Tule no corredor sem cortinas: variedades, escolhas, exemplos
Entre a grande variedade de produtos utilizados para decorar as vitrines do hall, vale destacar o tule. Esta opção destaca-se pela sua versatilidade e apelo visual, à luz dos quais é muito utilizada para decorar a janela da divisão central da habitação.
Peculiaridades
O tule é um daqueles produtos que podem decorar de forma funcional e bonita a abertura da janela da sala. Esta opção é muito procurada por designers e decoradores que se dedicam ao arranjo de interiores de diferentes soluções estilísticas. Uma característica do tule é a sua leveza, arejamento, a formação de ondas suaves que fluem, que se tornam uma excelente opção para decorar vãos de janelas de qualquer formato e tamanho, sempre em consonância com as tendências da moda em design de interiores.
Graças a essa demanda, cada vez mais novos produtos de tule aparecem no mercado, o que tem um efeito positivo na demanda do consumidor.
Vale a pena notar uma característica de tais cortinas como multitarefa, à luz da qual produtos deste tipo podem decorar uma janela com sucesso, mesmo sem o uso de cortinas adicionais. Além do mais, as cortinas de tule apresentam algumas características práticas.
- Produtos em janelas podem lidar com a tarefa principal de cortinas de janela - para reduzir o fluxo de luz solar e outra luz externa para a área de estar. Entre as variedades disponíveis, existem muitas variações, diferindo em design e densidade, em função das quais podem ser usadas para atingir o brilho ideal da iluminação externa de entrada.
- Um tule para um corredor sem cortinas é capaz de isolar o espaço pessoal de uma sala de olhares indiscretos. Esta função será especialmente relevante para os primeiros andares de prédios altos ou casas particulares.
- Com a ajuda de tais produtos será possível decorar as falhas do reparo ou desvantagens nas janelasquanto à decoração das paredes.
- Sem produtos para decoração de janelas, o design da sala parecerá inacabado. Tule tem a garantia de trazer um toque de conforto ao ambiente geral do salão.
- Mesmo produtos para janelas translúcidas ajudarão os residentes embelezar uma vista pouco atraente da janela.
- Produtos selecionados com competência serão capazes de aumentar visualmente a área da sala ou, inversamente, para restringir o espaço de vida muito grande, o que pode parecer desconfortável em vista de seu tamanho.
- Cortinas deste tipo podem se tornar o destaque principal em toda a decoração de uma sala de estar.... Portanto, produtos exclusivos corretamente selecionados podem ser colocados harmoniosamente no hall, tornando-os a parte principal da decoração geral do ambiente.
- Uma característica distintiva do tule é a variedade de possibilidades de fixação e colocação de itens decorativos e funcionais nas janelas, usando prendedores de roupa, clipes, cordões e fita adesiva para transformar o tule comum em uma verdadeira obra de arte.
- Os produtos desta categoria não se destacam pelo alto custo, por isso será possível decorar o hall com tule de forma funcional e bonita, sem cortinas, sem custos financeiros significativos.
Comprimento
As dimensões dos produtos e, em particular, o comprimento, são de fundamental importância no desenho do espaço habitacional e na decoração das aberturas das janelas. Uma seleção competente permitirá que você corrija, se necessário, a forma e o tamanho do corredor. Hoje, os seguintes tipos de produtos podem ser encontrados à venda.
Tule curto
Via de regra, os produtos do teto atingem o máximo até o peitoril da janela. O comprimento do tule será de cerca de um metro e meio. Principalmente, o tule curto é usado para salas de estar. em um estilo rústico, bem como em interiores clássicos.
Tule comprido
Os produtos desta categoria são os mais procurados pelos consumidores e designers residenciais. Uma sala de estar sem cortinas, decorada com tule longo, parecerá elegante e luxuosa. Além disso, os aposentos com essas cortinas se tornarão visualmente mais espaçosos e, usando as cortinas o máximo possível, será possível aumentar o teto.
Materiais (editar)
Hoje, os fabricantes de tule usam muitos tecidos diferentes para fazer. As variedades mais comumente usadas são:
- seda;
- musselina;
- véu;
- organza;
- algodão;
- linho;
- nylon;
- tule;
- viscose.
Algodão, seda, linho são matérias-primas naturais, como o tule ficará caro e bonito, além disso, produtos feitos de materiais naturais são considerados opções ecologicamente corretas. Dentre as desvantagens dessas matérias-primas, vale destacar o baixo grau de resistência a danos mecânicos.
Além disso, o tule feito de materiais naturais requer cuidados especiais e frequentes.
Os sintéticos, apesar de pertencerem a matérias-primas artificiais, destacam-se pela longa vida útil, considerada a principal vantagem desse tule. Esta qualidade tem um efeito positivo no custo - cortinas sintéticas serão várias vezes mais baratas do que as naturais. Os produtos destacam-se pelo amplo sortimento, o que permite escolher uma opção para qualquer tendência estilística no interior do salão.
Solução de estilo
Tule é apresentado em vários designs e é usado na concepção de salas de estar em uma variedade de estilos.
Provença
Uma opção caseira e aconchegante, cujo principal destaque será a qualidade do material utilizado na fabricação dos produtos. Usualmente, O tule de estilo provençal é representado por cortinas transparentes com ornamentos discretos ou estampas florais.
Clássico
Os produtos neste estilo são notáveis por sua aparência luxuosa. Eles nunca perderão sua relevância ao decorar interiores. Na maioria das vezes, os produtos de orientação clássica são feitos de matérias-primas finas de uma única cor.
Minimalismo
O tule pode ser liso ou confeccionado nas cores preto e branco. Muitas vezes, o tule para corredores neste projeto é feito de um véu.
