Cortinas para sala

Dicas para escolher cortinas de estilo clássico para sala de estar

Dicas para escolher cortinas de estilo clássico para sala de estar
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tecidos
  3. Cores e padrões
  4. Montagens e decoração

O estilo clássico é uma das principais tendências na decoração de apartamentos e moradias. Ao decorar uma sala neste estilo, é necessário escolher as cortinas adequadas. São um elemento importante da decoração, sem eles qualquer divisão parecerá desconfortável, vazia e triste, apesar da presença de bons móveis ou de um design cuidadoso.

Peculiaridades

Cortinas clássicas na sala de estar são adequadas em todos os momentos. Eles são adequados para aquelas pessoas que duvidam de sua escolha, amam a estabilidade ou não aceitam realmente tudo o que é novo e incomum.

Basicamente, as cortinas de estilo clássico são feitas de dois ou três tipos de tecidos. Estas são cortinas densas, de tule transparente fino, elementos adicionais são possíveis na forma de lambrequins, cortinas e grinaldas.

Normalmente os tecidos são selecionados em cores lisas ou com um padrão discreto, ou seja, é desejável excluir tons e padrões artísticos brilhantes. Isso é inaceitável para o estilo clássico.

Cortinas densas são geralmente recolhidas nas laterais da abertura da janela durante o dia. Para fazer isso, use grampos de vários formatos, cordas torcidas, fitas. E também franjas, pincéis, bordados de ouro são freqüentemente usados ​​para decoração. Ou seja, a aparência geral dá a impressão de luxo, prosperidade material, como era antes, há vários séculos, quando esse estilo nasceu.

Deve-se notar que atualmente, várias direções são permitidas no design de interiores e, ao escolher o estilo das cortinas para o corredor, você pode usar ou remover adicionalmente alguns elementos. Por exemplo, substitua cortinas densas por tule fino e feche a janela com venezianas romanas, que podem ser levantadas durante o dia e baixadas à noite.

Ou faça cortinas inglesas, que também podem ser decoradas no andar de cima com fitas e cordões. Ou ainda combinar o clássico conjunto de cortinas, mas com um design minimalista mais simples: uma cor, mínimo de dobras e decoração, mas cortinas e tule disponíveis.

Se, por exemplo, são costuradas cortinas para uma sala de estar em uma casa particular, onde é possível não fechar a janela aos olhares curiosos de estranhos, e você deseja encher a sala de muita luz, então você não pode use tule na versão clássica, mas simplesmente modifique as cortinas a seu critério.

As opções são inúmeras, só é importante observar a imagem harmoniosa da divisão como um todo, para que o ambiente resultante agrade aos proprietários.

Tecidos

Para costurar cortinas clássicas, é melhor escolher tecidos naturais sólidos. Mas deve-se notar que esses tecidos são mais suscetíveis ao desgaste e são muito difíceis de manter.

Agora existe uma grande seleção de materiais têxteis sintéticos e artificiais, que são muito mais fáceis de cuidar, embora não sejam inferiores em aparência aos tecidos naturais e sejam mais acessíveis. Também são vendidos tecidos mistos, onde, junto com fibras naturais, artificiais ou sintéticas são utilizadas. Esses tecidos também são muito mais fáceis de lavar e menos amassados.

Particularmente notável é um tecido como um cabeçalho - não precisa ser passado, essas cortinas facilitam muito a vida cotidiana.

Os tecidos para cortinas (são chamados assim) vêm em diferentes densidades... Mas se o tecido não for muito denso, você pode duplicá-lo com um forro. Para opções muito luxuosas, cortinas podem ser oferecidas veludo, brocado, tafetá, chenile... Essas cortinas geralmente são projetadas para criar uma atmosfera de luxo e são costuradas de modo que caiam no chão em lindas e volumosas dobras.

Geralmente, a questão da densidade das dobras também é importante para criar a imagem desejada da sala. Para fazer isso, você precisa prestar atenção ao tamanho do corredor e correlacioná-los corretamente com o volume e o estilo das cortinas. Por exemplo, se a sala não for muito espaçosa, seria um erro escolher cortinas com um grande número de dobras volumosas e decoração adicional, pois isso esconderia visualmente uma área já pequena.

