Cortinas cinza no interior da sala
Raramente encontram-se cortinas cinzentas no interior da sala, embora esta gama seja considerada neutra e se combine na perfeição com diferentes tons de tecidos e papel de parede. Cortinas cinza escuro e cinza claro podem se misturar ao fundo, ser lacônicas e imperceptíveis. Mas a combinação do cinza com outros tons pode criar uma decoração totalmente única, cativante e autossuficiente para as aberturas de janela.
A vantagem das cortinas em tons de cinza é a capacidade de equilibrar qualquer uma, mesmo as cores mais intensas e ácidas.
Portanto, você pode considerar com segurança um dueto com cinza em quase todas as cores, por exemplo, vermelho, laranja ou rosa. Cinza-azul, cinza-bege, cinza-turquesa e branco-prata as combinações são menos expressivas, mas bastante refinadas e elegantes.
Peculiaridades
Essa faixa não causa emoções instantâneas nas pessoas, dizem os psicólogos. Essas sombras começam a influenciar gradualmente, de forma imperceptível, no nível subconsciente. Sua ação é geralmente apaziguadora, calmante.
Cinza é a cor da estabilidade, calma, confiança. Pertence a uma gama neutra de tons, combinando o branco e o preto, equilibrando-os na sua personificação.
Das influências mentais negativas, pode-se notar humores depressivos, desânimo, caso haja excesso de cinza no desenho da sala.
Se você calcular corretamente as proporções, diluir o tom de cinza com nuances frescas, claras ou brilhantes, a sala se tornará realista, viva, harmoniosa. Os designers costumam usar cinza ao decorar instituições do Estado, onde é necessário maximizar a sensação de estabilidade e paz.
No desenho da sala, muitos são cuidadosos com os tons acinzentados, embora sejam perfeitamente aproveitados. e como cor principal, e como cor complementar. O máximo que os clientes de projetos de design geralmente decidem é adicionar cinza escuro como um destaque.
As cortinas nesta cor são a melhor solução tanto para quem não tem medo de desenhar nestas cores, como para quem utiliza esta cor apenas como um detalhe espectacular da sala.
Cortinas nestas cores não vale a pena usar no berçário, e em todas as outras salas, com combinações hábeis, tal peça de mobília é permitida. Mas a melhor e mais interessante de todas as cortinas acinzentadas pode ser batida na sala de estar.
Ao escolher tons para o seu salão, lembre-se de que a paleta especificada é extremamente diversificada.
Os meios-tons variam dos subtons mais desbotados e sutis aos mais suculentos, expressivos e sombrios. Mas todos eles são unidos por um estilo de qualidade. Você não precisa se preocupar com a impressão que sua sala de estar causará em seus convidados com cortinas acinzentadas - o bom gosto dos anfitriões será apreciado.
Os designers recomendam o uso dos seguintes tons atuais:
- lilás-acinzentado;
- prata-branca e prata-cinza;
- pérola cinza;
- cinza;
- liderar;
- cinza-turquesa;
- cinza azul;
- bege acinzentado.
Os tons de cinza podem ser quentes ou frios, embora em geral essa gama pertença ao espectro frio.
Tipos de cortinas
Além da cor, é muito importante decidir imediatamente o modelo das cortinas para a sala. Eles devem se encaixar perfeitamente no estilo geral da composição. Num interior moderno, são cortinas leves e lacônicas, em direções clássicas e retro - cortinas pesadas com lambrequins e decoração complexa.
Existem várias variedades que são especialmente ativamente usadas por designers de cinza.
Rolado. Esta é uma tela enrolada em um rolo que pode ser ajustada usando uma alça em uma corrente. Tem um aspecto muito compacto e é mais frequentemente utilizado para complementar cortinas leves.
Romano. A sua aparência é semelhante à dos rolos, esta também é uma tela que sobe e desce numa corrente, mas o princípio é completamente diferente, mais complexo. Os tecidos para persianas romanas podem ser usados tanto transparentes quanto densos.
- Grande. Aqui, a densidade pode ser absolutamente qualquer, assim como a textura do tecido. Este é o tipo de cortina mais adequado para a sala. Cortinas longas com cortinas de lambrequim na parte superior parecem mais maciças.
- Fio. Eles raramente são usados em salas de estar, mas às vezes são encontrados em combinações incomuns com outros tipos de têxteis.
- Tule. Ideal para complementar uma pequena sala de estar, interiores arejados.
Francês. É um look em cascata, luxuoso, com uma estrutura complexa. Não é adequado para tendências modernas.
Têxtil
Outro ponto importante para essas cortinas na sala é a escolha do tecido.
Nesta fase, é importante levar em consideração não só o estilo, mas também o tamanho da sala de estar, uma vez que o design complexo e pesado das aberturas das janelas reduz o espaço visualmente.