Alta tecnologia
Uma direção bastante popular para decorar salas de estar, neste caso o tule é escolhido o mais longo e arejado possível.
Espectro de cores
Hoje, além das cores brancas padrão, o tule é encontrado nas seguintes variações de cores populares:
- ricos tons de esmeralda;
- itens verdes ou amarelos quentes;
- o tule azul é recomendado para criar um ambiente aconchegante no corredor;
- um tule bastante popular de cor camaleão, que se destaca por seus transbordamentos de tons naturais a artificiais;
- um tom popular é o tule champanhe;
- variações frias de cinza, lilás ou azul não são menos relevantes;
- os produtos podem conter fios de ouro que funcionam como decoração;
- marrom - uma cor que será combinada com sucesso com um conjunto de sala de estar de madeira;
- para salões decorados em estilo romântico, pode-se escolher o tule rosa, que vai agregar leveza e romance à decoração.
Um esquema de cores bastante popular é uma faixa de dois tons no tule. Esta opção é recomendada para uso em corredores onde existe a necessidade de expandir visualmente o espaço da sala. Para deixar a sala mais alta, você deve escolher tule com listras horizontais.
Projeto
Para complementar o tule com uma decoração interessante, essas cortinas podem ser decoradas com uma cortina de tecido - um lambrequim. Esses acessórios são colocados horizontalmente na parte superior. Nesta versão, a presença de cortinas não é necessária. Essa solução será uma ideia atual para salas em que há falta de luz do dia. E também o tule pode ser complementado com um lambrequim combinado, que é dos seguintes tipos:
- "laço";
- "De jabot";
- "Vaia";
- "trompete";
- "Molde frio".
Quanto ao desenho exterior do tule, vale destacar as variedades de produtos com superfície lisa ou texturizada, o que sugere a presença de diversos padrões ou outra decoração relevante no tecido. O tecido transparente ficará mais arejado externamente, poderá transmitir muito mais luz para o ambiente. Itens lisos são geralmente feitos de algodão, seda ou organza.
Variedades com um padrão, as rendas são feitas entrelaçando fibras brutas. As rendas são feitas em máquinas especiais, como regra, esses produtos se distinguem pelo seu alto custo.
O desenho do tule pode ser representado por um tecido enrugado. No que se refere às variedades do desenho externo das cortinas, vale destacar a aplicação de um padrão estampado. Pode ser feito em uma paleta suave ou na forma de um efeito 3D, graças ao qual tais opções podem ser utilizadas em corredores e salas decoradas em estilo moderno.
E também o tule pode ser decorado com franjas, miçangas ou strass, o que será uma opção adequada para quartos decorados em estilo oriental.
A estampa floral é relevante para itens feitos em estilo rústico ou minimalista... Nos salões com tal tule prevalecem as notas frescas e enérgicas no interior.
O bordado será um ótimo complemento para cortinas em cores pastel.
Graças a este desenho, a sala vai adquirir um aspecto luxuoso e acolhedor, solução que se tornará relevante para salões de estilo barroco ou renascentista.
Como escolher?
Para optar por salas sem cortinas, uma versão verdadeiramente funcional, harmoniosa e bonita do tule, vale a pena levar em consideração as recomendações de especialistas.
- Para corredores com janelas viradas a nascente ou a sul, vale a pena escolher o tule, cuja matéria-prima eram os tecidos grossos.Você também pode considerar tons mais escuros do material para impedir a entrada de muita luz na sala durante o dia.
No entanto, esta opção só se tornará relevante para um cômodo espaçoso, uma vez que pequenas salas com cortinas escuras irão torná-lo menor.
- Para deixar o cômodo mais amplo, mesmo com uma janela pequena, é recomendável decorar o cômodo com uma luz e um tule comprido. Uma boa solução para salas com espaço limitado seria comprar tule com listras verticais.
- O tule pode ser vendido em rolos ou como produto acabado. Na hora de escolher os produtos, vale a pena medir com antecedência a altura do teto, a largura da abertura da janela. Um ponto importante é a opção de fixação de tule. Uma cornija ou outra opção para prender cortinas devem ser adquiridas juntas.
As cornijas do teto aumentam visualmente o teto e as estruturas com várias fileiras possibilitam o uso de várias cortinas ao mesmo tempo em uma janela.
- Como elementos decorativos, você pode adquirir adicionalmente ganchos que combinem com o estilo, ganchos decorativos, tranças ou outros elementos que permitirão uma bela montagem de tule, se necessário.
- A escolha da cor dependerá do interior do cômodo, bem como do tipo de estofamento dos móveis, decoração têxtil, tapetes e demais itens e produtos no cômodo. Na hora de escolher as cortinas que vão atuar como elemento principal da decoração, vale a pena considerar sua compatibilidade com todos os demais componentes do projeto do hall.
- Caso pretenda usar tule com impressão fotográfica na superfície, deve-se aproximar com cuidado a largura do produto, pois muitas dobras afetarão negativamente a aparência do padrão no material.
Ideias lindas
A versão clássica de tule nas cores branco neve no chão será um bom complemento para o interior do hall em tons de cinza claro. Graças ao tecido leve, será possível preservar a harmonia da combinação de todos os componentes do interior, bem como enfatizar a sofisticação do design moderno.
Tule, decorado com uma impressão 3D brilhante no tema da flora e da fauna, vai revelar-se uma solução bonita e funcional que permite decorar a abertura da janela de uma forma inusitada, bem como, se necessário, corrigir a iluminação de a sala.
Ouro luxuoso com bordados transformará a sala de estar em um apartamento luxuoso, imerso em conforto e aconchego. Essas cortinas com certeza se tornarão uma decoração do corredor, para enfatizar o gosto refinado dos donos da casa.
As tendências da moda e tendências em tecidos para cortinas são mostradas abaixo.