O tule pode ser feito de tecidos como véu, organza, musselina, e você também pode usar seda, chiffon, cambraia e materiais transparentes ou translúcidos finos semelhantes.

Os detalhes da decoração são geralmente costurados do mesmo tecido que e cortinas, e tule, mas às vezes usam outro tipo de acabamento de tela. E também na hora de costurar alguns tipos de lambrequins, são necessários materiais de amortecimento que, adicionalmente, selem o tecido e dêem a forma necessária.

Cores e padrões

Existem várias regras de design "de ouro" usadas por designers e designers de moda profissionais.

  • Ao escolher uma cor, você precisa se lembrar que o ideal é que qualquer conjunto não tenha mais do que três cores. O primeiro é o principal, constitui a maioria (mais de 50%), o segundo é adicional, quase na sombra, cerca da metade do principal, e o terceiro serve como um pequeno ponto brilhante.

Portanto, as cortinas do corredor, na maioria das vezes, são um complemento das paredes e da mobília, sendo desejável que tenham o mesmo esquema de cores.

  • A próxima regra se aplica ao desenho. Listras verticais e ornamentos aumentam visualmente a altura, listras horizontais - a largura. Um desenho grande reduz visualmente o espaço, um desenho pequeno, assim como uma cor sólida - expanda-o. Ou seja, é preciso levar em consideração o tamanho da sala, as janelas e a altura do teto.
  • Deve-se notar que diferentes cores e tons afetam a percepção visual do espaço de maneiras diferentes. Os claros expandem visualmente o espaço, enquanto os escuros, ao contrário, o estreitam. O espectro de cores vermelho (todos esses tons de amarelo, vermelho, marrom) cria uma sensação de calor, o espectro azul - frieza.

Ou seja, dependendo de qual lado do mundo estão as janelas do quarto, devido ao esquema de cores do interior, você pode criar uma sensação de conforto no quarto, criar uma sensação de espaço ou, inversamente, a sensação de um canto aconchegante e aconchegante.

Ainda deve ser notado que a cor predominante na criação de cortinas clássicas é o bege e todos os seus tons... Talvez isso se deva ao fato de haver móveis de madeira no interior clássico. E também as preferências pessoais não podem ser canceladas, talvez alguém goste, por exemplo, de cortinas brancas com papoulas vermelhas.

Para opções de design moderno, é bastante tecido com vários padrões é permitido, em uma caixa, uma tira... Nesse caso, é importante manter o estilo geral da sala.

Montagens e decoração

Para decorar as janelas da sala em um estilo clássico, são necessárias cornijas de duas ou três fileiras. A estratificação é uma característica distintiva dessas cortinas. O tule é colocado na primeira fileira, depois nas cortinas, e na terceira camada, detalhes de acabamento como lambrequins, cortinas, swagi. Mas às vezes, especialmente se a sala de estar não for muito grande ou não houver desejo de sobrecarregar a janela, muitos recusam lambrequins, e o conjunto consiste apenas em cortinas e tule.

O tipo de fixação mais comum é o varão de cortina em forma de barra redonda com argolas. As cortinas também podem ser fixadas a tal barra usando ilhós - são anéis especiais para criar orifícios no tecido, e a cornija é inserida nesses orifícios. Da mesma forma, você pode prender as cortinas se desenhar a parte superior da cortina em forma de cordão ou costurar laçadas do mesmo tecido das cortinas.

A opção de montagem mais simples é cornijas de teto com ganchos. Para a fixação dessas cornijas, uma trança especial com laçadas é costurada na parte superior das cortinas e o tule de dentro para fora.

Essas cornijas de teto, feitas de parede a parede, permitem aumentar visualmente o espaço do lado da janela.

Todos os tipos de detalhes são usados ​​para decorar cortinas: franjas, borlas e borlas, cordões retorcidos, tranças bordadas com ouro ou prata, contas, fitas. E também em uma variedade de variações, você pode organizar tachas. O principal é observar a medida e tentar fazer com que tudo pareça harmonioso no geral.

É esse acabamento que é a marca registrada das cortinas clássicas, pois devem conferir à sala um aspecto luxuoso, rico e solene.

sem comentários

Moda

a beleza

casa