Tecidos mais populares:
- linho, algodão - materiais muito bonitos, ecológicos e agradáveis que serão apropriados em estilos eco-direção, provençal, country e outros que não exijam uma decoração muito expressiva;
- veludo, veludo - tecidos luxuosos, muito eficazes, adequados para interiores onde é importante enfatizar o status, o elitismo;
- véu - tecido leve e leve na cor cinza, completamente charmoso, não onera o interior, adequado para diversos estilos;
- organza - um material translúcido mais duro com iridescência perolada, o cinza nesta forma de realização se parece mais com prata;
- tecidoperfeito para estilos ecológicos, estilos country;
- materiais de cortina - um grupo especial de tecidos, dos quais cosem cortinas que devem esconder o quarto de estranhos: cetim, blackout, jacquard e outros.
Estilos de interiores
A escolha do estilo da sala determina o modelo das cortinas e o tecido com que serão costuradas.As variações de cinza são apropriadas em muitas direções, no entanto, existem alguns conceitos mais vencedores e orgânicos.
Clássico
Tecido grosso cinza é a melhor solução para uma sala de estar clássica. Você pode combiná-lo com segurança com um véu de tule leve.
Moderno
Em qualquer design moderno, essa linha parece ótima. Hi-tech, minimalism não aceita o uso de tons ricos e ricos. Cinza neutro é uma ótima escolha. As cortinas devem ser simples, lacônicas, a decoração é totalmente ausente.
Provença
Trata-se de um design muito elegante, que é dominado por tons pastéis de qualquer escala, muito branco. O cinza claro vai se encaixar perfeitamente na composição deste estilo.
Loft
Estilo industrial, onde a ênfase é no acabamento áspero, fundo geral neutro. Cortinas em tom cinza combinam bem com este tipo de design.
País
O estilo rústico é perfeitamente complementado por cortinas de linho ou algodão cinza. Além disso, o acabamento em madeira está em perfeita harmonia com esta gama.
escandinavo
Cinza e branco são usados com mais frequência, portanto, não haverá problemas para incluir essas cortinas no interior.
Combinações de cores
Como o cinza é inerentemente neutro, ele funciona bem com outros tons. É por isso não é necessário encomendar cortinas monocromáticas.
Detalhes brilhantes, saturados, pastel ou claros que ressoam com os detalhes do interior adicionarão expressividade e originalidade à abertura da janela.
Em primeiro lugar, esta paleta ficará muito bem na decoração da janela:
- com todos os tons de verde, grama suculenta;
- cores bege e marrom;
- tons de vermelho, vermelho, laranja;
- azul-celeste, cor turquesa.
Tudo depende de quais paletas você usa na decoração da sua sala. Cada tom adicional traz sua própria nota à composição: bege, marrom e verde - quente; azul, turquesa - legal; vermelho e laranja - quente, cativante. O cinza combina perfeitamente com a decoração prateada. As cortinas brancas prateadas também ficarão espetaculares e vantajosas.
A combinação clássica de branco, preto e cinza é sempre relevante. Essas cortinas serão contidas, elegantes e rígidas. Se você quiser trazer uma atmosfera misteriosa e enigmática para a sala de estar, considere uma combinação de bronze-cinza com roxo. Para os amantes da decoração ativa, que incentiva a ação, e não acalma, uma combinação de preto e pérola com luz ultravioleta sobre um fundo prateado é adequada.
Recomendações de designers
Aproveite os conselhos de designers profissionais:
uma solução universal para decorar a abertura de uma janela - cortinas de cinza em um fundo de papel de parede mais claro ou mais escuro;
- detalhes brilhantes da decoração das cortinas parecem favoráveis sobre um fundo cinza lacônico;
- pense na textura do tecido, o cinza fica perfeito nas opções de brilho: jacquard, cetim, cetim;
- veludo cinza é adequado para cortinas;
- ilhós metálicos em tons prateados ou cromados complementam perfeitamente a composição;
- se você preferir um tecido com um padrão, desista da cortina;
- o ornamento deve sempre combinar com o estilo da sala;
idealmente, o volume é alcançado não por um padrão, mas por cortinas, a textura do tecido.
Belos exemplos
O branco é perfeitamente complementado por tons de cinza claro e escuro. A leveza e o frescor trarão um tom azul ao design da janela.
O conceito de branco e prata parece discreto e luxuoso. A adição de turquesa cria uma composição sofisticada que parece muito impressionante.
A combinação com o bege parece aconchegante e aconchegante no interior de uma sala de estar clássica.
No próximo vídeo, você aprenderá como escolher a largura, a altura e a proporção de construção das cortinas.