanto no design das janelas. Um conjunto de várias telas de diferentes cores e texturas cria belos contrastes de estilo que tornam a janela a peça central do design da sala de estar.
Para informações sobre como escolher cortinas, veja o próximo vídeo.